Querido Menino

Querido Menino David Sheff

Resenhas - Querido Menino

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

k4kiss 16/04/2024

The monster's gone and your daddy is here, beautiful boy.

o filme em si já é emocionante, mas o livro acabou comigo. a todo tempo nós estamos em contato com as drogas e só cabe a nós mesmos a não desabar. a realidade é dura com todos, cada um da sua maneira.

dmitrivileheart 23/03/2024

É um livro bom, abriu meus olhos para um assunto que eu conhecia muito pouco, me trouxe conhecimento e consciência e também me comoveu profundamente, tendo em vista o ciclo constate do vício e de como isso impacta a vida de toda uma família. Mas a escrita do autor foi pra mim muito "documental", o que me fez sentir distante do relato e por isso menos envolvida nele, alguns excessos de informação sobre inúmeras pesquisas e dados centienficos também me cansaram um pouco. Enquanto lia, experimentei altos e baixos, acredito que se eu não tivesse esperado tanto eu teria gostado mais.

Talita324 17/02/2024

Relato comovente, pessoal e real
A história contada do ponto de vista de uma pessoa que está acompanhando a situação tão de perto (no caso, o pai), nos faz entender o quão devastador deve ser passar por esta situação.
Como a ideia do livro, além de compartilhar o ocorrido, é também conscientizar, algumas partes do livro trazem muitos dados, o que para alguns pode ser um pouco massante.

laissa33 09/02/2024

? meu querido menino ?
Já fiz a resenha dessa, porém o Skoob deu erro ( como de costume) e eu que não vou fazer outra não.

Tawany8 26/01/2024

"Tudo"
Vou começar dizendo que como se trata da relato da vida de uma pessoa eu dei 5 estrelas, mas acho q não se dá nota a vida de alguém.
O livro aborda um assunto muito pesado, ainda mais sendo no ponto de vista de uma pai que vê o, como ele chama, beatiful boy dele lidando com uma das piores doenças possíveis. É agonizante ler o modo cíclico como tudo ocorre, desde a primeira recaída, ao pai enganando a si mesmo e sedento por acreditar em seu filho toda vez que ele prometia que conseguiria parar sozinho, que só precisava de tempo e que tinha aprendido a lição. David fez um excelente trabalho com esse libro, ele mesmo cita que já era escritor e seu trabalho se baseava em pesquisa, então o livro é muito completo e mescla entre suas experiências com seu filho e informações concisas e com embasamento científico. Enfim, não é uma leitura fácil, mas vale a pena, como ele diz para quem pode se identificar em algum dos papéis, tanto o dependente, quanto o familiar, mas também para quem quer conhecer uma perspectiva sobre um assunto tão delicado e entender sua gravidade.

eudeferraz 31/12/2023

Querido Menino
Alguém me indicou esse livro e eu decidi dar uma chance, queria entender como é para um pai, ter que lidar com a doença de um filho.
Querido Menino gerou um misto de emoções em mim, me fez pensar o quanto nossa vida é valiosa e que por maior que seja o problema, se a gente tem esperança, vai ficar tudo bem. Que muitos dos problemas podem ser amenizados com ajuda de profissionais, se identificado e tratado a causa raiz do que causa o sofrimento.
Tenham esperança, tudo vai ficar bem.

Thomas124 11/11/2023

Favoritei!!
Que livro incrível.
Comecei a ler porque gosto muito do filme, e apesar da história ser bem parecida, o livro conta a história muito mais detalhada e de forma perfeita. A escrita é muito boa e tuve vontade de ler o tempo todo. Acompanhar a jornada do Nic foi muito doloroso e agonizante, já que a cada recaída eu ficava tão desesperado quando David (pai de nic).
Chorei horrores, mas com certeza se tornou um dos meus livros favoritos

zoyarlert 18/10/2023

Meu amado filho, meu querido menino.
Eu li motivada pelo filme que, por sua vez, já é uma obra gigantesca e intimista por si só. Não decepcionante, o livro é ainda melhor.

David Sheff, com toda sua habilidade jornalística, faz bom uso da parte científica de sua pesquisa ao abordar o assunto das drogas e trata toda a questão com muita maestria. Ainda assim, ao expor sua própria experiência, ele não se prende a objetividade que tais relatos trariam e abre seu coração de uma maneira tão intensa que devora?

Infelizmente, a dependência química ainda tende a ser observada com preceitos e falsas leis pela sociedade. Nesse sentido, observar a maneira tão honesta que David escreve sobre a experiência com o filho - cada sentimento sendo exposto de maneira tão explícita, seja ele ruim ou bom, pessimista ou otimista, até mesmo aquilo que fora arrependido ou viria a ser motivo de ?vergonha? para ele - mostra uma coragem que faz falta em outros livros e memoirs, contudo na realidade das drogas.

Eu parecia sentir cada dor com a família deles e me sentia remoer com a falta de opções que restavam, com tudo ruindo a cada segundo. Sempre me pegando na eminência de lágrimas com o bordão ?meu querido menino?.

É um livro que vai muito além do simples relato e expõe um lado da dependência que merece ser conhecido.

Susannah.Fincannon 11/10/2023

Beautiful, beautiful... Beautiful boy.
Com seu filho apagado no sofá, depois de prisões, bebedeiras e hospitalizações, Lynch, o agente funerário, poeta e ensaísta, olhou-o, seu querido filho dependente químico, e escreveu, com resignação triste, mas lúcida: ?Quero me lembrar dele do jeito que ele era nas fotos, aquele menino brilhante e risonho, de olhos azuis e sardas, segurando um enorme salmão no cais do avô, ou vestido em seu primeiro terno para a formatura do ensino fundamental da irmã, ou chupando o polegar enquanto desenhava no balcão da cozinha, ou tocando seu primeiro violão, ou posando com os irmãos e vizinhos do quarteirão no primeiro dia de escola?.

daiana oliveira 08/10/2023

Demorei MESES pra terminar isso aqui por tantos motivos mas principalmente pela complexidade dessa história, queria ter muito mais coisas para dizer sobre, pois desde que vi o filme fiquei perplexa e emocionada. Que livro.
?Em sua letra clara, numa folha de papel tirada de um caderno, Nic escreve: ?Estou procurando um jeito de dizer que sinto muito, por mais que essas duas palavras possam soar vazias de significado. Sei também que este dinheiro jamais poderá substituir o que roubei de você em termos de medo, de preocupação e da maluquice que eu trouxe à sua jovem vida. A verdade é que não sei como dizer que sinto muito. Eu o amo, mas isso nunca mudou. Preocupo-me com você, mas sempre me preocupei. Estou orgulhoso de você, mas nada disso melhora coisa alguma. Acho que o que posso lhe oferecer é: enquanto você está crescendo, sempre que precisar de mim ? para conversar ou para seja lá o que for ?, agora eu poderei lhe ajudar. Isso é uma coisa que nunca pude prometer antes. Estarei presente para você. Vou viver, construir uma vida e ser uma pessoa com quem você vai poder contar. Espero que isso signifique mais do que esta carta idiota e estas oito notas de um dólar?.

dani 02/10/2023

Importante o tempo todo
Queria ter mais palavras para explicar o quão importante e impactante foi essa leitura para mim, mas eu não sei como. eu só espero que todas às pessoas possam ler esse livro algum dia.

que livro.

Eduarda 27/09/2023

Querido Menino:um relato do amor em sua forma mais intensa.
Descobri a existência do livro por meio do filme, mas, apesar disso, ainda não assisti a obra estrelada por Timothee. Geralmente, prefiro a leitura antes da experiência cinematográfica e, após concluir aquela, sinto que fiz a escolha certa.
David Sheff, com toda certeza, escreve como ninguém. Ao ler seu relato, é possível entrar dentro de sua mente e de seu coração e explorar todos os sentimentos vivenciados pelo autor. Tudo é exposto: desde as primeiras experiências marcantes com o filho, às atitudes tomada pelo pai das quais o homem se arrepende, às preocupações, ao amor mútuo sentido por ambos e, por fim, ao entendimento de si mesmo e da situação na qual ele vive.
Além da abordagem sentimentalmente profunda acerca de uma relação de altos e baixos e, sobretudo, real entre pai e filho, a obra traz em sua composição diversos trechos de estatísticas, de falas de estudiosos do assunto, de vivências de pessoas reais, entre outros fatores que contribuem para o propósito de comover o leitor a entender o quão árdua é a luta contra a dependência química. Desse modo, quem tiver a oportunidade de desfrutar do livro, desenvolverá a consciência de que as drogas nunca serão uma opção, assim como a empatia por aqueles que são vítimas delas.
Eu recomendo ?Querido Menino? para todos que se interessarem por histórias reais, que queiram testemunhar o amor que um pai sente pelo seu filho, ou, até mesmo, que estejam passando por uma situação parecida com um dependente químico. Sem dúvidas, foi uma experiência fundamental para minha vida, a qual desenvolveu minha sensibilidade e empatia para com a vivência de outros. Ademais, não poderia deixar de indicá-la para qualquer pessoa, já que todos precisamos abrir a mente e os olhos para sentir compaixão pela realidade de seres humanos que carregam particularidades diferentes das nossas.

bela15 26/08/2023

?estou procurando um jeito de dizer que sinto muito, por mais que essas duas palavras possam soar vazias de significado. sei também que este dinheiro jamais poderá substituir o que roubei de você em termos de medo, de preocupação e da maluquice que eu trouxe à sua jovem vida. a verdade é que não sei como dizer que sinto muito. eu o amo, mas isso nunca mudou. preocupo-me com você, mas sempre me preocupei. estou orgulhoso de você, mas nada disso melhora coisa alguma. acho que o que posso lhe oferecer é: enquanto você está crescendo, sempre que precisar de mim ? para conversar ou para seja lá o que for ?, agora eu poderei lhe ajudar. isso é uma coisa que nunca pude prometer antes. estarei presente para você. vou viver, construir uma vida e ser uma pessoa com quem você vai poder contar. espero que isso signifique mais do que esta carta idiota e estas oito notas de um dólar?.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6