Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo

Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo Fernanda Castro

Resenhas - Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo

Qnat 21/05/2021

uma das melhores coletâneas de contos escritos nessas terras!
gostei muito do estilo da Fernanda Castro. Como alguém disse aqui, tem bastante personalidade.

o primeiro e principal conto me encantou muito logo de cara.
uma ótima e curta leitura!

Camila(Aetria) 22/11/2020

Eu gosto muito da escrita da Fernanda, desde o conto da Mafagafo Revista eu já tinha sentido uma escrita com muita personalidade, aí vim pra essa coletânea e fiquei felizona de ver essa mesma sensação com vários cenários diferentes.
São contos curtinhos, que te deixam querendo que tenham expansões pra ver as personagens em mais situações. Gostei demais.

B.B. 03/02/2019

Fernanda Castro acerta com comédia e fantástico
São histórias enviadas através de sua newsletter, então não têm um tema central, são bastante variadas.

A história que dá título à coletânea está entre as que mais gostei. Uma menininha tem que resolver um problema para o fantástico Rei Cavalo, antes que os peões voltem e dêem fim à criatura. A prosa da Fernanda flui muito bem nesse conto, como a água fazendo aquele barulhinho agradável nos seixos de um riacho.

Leia a resenha completa em:

site: https://basiliobelda.wordpress.com

Wes 05/02/2019

Cada conto com sua peculariedade.
Teve alguns contos bons e outros tão rápidos que nem deu pra entender.
Mas aqui vão uns dos meus favoritos:
- O conto que abre o livro é lindo, a historia de um cavalo que carrega uma magia própria que vai além da terra, lembra um pouco de a menina e o porquinho, no caso o potro.
- O conto sobre a escola de ladrões foi bem legal, mas bem que o casal poderia ser lésbico (just saying), acho que a questão das coisas serem meio que proibidas fariam mais sentido (pra mim)
- O conto do Neymar (hahaha, calma gente ele não tá no livro) trouxe um tema bem importante sobre se sentir importante e carregar sua alto-estima, não importando o objeto ou que as pessoas pensam de você
- Agora, a Fernanda guardou o melhor pro final. Esse sim poderia ser mais longo. A historia da menina brincar com o "bicho - papão" e não se sentir ameaçada foi uma critica perfeita sobre tudo o que vemos na natureza e desprezamos e extinguirmos só por ser feio.

Victor 06/05/2019

Um Verdadeiro Milagre
"Destinos Traçados I — Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo" é uma antologia de contos da autora Fernanda Castro, vulgo Dona Traça, dona do excelente blog The Bookworm Cientist, e da Newsletter “Destinos Traçados”, de onde esse livro tira o nome e a maioria dos contos.

Eeeee mais uma vez batemos na questão de: como resenhar contos sem estragar a surpresa e o gosto de descobrir eles aos poucos? Não faço ideia, mas vamos que vamos.

O primeiro deles, “Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo”, é um conto excelente de fantasia beeeeem nordestina sobre uma moça tendo um encontro com uma criatura fantástica única, e tendo que usar toda sua mara para ajudar. Esse, com todo respeito, é um baita conto, totalmente original, mas que parece ter saído de uma cantiga ou um cordel. Se esse livro fosse só esse conto, já valeira à pena.

“Cena de Baile”, é uma daquelas histórias que você sabe que a escritora se divertiu escrevendo. Esse também é um daqueles contos que entrega exatamente o que promete: uma cena de baile extremamente bem descrita, hipnótica, tecendo uma história quase arquetípica sobre um convidado mascarado se aproximando de uma mascarada misteriosa, mas como todo bom baile, nem tudo é o que parece, levando a um final que consegue gelar a espinha em poucas palavras.

"Um Anel para a Todos Governar", para minha alegria, não é uma fanfic do senhor dos anéis, é um conto sobre um pedido de casamento que seria corriqueiro — bem, tão corriqueiro quanto um pedido de casamento pode ser — se não fosse por um detalhe: os pombinhos são vilões — e como um vilão pode fazer algo tão lindo e bonito como... Eh, brega quanto se casar sem arruinar a reputação? Outro conto delicioso, que mescla o fantástico com o mundano e uma boa dose de humor.

"Eles Também Teriam Certeza", é um conto sobre uma jornada feita unicamente porque os viajantes têm certeza que ela deve ser feita. Achou essa descrição vaga? Também, e eu juro que queria falar mais sobre esse conto, mas não posso falar porque se não eu estrago a surpresa. Mas confia no tio que é outra história ótima de ler.

"Um CD do Jason Mraz", é o conto mais... Não, menos. Um CD do Jason Marz é o conto menos “conto” da antologia, e acaba parecendo mais um pedaço de algo maior ou uma vinheta. A premissa e a execução — dois jovens com uma queda mútua se conectando acidentalmente graças ao titular CD do Jason Mraz, é bem fofinha, mas há a impressão de que algo está faltando.

"Você Precisa Ver a Bia", é, em minha singela opinião, outro dos pontos altos desse livro, e segue com humor o fim de semana de uma família que não só deu o achar de azar um chupa-cabra na casa de campo, como o bicho ainda inventou de dar uma de doguinho para a filha deles. Minha única reclamação é que a autora perdeu a chance de chamar esse conto de “O Chupa Cabra (não tão) Assassino”.

"A Regra é Clara (ou Nívea)", também conhecido como "O Conto do Neymar" (Nota: Neymar não aparece no conto, o livro não tinha orçamento para isso) é uma história doce sobre um jogador e uma treinadora lidando com amuletos da sorte, preconceitos e autoconfiança.

“Destinos Traçados I — Perpetua dos Milagres e o Rei dos Cavalos” é um livro gostoso de ler como um chocolate quente em uma tarde chuvosa, e recomendo ela demais para qualquer leitor. Ah, e não esqueça de assinar a Newsletter da Dona Traça!

site: https://dragaodomangue.home.blog/

Coruja 21/08/2019

Já conhecia vários dos contos dessa coletânea da newsletter Destinos Traçados, que a Fernanda, do The Bookworm Scientist, envia de vez em quando. Mas foi tão prazeroso lê-los assim, juntinhos, em livro! Fora que tinha história inédita, como o conto que dá nome a coletânea, e que é de uma delicadeza simples que não apenas me tocou, mas me transportou para a porta da casa da minha avó em noites de ouvir ‘estórias de trancoso’.

É uma coleção bem eclética de histórias, com direito a chupa-cabra (outro dos meus contos favoritos!), encontros e desencontros amorosos, o cotidiano prosaico de vizinhos, viagens, bailes… tudo isso com humor, passeando por gêneros sem grandes neuras, e recheado de referências cruzadas.

Minha impressão final do livro foi de uma cozinheira experimentando temperos e misturas, saindo da zona de conforto e se divertindo com isso. Leitura rápida (pouco mais de sessenta páginas no kindle), mas bem saborosa.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/08/o-resumo-da-opera-pilhas-de-livros-para.html

Gui 27/01/2020

Começamos com um meio cavalo e terminamos com chuteiras mágicas!
O que melhor descreve essa gostosa compilação é inventividade, creio eu.
Para aqueles, que assim como eu, acompanham o trabalho da autora pelo site (The Bookworm Scientist) há também um elemento de proximidade, principalmente pela ótima Apresentação, faz parecer que estamos reunidos juntos lendo.
O primeiro conto "Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo" faz juz ao percurso da escritora, por ser o mais longo aqui você visualiza o que ela é capaz de fazer com as palavras, te guiando por uma aventura de uma noite onde você logo se apaixona pelos personagens (Perpétua dos Milagres tinha que protagonizar outro conto, fica minha dica hahaha) e sente-se próximo o suficiente da história para querer vê-la terminar bem.
Já no conto que mais me cativou "Um Anel para a Todos Governar" você tem um microuniverso de vilões em um debate divertido sobre algo realmente fundamental: o amor.