Desculpe-Me Socialista

Desculpe-Me Socialista Lawrence W. Reed

Resenhas -

CoelhaBabyGirl 26/05/2023

Fala böstä na mesma proporção que fala coisas interessantes
Muitas coisas que foram ditas no livro, eu já sabia. Mas não foi por isso que dei duas estrelas e meia.
Para reforçar seus argumentos a autora nos faz o desfavor de citar exemplos, e alguns deles são bem estranhos.
Página 15 primeiro parágrafo: ?A desigualdade está em todos os lugares. Numa floresta tropical, árvores de mogno absorvem mais água e luz do sol do que as demais plantas e animais [?] Ninguém dá a mínima para as árvores de mogno, mas há terríveis discussões sobre os mais abastados.?
Amada?? Como assim? Não dava pra comparar com outra coisa? Tinha que comprar o ser humano com árvore de mogno?

O livro tem partes boas também como na página 205: ??O Walmart teve um estonteante lucro de 16 bilhões de dólares em 2014! Quanta ganância isso é muito dinheiro? Sim, o Walmart, em 2014, obteve lucros de cerca de 16 bilhões de dólares. Mas eles foram obtidos por meio de vendas no valor de 476 bilhões, o que, no fim das contas, gera um lucro de apenas 3,4% sobre as vendas?.
Ou a página 209, onde ela fala de Marx, que defendia os avanços tecnológicos, alegando que a mudança nas relações revolucionaria a sociedade e aceleraria o fim do próprio capitalismo.

Talvez o livro se tornaria mais interessante para mim se eu já não soubesse da maioria das coisas que ele diz, mas creio que eu ainda me sentiria muito incomodada com alguns exemplos que a autora dá.
Não é que o livro seja ruim, ele é um livro que vale a pena ser lido, mas sinto que meio que dá uma manchada na imagem de ?não socialistas? quando ela vem com aqueles exemplos (sim, eles me incomodaram de verdade).
E para os socialistas (ou pessoas que simpatizam com alguma ideia semelhante a essa) creio que esse livro seria uma verdadeira piada (por causa dos exemplos, de novo ?).
Mauricio Skoober 28/05/2023minha estante
Perfeita colocação. O exemplo da desiguldade abordado, é algo para nós um exemplo que pouco contribui para o enriquecimento do livro. No entanto, passa a mensagem que a desiguldade é normal em nossa sociedade e devemos combater a misérias e a pobreza em si, que são meios prejudiciais para todos nós. Por o livro ser traduzido, sempre me questiono em alguns pontos, por que pode ser que lá essa arvore seja muito relevante. Adorei ler sua crítica, muito oportuna.

Mauricio Skoober 27/02/2023

Enxergando o mundo pelo pensamento Anarcocapitalista
Recomendo a leitura para termos um embasamento do ponto de vista liberal sobre diversos temas a esqueda alega seu ponto de vista. O livro vai a fundo em cada tema, explorando o porquê eles não funcionam na prática. Assim, recomendo para a construção do pensamento liberal.
Você vai ver que a crise de 1929 não foi o livre mercado que fez ela ocorrer, mas sim o estado
A história do Robin Hood.
O salário mínimo que ao invés de ajudar, prejudica.
O problema do planejamento central
Entre outras, até as 50!

Jéfet 01/02/2023

O livro é ótimo e desconstrói clichês muito utilizados, o que faz com que o liberalismo seja tratado de maneira empírica, com base em dados e acontecimentos históricos.

Adilson22 17/07/2022

Muito bom. A leitura é boa, porém possui muitas referências, exige um pouco de conhecimento extra, mas é muito explicativo. Recomendo demais!

florinha 27/02/2022

Legal para ter uma noção básica
O livro vai abordar brevemente sobre tópicos que a esquerda acredita e tentar refuta-los.
É bom, pois você tem uma noção básica sobre diversos assuntos, mas não é algo aprofundado e nem bastante explicado.

Novamente, é algo com objetivo de ser breve, ele só toca no assunto.
Logo, não considero esse livro como uma boa fonte de estudo, e sim para iniciantes que ainda não entendem muito bem o assunto.

Pedro Constant 20/02/2022

Resenha - Desculpe-me socialista
O livro é muito bom, o autor argumenta de forma bem racional e em cada capítulo tem um resumo no final. As informações são bem densas e fáceis de entender. Os exemplos são referentes à economia americana mas nada que não seja familiar.
Eu recomendo o livro com um porém: o autor crítica um extremo com outro extremo. Dito isso, espere argumentos bem racionais e até cruéis a favor da economia e liberdade. No livro o valor de algo só existe baseado em quanto alguém está disposto a pagar por aquilo, independente se consegue pagar, isso inclui: saúde, cultura, meio ambiente, etc. O autor entende que nada é mais valioso que a liberdade e a propriedade e que isso basta para promover uma economia justa. Seus argumentos o deixem bem próximo de um anarcocapitalista.
Mesmo que você concorde ou discorde desse raciocínio vale a leitura pois é possível aprender muito e refinar seus argumentos tanto à favor quanto contra. Alguns capítulos começam de uma forma que Reed parece estar defendendo o indefensável, mas leia até o final porque em alguns deles a argumentação melhora.
Mauricio Skoober 27/02/2023minha estante
Perfeito, analiso também por esse modo como um anarcocapitalismo. Diferente do estado mínimo, que seria algo mais ideal para os nossos dias, visto que os imposto só aumentam.Apenas vemos que ao invés de investir os impostos para a população, a classe que está no governo acaba recebendo aumentos e sempre que possível aumenta impostos para o bem social. Acabando prejudicando toda a população e seu mercado global. Interessante que o Robin Hood, eram classes produtivas de plebeus que estavam inconformados com a política local. Já que diminuiu a população pela peste negra e o grandes produtores se vincularam na política local, forçando que eles trabalhassem por salários baixos de antigamente, não respeitando a oferta e demanda.

LisboaPB 31/01/2022

Eu esperava que fosse um livro que trouxesse mais a realidade a partir de dados e fatos. O que encontro é um compilado de artigos onde em sua maioria tentam desconstruir as afirmações de "progressistas" no qual eles se referem a esquerda socialista e social-democrata.

As afirmações retóricas dos autores dos artigos neste livro quase não apresentam dados que possam corroborar com suas afirmações. Em sua maioria fazem análises empíricas a partir de um determinado fato ou assunto para depois finalizar com críticas sobre a esquerda.

Isso sem contar que o organizador deste livro aasim como alguns outros pressupõem que os "progressistas" são ingênuos, burros, escandalosos e que são todos a mesma laia. Isso sem contar que o organizador se equivoca ao enquadrar toda a esquerda na classe "progressista" sendo que há progressistas que não são de esquerda e esquerdistas que não são progressistas.

No fim, encontro um livro que tem um forte ódio pela esquerda e muitos artigos sem base científica, ficando no limite das análises filosóficas empíricas completamente ausente de dados e metodologias científicas. Falhou miserávelmente em tentar me convencer algo. E há parcas afirmações na qual concordo.
Marcos.Siqueira 04/02/2022minha estante
Eu iria redigir alguns comentários sobre esse livro, mas percebi que tudo que iria falar (e mais um pouco) estão nessas linhas que o colega escreveu. Parabéns pelo texto. Resumiu bem a obra em tela.

LisboaPB 05/02/2022minha estante
Obrigado rsrs

Mauricio Skoober 27/02/2023minha estante
Discordo. Acredito que o livro defende mais um anarcocapitalismo, sem estado do que um verdadeiro estado mínimo. A questão de progressista é o termo utilizado na tradução. Sendo um defensor do estado mínimo, o livro aborda um temática de descontrução do visão progressista que aprendemos sobre as coisa. A questão do Robin Hood, a questão elucidadativa da crise de 1929. Essa, por exeplo mostra que o estado estava como causador e não como vítima, ao conceder crédito. Considero reelevante a leitura para termos um pensamento liberal.

Flaubert.Echnaton 20/12/2021

Interessante
Muitas perguntas e respostas, dentro do meu ponto de vista, tem lógica. Entretanto, uma ou outra já dá uma forçada no viés a que o livro se propõe.
Mauricio Skoober 27/02/2023minha estante
É um viés anarcocapitalismo, sem estado. Dessa forma, diferente de um estado mínimo que é mais suave.

Rutinha100czs 12/04/2021

Os primeiros capítulos me prenderam muito. Ele trata mais da realidade dos Estados Unidos, mas pode-se facilmente comparar muitas coisas com o nosso país. Indico.

Cleilton.Fernandes 07/06/2019

Como um compilado de textos a maioria é boa, mas alguns usam argumentos genéricos demais e não me convenceram muito bem. Os textos de Reed, o autor, são os melhores.

Valério 07/06/2019

Guia importante
O livro desmantela diversos argumentos da esquerda sobre o papel do estado, sobre o sistema capitalista, direitos e deveres de forma lúcida, bem embasada e resumida.
Para cada uma das 50 máximas da esquerda, apresenta o correto raciocínio aplicável.
Um guia fundamental para aqueles que muitas vezes se veem perdidos no meio das falácias contadas pelos esquerdistas.
Veja nas fotos as principais mentiras que eles contam. Embora os títulos dos capítulos possam parecer para alguns complexos, garanto que os temas são abordados de forma simples e objetiva.
Cada capítulo tem duas ou três páginas e um resumo do tema abordado ao final, para reforçar os pontos chave.
Um verdadeiro guia de combate aos clichês de esquerda.