O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

duda 23/04/2024

Dorian gray quem você seria se fosse gente
E realmente, será que existe personagem mais humano e real que esse? apesar de tudo ele foi fiel aos seus ideais até o final mesmo que pra isso ele tenha cometido atrocidades.

o pobre do basílio sendo apenas um artista apaixonado. no final a arte dele matou ele.

harry falando coisa que não sabe e pagando de intelectual pensante vsfdd (apesar de ter falado umas coisas bem notáveis).

e vsfdd o dorian também egoísta com um ego do tamanho do mundo. não entregou nadaa, só vitimizaçao e crimes.

esse livro tem material pra muita análise viu, só não faço isso pq tenho preguiça

lexi pereira 22/04/2024

Uma verdade difícil de escapar
É óbvio que todo mundo envelhece mas parece que só lendo esse livro que eu percebi como isso é inevitável e cruel, geralmente não pensamos nas coisas que consistamos e no que queremos de uma maneira tão crítica e minuciosa mas essa história carrega essa observação, me fez refletir no meu tempo e na forma que eu estou amadurecendo e caminhando na minha vida e isso mesmo sendo assustador traz um tipo de conforto no final?

paula1735 22/04/2024

Belíssimo
Encantador, arrebatador, belíssimo, incrível, persuasivo e impecável

Oscar wilde foi capaz de proporcionar tudo em seu único e primeiro livro.

Maryana99 21/04/2024

Uma obra repulsivamente interessante
A obra de Wilde incomoda. O fato dos personagens serem detestáveis não é apenas um retrato da época que foi ambientado, mas um reflexo da própria humanidade.
Não sei dizer se gostei do livro, mas ele certamente me provocou emoções. Mesmo que ruins. Um final que eu esperava, mas que ainda me foi surpreendente.
Minha reflexão é que o mal por si só, presente nas pessoas,mas do que um conceito religioso ocidental, é castigado pelo próprio fato de coexistir em nós mesmos. Uma espécie de angústia existencial pelo fato de nós sermos fadados a cometer erros e a ter que conviver com isso. Entretanto, é o que nos faz humanos a tentativa de reconhecer que somos falhos e buscarmos melhorias diariamente.

Atitude que esteve ausente em cada um dos personagens de Dorian Gray.

Enfim ainda acho que esse Dorian não era bonito coisa nenhuma. Devia ser um Tonhão qualquer com o ego de um homem branco, europeu, britânico, rico e que se fazia de hétero pq reconhecemos uma bicha enjaulada no armário quando lemos sobre.

Isso é tudo pessoal.

Rebecca.Lucena 21/04/2024

Esse livro me fez odiar praticamente todos os personagens. Mas é justamente essa capacidade de despertar em mim tantas emoções, que faz com que O Retrato de Dorian Gray seja uma leitura tão impactante.

charles67 20/04/2024

Uau galera quem diria q o pintor era apaixonado
Nossa o final foi bem previsível mas ainda assim me deixou meio surpreso .. não sei pq foi censurado? eles eram tão dramáticos naquela época n tinha nada dms e ainda se tivesse vms respeitar o artista? amei o livro .. um clássico que não cansa !

Lorena Veneziani 20/04/2024

Aparências
Dorian é um homem que se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton, que considera que a beleza e a satisfação sexual são as únicas coisas que importam na vida. Ele deseja então vender sua alma para que apenas um retrato seu pintado a óleo envelheça e desapareça, mantendo sua juventude eternamente. Como Fausto, Dorian tem seu desejo atendido e parte para uma vida libertina e amoral.

Único romance escrito por Oscar Wilde, publicado originalmente em 1891 (versão sem restrições de palavras consideradas indecentes).

Por ser um livro mais antigo, a leitura é mais densa e mais cansativa.

Vemos muito o retrato da sociedade daquela época e, como sempre, quanto maior o teu status nela, maior as suas responsabilidades.

No início de tudo, Dorian é apenas um menino inocente, que ao se associar com algumas pessoas, resolve querer descobrir o que mais a vida tem a oferecer além do dinheiro: o prazer.

E, quando o seu amigo Basil resolve pintá-lo em um quadro, pois considerava o Dorian como sua inspiração, Dorian reflete a sua imagem e faz um pedido de que nunca gostaria de envelhecer.

Que seu rosto e físico permanecesse jovem, para ser adorado, e as consequências da idade avançada, passasse apenas para o seu quadro.

Uma história sobre a descoberta da vida de um jovem, onde seus piores prazeres podem ter um preço a pagar.

A resenha demorou a ser feita, pois precisei refletir e absorver mais a obra, também conferindo o filme para se ter uma visão mais clara sobre a história.

Recomendo para quem gosta de ler os livros considerados "clássicos de uma geração".

Camila 20/04/2024

Um clássico da era vitoriana sobre a destruição da vida através da perfeição da arte.

O livro nos confere um mix de sentimentos que vão da empatia ao extremo choque. Escrito de maneira muito fluída e fácil de ser lida, nesta edição em especial, com várias informações relevantes que complementam o entendimento do contexto histórico.

Art.inexistente 20/04/2024

Impressionante!
Eu li o retrato de Dorain Gray pela escola, e também por escolha minha. Ele é um livro que fala muito sobre a nossa ambição por algo, e pelo desejo do Dorian pela juventude. Uma série de acontecimentos se passam na vida do Dorian após ganhar o quadro. E é bizarro o que acontece pois ele muda e muito depois disso. Fora o final do último capítulo que me deixou assim: ?

Jaliane0 19/04/2024

"O retrato de Dorian Grey"
Livro muito bom, não compreendi muitas das falas filosóficas mas ainda curti bastante o livro.
O final também foi incrível.

novais4 19/04/2024

"Porque influenciar alguém é lhe entregar a própria alma"
Li super rápido e recomendo muito pra quem quer começar a ler clássicos, a leitura foi muito fluída e a história viciante! O livro traz muitas reflexões interessantes, além de ser aquele tipo de livro poético que faz você querer marcar todas as frases.
Ótimo livro, um dos melhores que já li!