A Heart So Fierce and Broken

A Heart So Fierce and Broken Brigid Kemmerer

Resenhas - A Heart So Fierce and Broken

deysiane 17/11/2023

Perfeito vol.2
A sequência de A Curse so Dark and Lonely tem menos romance e mais política do que seu predecessor, além de um leve desenvolvimento da parte fantástica do livro: a magia e o próprio mundo fictício. Além disso, este livro é sobre escolhas e dilemas aparentemente insolúveis, o que faz com a leitura seja constantemente instigante.

?Choices are never easy. There are good and bad options, but the most dangerous is to not make any choice at all.?

No livro anterior sempre tive a curiosidade de saber o que se passava na mente do misterioso e austero Grey, e aqui ela foi saciada uma vez que metade dos capítulos é narrada por ele. A outra metade pertence a Lia Mara, filha da temida rainha de Syhl Shallow. Mas, ao contrário de sua mãe, Lia Mara demonstra força de maneira menos convenientes, por isso sempre foi subestimada. Mas não cometa esse erro! Tenho certeza que o "heart so fierce" é dela.

"That is what makes you dangerous. Not because you would ride in with a blade and take control, but because you could quietly sit in this chair, in the dark, with your book"

Bruna 29/03/2023

Pior que o primeiro. A leitura simplismente não vai pra lugar nenhum, não tem um objetivo interessante e os personagens são muito chatos.

Nath 13/12/2021

Gostei
Gostei, apesar do primeiro ainda ter sido melhor. Ver a história pela perspectiva do Grey foi surpreendentemente interessante..

opslyn 25/08/2021

Eu não creio que esse livro terminou desse jeito e ainda não tem o terceiro.
Eu vou SURTAR!
Não pode seeeeeeeeer.

AAAAAAAAH QUE ÓDIO.

O livro é ótimo gente, leiam!!!!!

Maria @booksofmary 17/04/2021

Passei raiva, mas gostei, mas passei raiva, mas gostei...
Esse livro é uma continuação direta de "A Curse so Dark and Lonely", mas apesar disso, agora vemos a história pelo ponto de vista do Grey, que está escondido como um cavalariço trabalhando no estábulo de um torneio, por conta do segredo que foi revelado à ele no final do livro anterior; e do ponto de vista de Lia Mara, uma nova personagem vinda de um contexto diferente.

Eu estava muito ansiosa por esse livro justamente por ser narrado pelo Grey, meu personagem preferido do livro anterior, e quanto a isso não me decepcionei, ele continuou sendo um personagem muito interessante e carismático, o qual apesar de discordar da sua decisão inicial, entendi seus motivos e entendi que a autora fez isso para a trama seguir por onde seguiu. Achei que ele se manteve como um personagem com bom julgamento e um bom arco de crescimento durante o resto da história.

Já Lia Mara foi uma personagem que fui me apegando durante a história e que no final gostei muito, ela está inserida em uma situação que instiga curiosidade, além de possuir características que gosto em personagens, porém ela tomou um passo que claramente iria dar errado ali no início, e eu entendo que era um problema que precisava acontecer para que a trama se desenrolasse, mas achei um movimento muito mal calculado para uma personagem que é para ser muito inteligente e inteirada à tramas políticas, acho que a autora poderia ter feito isso de uma forma um pouco mais convincente, também acho que tem certos problemas que ela enfrenta que poderiam ser um pouquinho menos recorrentes em suas falas, para que não soasse repetitivo, já que as partes mostradas em cena se desenvolveram bem para mostrar isso.

E ela não foi a única a tomar decisões ruins, pois até quase metade do livro, a história foi um pouco sofrida e arrastada por conta das besteiras que os personagens faziam, o que novamente sei que é compreensível e por vezes necessário para que a trama aconteça mais na frente, mas acho que esses erros poderiam ser melhor construídos. O Rhen, por exemplo foi o que mais me decepcionou, eu compreendi que muitas de suas ações foram cometidas por conta do trauma que ele carrega em função da tortura pesada pela qual ele passou por anos, achei uma relação coerente a se fazer, porém em determinado momento acho que o personagem passou do ponto, beirando a descaracterização, mesmo com a outra justificativa ali no final que acabou servindo para muitas das coisas que ele fez, menos para isso. Já a Harper ficou um pouco apagada nesse livro, o que é compreensível porque estávamos acompanhando outro lado da história e ela com certeza vai voltar a ser o foco no próximo livro, mas nas vezes em que apareceu, ela estava de um jeito diferente, sobre o qual ainda estou refletindo. Fico com a expectativa de ver um pouquinho mais do desenrolar da relação dela com o irmão Jake no próximo livro também, que eram tão próximos e extremamente preocupados um com o outro no livro anterior, mas que agora os senti mais distantes.

Contudo nem tudo foram raivas passadas, depois do ponto mais ou menos na metade do livro que chocou a todos, a história foi tomando rumo e finalmente me prendeu, apesar de uma justificativa ali que não engoli muito, a história se desenvolveu de um jeito bem legal, passei a me apegar muito aos personagens e as relações que surgiram entre eles, eu já gostava muito do Grey, mas passei a amar também o Iisak e o Tycho; a gostar mais do Jake, pois do Noah eu já gostava bastante; a torcer pela Lia Mara e a continuar achando Karis Luran uma boa vilã, me fazendo ficar um pouco com o coração na mão ali no final. Já esperava aquela reviravolta ali no epílogo, mas ainda foi o suficiente para me deixar curiosa com o próximo, e último, livro da trilogia. Não vou comentar mais para evitar spoilers.

Acho que o problema maior desse livro foram realmente as escolhas ruins que a autora fez bons personagens tomarem, como justificativa para o desenrolar da trama, que acho que poderiam ter sido melhor construídas.

Ainda não sei que nota dar para essa leitura, pode ser que 4 estrelas pareçam muito, mas não sei se 3,5 estrelas possam parecer pouco também, acho que talvez algum lugar entre as duas notas. Entre erros e acertos, foi uma história que gostei de acompanhar!

Nathi 20/01/2021

Gostei!

Mlcusinato 15/09/2020

Desnecessário, mas incrível
Quando descobri que ?A curse so dark and lonely? tinha continuação fiquei bem chateada, pois queria uma leitura rápida entre livros. Além do mais, achei que o desfecho poderia ter sido feito no primeiro livro. Entretanto li por curiosidade e amei.
Esse livro é narrado pela perspectiva de Grey e Lia Mara (a filha mais velha de Karis Luran) durante sua jornada em busca da paz entre Emberfall e Syhl Shallow.
Adorei a criatividade da autora para desenvolver a história e amei os personagens dela. Porém ficava meio irritada com a quantidade de cenas de briga, e acho até que a autora retratou o Rhen muito mal na visão dos protagonistas, e senti falta dele e da Harper na história, mas foi pelo bem da história.
Estou empolgada para ler o terceiro livro e descobrir como será feita a narrativa e descobrir como eles vão resolver as problemáticas.

Bá Feiber 15/07/2020

A Heart So Fierce and Broken
Já havia me encantado com a história no primeiro livro, A Curse So Dark and Loney (agora no Brasil, com o nome de Sombria e Solitária Maldição) e tinha adorado o personagem Grey desde o começo.

Neste segundo livro, a história se passa pela visão de Grey e Lia Mara, e me encantei pelos dois mais do que havia gostado de Rhen e Harper. O carisma dos dois e principalmente sua lealdade aos outros, me fizeram querer torcer por eles e vê-los crescer.

Neste livro temos um pouco menos de encantamento e magia que o primeiro, e tivemos um foco maior nos personagens do que no ambiente do livro, que foi muito bem apresentado anteriormente.

Adorei cada parte desse livro, a leitura aparenta ser mais calma do que o primeiro livro, e deixou um gancho para o terceiro, que já espero ansiosa.

moonlovers 26/06/2020

Hora do Grey
Amei de mais ? tem algumas coisas que foram diferentes eu queria ter visto mais do Rhen e da Harper mas acho q aqui o livro muda um pouco de foco... mas assim eu gostei mt de acompanhar o Grey e como as coisas foram caminhando... Algumas atitudes de Rhen foram bem toscas maaas acho q foi uma boa leitura. Esperar o terceiro agora e ver como ela vai fechar...
Sarah 22/07/2020minha estante
Será que a autora não quer que o Rhen fique com a Harper no final ?

julia 12/06/2020

A Heart so Fierce and Broken foi meio estranho? Esse livro se desconectou bastante do livro anterior e não de um jeito bom. Se você esperava mais Rhen e Harper aqui, você deve se preparar para ficar desapontado. A escrita foi bem boa e a perspectiva dupla foi bem feita, mas eu achei o enredo e o desenvolvimento dos personagens ou super bagunçado ou não existente. Tirando o Tycho. Eu amei o Tycho e desejo tudo de bom para ele.

Acho que o maior problema que tive com esse livro foi o conceito? Não me convenceu. Eu entendi porque o Grey estava se escondendo, mas ao longo da história, eu não fiquei convencida sobre suas razões para fazer isso e a Kemmerer não ofereceu grandes explicações--tirando declarações generalizadas sobre o caráter do Rhen. O que... me leva ao segundo problema.

Rhen e Harper tendo praticamente nenhum tempo na página não me incomodou. Eu estava esperando ler mais sobre o Grey e conhecer novos personagens, algo que a Kemmerer fez muito bem--Karis em particular foi super fascinante e eu amei os conflitos que ela trouxe--mas eu fiquei chateada com a caracterização do Rhen e da Harper. Era como se eles fossem pessoas totalmente diferentes: Rhen virou um vilão enquanto a Harper virou uma porta. Eu não curti isso, ainda mais porque parecia que isso só foi feito porque a Kemmerer precisava de algo para fazer o enredo andar.

As partes boas a interessantes para mim foram as relacionados ao Tycho, Karis e Iisak, mas elas não duraram muito. A história da Karis foi resolvida de uma maneira super rápida e sem impacto, mas o Iisak mostrou potential--eu acho que ele vai ser importante no próximo livro. E o Tycho foi o melhor de todos e eu amei ele.

O suposto conlifto do livro—Rhen vs Grey—foi deixado sem solução. E o romance que desenvolve aqui foi bem... mais ou menos. Então, esse livro não foi para mim.

So, A Heart so Fierce and Broken was not really the book for me. The writing was engaging for the most part, but some bits dragged on and on to the point where I had to skim ahead. Some of the characters were unrecognizable and the plot was a bit all over the place and rushed at times. I’m sure lots of readers will love this, but it didn’t work for me.

Pam 23/05/2020

Esse livro supera o primeiro (que eu já tinha gostado) de incontáveis maneiras. Eu adorei todos os personagens, adorei os diálogos, o plot, os conflitos políticos, o romance. Basicamente, um ícone.
Pam 25/01/2021minha estante
N tem esse livro traduzido pro português?

Nati - @livrosnstuff 07/04/2020

Momento do Grey brilhar (mais)
Eu já adorei o Grey no primeiro livro, agora acompanhar a narrativa dele foi fantástico!
Fiquei com ódio do Rhen? Muito.
Não aprovei decisões da Harper? Algumas.
Amei o livro? COM FORÇA!

Vem A Vow so Bold and Deadly! ?

luci 02/04/2020

Pequeno fôlego para uma história que pouco encanta
Li esse livro porque fiquei um tanto quanto inconformada com o quão decepcionante achei o primeiro livro. Quis insistir porque alguns personagens me deixaram curiosa, e também parte porque os títulos dos livros e as capas me fascinam (não julgo um livro pela capa, mas muitas vezes os leio por isso, sim). Não me decepcionei, mas também não me surpreendi.

Esse livro tem os mesmos problemas do primeiro. A autora tenta dar reviravoltas à história que não são sustentadas pela sua escrita achatada e morna. Romance, mágica, aventura precisam de um universo pra serem desenvolvidos e parece que Kemmerer continua sem conseguir isto nessa continuação. Parece que a opção de escrever pontos de vista alternantes, em capítulos tão curtos, dificulta qualquer desenvolvimento mais profundo tanto dos personagens quanto da relação dos leitores com eles.

Ainda assim, achei um pouco melhor que o primeiro livro, ao menos porque alguns personagens me pareceram mais interessantes. Fiquei com a impressão de que a chatice dos personagens do primeiro livro foi tão grande, que a autora simplesmente desistiu e apelou pra todo um arco diferente. Deu algum fôlego pra história, e até me convenceu a ler a continuação quando ela sair, mas não recomendaria a ninguém querendo um bom livro de romance e fantasia. Acho que no meu caso se tornou uma curiosidade um pouco mórbida de saber como, se for possível, ela vai dar um fim digno a essa série.