Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

*Day* 24/04/2024

LEITURA PARA A VIDA!

Muito ao contrário de ser um livro chato, como algumas pessoas podem achar, é cativante e assertiva. A autora é cirúrgica em vários pontos considerados tabus como pais expor suas emoções aos filhos, por exemplo. Em como é importante o outro mais para dentro de nós mesmos, sobre autocuidado como um meio de se chegar a um fim. Sobre pensar além de nós mesmos, olhar o outro. E pensar “talvez” fora da curva.

Ela utiliza a sua experiência como consultora e palestrante (CNV), além de ser mãe de 2 crianças para exemplificar sobre resiliência, autoestima, diálogo, empatia entre outras coisas. Que é importante ouvir, antes de julgar e que esse julgamento muitas vezes é muito nocivo tanto para a criança como para nós mesmos.

Que tudo é um processo, mas que não precisa ser doloroso alcançar um resultado positivo. Pra mim foi um livro introdutório sobre este tipo de educação (CNV), mas me trouxe várias ideias de como aplicar na minha rotina diária. Já que não sou mãe, servirá principalmente para o trabalho em sala de aula.

Recomendo ^_^

Florvirou 21/04/2024

Ótima opção de leitura pra quem é fã da CNV e tenta aplicá-la diariamente em sua rotina. Leitura fácil e encantadora.

Karol 30/03/2024

Leitura necessária para a VIDA.
Termino de ouvir esse livro sentindo um afago na minha alma e coração. Nasceu um filho, nascem milhões de culpas e julgamentos junto e o pior de tudo? Somos nosso maior julgador. Elisama foi cirúrgica em ressaltar diversas vezes o quão importante é cuidarmos de nós mesmas, o quanto as afirmações que crescemos ouvindo, refletem nossa personalidade, o quanto nossa personalidade vai afetar nossas crianças e o ciclo vicioso de repetir tudo o que nos foi condicionado. Esse livro deveria ser indicado nos cursos de maternidade, deveria ser mais explorado e viralizado na internet. Eu amei essa leitura e já estou pronta para dar o play novamente com papel e caneta nas mãos para estudá-lo minuciosamente, para me curar, para me avaliar e para ser uma mãe e pessoa melhor. Gratidão Elisama por ter nos dados essa obra de presente.

Marina Mendes 29/03/2024

A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.

Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.

Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.

Day 20/03/2024

É um bom livro, mostra a educação positiva da forma mais sincera e natural, mas particularmente foi uma leitura demorada e arrastada para mim. Talvez seja mais proveitoso quando minha filha estiver maior. Ainda sim, recomendo. Acredito que o último capítulo tenha sido o mais especial!

Kami 29/02/2024

Autocuidado para cuidar do outro
?Cuidar da forma como educamos é cuidar do mundo que receberá esses seres mais conscientes de si.?

Nós somos seres emocionais, se adultos, sentimos algumas coisas de forma mais intensa, imagine as crianças?

Eu não devo cobrar que a criança tenha a compreensão e o desenvolvimento emocional que um adulto pode ter.

Por fim, Elisama me fez compreender que preciso me aceitar e me permitir transformar, para modificar a educação que transmito aos meus.

PatrAcia184 28/02/2024

Desconstruindo a educação que recebemos
Livro importante para quem quer educar seus filhos de forma diferente da educação que recebemos. Porque tratamos as crianças como se elas não tivessem vontades e depois queremos que elas sejam independentes e criativas?

Cacau 27/02/2024

Maravilhosa!
Amo a Elisama, amo os livros da Elisama e todas as reflexões maravilhosas que ela faz. Esse livro me fez ver muitas coisas que faço e posso melhorar. Amei!

damariscaina 25/02/2024

Indispensável
É o tipo de livro que eu acredito que todo mundo precisa ler uma vez na vida. Mesmo que não seja um pai ou mãe. E o motivo disso é autoconhecimento. Pra mim foi um livro esclarecedor, transformador. Lembro das lições dele sempre, tanto na minha relação com os meus filhos, quanto com os meus pais. E comigo mesma também! Vale super a leitura, ela escreve de maneira clara, usa exemplos dela e de outras pessoas exatamente quando a gente se pergunta ?tá mas isso só acontece comigo né??. E a resposta quase sempre é ?não!?.

Kaw 13/02/2024

Necessário
Livro prático, leitura rápida, bom para analisar o porque de muitos comportamentos nossos que muitas vezes vem de uma educação não positiva. É um daqueles livros que eu vou deixar sempre por perto pra consultar mais vezes.

Samyra16 01/02/2024

Sim um livro que não tem nada com minha linha de leitura!
Mas adorei ver a análise que é feita de como devemos tratar nossas crianças até pra que não cresçam com traumas!

Talita411 26/01/2024

Vale a pena a leitura
Confesso que iniciei essa leitura (audiobook) meio cética, mas disposta a aprender, e me preparar bem para ser mãe de gêmeos. Já tenho uma filha, uma menina, então de certa forma já tenho alguma experiência em educar.

A minha primeira surpresa agradável é que o foco do livro não está em como é errado usar atitudes ?violentas? na educação, a autora não julga quem o faz. Ela fala sim algumas consequências daqueles atos, mas fica em mostrar pq daquelas ações e como evitar.

Eu gostei da forma como ela exemplifica cada situação, e tbm da forma como ela é empática com as características, atitudes e até erros q cometemos.

O meu porém com relação a esse livro, é que os exemplos q ela trás muitas vezes fazem sentido, mas não vão se replicar a todos os casos. Nem todas as crianças vão reagir da mesma forma diante de determinada situação. Nem todas as crianças tem aquele comportamento pelas razões que ela coloca. Pode parecer fácil lidar, mas não (tudo bem! Ela fala q não é fácil) mas ao longo da leitura fluida é essa sensação q temos.

Alana_Gomes 18/01/2024

Esse é o segundo livro da Elisama que eu leio, primeiro foi "Por que gritamos?", e eu sempre fico encantada. É incrível a forma didática e fluída com que a autora fala sobre a educação não violenta. São livros curtinhos e que vão direto ao ponto. Gostei muito dos exemplos práticos que ela trouxe, deixam tudo mais visível.

Raysa Andrade 14/01/2024

CNV
Esse livro foi minha primeira leitura de CNV, e realmente muito facil de entender já que ela fala de maneira tão simples a ponto de que te prende a seguir lendo e querer devorar o livro durante uma noite, escolhi a leitura para aprender a ensinar meu filho de forma sem violencia, mas aprendi a não ser violenta comigo mesmo, a me amar e entender mais sobre meus sentimentos, a me curar e ser melhor.

beahdotae 11/01/2024

Uma boa experiência
Esse foi o meu primeiro audio book, gostei muito da experiência. Ainda não sou mãe, mas participo ativamente da criação do meu sobrinho, e sinto que na maioria das vezes sou impaciente e agressiva com ele por pequenos erros e esse comportamento esta se tornando comum dentro de casa. Quero melhorar, pois o amo e desejo o melhor para ele, quero que seja um homem gentil e educado, consigo e com os outros.