Kitchen

Resenhas - Kitchen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mafê 24/03/2024

O magnífico da simplicidade
A narrativa é tão delicada e bela que lembra um nascer do sol. Esse livro é mágico e, ainda assim, muito cotidiano e simples. Fazia muito tempo que eu não lia nada assim: simples e magnífico ao mesmo tempo. A história sobre seguir em frente por mais doloridos que os diversos lutos da vida sejam (e como a vida, quando estamos nos reerguendo, nos derruba de novo e depois nos levanta de novo) me lembrou que, sim, eu sou ainda capaz de achar beleza nas pequenas e grandes coisas da vida, viver é lindo

dearblue 20/01/2024

fui pega de surpresa pela segunda história pois eu comecei esse livro sem saber absolutamente nada sobre ele - devo dizer que isso não foi tão positivo pra mim porque eu estava extremamente conectada com o primeiro, enquanto que o último não me prendeu tanto :( queria mais do primeiro mas tudo bem eu gostei bastante mesmo assim, foi um leitura super gostosa! devo pontuar que a leveza da escrita nesse aqui foi surreal demais, acho que nunca li algo assim por isso curti tanto

poly 12/11/2023

Bom.
Eu esperava TÃO mais. são duas histórias aqui, a segunda acabei gostando bem mais do que a primeira, mas não foi um tempo perdido. apenas mais uma leitura para a lista :(

Pam 05/11/2023

Li esse livro durante o apagão que aconteceu em São Paulo, e olha... foi uma experiência chorar com um livro no escuro a luz de velas kkk Kitchen conta duas histórias, e nas duas vezes (especialmente na segunda) eu senti que não estava tão conectada, até que certos momentos aconteceram nas histórias e notei que eu estava muito mais investida do que eu imaginei. São duas histórias que meio que não tem um "objetivo", aquele "ápice" que muitas vezes esperamos de histórias. É é só você acompanhando aqueles momentos das vidas dos personagens, entendendo os sentimentos deles, especialmente o amadurecimento. Eu só gostaria que esse livro tivesse mais páginas...

Lúcia 12/10/2023

Sou apaixonada por esse livro e vou indicar sempre pra qualquer pessoa. Resolvi reler esse ano e me tocou de uma forma diferente. Acho que essa é a beleza dos contos japoneses. É simples, direto, mas de uma delicadeza indescritível. É mesmo a sensibilidade de sentir e da vida como um todo contada com uma pureza em umas páginas de papel.

Ana Lívia 19/09/2023

Escrito por um estudante de arquitetura.
Resenha de ??Kitchen??, de Banana Yashimoto | 1998 | ?? | 116 p. | editora Nova Fronteira | novela ?
???
inaugurando esse espacinho de registro não instagramável para minhas leituras com essa novela que me marcou por sua delicadeza.
conheci ??Kitchen?? por intermédio do projeto da @umacertagabi de ler mais autores asiáticos. aquela iniciativa me chamou à atenção e me conclamou a tentar também.
??Kitchen?? trata do entrelace narrativo das vidas de 3 personagens: Mikage, uma jovem enlutada e solitária, Yuichi, um jovem amoroso e sério e Eriko, a deslumbrante mãe de Yuichi.
É incrível como em tão poucas páginas a autora consegue desenrolar uma história delicada, simples e também envolta pelo luto e pela tristeza, em meio a urbana e moderna Tóquio.
o livro foi uma grata surpresa, como um tesouro escondido entre minha biblioteca. singelo e doce, com certeza irei atrás de outras obras da autora.
p.s: o uso do nome Banana não é por acaso! a autora realmente o escolheu por se afeiçoar à forma e aparência das flores de bananeira. achei um detalhe
muito fofo ?
nota: 3.75 ??

pitypooralfie 05/09/2023

02.07.21

?Everyone we love is dying. Still, to cease living is unacceptable?

Que livro lindo! Emocionante, pungente e muito palpável. Durante toda a leitura e até após o término dela, senti como se carregasse os personagens comigo, em meu coração.

Banana Yoshimoto conseguiu falar sobre luto e superação de uma forma muito mágica e aconchegante. Senti como se estivesse recebendo um abraço suave e quentinho durante toda a leitura. Cheguei inclusive a enrolar bastante para prolongar ainda mais minha "permanência" neste mundo tão aconchegante que a autora criou.

Não consigo escolher qual das duas novelas, kitchen e moonlight shadow, foi minha favorita, mas tenho que ressaltar meu amor pelos protagonistas de kitchen, Mikage e Yuichi. Ao final da leitura eu senti que me despedia de dois amigos muito queridos, e isso de certa forma me deixou triste e com saudades.

Sobre moonlight shadow, queria apenas registrar que toda a atmosfera onírica e um tanto nebulosa me deixou tão envolvida que me senti lendo um sonho. Os personagens também me cativaram muito e foi difícil me despedir deles.

Kitchen foi, sem dúvidas, um dos melhores livros que li. Entrou facilmente para os favoritos e ganhou um cantinho especial no meu coração.

brenda 02/07/2021minha estante
o uso das suas palavras
sobre kitchen e shadow
é admirável; ler banana
sempre será um abraço ?

pitypooralfie 02/07/2021minha estante
obrigada ?

Juliana 14/07/2023

"when was it I realized that, on this truly dark and solitary path we all walk, the only way we can light is our own? although I was raised with love, I was always lonely. someday, without fail, everyone will disappear, scattered into the blackness of time."

lindo

Emilly834 07/07/2023

Não era a hora
Acho que se eu lê-se em japonês ou português seria melhor, a tradução para inglês que li não fez jus a história tão bonita. As descrições foram a minha parte favorita muito bem feitas e traziam uma sensação sensorial que eu gosto. Recomendo muito acho que apenas o meu mood não estava alinhado com o tipo se leitura.

Eli 26/06/2023

No início do livro parecia que eu iria odiar a leitura, não tinha entendido até então a proposta de Yoshimoto. Mas apesar dos contras, o último conto foi especialmente tocante para mim, ela fala de luto, saudade e outros sentimentos que vêm junto com isso. Preciso ler novamente inclusive ?

Leonardo Bezerra 21/06/2023

"Kitchen" é uma história muito boa sobre o luto e tudo o que o envolve, mas que fica um pouco cansativa em seu desenvolvimento. "Moonlight Shadow" é como se fosse uma música da Phoebe Bridgers e um livro do Haruki Murakami ao mesmo tempo, e que conversou muito comigo.

pirocadeperuca 16/05/2023

Muito bom, a sensação que tive enquanto lia era de que a história fluía como uma brisa fria.
o primeiro conto, Kitchen, me surpreendeu pela inclusão de uma mãe trans, dona de um gayclub com travestis, principalmente por conta do preconceito japonês e o ano em que o livro foi publicado. também gostei bastante da forma como Yoshimoto retrata o luto, o vazio da saudade.
do segundo conto não gostei, achei brega. mas foi muito bem escrito.

bmeetsevil 02/05/2023

É aquela clássica literalmente confusa japonesa
Primeiro achei que fosse ter alguma conexão com cozinha ser o coração da casa, comida SEI LA só sei que de kitchen não tem nada skajsjsjsjs são dois contos que lidam com luto e como existem milhões de formas de processar. É gostosinho de ler, mas bem raso, as personagens não são desenvolvidas.

yoshii 19/04/2023

Incrível como Banana Yoshimoto transforma nada em tudo
Esse é meu terceiro livro da autora. Uma coisa que eu reparei é como ela passa uma suavidade nas coisas ao mesmo tempo que desperta sentimentos muito profundos.
Quando eu li Tsugumi, a leitura tinha a sensação de quando vc sai do mar depois de muito tempo.
Tive alguns problemas com a tradução desse livro em inglês, algumas coisas não batiam (como a cantora da música mencionada).

"To the extent that I had come to understand that despair does not necessarily result in annihilation, that one can go on as usual in spite of it, I had become hardened. Was that what it means to be an adult, to live with ugly ambiguities? I didn't like it, but it made it easier to go on."

1 | 2 | 3 | 4 | 5