Sangue real

Sangue real Duilio Souza

Resenhas - Sangue real

Regina 01/04/2019

Frenético!
Romance de estreia de Duílio Souza, Sangue Real me conquistou pra um mundo do qual eu só conhecia dos noticiários, um mundo fora da minha realidade e que me fez refletir do quanto não damos importância e da irrelevância da vida do outro que não convive no nosso meio.

O livro é dividido em dois e segue linhas de tempo distintas 15 anos entre elas e a cada hora nos envolvemos mais em uma, mais em outra trazendo um enredo eletrizante e cheio de emoção. A escrita de @duilio.souza.escritor é impecável tanto na apresentação do enredo quanto na construção dos personagens. Eu me vi torcendo por um bandido, não um fictício! Um que pode ser real no nosso mundo e estou tentando digerir esse sentimento até agora. O que me diz Duílio?

Na primeira parte temos:

Bispo, chefe de uma quadrilha especializada em roubo de mansões, conhecemos uma mente treinada e perspicaz que se vê frente a um artefato que põe em risco a vida de todos os envolvidos a ele. Após esse roubo temos nuances de que algo sobrenatural está caçando essa equipe mas o mistério impera totalmente e a ação é tamanha que até acabamos por esquecer que algo maligno está a espreita.

Na outra linha de tempo voltamos alguns anos atrás e a vida de Tico nos é apresentada desde menino, morador de uma comunidade corrompida em B.H. onde o tráfico domina e parece ser a única saída de quem já nasceu ali, ainda assim Tico tenta lutar contra essa sina com todas as suas forças.

E é acompanhando a vida desses dois que a história vai se afunilando e vamos percebendo qual a ligação entre eles (o que me renderam muitos WTF!! ) e ao chegarmos a segunda parte do livro tudo que era misterioso e sobrenatural passa a ser revelado. Confesso que me envolvi tanto na vida de Bispo e Tico que não queria ter saído de lá e foi suficiente pra eu querer acompanhar a trajetória de Duílio!

palomabele 05/03/2019

★★★★
Quando um grupo de assaltantes decidem invadir uma rica propriedade, as coisas acabam saindo fora do controle e ao invés deles conseguirem o que tanto o seu líder queria, eles acabam sendo atacados por algo inexplicável. O que parecia ser tão fácil e simples, acaba se tornando um jogo sem saída, será que todos vão conseguir sair com vida?

Porém, somos levados a conhecer também um pouco sobre a história de Tico, um garoto que vive em uma favela e sabe que a vida não é nada fácil, mas que infelizmente existem pessoas ao seu redor que comandam o tráfico e não deixará ele em paz tão cedo. O que fazer quando o seu futuro talvez não esteja nas suas próprias mãos?!

Durante a história somos apresentados a uma narrativa que acaba intercalando entre o passado e o presente, com isso somos levados a conhecer um pouco melhor dos fatos que acabam envolvendo alguns dos personagens. Quando somos levados ao passado conhecemos melhor a história do Tico, um garoto com uma vida muito difícil e que precisou passar por momentos complicados para finalmente entender o que o futuro estaria preparando pra sua vida, quando paramos pra conhecer a sua história, um filme acaba surgindo em nossa mente e só conseguimos imaginar que infelizmente muitos garotos acabam passando por essa mesma situação.

Querem saber mais sobre a resenha? Venham conferir no blog!

site: http://www.contosliterarios.com.br/artigo/sangue-real-duilio-souza
Cris Matos @cristhiematos 06/03/2019minha estante
se vc decidir trocar esse livro vc pode me avisar por favor? obrigada

palomabele 19/05/2019minha estante
Aviso sim, mas provavelmente não tenho interesse em trocar ele. Beijão.

Veh 01/04/2019

Resenha do ig literário @minhas_escriturass
Olá leitores, como vocês estão?

Parecia que tudo estava sob o controle. Casa invadida, reféns presos e objeto roubado.

Nada poderia dar errado em mais uma invasão de Bispo e sua equipe de assaltantes.

Ou não ...

Divido em dois tempos, Sangue Real no presente, narra a corrida contra o tempo de Bispo para alcançar o objeto que deseja e dos investigadores Miguel e Arnaldo para capturá-lo.

No passado conhecemos Bispo, ainda sendo chamado de Tico, um morador de uma das favelas de Belo Horizonte que sonha em se tornar um advogado, mas diversos fatores interferem seus sonhos e moldam quem ele se torna.

E existe um mal à espreita observando o tempo todo.

Sangue Real tem cenas ótimas de ação, mas confesso que gostei mais da história da vida do Tico, do que dos acontecimentos do presente, como também, gostei mais da parte policial do livro do que da sobrenatural. Mas foi uma boa leitura que me prendeu até seu desfecho, que aliás teve cheirinho de continuação, que seria uma boa para aprofundar mais a parte sobrenatural do livro e tampar algumas lacunas que ficaram para trás.

Mesmo com as minhas ressalvas foi uma ótima leitura e convido a todos e adentrarem nesta história, escolherem para qual lado torcer e tirarem suas próprias conclusões.

Espero que gostem e até a próxima.

Amanda @litera.pura 04/04/2019

Mais resenhas em @litera.pura
Bispo é o líder de uma quadrilha especializada em roubos milionários. Com uma equipe treinada e muita experiência, Bispo e seus companheiros de crime têm certeza de que nada vai dar errado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, durante um assalto, as coisas saem de controle. Os donos da casa, rendidos e machucados, estão apenas rindo da coragem de Bispo de realizar aquele roubo. Seus comparsas não entendem, mas Bispo sabe muito bem o que está em jogo ali. Quando a polícia chega, encontra um rastro de violência e morte no local, mas não foram os assaltantes que fizeram aquilo...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um jogo de perseguição, a polícia será o menor dos problemas da quadrilha. Há alguma coisa muito mais poderosa atrás deles, um segredo que Bispo guarda há anos e agora será revelado. Enquanto enfrenta os demônios de seu passado, ele é obrigado a enfrentar dores antigas e relembrar momentos marcados por sofrimento e dolorosas perdas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Bispo e seus comparsas precisarão lutar por suas vidas em meio à uma inacreditável batalha contra criaturas sobrenaturais e antigos inimigos terão que se unir para tentar sobreviver. O momento do confronto chegou!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse é um livro nacional que eu recebi em parceria com o autor @duilio.souza.escritor e que me surpreendeu porque não foi, nem de perto, o que eu estava esperando. Eu achei que o livro seria totalmente focado nas criaturas sobrenaturais, porém a maior parte da narrativa nos conta sobre o passado dos personagens. Dessa forma, o ápice da história chega de forma muito bem explicada. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabe quando a gente chega até a ter pena do personagem malvado? É isso que acontece aqui, já que o autor nos mostra uma realidade dura que transformou o garoto sonhador em fora da lei. No geral, gostei muito do livro e achei a leitura muito fluida, já que traz muitas reviravoltas e finais de capítulo no estilo "ai jesus, preciso ler o próximo". Recomendo!

@livrodores 08/04/2019

Sangue Real
Sim, esse livro até pode parecer irrealista ou mesmo exagerado demais, eu concordo com isso! Mas o que conta e faz uma grande diferencia para mim como leitora é o tamanho da genialidade do autor em conseguir dominar uma trama tão bem elaborada, que me fez ficar fazendo comparações com filmes de conspirações! Nesse caso foi impossível não me ver atrelada a trama da qual eu sem duvidas não senti que o exagero foi demais, ele foi proposital e certeiro!
Somos logo inseridos em um roubo, o grupo de criminosos é muito organizado liderado por Bispo, mas as coisas começam a ficar estranhas até tudo sair errado e algo assustador aparecer!
O investigador Miguel é incumbido de achar a criança que desapareceu desse roubo e é nessa caçada aos criminosos que tudo se intensifica para ele! Os acontecimentos são muito rápidos, a polícia realmente sempre está um pé atrás dos bandidos, entre manobras mirabolantes de fugas, no fim eles sempre estão perto!
A história toda é dividida entre passado, presente e futuro, focando no lider dos bandidos, Bispo que antes se chamava Tico e tinha uma família unida e cheia de amor onde cresceu em uma comunidade violenta liderada por Bodão um primo afastado da família! Nesses capítulos acompanhamos um jovem sonhador dedicado aos estudos e que respeita seus pais, conhecemos seus dilemas, seus aprendizados e seus amores!
Apesar dos romances terem sido o ponto mais fraco e menos desenvolvido na história o autor conseguiu trazer uma trama lenta onde é até possível fazer suposições sobre o que está acontecendo, e ao chegar no auge das revelações tudo toma uma proporção gigantesca! A história que realmente assusta com seu grau de realismo e por fim nos alivia com a parte sobrenatural! Talvez as pontas soltas acabem incomodando alguns leitores, eu confesso que não consegui ficar ligando para eles, pois estava mergulhada em outros acontecimentos!

alexandresergio 15/04/2019

Ação e sobrenatural de forma envolvente
O enredo, envolvendo tráfico, policiais sem limites, uma senhora idosa e relações apaixonadas, não é “mais do mesmo”. Há um “algo mais”, que nos faz querer o próximo capítulo, avançando na história até as páginas finais. A mistura de táticas policiais ao grupo de assaltantes conseguiu manter a trama real escondida, mesmo quando pinceladas inteligentes eram ressaltadas pelo autor. O texto corre de forma dinâmica, com alternância em duas linhas de tempo, com fluidez, permitindo que até o leitor mais desatento acompanhe o que está acontecendo sem se perder. A maneira de escrever do Duílio prende a atenção e esse é seu ponto forte.

Com o desenrolar da história e as revelações surgindo, fica evidenciado que esse não é mais um livro policial ou de suspense. Dizer mais, seria prejudicar a experiência da leitura que eu recomendo com vigor.

Perguntas como “o que o fez virar o Bispo?”, “qual sua missão verdadeira?”, “quem está atrás do bando?”, martelam a mente do leitor até o desenlace final.

História interessante e a forma escolhida de narrativa também. E fiquei surpreso ao saber que esse é apenas o primeiro livro do autor. Que venham os próximos!

Tem meu selo de recomendação!

site: http://www.atsergio.com.br/blog/resenha-sangue-real-duílio-souza