A Menina que Foi Vento

A Menina que Foi Vento Symona Gropper

Resenhas -

Clea Counago 26/10/2021

Marcas deixadas pela guerra.
Symona tinha apenas 5 anos quando ela e sua familia tiveram de emigrar para Israel, fugindo dos comunistas que libertaram a Romênia das garras do nazismo .
Israel ainda engatinhava como país e não tinha como absorver todos judeus que fugiam para lá. Symona e família viveram algum tempo num campo de refugiados, a casa era uma barraca de lona. Algum tempo depois conseguiram um apartamento. Os anos passados em Israel não foram felizes, deixando marcas na menininha.
Os pais resolveram mais uma vez mudar de país, Eles vieram para o Brasil, Rio de Janeiro, e após o casamento ela foi morar em Salvador.
A autora nos conta sua vida, desde sua infância no Romênia,a tristeza ao perder suas referências .quando deixou seu país amado, a dificuldade de adaptação em Israel e finalmente sua vida no Brasil.
A emoção de Symona ao voltar ao seu país, me emocionou.
A narativa da autora consegue ter pitadas de humor apesar de todo sofrimento e a¨ sensação de não pertencer a lugar nenhum¨.
PAZ, chega de guerras. Valeu a leitura!