Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Lorena Roseno 08/03/2021

Um livro sobre desfazer algumas crenças do que é "educação"
"O ato de bater diz mais sobre a falta de habilidade de lidar com as emoções de quem bate que sobre a necessidade de ser corrigido de quem apanha." Amei ler esse livro, que tem verdades duras mas extremamente importantes sobre uma das coisas mais difíceis que existe: criar e educar um ser humano. No meu caso dois ser humaninhos.
LetAcia972 14/11/2023minha estante
??

Lista de Livros 03/10/2022

Lista de Livros: Educação não violenta, de Elisama Santos
“Diante de uma sociedade assustadoramente intolerante, adoecida física e emocionalmente, fica claro que o foco da nossa educação deve sair do puro aprendizado da matemática, física e português, para o aprendizado da empatia, das habilidades sociais e do autoconhecimento. Queremos filhos educados, saudáveis e felizes, mas os nossos métodos educacionais são baseados em punições, críticas, ameaças e humilhação, o que se mostra claramente incoerente.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/08/educacao-nao-violenta-como-estimular.html

Nando Borges 22/12/2020

Repetitivo
Acho que li a palavra workshop umas 500 vezes no livro, talvez mais. Tudo acontece nos workshops da autora. Podia ter uma dinâmica diferente que não cansasse tanto.
Day 02/03/2021minha estante
Talvez seja porque esse seja o "laboratório" da autora. Não acho que seja repetitivo, mas explicativo, exemplificando as situações em que as ferramentas são necessárias e úteis.

Priscilalopesfr 27/12/2023

A temática é bem importante. Tenho lido alguns livros com esse tema.
Este me deixou um pouco mais cansada, a leitura é arrastada e a diagramação do livro cansa.
Alguns capítulos foram bem difíceis de terminar, já alguns outros foram ótimos.

Lili 20/05/2019

Educação Não Violenta
Eu gostei muito desse livro. O que não quer dizer que concordei com tudo, claro. Sempre que leio um livro sobre educação infantil, eu sinto o mesmo: nenhum livro se aplica 100% à nossa realidade. Por outro lado, nunca li nenhum livro desse tipo que não me desse pelo menos uma dica útil. É só ler de guarda baixa e coração aberto, não invalidando todo o livro apenas porque discordamos de algo.

Gostei muito das dicas para sair de situações em que só pensamos em gritar ou bater nas crianças; gostei do desenvolvimento da empatia (tentar ver pelos olhos das crianças é muito revelador) e gostei também do tom do livro, como uma conversa franca e sem receitas de bolo.

Recomendo muito para quem não quer recorrer à violência e ainda assim não quer ser permissiva com os filhos.

Liliam 24/10/2021

Um livro muito importante
A autora do livro é psicanalista e se formou depois de ser mãe. Deixou a área do Direito. É um livro que não tem um tom autoritário do que tem q fazer como muitas vezes vemos nos insta. Há sim muitos questionamentos, principalmente sobre a educação q recebemos e q tb nos constituem. É tb de uma mulher negra, nordestina e que fala de uma educação q não recebeu, a não violenta. Ela Tb não diz q educar seja uma tarefa fácil.

O livro virou best seller no Brasil e fico feliz por isso.. Eu recomendo a leitura. Ela tem canal do YouTube, participou recentemente de um podcast chamado Calcinha larga. ¡Quem puder comprar o livro dela compre. Vale muito a pena.. Não podemos Tb querer tudo de graça no instragam. O livro é fruto de um trabalho intelectual q merece ser remunerado

Uma amiga me emprestou esse livro. Eu agradeço 😄😎

Leticia 25/03/2021

Maravilhoso
Trabalho na aérea da educação, simplesmente amei a escrita super fluída e fácil da autora!

Com temas importantes e exemplos práticos, a leitura voa e traz boas reflexões.

Sabrina320 30/07/2021

Manual da vida
Maravilhoso para sempre consultar e ir absorvendo aos poucos! Dinâmico e gostoso de ler, me apaixonei pela Elisama também! Que mulher!

Kelly.duarte 03/05/2023

Achei o livro bem reflexivo, com varios trechos interessantes e realistas, com certeza aprendi muito com a leitura e vou praticar muito do que li!

Marcos 27/10/2022

Fácil e rápido... Para quem lê apenas um livro por vez.
É um livro introdutório, eu diria. A autora reúne as mais diferentes fontes sobre educação de crianças e, a partir disso, busca explicar em um linguagem fácil e acessível utilizando exemplos dela e de suas pacientes. Recomendo para quem estiver começando o assunto, para mim serviu para me lembrar de algumas técnicas e para fortalecer o desejo de estudar mais a fundo sobre Comunicação Não Violenta.

Pâm 12/10/2022

pais, leiam
Ele é uma leitura bem dinâmica, traz muitas historias reais da própria autora e também de pacientes dela. De modo geral, achei um conteúdo realístico pra minha vivência - claro que como qualquer assunto, nem sempre da pra concordar e aceitar tudo. Mas boa parte do que foi abordado tem fundo em estudo da psicologia infantil e não apenas em opinião da autora.

O livro é dividido em 7 capítulos, e tirando o capitulo 7 são todos voltados para a educação de filhos. Já o último é focado mais para os pais. Aborda muito a questão de 'cuidar de si mesmo para poder cuidar de outros.'

Sempre no final de cada capítulo tem um resumo dos pontos principais. Achei muito prático, principalmente se você quiser fazer uma busca rápida.

Minha opinião sobre o livro: tem partes que a autora é super objetiva. Já em outros pontos percebi que ela patina um pouco em determinado assunto e parece que fica dando voltas. Nessas horas a leitura fica um pouco cansativa - mas não é sempre, é só em alguns pontos mesmo. No geral, seria um livro que eu leria rápido, afinal só tem 166 páginas. Mas por conta desse ponto que mencionei anteriormente mais o fato de eu ter uma rotina super corrida, acabei demorando mais do que o desejado. De qualquer forma, eu aprendi muito com o conteúdo que a Elisama abordou.

Se eu recomendo o livro? Sim, apesar de ter os seus pontos negativos, de modo geral eu recomendo sim. Para aqueles que querem aprender a educar seus filhos ou para professores que desejam aplicar uma educação mais branda para os seus alunos, eu acredito mesmo que vale a pena a leitura.

site: https://milleguas.blogspot.com/2022/10/113-resenha-educacao-nao-violenta.html

Alice 28/12/2020

Validação de sentimentos
Excelente leitura. Pais e educadores leiam este livro! Através do autoconhecimento mudanças significativas ocorrerão em seu cotidiano.

eloisa 07/07/2021

me interesso pelo assunto educação não violenta, achei ótimo a forma como a autora escreveu sobre isso e pude entender melhor ainda como palmadas e punições não funcionam a longo prazo.

21/09/2020

É um livro conciso e direto sobre parentalidade. Fácil de ler, discursa sobre Disciplina Positiva e fornece alternativas à educação que temos como tradicional. Um ótimo livro para começar a rever conceitos antigos e mudar atitudes.

Talita 19/01/2021

Muito bom!
Gostei bastante do livro! Não achei repetitivo como costuma acontecer com livros do gênero "auto ajuda" que creio que ele se encaixa. Contém vários exemplos que ilustram os temas abordados e isso é positivo. Recomendo para pais e educadores que buscam uma educação de qualidade e não violenta, visando estimular a responsabilidade e autonomia em suas crianças ao invés do autoritarismo. Pretendo ler outra obra chamada "Por que Gritamos?" pois achei agregadora a escrita e vivência da autora.