O mágico

O mágico Sol Stein

Resenhas - O mágico

Diego 09/05/2017

Boa surpresa!!
Ed Japhet é um garoto diferente dos adolescentes da turma. Anda com uma postura decidida e sempre astuto, consegue se situar e chamar a atenção em diversos lugares. Motivado por objetivos pessoais, desde jovem mostra-se destinado a um futuro promissor.
Ele tem como Hobbie a mágica e faz dela o seu melhor trabalho. Em uma apresentação memorável na sua escola, ele deixa adultos e jovens estasiados com sua habilidade e destreza, porém dentre seu público um grupo de alunos veem com maus olhos toda essa atenção. Decididos a manter seus lugares na hierarquia da escola, um grupo de alunos comandado por Urek, um valentão com traços de sociopatia, atacam violentamente Ed na saida de seu show. A agressão toma gravidades extremas colocando a vida de Ed em risco e colocando os agressores no tribunal.
Nessa trama que descreve a violência de modo cru e selvagem, somos meros espectadores nos bancos de réu e na vida conturbada de nossos personagens,
# Quando escolhi esse livro para iniciar a leitura, esperava ver algo semelhante ao livro "Um Passe de Mágica" do Goldman, já resenhado aqui. Pela semelhança da temática e pelo meu prazer ao ler o livro citado, resolvi embarcar na trama do Stein.
Para minha surpresa, a mágica praticada pelo rapaz foi apenas um plano de fundo para uma história que mesmo sendo narrada a mais de 40 anos atrás, é tão vivida e atual, que chega a dar angustia.
Vemos o drama de um adolescente vítima de um agressor juvenil, que tem como único objetivo de vida o de se autenticar sobre outros. Porém como o livro é narrado por diversos olhares, sentimos a confusa percepção de mundo de Urek e o olhar perceptivo e dinâmico sobre as situações por Ed como psiquiatras em um divã.
Quando se inicia a fase de consequências legais ao agressor, conhecemos a destreza e manipulação do advogado de defesa e é nesse momento que percebemos a realidade da trama, pois o sistema judiciário é muito falho em nosso pais e em diversos outros.
Leia o livro, pois o final te tira o folego, tamanho a reviravolta na história.
Alguns pontos negativos:
Os diálogos de Ed Japhet são fantásticos, porém são poucos. Uma cena dele no hospital com um médico foi muito bem escrito. Queria conhecer mais de Ed.
Um psicólogo adentra na história com uma motivação bem estranha. Entretanto sua visão clínica da psique do agressor e da vítima começou a trazer substância na história, a elevando. Pela pressa de acabar a história, pareceu a mim que o personagem foi esquecido na metade do livro e sua contribuição se foi com ele.
Tem mais resenhas minhas na página Cripteca no facebook

site: https://www.facebook.com/cripteca/?fref=ts
Luiz 15/08/2018minha estante
Ótima resenha

Luiz 15/08/2018minha estante
Ótima resenha. Sabe dizer onde posso encontrar esse livro?

Diego 24/08/2018minha estante
Obrigado Luis, então, o achei despretensiosamente num sebo em Curitiba. Acredito que na estante virtual ele esteja disponível também