O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Felipe.Ramos 28/03/2024

Um clássico que marcou!
Um clássico polêmico que reflete até hoje na nossa sociedade! ?

? A experiência foi bem rica e posso dizer que favoritei esse na minha lista agora. Não esperava que fosse curtir tanto e ao mesmo tempo refletir sobre os assuntos. Em pleno século XXI ainda podemos debater esse livro que é bem real no presente.

? A leitura começou mais direta e quando chegou na página 150 começou a ficar bem densa. Porém, teve uma reviravolta bem interessante que instigou um ânimo para os próximos capítulos. Gostei muito do trio protagonista: Basil, lorde e Dorian. Esses três colocaram os diálogos em ação e sem censura para suas opiniões pessoais. O Lorde Henry é o cara mais odiado por conta das suas falas preconceituosas.

? Basil é um pintor sensível, religioso e que coloca muito se si nas suas pinturas. Tem adoração pelo seu amigo Dorian e deixa bem claro durante toda a trama. A Beleza de Dorian é colocada em cheque e com isso ele consegue atrair homens e mulheres, uma ousadia da sua parte que usa a seu favor também.

? Dorian é um jovem que tem preocupações com seu futuro e o envelhecimento. No livro a gente vê uma série de reflexões sobre moral, juventude e beleza. De outra perspectiva, podemos olhar para a época que foi marcada por perseguição e censura a quem estava fora dos padrões vigentes. Oscar Wilde é a prova viva disso, pois o autor sofreu condenação após ter o seu escrito publicado.

? É muito importante a gente olhar hoje para o nosso contexto social e perceber que muitas mudanças vieram, porém ainda estamos em constante luta para o respeito e principalmente para a liberdade de expressão. Será que estamos em progresso? E o retrocesso? Podemos observar que ainda existem muitas semelhanças nos dias de Hoje. Censurar livros ? Discursos de ódio? Fanatismo religioso?

? Com certeza ficou um aprendizado depois dessa leitura! Super indico!

- Avaliação: ????? (5.0)

claroviski 28/03/2024

Alguém mata o Dorian Gray
Achei extremamente cansativo e com discussões fúteis sobre o narcisismo de um jovem que pouco se atentava à sua beleza até alguém dizê-lo. Enrola demais em um mesmo ponto. Me vi torcendo para que o Dorian Gray morresse logo pra história acabar.

Lorena.Almeida 28/03/2024

Chatissimo
Que livro que se arrastou continuamente, ele tem menos de 200 páginas, mas poderia totalmente ter 100. Que escrita chata que não flui. Final extremamente previsível e aberto, queria saber o porquê todas aquelas coisas aconteciam ao redor de Dorian e simplesmente não faço a mínima ideia, nem o porquê ele não envelhecer.

Carolina1178 28/03/2024

Não sei se necessariamente acredito que este livro seja 5 estrelas, porém o foco não é eu pensar sobre que nota dar ; mas sim refletir sobre o que o autor nos trás em toda a obra e seu final também
precisarei de um tempo para refletir sobre tudo

LomsCamps 27/03/2024

Amei
Demorei muito tempo para ler, achando que seria uma leitura difícil. Não é a mais fácil, porém vale muito a pena, te faz pensar sobre muita coisa a respeito de vaidade, principalmente para a época em que foi escrito e a crítica nesse sentido.

Daiane368 27/03/2024

Uau
Que livro fantástico. Muitas coisas incríveis e absurdas, pensamentos e críticas bem pensadas. O Dorian é um personagem muito surreal e real ao mesmo tempo.
O personagem que eu achei mais interessante foi o Lorde Harry.

moneytr33s 27/03/2024

O preço da juventude eterna
?A beleza fora para ele apenas uma máscara, a juventude apenas escárnio. O que era a juventude na melhor hipótese? Um tempo verde, imaturo, um tempo de disposições superficiais e pensamentos doentios. Por que usara seu traje? A juventude o arruinara.?

O retrato de Dorian Gray, um livro clássico de Oscar Wilde que nos mostra, do início ao fim, a corrupção de uma alma pura e inocente, deixando aparente as loucuras que um ser humano é capaz de fazer para a obtenção de satisfações fúteis e superficiais, além do seu poder de influência para com as pessoas próximas a ele.

A simples má influência de Lord Henry, foi o que bastou para o jovem Dorian Gray ir de um menino belo e íntegro, para um narcisista desalmado, obcecado por prazeres e pela corrupção das almas alheias. Henry, com suas palavras sagazes e filosofias duvidosas, enreda Dorian em um mundo de hedonismo e indulgência, desencadeando uma espiral de decadência moral.

É inegável que as pessoas se importam mais com a beleza de seus corpos do que com o estado de suas almas. Todos nós somos suscetíveis à tentação quando um prazer irresistível nos bate à porta. Não foi diferente com o protagonista, cujo demonstrou conformidade em dar a sua alma em troca da possibilidade de um retrato, contendo sua autoimagem pintada por seu amigo, suportar o peso de seus pecados e do envelhecimento constante ao qual estamos fadados, contato que pudesse manter sua aparência externa pura e jovial, enquanto sua alma afundava cada vez mais em um poço de transgressões, escuridão e
crueldade.

honey.dry 27/03/2024

Edição da darkside linda e cheia de conteúdo para que o livro possa ser melhor entendido.
O livro tem uns capítulos maçantes principalmente por ser antigo, mas vc se envolve com a história e fica impossível abandonar. O livro carrega um peso enorme, tanto para o autor quanto para a história de um povo reprimido e tido como errado, fiquei encantada com os detalhes do julgamento do Wilde e toda a simbologia por traz disso. Ele fez um ótimo papel em se tornar um mártir e acho que essa leitura deveria ser obrigatória pra quem se diz resistência contra autoridades hipócritas.
Oscar Wilde foi um símbolo de resistência e coragem, nunca negou suas raízes, seu princípio e sua arte, defendeu a arte por arte e o direito da literatura até o final.

Clarita 27/03/2024

Sem a sua efígie, quem é você?
Oscar Wilde afirmou sobre sua obra: "Basil Hallward é o que penso que sou, Lord Henry, o que o mundo pensa de mim e Dorian é o que eu gostaria de ser, em outra época, talvez". Associo essas três personas aos três condutores morais indicados por Schopenhauer: compaixão, maldade e egoísmo, respectivamente, os quais estão presentes simultaneamente em cada indivíduo em proporções diferentes. O único romance de Oscar Wilde não foi escrito para provar nada, visto que o autor era adepto do esteticismo (arte pela arte, como afirmou Harry "toda arte é absolutamente inútil"), esse pensamento encaixa bem à época em que Wilde viveu (Inglaterra do século XIX), em que julgaram-o e condenaram-o por apresentar comportamento homossexual e enxergar o moralismo como repugnante era algo prognosticável. Independentemente de "O retrato de Dorian Gray" ditar moralismos ou não, o livro expressa a dubiedade do ego e a superioridade e indispensabilidade do superficial de uma forma cruel e esplêndida. O livro me fez temer o perdão e suplicar pelo castigo.

Leticia.Monteiro 26/03/2024

Apesar de levar exatos 3 meses para ler esse livro, ele é excelente! E essa edição da caveira está perfeita (como sempre)

lizmr_rm 26/03/2024

Dorian Grau é um jovem vaidoso e muito influenciável, que com a influência de Lord Henry descobre as corrupções do mundo e cria gosto por elas, mantendo um segredo por detrás dos seus pecados.

Nicolle.Cipriano 26/03/2024

"Era realmente verdade que não se podia mudar? Ele sentia uma saudade louca pela imaculada pureza de sua adolescência ? sua adolescência rosa e branca, como lorde Henry uma vez a chamara.

Ele sabia que tinha manchado a si mesmo, enchido sua mente de corrupção e dado horror à sua imaginação; que ele fora uma má influência para os outros e tinha provado uma alegria terrível, por assim ser; e que as vidas que cruzaram a dele própria foram as mais justas e cheias de promessas que ele envergonhara. Mas seria tudo irrecuperável? Não haveria esperança para ele?

Era melhor não pensar no passado. Nada poderia alterá-lo. Era sobre ele e no seu próprio futuro que ele teria de pensar."

Ancerisa 26/03/2024

Cuidado com o que te influencia
Dorian é um garoto jovem e muito inteligente, mas a juventude o faz exposto a diversas influências, sendo elas representadas por dois homens: Basil, um pintor habilidoso que trás a arte e a sentimentalidade e Henry, um aristocrata sábio que trás a racionalidade e o humanismo. Desse embate de ideias, o que mais o moveu foi a fissura pela beleza e vaidade que tinha.
Enquanto a arte de Basil buscou a Dorian como modelo, Gray buscou a lógica de Henry, e isso trouxe consequências para a vida do garoto. Ter sua beleza eternizada e os reflexos de suas ações retratadas em um quadro na parede trouxe diversas reflexões ao longo da história e nos tornamos apenas telespectadores da hipocrisia dos personagens.
A leitura traz inúmeras referências e, principalmente, informações distintas de uma só vez, e isso foi o que tirou 1 estrela da minha avaliação. Apesar disso, a história te encanta, pois com tantos acontecimentos, você fica pensando o que tais coisas poderiam levar ao final do livro.
Nunca pensei que aparentar ser jovem para sempre pudesse provocar tantas confusões na vida de alguém.