Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Julius 25/04/2023

Ricardo e Vânia.
A história das duas personagens centrais dessa obra, é a história de muitas outras personagens que compõem a comunidade LGBT.

Com extrema sensibilidade e respeito aos envolvidos, o autor narra passagens de suas vidas. Desde a ruptura familiar devido ao preconceito, as violências sofridas por não serem aceitas no convívio social, e a falta de opção profissional.

Para quem está externo a essa realidade, ter uma obra onde nós abre os olhos com a devida sutileza para as mazelas de quem vive o preconceito na pele, se faz necessário.

Entre os caminhos tortuosos dessa história, temos o encontro de um amor sincero entre as duas personagens.

Gus 20/04/2023

Seu nome era Ricardo
Porém era conhecido como "Fofão da Augusta", por causa de suas bochechas infladas por aplicação de silicone líquido de uso médico, nome ao qual ele odiava e ficava agressivo quando era assim chamado, gay, esquizofrênico, sofreu muito preconceito de pessoas e família, o grande amor de sua vida foi Vânia (Vagner) que também aplicava silicone no rosto para mudar a aparência, com quem namorou muitos anos até que ela resolveu se mudar para Paris e mudar sua vida.

O livro foca na primeira metade na história de Ricardo e como terminou sua vida em um hospital internado como descomnhecido. A outra metade do livro foca em Vânia (Vagner) e seus vários outros nomes que usava em Paris para tocar a vida.

Uma leitura a qual eu não estou acostumado, mas ao acompanhar os podcast ao qual Chico Felitti foi o apresentador a curiosidade bateu mais forte. Um bom passatempo.

mellyna.conde.5 19/04/2023

Uma história difícil de digerir, mas pessoas encantadoras que todos deveriam ter tudo a oportunidade de conhecer. E é isso que o livro nos apresenta.

Nicholas Sana 16/04/2023

Apenas mais uma história
Com o coração aberto a história de alguém estigmatizado (por história que ouvi tanto em São Paulo como em Araraquara) me deparo com uma leitura de um indivíduo único e uma forma de contar igualmente marcante?.a percepção do Chico passa a nos ao contar a história de Ricardo e Vânia?.nunca esquecerei?.dos três!!

Lydia10 28/03/2023

Sensível e triste
Chico foi certeiro em reconstituir a história de Ricardo e, posteriormente de Vagner (ou Vania).
Senti um misto de tristeza e curiosidade, consegui ter muita compaixão pelo casal que se amou muito e errou muito também, como todo ser humano.
As partes do silicone é tão carregada de significados, boa questionamos sobre autoaceitação, arrependimento, busca pela beleza?
Duas personalidades marcantes! Ricardo fez parte da história de São Paulo, é que linda homenagem é esse livro

nessa 23/03/2023

Uma história com um peso emocional muito grande, mas abordada com muita delicadeza; Foi assim que através de Chico felitti conheci esses ícones chamados Ricardo e Vânia.

Amanda 22/03/2023

Esse livro é impecável, me prendeu do início ao fim, me senti amiga próxima das pessoas envolvidas e me fez criar uma nova perspectiva sobre pessoas que eu não conheço. descanse em paz, ricardo

Thamiris60 07/03/2023

Eu, paulistana e frequentadora da Rua Augusta durante uns bons anos da minha vida, já cruzei com o caminho do Ricardo algumas vezes, nunca presenciei algum tipo de agressividade da parte dele com ninguém, mas sempre ouvi histórias desse tipo.

Em 2017 li a matéria do Buzzfeed, fiquei completamente surpresa com a história desse rapaz que ninguém sabia muito, mas tudos sabiam um pouco. No ano passado, passei a ouvir os podcasts do Chico e foi aí que eu liguei a matéria e o jornalista, me apaixonei por ele e pela forma que ele faz o jornalismo, mais uma vez, me apaixono por sua escrita.

Como sempre, Chico Felitti surpreendendo positivamente. É muito difícil não se emocionar com essa história e com a vida que Ricardo teve.

alexandra 26/02/2023

Perfeito!
Que livro lindo e sensível! Chico Felitti narra com sensibilidade a história de Ricardo e Vânia, se mostrando ótimo autor e narrando com tamanha sensibilidade que é impossível não chorar em pelo menos uma parte do livro. É difícil livros que dou 5 estrelas, mas esse livro me tocou de diversas formas. Demorei pra ler porque não queria que chegasse no fim, e quando chegou, fiquei triste mas com um quentinho no coração enorme.

Ana Luiza 18/02/2023

Leitura fácil e fascinante! História de duas pessoas que por conta da homofobia se perderem e se acharam em tantos caminhos. Triste, do início ao fim, sem final feliz, mas que deixa muitos ensinamentos.

Ingrid 02/02/2023

Já tinha ouvido falar do Fofão da Augusta e me interessei por sua história, então quis ler esse livro. Chico Felitti fez um excelente trabalho ao contar essa história.

amanda :) 25/01/2023

chico te amo
chico felitti eu amo tudo que você faz, obrigada por me fazer amar cada dia mais nosso jornalismo!

eu sou apaixonada pela escrita/narração do chico. li esse livro quase ouvindo sua voz narrando (e depois ouvindo o podcast "desconhecido" que traz a história de Ricardo), e foi uma experiência encantadora.

esse foi um livro com várias frases grifadas, momentos em que quase chorei e um livro também importante, para poder mostrar a história de Ricardo e Vânia.

e por fim a frase que me quebrou enchendo meus olhos d'água:
"Ricardo era chamado de artista"

Douglas 25/01/2023

Pouco sabia da história e isso ajudou ainda mais com a leitura triste, tocante e mostra o outro lado das pessoas que estão nas ruas e que julgamos. Conhecer a história de Ricardo e Vânia mesmo que seja triste tem algo ali mesmo que seja pequeno, ou que preenche espaços na escrita. Muito bom.