O Trio Wright

O Trio Wright Blue Balliett

Resenhas - O Trio Wright

@APassional 11/08/2013

O Trio Wright * Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Tommy acabou de voltar de Chicago para sua cidade natal e o que encontrou não foi nada legal, seu melhor amigo Calder estava diferente, fizera amizade com Petra e desde então passara a ficar mais distante, o que deixava Tommy com ciúmes da menina. Durante a aula, a professora deles, Sta. Isabel Hussey, deu uma notícia muito triste a seus alunos: a Casa Robie, projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright ia ser demolida, seus cômodos separados e enviados a diferentes museus. Então Tommy, Petra e Calder tentam impedir a demolição da tão querida propriedade de Hyde Park.

"A casa lembrava a ele uma pilha de panquecas mal-arrumadas, uma pirâmide achatada ou um vagão de trem. A Sta. Hussey tinha razão: a construção era comprida e baixa com muitos planos."

O livro começa com uma narrativa mais lenta, pois estamos diante da apresentação dos personagens e dos sentimentos de Tommy em relação ao seu amigo. Logo depois, quando a professora deles fala da Casa Robie, já entramos na história. A partir daí não dá mais para largar o livro e a narrativa é centralizada nos pensamentos dos personagens e em suas ações, o que deixa tudo mais dinâmico e interessante. Não se desanime no começo, o livro melhora muito depois.

Achei legal as características dos personagens, que são bem diferentes um dos outros, cada qual com seu modo de pensar:

*Tommy é um menino que vive com sua mãe e adora colecionar peixes de todos os tipos, ele é solitário quando está afastado (ou de mal) de Calder e gosta de conversar com seu peixe chamado Goldman, que sempre o escuta e guarda seus segredos.

*Petra tem uma família bem grande (quatro irmãos) e de vez em quando deseja sossego, ela é bem organizada e gosta de escrever em seu caderno para clarear suas ideias. A menina ama ler e sonha em se tornar uma escritora.

*Calder é um menino que não anda sem suas peças pentominós de plástico (são um jogo de formas geométricas que formam as letras do alfabeto), quando ele monta essas peças ele tem várias ideias muito úteis para a trama.

As cenas de ação e de investigação me surpreenderam muito, é tudo diferente do que eu já tinha lido, senti as mesmas coisas que os personagens, deu vontade de estar lá do lado deles. O livro fala de arte e de literatura, gosto de ambas as coisas e vi umas citações bem legais de algumas pessoas conhecidas, a turma de Tommy estuda bastante a arte.

Me encantei pela Casa Robie, a arquitetura é linda, detalhada e os vitrais são uma maravilha, concordo com os personagens sobre ser "um mundo de cores e formas". O legal é que essa casa existe na vida real e o arquiteto também. Procurei na internet e encontrei algumas imagens da casa (vide imagens no blog).

A casa tem umas formas parecidas com alguns pentominós, tanto que Calder conseguiu fazer uma réplica da casa usando seu jogo de peças de plástico. A Casa Robie na vida real é um Marco Histórico Nacional e é mantida pelo Fundo de Preservação Frank Lloyd Wright e pelo Fundo Nacional de Preservação Histórica. A casa atualmente não está inteira, muitos de seus vitrais e de seus cômodos foram enviados a museus e como a autora desse livro diz: "obras de arte tão grandes e frágeis dificilmente conseguem ser preservadas integralmente".

Por último gostaria de dizer que a diagramação do livro é linda, amei os desenhos da ilustradora Brett Helquist, eles completaram a história, dá pra imaginar os lugares. Um ponto interessante é que todas as ilustrações tinham um peixe escondido em algum lugar da cena e admito que não consegui encontrar a maioria deles, mas ainda estou procurando *-*

Um mistério juvenil muito legal,
que nos deixa sem fôlego a cada página.
Super recomendado!!!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 11/08/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/08/resenha-o-trio-wright-blue-balliett.html