Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Bruna.Marggiani 26/11/2023

Acho que não estava pronta para encontrar uma escrita tão humana sobre uma história tão real. Encontrei-me apaixonada por Ricardo e por Vânia e torcendo para que de algum modo tudo desse certo para o futuro de cada um.

ânela 04/11/2023

Chico felitti é muito bom
Li para um seminário da faculdade, pois é um livro reportagem. Gostei muito do jeito que o chico conta a história!

Cica 04/11/2023

Pra quem leu a reportagem no buzzfeed, vai voltar no tempo. Lembro q nessa época conheci o famoso ?fofão da augusta?. E agora conheci o Ricardo com essa obra.
Me surpreendendo muito com essas realidades tão diferentes, e histórias cheias de sentimentos.
Um livro cheio de lembranças emocionantes, incrível acompanhar a leitura, a cada página vc sente mais carinho pela trajetória de todos.

Lud 13/10/2023

Quem me chama de Fofão não me conhece
Sempre existe um antes. Alguém antes de nós que, se nós vivemos como vivemos agora, foi por causa dele (e de muitos outros alguéms). Existe um antes na vida dessas pessoas também, que a gente não sabe e não vê. Existem nomes e histórias que se perderam no tempo, mas que se tiverem a chance, podem ressurgir do nada. Ricardo e Vânia é isso. É dar nome àqueles que anos e anos atrás viveram e lutaram e passaram por coisas inimagináveis para ser quem são. São pessoas que seguiram rumos diferentes de uma mesma linha temporal, uma mesma história. Que mergulho acompanhar essas histórias, mesmo que muitas vezes sufocante.

Acompanhar a trajetória do Ricardo e da Vânia é tortuoso, doloroso. A escrita do Chico me fascina demais, é tão instigante, sabe? Muito além de se colocar dentro da história, ele cria um laço com quem dá nome a tudo, e fica impossível você não criar um laço também.

É muito sobre descobrir que quando se sabe um nome, se abre uma vida inteira na nossa frente. São pessoas que vão ficar pra sempre comigo e que bom que a gente tem o jornalismo, as histórias e os contadores de histórias pra nunca deixar os nomes sumirem.

Vinicius 07/10/2023

Mais um acerto de Felitti
Como todos os livros do Chico, um convite para olharmos com mais empatia para personagens marginalizados, uma chance de conhecer o outro lado da história, agora contada por eles.

E também como os demais, termino com um misto de tristeza e compaixão aflorados. Com a leitura nos freamos nos julgamentos por um instante e passamos a conhecer os seres humanos por trás das lendas urbanas. Uma espécie de reparação por todas as injustiças cometidas.

Chico é mestre em desenhar essas histórias complexas, cheia de erros e acertos, mas tão próximas de nós. Tão próximas de qualquer pessoa no mundo, afinal todos estamos tentando fazer o melhor que podemos com os recursos disponíveis. Com um diferencial, os biografados pelo autor sofrem de um tipo de exclusão mais cruel, suas vidas escapam da norma, e por isso foram relegados aos degraus mais baixos da escada social.

Gostei como a história de Vânia tomou uma proporção grande e dividiu a biografia com Ricardo. O final em que a acompanhamos nos dá uma lufada de esperança. Destaco o audiolivro narrado pela atriz trans Renata Carvalho, que enche a narração de significado e vida.

Que histórias como esta se tornem populares e que possamos aprender com as injustiças para que outras pessoas LGBT+ no futuro possam ter uma vida digna.
Marcelo 08/10/2023minha estante
Gostei bastante também, apesar de ter minhas ressalvas com ele? mas os livros são ótimos!

Vinicius 08/10/2023minha estante
Me conta das ressalvas rs

Gilmar 09/10/2023minha estante
sou louco para ler esse

Marcelo 09/10/2023minha estante
Vini, acho que ele perdeu o foco no trabalho fora dos livros. Tem se vendido para grandes empresas, prejudicado pessoas com o trabalho investigativo dele? enfim, achei que mais do que investigar, ele tem acusado e colocado a população contra as pessoas que ele investiga
Mas os livros são ótimos. Li todos.

Marcelo 10/10/2023minha estante
Já leu ?rainhas da noite?, o último livro dele? Mesma pegada desse?

Vinicius 10/10/2023minha estante
Li sim Cello... mas o que eu senti é que o Chico não escreve a história dos marginalizados apenas pra contar o outro lado e enaltecer... ele é bem imparcial e coloca tb os erros, os delizes, meio que evita uma vitimização, ao menos é o que parece pra mim... Mas é uma linha tênue mesmo e às vezes a veia jornalística dele sobressai, entendo sua observação

Marcelo 10/10/2023minha estante
Sim, é isso que eu gosto na escrita dele

Juliany.Meneghel 20/09/2023

Maravilhoso
Eu sou fãzona do trabalho do Chico Felitti, tinha lido na época o artigo do buzzfeed e obviamente já sabia que vinha coisa boa por aí.

A escrita dele é muito característica, pra quem ouve seus podcasts consegue ler com a voz
dele na cabeça. Ele é um contador de histórias nato.

O jeito de descrever os detalhes para que a gente possa imaginar tudo que ele está vendo somados a maneira de narrar os acontecimentos na medida em que ele próprio vai os descobrindo são suas mais especiais características.

Enfim, mais um trabalho jornalístico incrível e admirável. Leiam!

Rosangela Max 17/07/2023

Uma história intrigante e bem escrita.
Ricardo e todas as nuances de sua vida relatadas pelo autor formam um personagem emblemático e misterioso. Embora o conteúdo sobre Ricardo não preenche nem a metade do livro, ele abre espaço para a história de outros personagens interessantes como Carlos, Marcelo, Flavio, Vânia e tantos outros que conviveram com Ricardo.
Gostei da forma que o autor desenvolveu a história. Foi sensível e também soube usar o ?suspense? em determinados momentos. Pena que não tinha mais fatos e fotos sobre Ricardo.
Recomendo a leitura.
Barbara602 19/01/2024minha estante
Eu amei este livro, ja o li 3 vezes. A minha parte favorita é quando o autor relata a passagem dele na cidade de Araraquara. Outra parte que também gosto bastante, é quando ele retrata a vida do Ricardo e do Vagner na década de 80 e 90, uma história muito intensa. ?

Lua 13/07/2023

Muito bem escrito, a história do Ricardo e da Vânia é surpreendente e sem dúvida representam a vida de outras pessoas LGBT. O Chico fez um trabalho incrível procurando todas as nuances dessas personas.

Eloara.Reguera 10/07/2023

Muito mais que uma história de amor
Esse livro é muito importante pra compreender o que as pessoas LGBTs que viveram antes de nós passaram para que a gente tivesse o direito de existir. A história é muito tocante, triste e extremamente comum.
Chico escreve de um jeito sensível e fácil de compreender. É uma leitura leve, apesar de a história ser pesada.
Recomendo demais! Me fez refletir muito

LetAcia824 25/06/2023

Obrigada chico felitti
Obrigada por contar a história de uma figura emocionante e marginalizada. foi um deleite de leitura! o chico escreve muito bem

RaquelSales17 24/06/2023

Um livro LGBTQIA+
Foi uma grata surpresa ver todo o desenrolar de uma pessoa tão simples, praticamente morador de rua que teve uma vida incrível, uma história de amor, muito sucesso e com um fim tão improvável. Super recomendo por trazer problemas que eu nem imaginava é que fiquei muito tocada

Luciana 24/05/2023

É uma história triste, mesmo a Vânia que fez uma escolha diferente teve que passar por muitas coisas. O Ricardo infelizmente se perdeu...

O mais importante é que histórias assim precisam ser contadas e não sofreferem o apagamento que a sociedade tenta impor a todo momento.

jaquelinecrzs 21/05/2023

07 de 2023
Foi muito bom conhecer mais sobre a história do ricardo, a importância de chamá-lo pelo nome dela e entender todo o caminho da vânia também! leitura fácil e rápida, adoro a forma que o chico escreve e me apaixonei pela escrita dele lá atrás, com a reportagem

MiMoreli 16/05/2023

Gosto muito da forma como o Chico Felitti escreve. É uma leitura que flui fácil, que fica aquela vontade de quero mais. Quanto ao livro propriamente dito gostei bastante, em alguns momentos a leitura fica um pouco mais pesada pela realidade de vida dos personagens, mas é tudo escrito de uma forma tão respeitosa que é uma delícia de se ler.