Aquarelas do Brasil

Aquarelas do Brasil Flávio Moreira Da Costa

Resenhas - Aquarelas do Brasil

Pablo 04/03/2011

Eu até curti o livro, mas fiquei com a sensação de que poderia ter mais contos relacionados com música mesmo.
A grande maioria tem apenas um pano de fundo musical.
Em outros, o pano de fundo musical é tão "fino" e distante, que a única ligação entre a história e a música é um bloquinho de carnaval passando na rua ao lado.

4 contos, em especial, me chamaram a atenção, justamente pela relação intensa com a música:
- Um Homem Célebre (Machado de Assis)
- Cantiga de Esponsais (Machado de Assis)
- O Machete (Machado de Assis)
- A Noite do Gafanhoto (Carlos Jurandir)

Os 3 contos de Machado de Assis são, na minha opinião, os melhores do livro.
Além da já citada grande relação com o tema principal, todos contêm histórias fantásticas e envolventes!

Outros que também me agradaram foram "O Bebê de Tarlatana Rosa", de João do Rio, que me surpreendeu pelo toque de "terror" no final, e "O Samba", de Magalhães de Azeredo, com os relatos dos problemas que os escravos passavam pra tentar sobreviver... um conto realmente angustiante.

De um modo geral é um bom livro pra conhecer autores brasileiros que mostram como era o país em várias épocas diferentes... e de sobra, ainda oferece algumas pequenas relações musicais interessantes.

eliabe martins 02/07/2013

aquarelas do Brasil
O livro que eu li é muito legal,o livro que se desevolve que fala sobre muitas canções.o titulo é (aquarelas do Brasil) o autor deste livro é flavio moreira de costa são varias historias num só livro.
tem historias do Brasil antes do samba e depois do samba, historias legais que alegram os leitores e recordam cantores que faleceram.
porque gostei do livro?
primeiro porque eu gosto de musica
segundo eu gosto de historia alegres
terceiro é sempre bom lembrar de cantores que recordaram no Brasil
quarto porque é sempre bom conhecer mais sobre musica
eu adiciono pra vocês esse livro porque é uma historia enteresante.