Quatro Amigos

Quatro Amigos David Trueba
David Trueba

Resenhas - Quatro Amigos

Jay 27/09/2012

No melhor estilo "On The Road"
Quatro Amigos – David Trueba

Hoje compartilhar com vocês a minha última leitura: “Quatro Amigos” de David Trueba. Comprei esse livro ainda na Argentina e ele foi meu fiel companheiro por muitas e muitas horas dentro dos ônibus enquanto atravessava o país pela Ruta 40.
Ao estilo “on the road”, o autor nos transporta para as estradas da Espanha, acompanhando as aventuras e desventuras dos quatro amigos de vinte e poucos anos que dão título ao livro: Raul, Blas, Claudio e Sol, o inteligent, solitário e perturbado narrador.
Cansados da mesmice, da rotina diária, de seus relacionamentos mal-sucedidos, os rapazes resolvem alugar um carro e sair por aí, sem rumo, em uma viagem que batizam de “Viagem Subnormal”. Durante a viagem eles falam, bebem, discutem, riem e vão revelando pouco a pouco suas intimidades e frustrações.

Mais em www.blogdojayson.blogspot.com

Konshal 01/04/2021

Quatro Amigos é uma história que conta o período de 15 dias que Cláudio, Raul, Blasín e Só (o narrador), amigos de longa data, tiram de férias para abandonar Madri e seguirem rumo às cidades litorâneas da Espanha. Abandono é a definição certa para essa viagem porque todos eles estão se afastando de algo, especialmente Raul e Só.

Quatro personagens que definem muito bem a cultura hétero top: conversas de uma infantilidade incrível, palavrões, termos chulos e… mulher. Ou seria sexo?

Recheando as futilidades mil da história estão os dilemas pessoais de Só, até mesmo por ser ele quem narra: suas férias marcam também o início da sua fase de desempregado, após pedir demissão do jornal em que, não só ele, mas os seus pais trabalhavam. Uma decisão que tem muito a ver com a relação complicada que ele tem com ambos. Críticos (de literatura e de arte), a educação proporcionada por eles sempre foi… exigente.

A questão que mais preocupa Só, no entanto, é outra: sua ex-namorada, Bárbara. Ou melhor: o casamento dela. Eles estão separados, mas ele tem guardado de cór a duração do namoro deles: dezenove meses e vinte e três dias. Algo que ele sempre repete como mantra quando pensa nela, tamanha a sua dificuldade em superar esse relacionamento.

Se os protagonistas não são lá tão interessantes assim, a metade final reserva duas pequenas surpresas em termos narrativos (para sermos otimistas): a visão de mundo Estrella, uma solteirona de meia-idade e a DR tardia que ocorre entre Só e a recém-casada Bárbara. Um raro lampejo de sobriedade do protagonista-narrador na trama onde a imaturidade reina. Parece que homens (ainda mais héteros) não crescem nunca.

flavisouza 05/01/2016

Quando decidi ler este, não sabia o que esperar... A sinopse não foi muito fiel ao conteúdo rs... Você ri muito, isso é verdade. É como se estivesse lendo uma continuação do "American Pie", exatamente a mesma pegada... Apesar dos personagens serem mais velhos, nas casa dos 27, 30 anos, parecem os mesmos adolescentes inconsequentes do filme que saem de férias juntos e só pensam e se dar bem com a mulherada e fazendo molecagens para não pagar a conta nos restaurantes etc...
O livro é dividido em 3 partes totalizando 11 capítulos. As duas primeiras partes são de muito riso, putaria e encrencas divertidas, já a última fica mais séria, fala do drama de um dos personagens e seu amor... Essa terceira parte parece destoar do restante do livro, mas não é uma catástrofe.
Gostei, uma leitura sem compromisso...