Arlo Finch no Vale do Fogo

Arlo Finch no Vale do Fogo John August

Resenhas - Arlo Finch no Vale do Fogo

Amanda @litera.pura 01/03/2019

Mais resenhas em @litera.pura
Arlo tem 12 anos e acabou de se mudar para Pine Mountain. Foi lá que sua mãe passou a infância e, depois de algumas complicações, ela resolveu levar os filhos de volta para a cidadezinha. Sem muitas opções de diversão naquele lugar, Arlo decide entrar para os Patrulheiros, um grupo de jovens escoteiros normal. Ou quase isso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eles fazem acampamentos, acendem fogueiras e se aventuram pela floresta, mas também soltam luzes com um simples estalar de dedos, lidam com criaturas mágicas e sabem que precisam se proteger dos seres malignos que vivem na Floresta Longa. Como se não bastasse, Arlo teve um estranho encontro com uma garota que estava dentro de seu espelho e lhe deu um aviso: melhor tomar cuidado!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não é truque, não é mágica, é outra coisa... algo que só existe ali, perto daquela estranha floresta que abriga criaturas inimagináveis e que é capaz de engolir pessoas e transportá-las para lugares distantes. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto tenta se acostumar àquela realidade completamente inacreditável, Arlo Finch descobre que alguma coisa está atrás dele.Se no começo Arlo achava que aquele lugar era pacato, agora ele sabe que existe muito mais coisa ali e que vai precisar lutar por sua vida. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao lado dos novos amigos, Arlo vai precisar de toda sua coragem para enfrentar o que está por vir. Parece que sua rotina de Patrulheiro será MUITO mais agitada do que ele imaginou!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você está procurando um livro leve, de leitura fluida e cheio de aventuras, achou! Esse é daqueles livros que você começa e quando percebe, já passou da metade e precisa ler "só mais um capítulo" pra saber o que vai acontecer. A ambientação do livro é muito gostosa e é impossível não se imaginar ali naquela floresta junto com as personagens, as vezes assando marshmallows na fogueira e as vezes tentando não morrer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo esse livro para leitores de todas as idades, dos mais jovens aos mais velhinhos, tipo eu. Se você já foi escoteiro, então, vai ser uma experiência muito legal!

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Rafael 01/03/2019

Alguns caminhos levam você para o paraíso. Outros, para o perigo.
Apesar de adorar a capa de Arlo Finch no Vale do Fogo assim que a vi entre os lançamentos da Astral Cultural de Fevereiro, fiquei meio receoso em não gostar da história por ser uma fantasia infantojuvenil. Geralmente histórias que acompanham personagens na faixa dos 12-14 anos possuem uma história mais simples e "pura", que ás vezes não conquistam públicos mais velhos. Mas, felizmente, isso não aconteceu com essa trilogia.

Os personagens conseguem nos conquistar de cara, principalmente Arlo, Wu e Indra. Também foi louvável a introdução de certa representatividade na história, por meio de dois personagens com heterocromia. Nunca tinha lido histórias com portadores dessa anomalia, mas é de conhecimento que ela afeta diversas pessoas, então é muito importante referências para tais, principalmente nessa fase onde os primeiros casos de piadas e preconceitos podem acontecer. Fora eles, ainda temos os demais amigos de Arlo, sua mãe e irmã, e o tio, que deverá render nas continuações.

A ambientação da história também é ótima! Pine Mountain é aquela cidade fictícia que nos deixa com vontade de conhecê-la, por conta das descrição de lugares e pessoas. O mistério em torno do porquê os monstros perseguem Arlo consegue nos prender e fazer desconfiar das pessoas à sua volta; além de uma cena me deixar tenso com medo de algo acontecer com um parente específico seu.

Por ser o primeiro da trilogia, Arlo Finch no Vale do Fogo se preocupa mais em nos fazer torcer e identificar com os personagens e iniciar o mistério, dando poucas respostas, mas ainda assim nos deixando curiosos pelas continuações, que espero que sejam tão boas quanto este. Se você curte Harry Potter ou Percy Jackson, com certeza deverá gostar desse universo.

site: https://crushforbooks.blogspot.com/

Alex Nascimentto 11/03/2019

Esse livro que ganhou um pedaço do meu coração, uma vez que fazia muito tempo que eu não lia uma fantasia que lembrasse bastante Harry Potter, por isso acredito que muitos de vocês vão gostar dessa maravilha de livro... ???????????????????

"Quando Arlo olhou ao redor, as paredes do seu quarto começaram a desaparecer, recebendo uma floresta iluminada pelo luar. Só restavam sua cama e a armação da janela, por onde ele via a garota. O mundo dela estava cintilando em prata, vermelho e dourado, como um palácio feito de folhas de outono." ???????????????????
A trama nos apresenta Arlo Finch, um garoto que faz a sétima série e muda-se para Pine Mountain , uma cidadezinha minúscula no Colorado, que tem várias casas em ruínas, muitas montanhas e a mágica dentro de uma floresta ao redor, essa cidade também é o local onde sua mãe viveu por muito tempo. O pai de Arlo fugiu do país após ser acusado de traição, sendo assim sua mãe agora também tem que de virar para sustentar a família e poder sobreviver com seus dois filhos, Arlo e Jaycee. Chegando na pacata cidade, o garoto sente-se totalmente curioso para desvendar grandes mistérios da floresta, por isso entra no grupo dos Patrulheiros, que são como escoteiros, mas não escoteiros comuns, pois eles podem praticar feitiços e ver criaturas mágicas. Arlo não é apenas um simples escoteiro e sua vida também corre um grande perigo. ???????????????????
O livro tem um enredo incrível, com direito a mistério, aventura e quase-morte. Cada personagem consegue se conectar conosco, já que a trama nos prende do início ao fim. Com uma escrita infantil, ou seja leve e instigante, o livro é para todas as idades. E, que venha a continuação!!!???????????????????

#PandS 01/04/2019

Arlo Finch tem 12 anos e acabou de se mudar para a antiga casa da família de sua mãe, em Pine Mountain, onde vive seu tio taxidermista não muito adorado pela população. .
Um garoto diferente e muito perspicaz, Arlo logo faz amigos e, ao entrar para a patrulha (um clube de escoteiros), começa a aprender coisas novas sobre aquele lugar, principalmente sobre a Floresta Longa, que na verdade pode ser bem mais do que um aglomerado de árvores.
Enquanto tenta conquistar a sua patente de Patrulheiro, o jovem vai conhecer um novo reino e descobrir que existe magia e outras pessoas tão peculiares como ele. Seres místicos, feitiços e elementos que parecem bem mais familiares do que deveriam ser. Mas nem tudo é belo e feliz já que alguém, ou alguma coisa, quer o jovem morto.
A corrida dos Patrulheiros começou e, junto com ela, Arlo e seus amigos precisam tomar muito cuidado para não cair nas ciladas da floresta.
Gostei bastante do mundo e dos personagens consistentes criados pelo autor. Foi fácil me envolver com cada um, me apaixonando ainda mais pela estória. Como este é um livro introdutório da trilogia, grande parte da leitura é bastante linear, ambientando e apresentando o leitor aos cenários e personagens, mas, depois de um tempo, somos envolvidos pelo suspense e magia daquele local e a ânsia em acabar o livro só aumenta. .
Sabe aquele impasse entre "acabar logo para descobrir o final" X "não querer que termine por estar muito bom"? Foi exatamente assim a leitura para mim e tenho certeza que, se você gosta do gênero fantasia, vai querer se aventurar junto com essa galerinha também.
O livro tem uma pegada meio Percy Jackson misturado com Harry Potter, mas num formato bem inovador. .

Lina DC 07/04/2019

"Arlo Finch no Vale do Fogo" é o primeiro livro de uma trilogia protagonizada por Arlo, um jovem de 12 anos de idade.
Narrado em terceira pessoa, o livro traz uma aventura incrível e inesperada.

"- Posso lhe dizer que, como alguém com muito mais idade, a maioria das coisas de que me arrependo na vida são as que não fiz. As oportunidades que não aproveitei. É fácil pensar em razões para dizer não. É muito melhor pensar em razões para dizer sim." (p. 42)

O patriarca da família Finch precisou deixar o país por problemas com a justiça e por isso, Celeste precisou levar Jaycee e Arlo de volta para a sua cidade natal, para dividir a casa da família com seu pitoresco irmão, o Wade. Jaycee é uma adolescente de 15 anos de idade que tem aquela personalidade adorável que todo bom adolescente apresenta: um gênio temperamental e um desdenho profundo pelo irmão caçula. Wade é o esquisito da cidade. Trabalhando como taxidermista e sendo tão pouco receptivo a situações sociais, a primeira vista, parece um cara louco e assustador, mas a verdade vai aparecendo no decorrer da leitura. Celeste é uma mãe atarefada, que está correndo atrás de um trabalho para sustentar os filhos. E assim, Arlo é meio que deixado de escanteio, até que descobre na escola que existe um grupo de Patrulheiros, jovens escoteiros que passam boa tarde do seu tempo livre aprendendo manobras de sobrevivência. O problema é que o perigo em Pine Mountain não é exatamente comum...

"As matas protejo,
Os fracos defendo,
O caminho marco,
E a virtude almejo.
Espíritos da floresta, prestem atenção
Enquanto o Juramento do Patrulheiro ponho em ação." (p. 46)

A Companhia de Pine Mountain tem 27 patrulheiros divididos em 4 patrulhas, e é aí que Arlo encontrará seus novos melhores amigos: Henry Wu e Indra, dois jovens curiosos e exploradores por natureza.
Indra é uma sabe tudo e Wu, bem, Wu envolve-se em confusões frequentemente, pequenos acidentes como uma gosma derramada em sua cabeça. Juntos, esses três irão se envolver no grande mistério da Companhia: o desaparecimento de Connor e Katie Cunningham anos atrás e o reaparecimento apenas de Connor.
O livro é uma aventura do começo ao fim. Com elementos criativos, como o Bestiário de Criaturas Notáveis de Culman, fogos-fátuos e muito mais, o enredo é delicioso de se ler.

"As coisas são diferentes nas montanhas. Nem ruins, nem boas, apenas diferentes. Imagino que você leve algum tempo para se acostumar, mas vai acabar aceitando." (p. 14)

Will 08/02/2020

A tropa de escoteiros que todo mundo quer fazer parte!
John August contou uma história de uma forma que eu simplesmente não consegui relacionar ela com nada que eu já havia lido antes. A Floresta Longa, os Patrulheiros, o Reino... Tudo é tão surpreendente que não acho possível traçar um paralelo com nenhuma outra história que eu já conhecia.
Amei e mal posso esperar pelo segundo volume.

Bia 26/03/2020

Fãs de Harry Potter
Para quem gosta de HP esse livro vai ser ótimo. Crianças , "mágia" e mistério. Uma leitura para todas as idades.

Fábbio (@omeninoquele) 16/04/2020

Esperando os próximos!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝É fácil pensar em razões para dizer não. É muito melhor pensar em razões para dizer sim.❞
⠀⠀
Depois de passarem por uns problemas pessoais que resultou no exílio do seu pai na China, a família de Arlo, sua mãe e sua irmã tentam recomeçar noutro lugar, eles vão para a cidadezinha natal de sua mãe, chamada Pine Moutain.
⠀⠀
Recomeçar pra eles não vai ser fácil, sem a presença do pai e numa cidade que não lhes oferecia o que Chicago tinha, mas eles não tem outro lugar pra ir e em Pine Moutain morariam com o tio Wade. Arlo é um garoto que não tem amigos, e tem certa dificuldade com os números, mas quando chega a cidade ele tem a oportunidade de se enturmar quando decide entrar para o grupo de escoteiros.
⠀⠀
Esse grupo é chamado de Os Patrulheiros e lá nessas reuniões ele descobre que esse grupo faz muito mais do que apenas aprender a acender fogueiras ou fazer nós. Lá eles aprendem também sobre feitiços, criaturas mágicas e a Floresta Longa.
⠀⠀
Arlo percebe a medida que se entrosa no grupo que é diferente, e quando uma menina que aparentemente estava sumida aparece pra ele, dizendo que ele corre perigo, Arlo junto de seus novos amigos sabem que terão que enfrentar o desconhecido para manter o seu mundo a salvo.
⠀⠀
Uma grande aventura cheia de magia, monstros e boas doses de humor nos esperam nessa aventura dos Patrulheiros, os mistérios dessa cidade são muitos e pagina a página a história vai instigando o leitor a descobri-los. O livro é uma fantasia infantojuvenil super gostosinha de acompanhar, a escrita do autor é super leve e os capítulos são curtos, o que faz com que a história voe.
⠀⠀
Arlo é um personagem muito incrível, ele é astuto, inteligente, gosta de aprender coisas novas e raramente se dá por vencido, ele é uma criança fofa. Vale a pena ressaltar também que a irmã dele está naquela fase adolescente de ser do contra em tudo e que só vive na internet, esse contraste dos dois foi muito bom de acompanhar na história, porque quase todo mundo que tem irmão se identifica com uma dessas duas características desses personagens.

Claro que nem tudo é concluído aqui e muita ponta solta fica para os próximos volumes, visto que será uma trilogia. Mas o final ainda foi bastante satisfatório pra mim e por todos esses motivos eu considero como uma ótima história, e fico desde já ansioso pelos próximos volumes.
#ArloFinchNoValeDoFogo #JohAugust #AstralCultural

site: https://www.instagram.com/p/B_BCo7EDxj_/

Helo 07/12/2020

Uma leitura gostosa e cheia de criatividade.
Adorei a história e o universo, é tudo muito aconchegante me senti puxada pra dentro do livro a cada capitulo. Foi uma daquelas leituras que eu terminei com dó no coração sabendo que não tem a continuação em português.
O universo é inventivo e apaixonante, uma história sobre amizade e descobertas, recomendo não só para adolescentes mas para todos que gostem de uma boa aventura.

Emy 18/01/2021

Perfeito
Amei, uma história cheia de emoção, aventuras e fantasias, queria ter lido mais devagar esse final mais comecei a me empolgar e a leitura foi fluindo. Ameeeei ??

Eukaua 09/05/2021

Mais pessoas precisam conhecer Arlo Finch!
"o único jeito de perder é se você parar de tentar"

Como assim não estão falando sobre esse livro?

"Arlo Finch no vale do fogo" é um livro repleto de aventura, fantasia, mistérios e suspense. O livro carrega uma leitura fácil e rápida, de modo que você sequer percebe que em um estalar de dedos já terminou o livro...

E terminei com o coração na mão por saber que o segundo volume ainda não está disponível em Português...

Rafa 20/06/2021

Acampar e perigoso
O livro têm uma mistura de Percy Jackson e Harry Potter. Porém e muito bem desenvolvido com personagens legais e uma história muito interessante.

Olih 07/09/2022

Meia boca ass, tipo, n me prendeu nem me deixou com MTA vontade de ler os outros no final, invés de sentir um sentimento de tipo, tristeza e alegria no final, eu senti alívio
Recomendo mas n é mto bom
Dei quase 4 estrelas pq a história em si é boa

Valéria 28/09/2022

MARAVILHOSO
Esse livro é levinho, te deixa com uma expectativa saudável durante toda a leitura. Mantém um sentimento nostálgico mas ao mesmo tempo, completamente novo.
É maravilhoso. Perfeito e sem defeitos.