Mãe em Construção

Mãe em Construção Lu Menezes

Resenhas - Mãe em Construção

Rafaela 22/01/2024

É por isso que não gosto de mãe de menino
Comprei esse livro no sebo e gostei muito da premissa. A princípio esperava um livro que tratasse da maternidade de forma profunda e melancólica, colocando pontos nos is desse universo tão sensível, estressante e lindo. Eu esperava uma narrativa que subvertesse os paradigmas que a sociedade criou sobre o dever maternal, o que é ser mãe e principalmente, o que é ser boa mãe. Que trataria dos julgamentos que mães sofrem, a falta de apoio, os obstáculos que as mães encontram enquanto tentam educar seus filhos nesse mundo moderno. Mas o que encontrei foi uma comédia sobre uma mãe ?diferente das outras? mas que é tão boa mãe quantas as outras. A narrativa tentou passar a mensagem de que mães não precisam ser perfeitas para serem boas mães, que podem ter vontades além do maternal, as vezes não brigar com os filhos, mima-los, colocar para assistir TV para ter tempo de ir ao banheiro etc, valores que eu concordo, a maternidade não deve ser essa pressão sobre as mulheres, tornando-as escravas da casa e filhos.
Entretanto, em muitas passagens do livro não encontrei uma mãe imperfeita diferente das outras que dá o seu melhor e sim uma mãe, muito comum por sinal, preguiçosa que cria os filhos sem valores e educação nenhuma. Fora que, a sinopse nos promete uma sogra pestilenta e cunhadas manipuladoras, mas não temos nada disso o livro inteiro, não temos nada para entender o porquê da Gabi não gostar delas. Além disso, na sinopse somos apresentados a um quarto filho que não chega nunca e o livro acaba sem nem mencionar essa quarta gravidez.
Apesar disso, a escrita e narrativa do livro são divertidas e fáceis de ler. Como também, foi gostoso acompanhar a vida da Gabi e seus três filhos ( e seu namorido que nem peida nem cheira). Caso tenha um segundo livro sobre a quarta gravidez quero continuar a acompanhar a história da Gabi, porque apesar dos pesares ela foi uma mãe que se dedicou a melhorar enquanto mãe e não deixar que os obstáculos da maternidade destruissem seu espírito e amor pelos filhos, ela foi uma ?boa mãe?.

Luiza - @oluniverso 08/02/2019

Resenha publicada originalmente no blog Choque Literário.
Mãe em Construção é um romance nacional muito divertido e descreve a rotina conturbada e maluca da arquiteta Gabriela, uma mulher independente e vidrada em trabalho que descobre uma gravidez não planejada com o namorado Zé que, de uma hora para outra, está cada vez mais frequentando a casa dela, levando seus pertences para lá e ocupando um espaço que não é seu.

Como lidar com esse choque de realidade? Afinal, Gabi não queria filhos, muito menos a interferência do agora "namorido" em sua vida. Além disso, ela também não sabe nada sobre maternidade e ainda tem que lidar com as opiniões e interferências da família de ambas as partes (sogra e cunhada) sobre como ela deve se portar como mãe e o que deve fazer.

Na obra, você acompanha como Gabriela lidou com o primeiro filho, Pedro, e com os outros dois que vieram depois. Descobre, por meio de uma linguagem divertida e única que a autora Lu Menezes conseguiu colocar no livro, como se adaptou ao fato de trabalhar muito, ser mãe e ter como companheiro uma pessoa extremamente folgada. E claro, como ela se deu conta de que no final, mesmo que tudo não aconteça como planejamos durante o crescimento das crianças, vale a pena passar por trancos e barrancos, pois saímos deles sempre melhores.

O primeiro ponto que eu gostaria de observar sobre esse livro é a grande sacada do nome. Gabriela, ao mesmo tempo que é uma arquiteta, é uma mãe em construção. Segundo, que personalidade incrível a dessa mulher. Muito resiliente, está pronta para atender a todos o tempo inteiro (mesmo que isso lhe dê muita raiva e vários períodos de desabafo).

Agora, a verdade é que o mesmo não pode se dizer do Zé, o "namorido" dela. É certo que ele a ouve bastante e a compreende, mas não ajuda em quase nada na rotina maternal, escolar e de crescimento dos filhos (o que é de se esperar e de se obrigar de todo pai que se preze).

Para mim, a virada do livro aconteceu (e aí eu soube que realmente achara ele bom), quando o filho mais velho começa a namorar e Gabriela passa a sentir muito ciúmes da quase nora, a ponto de competir com ela em quem verá ele primeiro, agora que está fazendo faculdade nos Estados Unidos. Foi nesse momento que deu para perceber como a personalidade da mãe foi se transformando ao longo do livro, já que no começo não queria ter filhos e, depois não quer dividi-los com ninguém.

Recomendo o livro para aqueles que estão à procura de uma leitura leve e divertida e para aquelas que são (ou pretendem ser) mães. Com certeza, em algum momento, você vai se identificar com a personagem principal da história.

site: https://choqueliterario.blogspot.com/2019/02/resenha-mae-em-construcao-de-lu-menezes.html