O Século Dos Cirurgiões

O Século Dos Cirurgiões Jürgen Thorwald

Resenhas - O Século Dos Cirurgiões

Lilica 31/08/2010

Brutal e apaixonante
É um livro para quem tem estomago, literalmente. Indispensável para médicos. Fascinante para os não médicos. Um incrível passeio pela história da medicina, sem subterfugios, sem metáforas, direto e preciso como uma incisão cirurgica.

Vi2 29/05/2020

Um passeio pela história fundamental da cirurgia.
Esse livro é, na minha opinião, inestimável.

No interior desse livro encontramos os relatos de Henrique E. Hartmann, médico que atuou no século XIX. Os conteúdos presentes nesses relatos, de maneira muito simplificada, são os marcos que fundamentam a cirurgia moderna. Hartmann era um acadêmico aficionado pelo progresso da cirurgia, e dedicou grande parte de sua vida a pesquisar as modernidades de seu tempo, e em muitas ocasiões viajou para ter com os desenvolvedores dessas novas tecnologias, de forma que episódios marcantes na história da cirurgia estão descritos nesse livro.

Esse conteúdo pode ser, seguramente, consumido por leigos em matérias biomédicas. Porém, na minha opinião, aproveita melhor a história aquele que de alguma forma sabe se situar melhor nesse período da história e nesse assunto.

Leigo ou não, uma leitura imperdível, na minha opinião.

Suellen 31/01/2021

Li para um trabalho da faculdade e me surpreendeu o quanto é bom!
Me fazendo pensar em como o progresso científico sempre traz um pouco de escárnio da tradição, gostei muito desse livro.
Fala das pessoas que "descobriram" o éter e o clorofórmio - anestesia - cesariana sem morte da mãe, assepsia, apendicite...

Teco3 17/02/2022

Um trabalho de historiografia impressionante sobre os momentos chaves que tornaram o século XIX como o ponto de inflexão na cirurgia, permitindo assim uma revolução nos tratamentos para saúde humana.

Biel 13/03/2022

Cirurgia: uma ciência singular
É impressionante como algumas pessoas e suas convicções foram/são tão importantes para que muitas vidas sejam salvas nos dias de hoje.

Só de imaginar que os autores foram contemporâneos de alguns dos principais nomes da cirurgia já tornou o livro muito interessante para mim.

Mesmo sendo um português mais antigo, não tive dificuldade de ler o livro. Por fim, recomendo para aqueles curiosos e que gostam do tema.

Alan Santana 20/11/2020

Excelente.
Uma obra prima que TODO profissional da saúde (médicos, médicos veterinários, enfermeiros, auxiliares) deveria ler. O livro conta de forma aprofundada, clara e objetiva os maiores marcos e personagens da história (tenebrosa) da medicina, além de salientar com inúmeros exemplos como o orgulho, ego, preconceito e a ignorância atrasaram de forma catastrófica o progresso da medicina e causaram a morte de milhares de pessoas.

Leonardo 28/12/2020

Livro espetacular!! O que as noções das práticas médicas contemporâneas é algo, por assim dizer, óbvio para a grande maioria, por meio deste livro é tomado conhecimento da parcela de quantas pessoas sofreram para que hoje contássemos com esse vasto conhecimento. Recomendo a leitura!

EduardoEverling 29/01/2019

Os alicerces da cirurgia contemporânea
Obra de referência sobre a história da medicina, “O Século dos Cirurgiões” relata de forma instigante o passo a passo dos avanços que possibilitaram a evolução desenfreada da cirurgia e formam as bases do conhecimento cirúrgico atual. Thorwald, por meio de anos de pesquisa histórica, dá vida aos relatos de seu avô, Henrique Estevão Hartmann, que presenciou a primeira aplicação de anestesia operatória durante uma cirurgia de amputação de língua, e partir de então passou a seguir os passos dos cirurgiões que foram os protagonistas dos avanços que se seguiram.
Através dos relatos do livro, acompanhamos personagens como McDowell, autor da primeira cirurgia de ovário bem sucedida; Warren, representante das antigas práticas cirúrgicas e da primeira cirurgia sob anestesia de Morton; Civiale, autor da primeira extração indolor de cálculos urinários; Liston, que realiza a primeira amputação de membro sob anestesia na Europa; Simpson, descobridor do clorofórmio e de partos sob anestesia; Florence Nightingale, figura de destaque na prática da Enfermagem moderna; Simon, que realiza com sucesso a primeira nefrectomia; Porro, representante do medo da infecção puerperal e que realiza a primeira histerectomia, salvando mãe e filho durante uma cesariana; Semmelweis, médico incompreendido e à frente em seu tempo na valorização da anti-sepsia; Lister, expoente da disseminação das práticas antissépticas em cirurgia, apoiado por Koch, precursor da microbiologia, e Halsted, propagador de suas ideias na América; Murphy, que difunde a apendicectomia precoce.
Em cada capítulo, novos cenários nos são apresentados, com descrições absurdas de técnicas ultrapassadas que assombram por serem reais, com passagens comoventes de pacientes que possibilitaram com seu sofrimento e sua vontade de viver os progressos da cirurgia, com encontros entre o acaso e a genialidade, no desenvolvimento da ciência e da arte de curar.
Leitura indispensável para compreensão das origens e dos rumos da cirurgia e da medicina da atualidade.
Vic 29/01/2019minha estante
Perfeito , irmão! Um livro que todos os futuros cirurgiões devem ler e se inspirarem na busca constante da inovação.

Ninissa 24/05/2021

Por ter sido um livro indicado por uma professora pra debate na turma comecei a ler achando que não me interessaria muito. Contudo, com o passar das páginas cada vez mais eu me via ansiosa para ler qual nova descoberta seria feita e qual desfecho ela teria.
Em suma me impressionou muito, meu lado brasileira amou ler o tanto de fofoca que tinha em volta de ações que temos hoje em nossa rotina (tanto no hospital quanto em casa, por causa da pandemia) tidas como tão simples e ver que simples descobertas podem vir de lugares que a gente menos imagina, além da importância da observação de tudo que nos rodeia.

Yuririn 11/08/2021

Gostei de saber mais sobre a história da medicina no ramo da cirurgia. É impressionante e tenebroso ver como as coisas eram feitas antigamente, os procedimentos que só gente com muita coragem ou já sem esperança tentava fazer. Tbm achei inspirador ver alguns dos pacientes se mantendo firme mesmo quando os médicos não tinham muito o quê fazer ou quando as coisas pareciam sem solução (como no caso daquela mulher que tentou extrair o câncer no ovário com um cara lá e deu td errado depois disso). Algumas transições dos assuntos podiam ser melhor, mas o conteúdo em si com todas as referências às pessoas famosas foi bem legal de ler, deu pra aprender bastante e associar os assuntos com a época.

Flavia 22/02/2023

Cara, que livro interessante
É impressionante a que as pessoas se submetiam em tentativas desesperadas de se salvar os aliviar um sofrimento. Inimaginável passar por uma cirurgia sem anestesia, não ter acesso a antibióticos e sequer luvas.
Curioso também como foi difícil abandonar certos paradigmas hoje tão obviamente superados.

Natália Fantinel 12/01/2015

Maravilhoso
Fantástico, está entre meus favoritos porque sem duvidas é um dos melhores livros que já li. Para aqueles que trabalham na area da saude e tem algum contato com cirurgia, é uma leitura indispensável, cativante e leve! O livro retrata de uma forma incrível as mudanças que ocorreram até os dias de hoje e nos faz refletir muito sobre sanidade e a importancia de boas praticas cirúrgicas.recomendo para todos os "amantes" da cirurgia ou para aqueles que apenas gostam e tem estomago para sangue!

Simone de Cássia 03/03/2018

Fantástico! Foi mais do que eu esperava... Eu previa que fosse gostar, mas foi muiiito mais interessante! Claro que pra gostar tem que ser ou alguém da área de saúde ou alguém que curte esses assuntos, mas o fato é que é extremamente esclarecedor, mostra a luta dos médicos na tentativa de vencer a dor, as infecções, a própria morte e isso em uma época sem instrumentos, sem remédios, sem nem mesmo o conhecimento anatômico direito... As aberrações cometidas por completa ignorância, como por exemplo quando a parturiente morria, enquanto se decidia o que fazer para tentar salvar o bebê, prendia-se a boca da mãe com uma espécie de pinça e deixava bem aberta para que a criança em seu ventre pudesse continuar respirando!!! Livro maravilhoso, virou relíquia pra mim!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

O Avanço Da Medicina
Nesse livro, o escritor Jürgen Thornwald (1915-2006) cria um protagonista curioso. Apresentado como seu avô, trata-se de um médico que teria testemunhado os principais avanços da medicina durante o século XIX. Entre eles, desponta a descoberta da anestesia, a importância da assepsia e a apresentação do Rao X durante uma conferência médica.

De fácil compreensão, sem dúvida, fica evidente o salto dado pela medicina na época, reduzindo o derramamento de sangue, as dores e o número de mortes. Aliás, as primeiras cem páginas são assombrosas, lembram um thriller de horror com as descrições de procedimentos cirúrgicos realizados com ferramentas primitivas que tornavam a profissão de cirurgião semelhante a de um açougueiro.

Li esse livro há trinta anos, nos meus tempos de faculdade, e acabo de relê-lo. Confesso que o impacto foi o mesmo, especialmente, se levarmos e conta que os fatos apresentados datam de pouco mais de cem anos.

Para finalizar, o escritor possui um outro livro sobre o assunto, tendo como tema o século XX, "O Mundo dos Cirurgiões", que está esgotado.

Mile 25/07/2021

Leitura difícil, mas boa
Esse foi o primeiro livro sobre medicina que li. Trata-se de uma narrativa histórica e não de um livro teórico, mas ainda assim, é o primeiro relacionado ao assunto.
É incrível ver os avanços da medicina e ver como nada é tão bom que não possa ser melhorado. A ciência promove maravilhas!