Técnicas  para escrever ficção

Técnicas para escrever ficção Julio Rocha

Resenhas - Técnicas para escrever ficção

Julita 31/01/2016

Lamentável. É a única coisa que me vem a mente ao terminar de ler esse livro. O autor simplesmente ri da cara do jovem escritor por achar mesmo que sua soberba não seria notada. Fiquei frustrada e irritada com isso. Durante todo o livro, Julio Rocha se compara a - pasmem! - Dan Brown. E não consegue nem mesmo esconder que esse livro vem no sentido de promover um romance seu, que não vou nem citar o nome. Chega a ser bizarro.

Esqueça. Esse livro não tem nada de técnicas pra escrever ficção. É simplesmente um manual de soberba e autopromoção. O autor acreditou realmente que isso passaria batido? Impossível, ainda mais na forma evidente com que ele brinca com o leitor e se acha o tal. Depois dessa prometi a mim mesma: nunca lerei nada dele. Só não vou jogar no lixo porque enfim, jogar livros no lixo é crime.
Laurinda 31/01/2016minha estante
O título chamou minha atenção. Então fui dar uma olhadinha nas resenhas e vi que vc e outras pessoas tiveram impressão semelhante sobre o livro, de que se trata mais de autopromoção e exaltação da própria obra do autor... Lamentável! :(

Diel Oliveira 03/08/2018minha estante
Está certíssima a sua reclamação. Esse autor é simplesmente abusivo.

Diel Oliveira 15/01/2015

Abuso
O Autor não tem o mínimo de respeito com seu público. Exemplifica a si mesmo todo o tempo como se fosse um grande sucesso de vendas. Compara a si várias vezes com Dan Brown e por vezes até fala coisas absurdas ou defasadas.

Fiquei com gosto na boca de que dei dinheiro pra ler um folheto de propaganda de outro livro Teia Negra, que por tal motivo não me interessarei a ler. Vários colegas queriam o livro emprestado ou até mesmo comprar, mas digo desde já que é uma publicação absurda e desrespeitosa.

Quem pagar o frete eu envio de graça!!
Flavio Assunção 15/08/2015minha estante
Também senti a mesma coisa. O autor não conseguiu nem disfarçar que esse livro é usado para se autopromover. Chega a ser desrespeitoso.

Rafael 09/05/2016minha estante
Lamentável! Como que um autor não responde seus leitores? Nem mesmo via e-mail. Gera uma imagem de temer ideias contrárias e críticas negativas. Já li livro ao qual não gostei onde entrei em contato com o autor que me explicou que usou uma narrativa diferente dos demais livros lançados. Ou seja, ele me respondeu! Segue a lista de escritores brasileiros que gosto de me comunicar: Eduardo Spohr, Alexander Mackenzie, Nelson Magrini, Alec Ferrai e Marson Alquati. PARABÉNS a eles!

Flavio Assunção 04/10/2013

Relutei em escrever essa resenha, até porque se trata de um escritor nacional que provavelmente lutou muito para ser publicado. Porém, como é um trabalho diferente do que costuma realizar, pois Júlio Rocha escreve ficção, fiquei no direito de escrever sobre este como uma crítica construtiva.

"Técnicas Para Escrever Ficção", como o próprio nome já diz, vem no sentido de auxiliar novos escritores para que fortaleçam sua escrita e assim consigam ser publicados da melhor forma possível. Sobre isso, acho que o livro é até satisfatório no que se propõe, apesar de que muitas coisas são óbvias e podem ser encontradas facilmente na internet. Ainda assim, é possível extrair informações importantes, mesmo que pequenas e não aprofundadas.

Na verdade, o que mais me desagradou e incomodou de fato, foi a impressão de que o livro foi escrito não para ajudar o jovem escritor, e sim para gerar publicidade para autor e, principalmente, para seu livro intitulado "Teia Negra". A todos os momentos, em praticamente todos os capítulos, ele cita como exemplo passagens de seu trabalho como se sua obra estivesse acima de qualquer coisa e ausente de erros. Para vocês verem a soberba do autor, ele praticamente se compara a Dan Brown, outro autor da qual utiliza passagens para embasar seus capítulos.

Acho até que se o autor variasse os exemplos, o livro seria agradável e cumpriria o propósito. Mas foi tão absurda a forma com que o autor queria empurrar o tal "Teia Negra" goela abaixo que fiquei com vontade de parar de ler e jogar no lixo.

Pode até não ser arrogância ou questão de publicidade, mas só essa impressão que o livro passa é suficiente para irritar. Além de me deixar zangado, não desejo ler nenhum livro do autor, nem mesmo os de ficção. Se era pra ser publicidade, em mim teve efeito contrário. Me senti enganado e isso é uma das piores coisas que pode acontecer a um leitor.

Para finalizar, digo que a proposta é interessante, mas o resultado final considero um desastre. Se forem investigar a fundo, existem muitos autores que também escrevem sobre técnicas e estão em posição muito melhor e com mais autoridade para falar. São pessoas consagradas, que não dão a sensação (e nem precisam) de estarem se aproveitando do leitor. Fica a dica.
Diel Oliveira 30/11/2015minha estante
Não poderia fazer uma descrição melhor. É exatamente esse o sentimento! O autor conseguiu fazer uma publicidade inversa. A vezes olho esse livro na estante e sinto raiva até hoje.

cfsardinha 09/07/2011

O livro de Julio Rocha aborda algumas técnicas eficazes na hora de se elaborar uma história de ficção. Usando seu próprio livro de ficção e alguns outros autores, como Dan Brown, Julio pega passagens de livros para exemplificar o que funciona e o que não funciona. Apesar da maior parte do livro ele tratar do óbvio (ou seja, dicas que, de um modo geral pessoas que são, minimamente leitores, já sabem), sempre dá para apreender uma informação nova e, se utilizando dos exemplos, fica mais fácil identificar :)