A casa de 365 janelas

A casa de 365 janelas Deo Saraiva

Resenhas -

Clarissa 08/07/2020

Ambição destrói
A sede da fazenda Amoreira foi o plano de fundo de histórias de ambição, traição, mortes além das inúmeras crueldades impostas pelos negros.
A construção da sede foi grandiosa, com várias quartos, salas, salões e suas incontáveis janelas... mas o que mais chamava atenção eram as janelas falsas... O paredão era visto de longe e para tornar mais agradável aos olhos, foram pintadas janelas idênticas as verdadeiras. Este paredão era a senzala.
Apesar de triste é uma leitura muito interessante, nos envolvendo em cada personagem, no drama humano da casa grande a senzala.

Janise Martins 17/07/2023

A Casa de 365 Janelas

Confesso que estranhei a escrita, é mais um relato que uma história contada, um romance, é parecido com jornal. Acho que isso colocou uma certa distância entre o leitor e o escritor, na verdade, com a história em si. O tema não é meu preferido, porque me dói o coração.

A história conta sobre a construção da casa com 365 janelas e tudo que a envolve, assim como a época, usos e costumes, religião, escravos, crueldade, brancos, a própria construção e envolvidos com ela.

Muitos relatos são fortes, chocantes, muitas vezes parece um texto histórico para estudiosos. Em outros momentos somos presos nos acontecimentos relatados, mas senti falta de uma maior emoção e envolvimento com os personagens. Aliás, são muitos personagens. E o tempo percorrido é longo demais.

Mas é uma leitura muito interessante, terminei com o coração pesaroso, escravidão não é um tema que eu leia, está mesma estante de nazismo e guerra, podendo evitar, eu evito.

E foi isso.
Bjoo.