A Comunicação Transcultural do Evangelho

A Comunicação Transcultural do Evangelho David J. Hesselgrave




Resenhas - A Comunicação Transcultural do Evangelho


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Aefe! 23/10/2012

HESSELGRAVE, David. Comunicação Transcultural do Evangelho, A - vol. 01. São Paulo: Vida Nova, 1994

Este é o primeiro volume da série A Comunicação Transcultural do Evangelho, e este volum possui o título “Comunicação, missões e cultura”. Possui 161 páginas, sem contar as Notas, a vasta bibliografia, índice onomástico, índice de lugares e povos, índice de assuntos e, finalmente, índice de referências bíblicas. É dividido em das partes, sendo a primeira parte chamada “Comunicação e Missões” e a segunda parte chamada “Comunicação e cultura”. Ao todo o livro possui 12 capítulos.
Na primeira parte, o autor apresenta uma análise das expressões gregas relacionadas à proclamação, uma análise histórica do desenvolvimento da retórica, o modelo do processo de comunicação (emissor, mensagem, receptor etc), dificuldades a respeito do sentido dos símbolos, e uma análise do Novo Testamento para a Comunicação missionária
Na segunda parte, propõe uma definição de cultura, mostra as características da cultura (adquirida, compartilhada, integrada totalmente, em transformação), as categorias da cultura (tecnológica, sociológica e ideológica) e o modelo de Barney, de camadas da cultura (artefatos materiais; insituições, valores, ideologia cosmovisão etc), e propõe o modelo tricultural de comunicação missionária (a cultura do missionário, da Bíblia e do receptor).
Ainda, discute a tensão “Cristo e a cultura” proposta por H.R. Niebuhr (contra, da, acima da, em paradoxo e transformador), e os conceitos de Bíblia e cultura, proposto por Donald McGravan (alto conceito da Bíblia e baixo conceito da cultura; alto conceito da cultura e baixo conceito da cultura; baixo conceito da Bíblia e baixo conceito da cultura; alto conceito da Bíblia e alto conceito da cultura).
Finalmente, discute o conceito de Contextualização fazendo uma análise histórica e teológica (a partir do liberalismo e da ortodoxia); mostra as sete dimensões da comunicação transcultural (cosmovisões, processos cognitivos, formas linguísticas, padrões de comportamento, estruturas sociais, influência dos meios de comunicação e fontes de motivação); distância cultural (E1, E2, E3), proposto por Ralph Winter; graus de identificação e níveis de comunicação, segundo Nida; conforme Kraft, as sete atividades dos receptores; e as reações à mensagem (aceitação sincera, rejeição direta, reformulação situacional, incorporação sincretista, adiamento intencional, resignação simbiótica).
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