Querido Menino

Querido Menino David Sheff

Resenhas - Querido Menino

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bruno 15/10/2021

gostei muito desse livro, não é um tema que estou acostumado a ler sobre, porém achei muito interessante e sufocante, ao mesmo tempo, acompanhar a jornada do Nic para a sobriedade e também a dualidade de sentimentos e questionamentos da família.

MariChalamet 06/01/2022

Querida história
Por ser uma história real, tudo se torna mais doloroso. Cada recaída, fuga, roubo, mandato de prisão, recuperação e o ciclo todo, é uma dor diferente. Esse livro me fez abrir os olhos para as drogas de uma maneira diferente, principalmente de não julgar os usuários, pois a questão é muito mais complexa do que imaginamos. Mas ele também me fez ter medo do casamento, de um possível divórcio, e até mesmo de ter filhos. Eu não aguentaria passar um terço da dor desse pai, e do sofrimento de toda família.
E apesar de tudo, eu amei a escrita. Amei o David, a Vicky, Susan, Dasy, Jasper, e o Nic. Amei as referências a filmes, livros, músicas, os lugares que eles visitaram. E mais do que tudo, amei a esperança que ele trás. Obrigada querido menino?
?Por sorte tenho um filho, meu querido menino.
Infelizmente ele é dependente químico.
Por sorte ele está em reabilitação.
Infelizmente ele tem uma recaída.
Por sorte ele está em reabilitação outra vez.
Infelizmente ele tem uma recaída.
Por sorte ele está em reabilitação outra vez.
Infelizmente ele tem uma recaída.
Por sorte ele não está morto.?
Let 07/01/2022minha estante
acho que tem um filme ou série!!

MariChalamet 09/01/2022minha estante
Tem o filme, justamente pra ver o Timothee que li o livro

bela15 26/08/2023

?estou procurando um jeito de dizer que sinto muito, por mais que essas duas palavras possam soar vazias de significado. sei também que este dinheiro jamais poderá substituir o que roubei de você em termos de medo, de preocupação e da maluquice que eu trouxe à sua jovem vida. a verdade é que não sei como dizer que sinto muito. eu o amo, mas isso nunca mudou. preocupo-me com você, mas sempre me preocupei. estou orgulhoso de você, mas nada disso melhora coisa alguma. acho que o que posso lhe oferecer é: enquanto você está crescendo, sempre que precisar de mim ? para conversar ou para seja lá o que for ?, agora eu poderei lhe ajudar. isso é uma coisa que nunca pude prometer antes. estarei presente para você. vou viver, construir uma vida e ser uma pessoa com quem você vai poder contar. espero que isso signifique mais do que esta carta idiota e estas oito notas de um dólar?.

vicqs 13/02/2022

Acabou comigo
Essa é uma leitura totalmente diferente do que eu estou acostumada a ler. A experiência foi incrível, os relatos são minuciosos, na maior parte do tempo o que você sente é dor. Um relato difícil.

mari 24/01/2021

Querido Menino
Meu deus do céu, um dos melhores livros já inventados e MUITO subestimado. Admito que só li mesmo por causa do filme (que é muito bom por sinal; se você não quiser ler o livro pelo menos assista ao filme), mas ambos são espetaculares! É muito emocionante e de quebrar o coração. Chorei muito, principalmente do meio pro fim. Sem dúvidas é um livro necessário para tentar entender as dificuldades diárias e as cicatrizes que ficam nos dependentes químicos e em seus familiares e amigos. E se você sofre com drogas ou convive com alguém que luta essa batalha diária, esse livro é um super aprendizado. Como o próprio David reforça constantemente no livro: não perca a esperança. Sensacional!!!

Rasmus 12/10/2022

Por sorte, existe um querido menino.
Nunca sei o que dizer uma resenha de biografias.

Quando eu comecei a ler esse livro não tinha ideia que era uma história real (acabei tendo interesse por ver o trailer do filme), mas logo no início da leitura acabei descobrindo que é sim tudo real e não apenas mostra a história do Nic com o David, mas ao longo da história vai mostrando etapas das vidas de outras pessoas que estão lutando contra as drogas também.

Eu poderia listar diversos trechos que foram bem fortes aqui, mas acho que não caberia no limite de caracteres, so quero dizer que é um livro bem doloroso ainda mais por vermos os dois lados da situação.

triz :) 27/01/2023

the monster's gone. he's on the run and your daddy's here.
superou minhas expectativas pra krl e a leitura conseguiu me prender muito!!
a cada recaída que o Nic tinha era uma dor inexplicável que eu sentia.
acho que esse é um dos assuntos que deveria ser mais abordado. enfim é um livro incrível.
landafbook 27/01/2023minha estante
quero ler por causa da msc, da capa e do Lucas Barros q falou mto bem, só n sei qnd lerei ?

dmitrivileheart 23/03/2024

É um livro bom, abriu meus olhos para um assunto que eu conhecia muito pouco, me trouxe conhecimento e consciência e também me comoveu profundamente, tendo em vista o ciclo constate do vício e de como isso impacta a vida de toda uma família. Mas a escrita do autor foi pra mim muito "documental", o que me fez sentir distante do relato e por isso menos envolvida nele, alguns excessos de informação sobre inúmeras pesquisas e dados centienficos também me cansaram um pouco. Enquanto lia, experimentei altos e baixos, acredito que se eu não tivesse esperado tanto eu teria gostado mais.

emillebraga 27/12/2020

Emocionante e informativo!
Esse livro foi um dos melhores livros que li na vida, sem sombra de dúvidas. É um livro pesado pois narra em primeira pessoa a luta de um pai e sua tentativa de entender onde errou durante o processo de criação do seu filho, porque o mesmo é viciado em drogas. A história é muito forte, fiquei angustiada em vários momentos e compartilhei dos mesmos pensamentos que David, ficava muito preocupada com Nic pensando quando ele finalmente ia conseguir vencer essa batalha. Além disso, o livro é muito informativo falando sobre dados e tratamentos que apresentam sucesso; fala também e discute sobre estigmas em relação a dependência e de como a família e o auxílio da psicologia são fundamentais nesse processo. Livro lindo e impactante. Extremamente necessário, leiam!!
Rebeca535 28/04/2021minha estante
a sua resenha foi colírio para os meus olhos.

Rebeca535 28/04/2021minha estante
tô com muita vontade de ler esse livro, e agora, após ler a sua resenha, a vontade aumentou!

emillebraga 28/04/2021minha estante
poxa, muito obrigada!! leia mesmo, vale super a pena. a escrita do David é muito boa! boa leitura pra ti ??

Rebeca535 28/04/2021minha estante
obrigada, emille. Teu nome é lindo por sinal! ?

dudinka 02/02/2023

beautiful boy <3
muito bom o livro, meu Deus.
é baseado em fatos reais e conta a história de Nic, um adolescente que começa a ter problemas sérios com drogas e se torna dependente químico, e, com isso, afeta todos os que estão a sua volta. o diferencial na história é que o ponto de vista não é o de Nic, e sim de seu pai David, o próprio escritor do livro, que exprime toda sua angústia, desespero, preocupação e amor incondicional por seu filho mais velho, e se culpa pela doença que o aflige, se perguntando o que poderia ter feito de diferente.

a escrita é muito boa e fluida, o que não torna o livro cansativo e, pelo contrário, faz você querer devora-lo, com capítulos que terminam em momentos de reviravoltas e suspense. às vezes era difícil acreditar que aquilo era uma história real. a gente acaba se apegando muito aos personagens principais, pq o autor retrata toda a vida de Nic desde a infância, tentando repassar em sua mente onde foi que errou em sua criação. é desesperador ver o sofrimento e remorso do David, e, ao mesmo tempo, temos raiva e compaixão por Nic, que também sofre muito. chorei em algumas partes e não conseguia largar de tão intensa q a história ficava, e lia com uma compulsão louca.

o fato de ser baseado numa história real deixa tudo mais intenso, quando você imagina que tudo aquilo aconteceu de verdade com os ?personagens? e acontece com tantas outras famílias pelo mundo. o livro é essencial para pessoas que são dependentes ou familiares de dependentes, pois além de compartilhar sua história e assegurar às famílias que não é culpa delas, David Sheff traz muita informação acerca do tratamento de drogas e faz críticas ao sistema americano de reabilitação e controle dos entorpecentes.

o único motivo pelo qual dei 4.5 estrelas e não 5, foi que la pelos 3/4 da narrativa, começa a se tornar um pouco repetitivo. porém, é óbvio que não tem como modificar acontecimentos reais e inventar outras coisas, e mesmo assim a leitura não se tornava maçante. o final me pegou um pouco de surpresa pq achei q seria mais dramático, nem percebi q tinha chegado ao final. mas, novamente, não tinha motivo para o autor mudar os acontecimentos. o P.S. é um pouco técnico mas, em certo momento, nos dá um ponto ?final? na história de Nic e de todos eles, pelo menos até o tempo presente.

praticamente tudo muito satisfatório, amei o livro e recomendo demaissss a qualquer pessoa
JoAo 12/02/2023minha estante
te amo meu pão

JoAo 12/02/2023minha estante
amei sua resenha e concordo totalmente

Ingrid 09/02/2022

esse livro mexeu comigo, é muito triste ver como as drogas destrói o usuário, e não só ele como todos que estão ao seu redor.

Rosie 13/12/2022

Quero dizer que estou em caos e desespero por causa desse livro.

Devo admitir que no começo foi muito difícil, levou meses (desde a metade do ano estou tentando terminar esse livro), foi uma processo exaustivo de "pega pra ler" "abandona". Não por ser uma história ruim, até pq é uma Não-Ficção DE UMA HISTÓRIA REAL/VERDADEIRA, não tem como vc chamar uma história assim de ruim (estou julgando o enredo e não a escrita ok?)

Quero dizer que além dessa parte complicada de me comunicar e entrar de fato na história, também teve o fato de ser um gatilho para mim que também tenho uma pessoa dependente química na minha vida e me encontrei muitas vezes nas atitudes e falas e sentimentos que a família de Nic. Como também já escutei muitas das mesmas frases que Nic diz.

É um tema sensível, um livro sensível, uma história de arrancar lágrimas. Eu me peguei rezando para que Nic saísse do seu vício e achasse uma nova forma de viver, em outros casos eu me perguntava "pq o David simplesmente não desiste desse garoto?" então eu me pegava no mesmo paradoxo da vida real com os personagens.

Também achei muito sensível e importante o fato dos irmãos mais novos de Nic terem um apoio psicológico de todos para superar por tudo aquilo, simplesmente foram os atos mais lindos que eu achei no relato todo.

Costumo deixar uma frase que grifei, na qual me marcou, em todas as minhas resenhas. Para quem ler poder me entender. Tem uma em específico que fala "...Ambivalência. Significa que é possível sentir duas coisas ao mesmo tempo. Significa... significa que você pode amar alguém e detestá-lo ao mesmo tempo." Rescrevendo essa frase eu sinto uma dor enorme e quando eu li ela pela primeira vez eu chorei muito que precisei respirar fundo. Acredito que familiares e amigos ou seja qual for seu vinculo com uma pessoa dependente química, sabem muito bem como é ter essa sensação.

Achei que o gatilho do pai do Nic com telefone foi algo que me sensibilizou também. Também tenho um gatilho que não consigo controlar por conta do dependente próximo, eu me vi no desespero, ansiedade e nervosismo de David toda vez que ele menciona que o telefone toca.

Ao todo estou dando 5 Estrelas + Favoritado para este livro por ele ter mexido muito com meus sentimentos e ao mesmo tempo ter me mostrado novas perspectivas de o que pode se passar na cabeça de um dependente químico.

"... Qualquer pessoa que já tenha passado por isso, ou que está passando agora, sabe que gostar de um dependente químico é tão complexo, atormentador e debilitante quanto a própria dependência. Nos meus piores momentos, cheguei a ficar ressentido com Nic, porque um dependente químico, pelo menos quando está drogado, tem um alívio temporário em seu sofrimento. Não há, porém, alívio semelhante para os pais, filhos, maridos, mulheres ou outras pessoas que gostem deles..."

Obrigada por ler até aqui,
Não se esqueça de se cuidar ;)
alberto03 14/12/2022minha estante
amei sua resenha

Rosie 14/12/2022minha estante
Obrigada viu ??

Mayara945 21/01/2022

Oração da serenidade
Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisa que não posso modificar.
Coragem para modificar aquelas que posso
E Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Livro não-ficcional escrito pelo jornalista David Sheff sobre sua jornada contra a dependência de drogas de seu filho Nicolas. É um relato muito real, por isso, muitas vezes doloroso de se ler. O autor recorda os momentos desde a infância de seu filho, como eram unidos e sonharam juntos com um futuro que foi destruído quando Nic, ainda na adolescência começa a experimentar drogas.

Sheff escreveu grande parte dos relatos em momentos de extrema dor e sofrimento, quando não conseguia dormir a noite, durante os períodos de desaparecimento de seu filho, ou quando achava que havia chegado ao fundo do poço, mas descobria que tinha forças suficientes para dar mais um passo.

É uma história de dor e sofrimento, mas também de esperança. De saber que não se está sozinho. Existe tratamento para um dependente químico e o que muitos não sabem: existe tratamento para os co-dependentes (familiares e amigos que precisam lidar com o dependente).

É um livro para quem vive/viveu a dependência ou co-dependência, mas também ao público geral, para desmistificar muitos preconceitos e ideias enviesadas que perpassam nossa sociedade e disseminam uma visão tão discriminativa e segregacionista a respeito do tema.

Indico também o filme de mesmo nome, estrelado por Steve Carrel e
Thimoteé Chalament. Indico ainda a belíssima canção de Jonh Lennon: Beautiful Boy.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6