Kitchen

Kitchen Banana Yoshimoto

Resenhas - Kitchen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laiza 25/09/2022

Nem sei o que dizer. Essas histórias foram tão profundas, sensíveis, tocantes. Se eu tivesse passando por um estágio de luto eu provavelmente teria sofrido horrores pra conseguir ler. Nossa..

Pam 05/11/2023

Li esse livro durante o apagão que aconteceu em São Paulo, e olha... foi uma experiência chorar com um livro no escuro a luz de velas kkk Kitchen conta duas histórias, e nas duas vezes (especialmente na segunda) eu senti que não estava tão conectada, até que certos momentos aconteceram nas histórias e notei que eu estava muito mais investida do que eu imaginei. São duas histórias que meio que não tem um "objetivo", aquele "ápice" que muitas vezes esperamos de histórias. É é só você acompanhando aqueles momentos das vidas dos personagens, entendendo os sentimentos deles, especialmente o amadurecimento. Eu só gostaria que esse livro tivesse mais páginas...

. ⪠11/07/2022

me destruiu serio wassup w japanese writers and existencialism... hits different se voce ler depois de perder alguém,, me vi muito na Mikage, mas tudo bem, somos personalidades barrocas !
eh tao depressivo e motivacional na mesma medida "as i grow older, much older, i will experience many things, and i will hit rock bottom again and again. again and again i will suffer; again and again i will get back on my feet. i will not be defeated. i won't let my spirit be destroyed." afff te amo yoshimoto queria saber escrever resenhas
Luc 11/07/2022minha estante
pensando em ler

Andreza 08/12/2022

Para aqueles que se sentem só...
Linda escrita da autora nesse livro que aborda perdas e solidão. A primeira história foi a que mais me encantou. Me apaguei àqueles personagens profundamente, me vi torcendo por eles e não queria que acabasse. Por mais que a história tenha sido curta, não me senti, naquele momento que lia, só.

aninha415 06/01/2021

Tragicamente belo
eu senti cada página.

Em cada sentimento descrito, em cada momento sensível, eu senti, demais. Não sei descrever bem como eu me senti, mas esse livro certamente me marcou.
Dois contos extremamente belos e singelos, que falam sobre perdas, amizade, amor e superação. Foi extremamente tocante.
A leitura é muito relaxante e a escrita é extremamente fluída, acabei em 1 dia. Todas as descrições de lugares, cenas e principalmente de sentimentos, foram muito bem feitas e tornaram o livro mais belo ainda.

Sinceramente, me senti abraçada por essa leitura.

yoshii 19/04/2023

Incrível como Banana Yoshimoto transforma nada em tudo
Esse é meu terceiro livro da autora. Uma coisa que eu reparei é como ela passa uma suavidade nas coisas ao mesmo tempo que desperta sentimentos muito profundos.
Quando eu li Tsugumi, a leitura tinha a sensação de quando vc sai do mar depois de muito tempo.
Tive alguns problemas com a tradução desse livro em inglês, algumas coisas não batiam (como a cantora da música mencionada).

"To the extent that I had come to understand that despair does not necessarily result in annihilation, that one can go on as usual in spite of it, I had become hardened. Was that what it means to be an adult, to live with ugly ambiguities? I didn't like it, but it made it easier to go on."

Livia Barini 13/03/2023

Bom livro
Este é um livro sobre luto. Nele existem duas histórias: de uma moça que perdeu o noivo e de duas pessoas (uma moça e um rapaz) que ficaram órfãos e sozinhos no mundo.

Há no livro muito do que, quem viveu o luto sente: o vazio, a falta de sentido da vida, a injustiça de nunca mais poder falar com quem morreu, a vontade de começar uma vida totalmente diferente porque agora a que a gente vivia se tornou insuportável sem aquele que se foi ... Tudo isso de uma forma sensível, nada piegas, a conta-gotas.

Achei muito interessante a forma como o personagem trans é retratado, em especial, por estarmos falando de uma sociedade extremamente conservadora. Não como uma bandeira LGBT, nem como uma aberração, mas sim como um ser humano, com suas complexidades, qualidades e defeitos.

Não é meu livro favorito da autora (ainda prefiro Tsugumi), mas é bom e vale a leitura.

souphiss 09/02/2023

Senti
Gostei muito das duas histórias, achei a escrita da autora maravilhosa e emocionante. Cheguei a chorar lendo as duas.

Só tenho ressalvas sobre as abordagens em relação às personagens travestis e trans da obra, acho que poderia ter sido feito de outras formas.

Giovanna1599 19/11/2021

?As I grow older, much older, I will experience many things, and I will hit rock bottom again and again. Again and again I will suffer; again and again I will get back on my feet. I will not be defeated. I won't let my spirit be destroyed.?
Descobri "Kitchen" totalmente ao acaso e posso dizer que foi uma surpresa muito agradável, o livro se tornou um dos meus favoritos de 2021. Banana Yoshimoto tem uma escrita linda e consegue tratar um tema tão difícil, o luto, de uma maneira incrível nas duas histórias.

djoni moraes 07/08/2022

Kitchen: organizando a dor de perder alguém.
Quando terminei de ler as leituras do mês passado, me vi numa ressaca literária imensa, quase desesperado por ler algo que me fizesse sentir também alguma coisa mas que fosse de leitura mais rápida e fluida. Nesse contexto, pedi para uma amiga que me recomenda-se um livro com essas características, e ela então me emprestou esse aqui (aliás, sigam o perfil literário dela no instagram, @joanalendo / beijos, Jô).

Neste livro, acompanhamos duas histórias de jovens mulheres que foram vítimas da morte de entes queridos e que se vem sozinhas no mundo. Na primeira história acompanhamos a Mikage Sakurai, uma jovem universitária que perde a única parte de família que lhe resta, sua vó, e se vê sozinha no mundo. Yoichi Tanabe era um menino que trabalhava na loja de flores favorita de sua vó, quem travou um grande afeto com o menino no seu contato na loja. Assim, Tanabe frequenta o funeral da vó e chega a conhecer a neta, Mikage, a quem convida a morar em sua casa (com ele e sua mãe).

Mikage é uma jovem tenra e solitária, afeiçoada por cozinhas (isso mesmo, o espaço físico mesmo). Já de começo você percebe que a Mikage é o tipo de pessoa que vai aceitar morar com Tanabe e a mãe, Eriko. Assim, os três se aproximam e travam alguns diálogos muito bonitos, parecem até formar uma família de verdade. Eriko é uma mulher transexual e é mãe de Yukio, trabalha como dona de um bar gay e é extremamente bem resolvida, divertida e jovial, porém esconde grande sabedoria. Acho que a principal "crítica" relacionada à narrativa é à forma como Banana Yoshimoto trata sobre a questão da identidade de gênero de Eriko. Confesso que eu também fiquei incomodado, não é nada confortável, mas tendo em consideração quando o livro foi escrito e conhecendo como os personagens se amam e respeitam entre eles, você acaba relevando um pouco. É um livro queer? Neh, talvez? As discussões sobre gênero são bem rasas, até porque não é a temática central do livro, que é o luto.
Coisas acontecem que aproximam Yukio e Mikage ainda mais, até que eles se apaixonam. Aliás, eles se apaixonam? Não sei, talvez?

A segunda história é curtinha e trata da vida de Sutsuki após a morte de seu namorado e de sua cunhada. A tristeza de Sutsuki é um pouco mais pungente e visceral, até porque pelo que parece trata-se de uma personagem mais jovem que acaba de perder o primeiro grande amor de sua vida. Nesse meio tempo, ela conhece coincidentemente a Urara, uma misteriosa mulher que aparece na sua vida ao acaso (um acaso até um pouco Murakamiano, if you know what I mean), com quem trava algumas conversas muito interessantes e profundas, chegando no limite de quase ser muito brega, porém nunca chegando lá.

Um dos diálogos mais bonitos é travado entre a Urara e Sutsuki quando esta estava muito gripada.

"With a cold - she spoke evenly, lowering her eyes a little- now is the hardest time. Maybe even harder than dying, but this is probably as bad as it can get. You might come to fear the next time you get a cold; it will be as bad as this, but if you just hold steady, it won't be. That's how it works. You could take the negative view and live in fear: Will it happen again? But it won't hurt so much if you just accept it as a part of life".
(claramente aqui falando da morte, né, galera)

Enfim, é um livro muito bonito, algumas vezes beirando o poético ("beauty that seems to infuse itself into the heart"). Tirando as ressalvas mencionadas acima, é um livro que chega a ser profundo em algumas de suas nuances. Algumas vezes pode ser brega e os personagens serem muito bonzinhos para serem "reais", mas mesmo assim não desmerece a bela mensagem que a autora passa. É o melhor da sua classe? Não, acho que Murakami fez melhor em Kafka à Beira-Mar. É ruim? Nem um pouco, é um livro muito bom, rápido de ler e não por isso menos profundo. Nunca saí tão satisfeito de uma ressaca literária.

mariana 22/03/2022

?A sadness so great I could barely cry?
Esse livro se acomodou em um lugar muito especial em mim e não sei nem explicar bem o porquê. Talvez por falar sobre luto que é um assunto tão difícil, ainda mais por esses dias. Ou talvez por ter personagens não lá muito convencionais e eles serem esquisitos a ponto de eu conseguir ver neles minhas própria esquisitices. Não sei, só sei que já tô pensando em quando vou reler.

tata 01/03/2022

a tristeza de perder alguém especial
é a primeira literatura japonesa que leio e surpreendi-me bastante, na verdade, só conheci esse livro pelo namjoon e fico muito grata por ele sempre recomendar boas leituras.

o luto é tão presente nas três histórias e fiquei com o coração apertado principalmente no último conto.

foi uma leitura muito leve apesar do clima de perda. recomendo bastante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5