Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Rosangela Max 17/07/2023

Uma história intrigante e bem escrita.
Ricardo e todas as nuances de sua vida relatadas pelo autor formam um personagem emblemático e misterioso. Embora o conteúdo sobre Ricardo não preenche nem a metade do livro, ele abre espaço para a história de outros personagens interessantes como Carlos, Marcelo, Flavio, Vânia e tantos outros que conviveram com Ricardo.
Gostei da forma que o autor desenvolveu a história. Foi sensível e também soube usar o ?suspense? em determinados momentos. Pena que não tinha mais fatos e fotos sobre Ricardo.
Recomendo a leitura.
Barbara602 19/01/2024minha estante
Eu amei este livro, ja o li 3 vezes. A minha parte favorita é quando o autor relata a passagem dele na cidade de Araraquara. Outra parte que também gosto bastante, é quando ele retrata a vida do Ricardo e do Vagner na década de 80 e 90, uma história muito intensa. ?

João Paulo 15/04/2021

Gentileza
Em algum momento da minha vida lembro de ter visto na tv uma reportagem sobre uma figura das ruas de São Paulo muito conhecida "fofão da Augusta" e como muitos , sua aparência me causou espanto. Mas depois de muitos anos descubro está obra que retrata o ser humano gentil, amoroso, sonhador, vaidoso, inteligente e talentoso que ele foi ... O Ricardo! Ricardo foi mais uma vítima da vaidade e tbm falta de informação, enfrentou o preconceito para hoje nós pessoas lgbt tenha mais liberdade para sermos o que somos e amar sem temer. Mas o ricarado nunca perdeu sua empatia , vaidade e amor ao próximo. O autor fez com que eu me sentisse vendo um filme da vida do Ricardo e todas pessoas que passou por ela. Trouxe sua história d amor com a vânia, toda sua infância, momentos de glórias etc. Apesar de ser uma história triste, foi uma leitura rápida. E a reflexão que essa história trouxe, foi ter mais empatia pelo próximo e enxergar o coração antes da aparência física.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 03/06/2021

Muito bom!
Fui atraído ao livro pela história do Ricardo, mas é a história da Vânia que mais brilhou e foi o ponto alto do livro para mim!
Leitura belíssima e enriquecedora!

Vinicius 07/10/2023

Mais um acerto de Felitti
Como todos os livros do Chico, um convite para olharmos com mais empatia para personagens marginalizados, uma chance de conhecer o outro lado da história, agora contada por eles.

E também como os demais, termino com um misto de tristeza e compaixão aflorados. Com a leitura nos freamos nos julgamentos por um instante e passamos a conhecer os seres humanos por trás das lendas urbanas. Uma espécie de reparação por todas as injustiças cometidas.

Chico é mestre em desenhar essas histórias complexas, cheia de erros e acertos, mas tão próximas de nós. Tão próximas de qualquer pessoa no mundo, afinal todos estamos tentando fazer o melhor que podemos com os recursos disponíveis. Com um diferencial, os biografados pelo autor sofrem de um tipo de exclusão mais cruel, suas vidas escapam da norma, e por isso foram relegados aos degraus mais baixos da escada social.

Gostei como a história de Vânia tomou uma proporção grande e dividiu a biografia com Ricardo. O final em que a acompanhamos nos dá uma lufada de esperança. Destaco o audiolivro narrado pela atriz trans Renata Carvalho, que enche a narração de significado e vida.

Que histórias como esta se tornem populares e que possamos aprender com as injustiças para que outras pessoas LGBT+ no futuro possam ter uma vida digna.
Marcelo 08/10/2023minha estante
Gostei bastante também, apesar de ter minhas ressalvas com ele? mas os livros são ótimos!

Vinicius 08/10/2023minha estante
Me conta das ressalvas rs

Gilmar 09/10/2023minha estante
sou louco para ler esse

Marcelo 09/10/2023minha estante
Vini, acho que ele perdeu o foco no trabalho fora dos livros. Tem se vendido para grandes empresas, prejudicado pessoas com o trabalho investigativo dele? enfim, achei que mais do que investigar, ele tem acusado e colocado a população contra as pessoas que ele investiga
Mas os livros são ótimos. Li todos.

Marcelo 10/10/2023minha estante
Já leu ?rainhas da noite?, o último livro dele? Mesma pegada desse?

Vinicius 10/10/2023minha estante
Li sim Cello... mas o que eu senti é que o Chico não escreve a história dos marginalizados apenas pra contar o outro lado e enaltecer... ele é bem imparcial e coloca tb os erros, os delizes, meio que evita uma vitimização, ao menos é o que parece pra mim... Mas é uma linha tênue mesmo e às vezes a veia jornalística dele sobressai, entendo sua observação

Marcelo 10/10/2023minha estante
Sim, é isso que eu gosto na escrita dele

@m1kaaa__x 13/09/2020

QUE HISTÓRIA!!
"A gente ia em cana sem cometer delito. Só o fato de andar na rua já era um delito."
No livro vemos que Ricardo, Vânia e entre outros da comunidade LGBTQ abriu esse espaço que temos hoje. É notório que ainda sofremos muita homofobia, mas por conta dessa pessoas que abriram espaço pra comunidade, que nos libertamos de certa forma.

Belle 03/01/2021

null
"Ricardo e Vânia" nasceu de uma reportagem que viralizou no Buzzfeed em 2017: "Fofão da Augusta? Quem me chama assim não me conhece". Escrito por Chico Felitti o livro conta a história da figura mitológica de São Paulo, de cabeleireiro de famosas a paciente desconhecido no Hospital das Clínicas.
Ricardo Corrêa da Silva era conhecido como Fofão da Augusta e Vânia foi Vagner, ambos eram do interior e foram para São Paulo, onde poderiam assumir a homossexualidade longe da família. Na capital eles se conheceram, se apaixonaram, tiveram um salão de beleza e injetaram silicone industrial um no outro.
O período de ouro do casal foi breve, durante 10 anos eles atraíram muitas clientes que iam atrás dos cortes ousados feitos pelo casal e embora na época eles já tivessem o rosto deformado pela aplicação do silicone industrial eles eram vistos como exóticos, até chegar a década de 90 e o pânico da AIDS se instaurar de maneira generalizada e os homossexuais serem vistos como uma ameaça. Durante esse período o temperamento difícil de Ricardo, que posteriormente seria diagnosticado como esquizofrenia, se acentuou e Vagner foi embora do Brasil para Paris.
A partir daí Ricardo se tornou o Fofão, homem do rosto deformado que perambulava pelas ruas paulistanas e tinha eventuais ataques de agressividade e Vagner, em Paris, se tornou Vânia e fez fortuna e perdeu grande parte da fortuna.

Baconzitas 09/10/2020

Queria ler já fazia um tempão
E valeu a pena! Trabalho bem feito e com bastante responsabilidade por parte do autor :)

Diego Piu 24/10/2022

Separa uma caixa de lenços
Não recordo de ter chorado tanto em um livro, mas ele me fez sorrir também. Talvez a palavra que resuma as duas situações seja: emocionante!

Desde que a matéria sobre o Ricardo foi publicada na internet, foi uma história que despertou o meu interesse. Pois numas das minhas idas a SP, lembro de alguém comentar no táxi: Olha ali o Fofão da Augusta (forma pejorativa como era conhecido), mas como eu tava do lado do carro que não favorecia vê-lo, não entendi direito a referência, mas o nome ficou gravado na memória.

Ganhei o livro de aniversário de uma amiga que amo muito. E nele conheci a história de Vânia.

Falando em amor, esse livro foi lido em voz alta do início ao fim, pois queria dividir essa experiência com o meu marido.

Embora nossas vidas tenham sido bem diferentes das vidas de Ricardo e Vânia, foi impossível não nos encontrarmos nas histórias deles: os medos, as violências (verbais ou não), as rejeições, mas tbm os closes.

Enfim, mexeu muito com a gente!
Ana Sá 24/10/2022minha estante
Que resenha sensível, Diego! Eu tb achei a reportagem muito interessante, agora fiquei com vontade de ler o livro...

Diego Piu 24/10/2022minha estante
O Felitti narra a história de uma forma tão fluida que o tempo passa voando e é difícil fechar livro pra fazer qualquer outra coisa.

Larissa.Dias 18/04/2021

Chico Felitti sendo Chico Felitti
Simplesmente tudo que Chico Felitti faz é incrível e Ricardo e a Vânia não poderia ser diferente! Para quem já leu a reportagem do BuzzFeed sobre o Fofão da Augusta, vai amar conhecer ainda mais a pessoa por trás desse personagem. Leiam! Esse livro é maravilhoso.

vcarpine 28/04/2020

Perfeito
Me emocionei em diversas vezes, personagens fortes e marcantes

Aécio de Paula 20/05/2021

Ricardo e Vânia - Chico Felitti
Ricardo é o Fofão da Augusta, um ex cabelereiro famoso de São Paulo, que aplicou silicone no rosto e ficou desfigurado. Depois da fama, virou mendigo, entregando panfletos. O escritor Chico Felliti, o mesmo autor do livro sobre a seita do médium João de Deus, escreve sobre a vida do Fofão, já decadente, em um hospital, com 60 anos e lhe restando poucos meses de vida. Depoimentos de familiares, amigos, são coletados. E uma boa parte do livro, a vida de Vânia, que conviveu com o Fofão e que mora em Paris, será contada também no livro. Leitura muito boa, recomendo!

Ecris 25/05/2021

Poderia ser maior...
Não conheci nem nunca tinha ouvido falar dele, conheci a obra por indicação em grupo de leitura. No geral foi muito bacana conhecer essa história. Se o livro fosse maior eu não reclamaria. Senti como se os conhecesse.

fev 27/08/2021

Deixa muito a desejar
Ricardo e Vânia é sem dúvida um livro que deixou muito a desejar. A grande parte disso se dá pela escrita e escolhas do autor, Chico Felitti. Com uma escrita fraca e sem muita profundidade Felitti prefere contar as histórias de Ricardo (Fofão) e Vânia em capítulos curtos e fazendo com que fontes tivesse um destaque desnecessário. Não há uma trajetória crescente. Há relatos de memórias que não constroem uma narrativa empolgante. Com personagens tão interessantes é frustrante perceber que, no meu ponto de vista, não foram bem biografados.

Outro detalhe que não fez sentido foi o fato do biógrafo se colocar tão presente no texto. Aqui menos seria mais. Não havia necessidade dele apontar o seu caminho junto com a sua mãe para encontrar as fontes que o ajudaram a dar conteúdo para o texto. O momento em que ele fala sobre o livro da própria mãe foi o ápice. Desnecessário. Entendo que se não fosse pela curiosidade dele em conversar e querer escrever uma reportagem sobre Ricardo não teríamos outras informações sobre a personagem.

Por tudo isso e pela forma que foi contada o personagem principal perdeu o destaque para mim. A vida de Vânia, ex-namorada de Ricardo, se torna uma personagem mais interessante. Mesmo com informações pouco trabalhadas, a parte em que o autor foca mais na história de Vânia na França foi a que me agradou bem mais que o restante do livro.

Enfim, é um livro que não indicaria por mais que os biografados sejam interessantes. Infelizmente, o autor não conseguiu captar a essência e a grandiosidade deles.

Lydia10 28/03/2023

Sensível e triste
Chico foi certeiro em reconstituir a história de Ricardo e, posteriormente de Vagner (ou Vania).
Senti um misto de tristeza e curiosidade, consegui ter muita compaixão pelo casal que se amou muito e errou muito também, como todo ser humano.
As partes do silicone é tão carregada de significados, boa questionamos sobre autoaceitação, arrependimento, busca pela beleza?
Duas personalidades marcantes! Ricardo fez parte da história de São Paulo, é que linda homenagem é esse livro

DanielNeves 16/07/2021

Uma leitura leve com uma história nenhum pouco leve
Gosto muito da forma que a história do livro é narrada. Vemos a história de Ricardo, conhecido como Fofão da Ausguta, a partir de seus conhecidos. Não foi fácil encontrar as peças da história dele e remontar. Mesmo vivo, Ricardo não conseguia contribuir muito. Esquizofrênico e instável, por muitas vezes desaparecia.

A segunda parte do livro se dedica a Vânia, dito como o amor da vida do Ricardo. Tenho minhas dúvidas se a recíproca era realmente verdadeira. Mas isso não importa no final. Vânia tem uma história forte e é uma pessoa fofa e que precisou lugar muito. Mas noto na narrativa que a primeira parte do livro conseguiu trazer uma atmosfera mais envolvente. Mais próxima do autor e da sua busca em entender a pessoa que está sendo biografada. A segunda parte do livro já é dada. O que não chega a deixar o livro ruim. Mas menos envolvente que a primeira parte no sentido narrativo. De história, é uma ótima companhia ainda assim

Recomendo muito o livro.