Joy

Joy Etsuko

Resenhas - Joy

miri.miri 16/12/2023

A arte de fazer mangás românticos!
Go é autor de mangás shoujo, mas um dia recebe a proposta de fazer um mangá BL (Boys Love). Mesmo não tendo nenhuma experiência nisso, ele aceita, e acaba usando o assistente (e amigo) gay como referência fingindo ter um platônico amor por ele.

Pela sinopse parece bem previsível, mas o desenvolvimento é ótimo, "Joy" tem incríveis descrições dos sentimentos dos seus personagens. Esse primeiro volume foi algo fofo e delicado, com boas pitadas de comédia. O final é conclusivo e o extra é adorável.

HikariHime 12/04/2021

Já preciso do Joy Second
Que leitura boa, cara! Não me decepcionou. Simples e verdadeiro. Eu me identifiquei bastante com o Go, ainda bem que ele achou a pessoa certa ?
Matheus Lopes 12/04/2021minha estante
AMIGA TÔ TÃO FELIZ QUE VOCÊ GOSTOU DESSE MANGÁ BL PERFEITO

HikariHime 12/04/2021minha estante
AMEI AMIGO, TÃO LINDOOOOO

Luna. 10/02/2022minha estante
Celle, Joy tem só dois volumes ou tem continuação?

HikariHime 07/03/2022minha estante
Tem só dois mesmo, Taisa.

Fernanda1892 09/05/2023minha estante
Um romance simples e bem cativante amei!!

xtwsantos 15/10/2022

Meu primeira mangá.
Esse foi o primeiro mangá que eu li na vida e simplesmente amei!!!

Sou completamente apaixonado, eles são muito fofos. Fico muito feliz por ter começado a ler mangá por esse pq ele é muito perfeito, eu já li mais alguns, mais esse é meu favorito, recomendo muito.

Nathy @peculiareslivros 16/03/2022

Adorei
Realmente gostei muito, ri e até chorei, mas não sabia que era duologia, então tenho que correr atrás do segundo! O fato de ter falado um pouco do processo de construção de um mangá, de ter trazido toda a questão de insegurança do rapaz e tudo o mais me agradou demais, achei ótimo mesmo e recomendo!

Julyð 23/07/2022

Muito confort já quero o volume dois, estou apaixonada pelo casal eles são muito fofinho, adorei a leitura ?

Marcio.Rocha 12/11/2022

Meu primeiro mangá :)
A história é fofinha e é muito gostosinho de ler o mangá!
Pra quem já viu algum anime é facinho de se acostumar com as artes.
Agora quero o segundo volume!
Daniel 13/11/2022minha estante
Eu também sou um desses: nunca li um mangá.

Marcio.Rocha 14/11/2022minha estante
Eu gostei bastante de ler um, Daniel. Recomendo a experiência!

Surrender_Nih 02/01/2022

Comecei o ano na Base da Fofura :)
Como primeira leitura desse ano, escolhi algo que não costumo ler e conheço muito pouco: um mangá. É literalmente o meu primeiro mangá (se não contar as edições de Turma da Mônica Jovem que li na infância/pré adolescência) e simplesmente adorei a experiência, apesar de estranhar esse método de ler "ao contrário" no começo.

A história conta, principalmente, com os personagens Go (mangaká shoujo) e Akune (mangaká de tirinhas), que trabalham juntos e acabam desenvolvendo um relacionamento, que ocorre mais para o final. O Go tem a vibe de energia caótica, que parece estar sempre sorrindo mas também sofre com seus próprios problemas. Já o Akune tem uma vibe mais calma, ele é mais sério e fechado, mas se importa. No fim, eu meio que me identifico com os dois em certas características de cada um.

A história é muito fofa, as interações são um chuchu, dá pra sentir o vinagre em certos momentos e você até mesmo ri enquanto lê. Foi uma válvula de escape das leituras sofridas que costumo ter (fazer o que se eu gosto de sofrer). Entretanto, há um detalhezinho que me incomodou levemente.

A ideia do Go de fingir gostar do Akune de forma platônica é um pouco estúpida... Tipo, quem finge que gosta de alguém? Eu particularmente, que tenho um relacionamento complicado com sentimentos, sei que é difícil você fingir algo assim. Não sei dizer, esse detalhe eu achei particularmente estranho e por isso não considerei um 5 estrelas.

Os personagens secundários são explorados na medida certa. Há uma certa abertura no personagem Hibiki (que foi um babaca a maior parte do mangá) que acredito ser abordada na continuação, assim como achei fofo a revelação de onde o Akune conhecia a Chifumi.

Bom, acho que terminar esse mangá no segundo dia do ano, em pleno domingo, tem um grande peso pra mim. As coisas vão ser um "pouquinho" diferentes esse ano. Esse fim de semana foi um momento em que pude fugir de pensamentos e acho que Joy foi perfeito para esse momento.

Não vejo a hora de ler a continuação, quero ver mais deles como casal!
Nana_tsur 02/01/2022minha estante
Eu tenho esse na minha estante mais ainda não li, acho que logo pego ele pra ver.

Surrender_Nih 02/01/2022minha estante
Eu achei muito fofo e divertido, indico!!

mel 31/12/2021

perfeitinhos
JOY é uma mistura de fofura com uma dose de esperança no amor, é impossível não se apaixonar pela trajetória desses dois.

biblio.livy 13/12/2021

muito fofo, amei
Um mangá perfeito pra uma pessoa apaixonada por doramas BL (boys love) que nem eu. Foi uma experiência de leitura muito boa, depois de dois livros super densos, tava precisando de uma coisa leve e rápida. Ótimo pra apenas relaxar e rir, rir muito. Já tô animada para o segundo

sterwx 20/03/2022

Aaaaaaaaa
Mano que mangá fofinho, tem uma história tão bonitinha e o gô descobrindo os sentimentos em relação ao Akune e o final. Meus amigos o final, aaaa já quero o 2

Maria.Eduarda 02/04/2021

Esse mangá é um amorzinho.
Muito gostoso, fácil e rápido de ler, com uma história muito fofa e cativante. Adorei a relação entre os dois personagens principais.

Joao366 23/04/2022

Joy
foi minha primeira vez lendo mangá e gostei muito!!! (apesar de ter demorado pra engatar na leitura pq não tava entendendo nada e ainda por cima não tava lendo direito kkkk)
As ilustrações são muito bonitas e a história muito fofa e envolvente, me identifiquei com o Go :')
Já quero ler a continuação!!! Li esse em uma sentada só de tão bom aaaaaa

Izzy 10/06/2021

FOFINHO
Como de esperado, um mangá BL para encantar as minhas noites (sim, normalmente eu leio a noite).
JOY é um mangá tão leve, fofo e divertinho que se você quiser, tu lê em um dia sem pressa (eu só não li porque não queria acabar logo).
Conta a história basicamente de um mangaká e do seu ajudante e se eu falar mais será spoiler. MAS É FOFO, acreditem.
Prime Day está chegando ai e com certeza o segundo estará no meu carrinho.

Thamara 07/01/2021

Ótima leitura
Estou muito feliz por essa ter sido minha primeira leitura do ano. É leve, divertido, envolvente, fluído. Gostei de ver como o romance se desenvolve e MUITO feliz por não ser só um besteirol.
Amei os personagens e to ansiosa pra ler o segundo volume.

Cássio Cipriano 29/10/2021

Fofinho em alguns pontos, mas problemático na maior parte do tempo.
Conheci Joy por acaso e comprei os 2 volumes de uma vez só, numa promoção. Fiquei empolgado, pois nunca havia lido mangás, mas depois de ler o Vol. 1, não sei se fiz a melhor escolha.

A premissa de Joy é bem clichê e, se pararmos para pensar que o plot já é sobre um homem hetero se aproveitando da sua relação de trabalho com um homem gay para "seduzi-lo", a fim de ter experiências e referências para escrever um mangá BL, isso em si já soa problemático o suficiente, mas até aí tudo bem, porque o plot chama atenção e tudo vai depender de como a autora desenvolve a trama. Porém, a história não se desenvolve como um romance entre dois adultos (os protagonistas têm 26 anos), e sim como uma relação infantilizada, especialmente em relação ao Go, que é constantemente tratado pelo Akune e por sua melhor amiga, Chifume, com uma espécie de superproteção. Além disso, achei algumas situações bem sexistas e reforçam muitos estereótipos problemáticos. Por exemplo, em determinadas situações, o Akune fala de si mesmo como um "predador sexual", mas generalizando, pelo fato de ser gay (como se todo gay fosse uma espécie de "predador sexual" e os homens ao redor tivessem que tomar cuidado). Tem uma cena em que ele recebe um abraço espontâneo do Go e diz algo como "Não me abraça assim! Esqueceu que eu sou gay?" e, em outra situação, o Go dorme na casa dele e pede permissão pra ficar sem camisa, daí ele diz "Pense um pouco antes de agir! Não esqueça que sou gay." Essas falas reforçam estereótipos de promiscuidade e coloca homens gays como, sei lá, uns tarados. Isso me incomodou bastante.

Também senti que a história reforça um ideal de que só se é feliz estando em um relacionamento, numa parte em que aborda a solidão do Go e como ele tem dificuldades em criar conexões com as pessoas que se relacionam, a ponto de achar que nunca vai conseguir gostar de ninguém. Mas o mais bizarro de tudo, para mim, foi uma associação que o Hibiki, um ficante do Akune, fez sobre o Go ser o tipo de cara que chama a atenção do Akune pelo fato de ele gostar de crianças (porque, no passado, o Akune trabalhou como professor numa creche) e o Go tem uma aparência bem infantil para um homem de 26 anos. Eu quero acreditar que o intuito dessa fala tenha sido levar a uma conclusão de que o Akune gosta de cuidar, de ser afetuoso, mas, se levarmos em conta a aparência infantil do Go e a malícia com que o Hibiki fala isso na cena, pode ser interpretada de forma ambígua e, meu Deus, eu me sinto tão desconfortável em pensar que ele insinuou propositalmente que o tipo de caras do Akune são os que "lembram crianças".

Enfim, Joy é uma história clichê, bobinha, que até trás umas questões interessantes, como homofobia e solidão, mas não são aprofundadas. No fim, é cheia de estereótipos e situações bem problemáticas, e meio que tudo isso fez sentido para mim quando eu li os agradecimentos da autora, em que ela afirma que, neste mangá, "usou os assuntos de um amigo que aprecia a vida gay", ou seja, já é de se esperar esse tipo de problemática em uma história de alguém que não tem as nossas vivências e percepções sobre como é ou não é aceitável retratá-las na ficção.

site: https://cassiocipriano.com.br/