Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

vitória 24/09/2021

alguns anos atrás entrei no twitter e vi que o nome "Fofao da Augusta" estava nos trends. até aquele momento não conhecia a história que já era quase uma marca da rua paulista.
o termo foi tão citado por conta de uma matéria do jornalista chico felitte contando a história do homem que era conhecido pelo apelido, cujo nome real é ricardo correa.
a matéria teve uma repercussão enorme e seus desdobramentos resultaram nesse livro que conseguiu ser ainda mais primoroso que sua origem.

Iara.Borges 15/09/2021

Muito apaixonante. A história dos dois é incrível e a leitura muito fluida, dá vontade de ler tudo de uma vez só.

Felipe 27/08/2021

Deixa muito a desejar
Ricardo e Vânia é sem dúvida um livro que deixou muito a desejar. A grande parte disso se dá pela escrita e escolhas do autor, Chico Felitti. Com uma escrita fraca e sem muita profundidade Felitti prefere contar as histórias de Ricardo (Fofão) e Vânia em capítulos curtos e fazendo com que fontes tivesse um destaque desnecessário. Não há uma trajetória crescente. Há relatos de memórias que não constroem uma narrativa empolgante. Com personagens tão interessantes é frustrante perceber que, no meu ponto de vista, não foram bem biografados.

Outro detalhe que não fez sentido foi o fato do biógrafo se colocar tão presente no texto. Aqui menos seria mais. Não havia necessidade dele apontar o seu caminho junto com a sua mãe para encontrar as fontes que o ajudaram a dar conteúdo para o texto. O momento em que ele fala sobre o livro da própria mãe foi o ápice. Desnecessário. Entendo que se não fosse pela curiosidade dele em conversar e querer escrever uma reportagem sobre Ricardo não teríamos outras informações sobre a personagem.

Por tudo isso e pela forma que foi contada o personagem principal perdeu o destaque para mim. A vida de Vânia, ex-namorada de Ricardo, se torna uma personagem mais interessante. Mesmo com informações pouco trabalhadas, a parte em que o autor foca mais na história de Vânia na França foi a que me agradou bem mais que o restante do livro.

Enfim, é um livro que não indicaria por mais que os biografados sejam interessantes. Infelizmente, o autor não conseguiu captar a essência e a grandiosidade deles.

Vilamarc 21/08/2021

Ricardo. Ricardo & Vânia. Vânia.
Um livro primeiramente muito bom de ler. Uma reportagem sobre dois seres humanos que apesar dos preconceitos viveram plenamente. Vânia ainda vive.
A história de Ricardo, conhecido preconceituosamente por Fofão da Augusta, começa como um furo de reportagem depois da sua internação hospitalar como indigente.
O autor procura por ofício mas também por humanidade começa a reconstituir sua trajetória desde a infância e descobre um grande artista.
Através de Ricardo, conhece Vânia, outrora Vagner seu grande amor.
Após a morte de Ricardo, o autor passa a desvendar a trajetória de Vânia, uma artista transexual na Paris dos anos 1990-2000.
O livro não é sobre o romance dos dois, embora passe por esse fato, é sobre duas personalidades marcantes do mundo Lgbtq nacional (ainda não havia o restante da sigla), cheio de humanidade, preconceitos, erros, acertos, amizadee e solidariedade. Recomendo.

lyshaven 20/08/2021

O livro é ótimo, nos faz entender e refletir sobre a situação de muitos brasileiros LGBTQ+ que estão nas ruas devido a não aceitação de suas famílias. A história de Ricardo e Vânia é emocionante e vale muito a pena acompanhar.

joao_fabrini 18/08/2021

Eu sou suspeito para falar de Chico Felitti, acompanho e aplaudo todos seus projetos, mas acho que Ricardo e Vânia é a obra que mais me toca.

Como juventude LGBTQIAP+, é o nosso papel contar e recontar a história de quem nos precedeu e lutou direta ou indiretamente para termos espaço na sociedade. Ricardo e Vânia, em São Paulo ou Paris, marcaram a vida de quem passou por eles de alguma forma, então vejo esse livro como a melhor maneira de os prestigiar. Chorei, ri. Me deliciei.

Chico é um ótimo jornalista que respeitou o limite de suas fontes, talvez alguns leitores esperassem detalhes contados a partir de uma abordagem intrusiva, pois é assim que somos ensinados a consumir jornalismo investigativo e biografias, mas ao final entendo que não havia forma melhor de contar essa história. Se tem algo que eu reclamaria é a ausência do livro de fotografias de Vânia no mercado. Mulher, por favor, eu vou ser o primeiro da fila se um dia você decidir lançar esse álbum.

DanielNeves 16/07/2021

Uma leitura leve com uma história nenhum pouco leve
Gosto muito da forma que a história do livro é narrada. Vemos a história de Ricardo, conhecido como Fofão da Ausguta, a partir de seus conhecidos. Não foi fácil encontrar as peças da história dele e remontar. Mesmo vivo, Ricardo não conseguia contribuir muito. Esquizofrênico e instável, por muitas vezes desaparecia.

A segunda parte do livro se dedica a Vânia, dito como o amor da vida do Ricardo. Tenho minhas dúvidas se a recíproca era realmente verdadeira. Mas isso não importa no final. Vânia tem uma história forte e é uma pessoa fofa e que precisou lugar muito. Mas noto na narrativa que a primeira parte do livro conseguiu trazer uma atmosfera mais envolvente. Mais próxima do autor e da sua busca em entender a pessoa que está sendo biografada. A segunda parte do livro já é dada. O que não chega a deixar o livro ruim. Mas menos envolvente que a primeira parte no sentido narrativo. De história, é uma ótima companhia ainda assim

Recomendo muito o livro.

Carol Croaro 11/07/2021

Como sempre, impecável
Desde que li A Casa do mesmo autor, fiquei curiosa para ler Ricardo e Vânia. Amei! Chico faz com que a gente não consiga parar de ler e se emocionar com as histórias e seus personagens.

José Cláudio 08/07/2021

Desde que li A Sangue Frio do Capote, eu me apaixonei pelo jornalismo literário, e sempre procuro obras desse tipo. O Chico é um dos grandes desse estilo aqui no Brasil, e nesse Ricardo e Vânia ele faz uma narrativa muito bonita sobre esse casal. Algumas coisas a serem assinaladas: o problema da saúde mental e como a falta dela pode assolar a vida de um indivíduo, a homossexualidade ainda mais marginalizada nos anos 70/80 do que na atualidade (o livro do João Silvério Trevisan trata muito bem sobre isso) e a realidade dos moradores de rua na grande metrópole paulista. Acho que se o Chico tivesse avançado mais eu não me cansaria de ler, ótima obra!

Shanahan (Me Acabei de Ler) 03/06/2021

Muito bom!
Fui atraído ao livro pela história do Ricardo, mas é a história da Vânia que mais brilhou e foi o ponto alto do livro para mim!
Leitura belíssima e enriquecedora!

Ecris 25/05/2021

Poderia ser maior...
Não conheci nem nunca tinha ouvido falar dele, conheci a obra por indicação em grupo de leitura. No geral foi muito bacana conhecer essa história. Se o livro fosse maior eu não reclamaria. Senti como se os conhecesse.

Aécio de Paula 20/05/2021

Ricardo e Vânia - Chico Felitti
Ricardo é o Fofão da Augusta, um ex cabelereiro famoso de São Paulo, que aplicou silicone no rosto e ficou desfigurado. Depois da fama, virou mendigo, entregando panfletos. O escritor Chico Felliti, o mesmo autor do livro sobre a seita do médium João de Deus, escreve sobre a vida do Fofão, já decadente, em um hospital, com 60 anos e lhe restando poucos meses de vida. Depoimentos de familiares, amigos, são coletados. E uma boa parte do livro, a vida de Vânia, que conviveu com o Fofão e que mora em Paris, será contada também no livro. Leitura muito boa, recomendo!

Guh 13/05/2021

Favoritei!!
Começo essa resenha sem ter o que dizer, muitos sentimentos me envolvem nesse momento. Me sinto imensamente feliz por ter conhecido essa história, esse escritor incrível e talentoso bem como todas as pessoas presentes nessa obra, cada uma a sua maneira ajudou a enriquecer isso. Dedico todo meu amor ao Ricardo e Vânia (que não tive a chance de conhecer). Obrigada por suas histórias lindas e inspiradoras. Ao Chico, todo o meu amor também, a escrita íntima dele me acolheu enquanto eu lia, me fez rir e me emocionar. Muito obrigada por isso.
Indicarei esse livro milhares de vezes se for preciso.. Conheçam Ricardo e Vânia ???

Larissa.Dias 18/04/2021

Chico Felitti sendo Chico Felitti
Simplesmente tudo que Chico Felitti faz é incrível e Ricardo e a Vânia não poderia ser diferente! Para quem já leu a reportagem do BuzzFeed sobre o Fofão da Augusta, vai amar conhecer ainda mais a pessoa por trás desse personagem. Leiam! Esse livro é maravilhoso.

Lucas.Romano 17/04/2021

Impecável
Que escrita envolvente e emocionante! Uma memória real e escancarada da vida paulistana. A historia de Ricardo é dolorosa e visceral, o contraste com as descobertas de Vânia é de tirar o fôlego. Um dos melhores livros de memórias que já li. Uma obra prima. Terminei as lágrimas.