Pet

Pet Akwaeke Emezi

Resenhas - Pet

hiniamaria 18/01/2022

Resenha: PET ? Akwaeke Emezi
Iniciei 2022 com esse livro incrível. No começo não achei que fosse me prender tanto por se tratar de um infanto juvenil mas me enganei muito.
A história se passa em Lucile, uma cidade dirigida por anjos (nem sempre foi assim) responsáveis por proteger os habitantes, garantindo que os monstros se mantenham afastados.
Tudo se desenrola a partir do momento em que nossx personagem principal liberta uma criatura do interior de um quadro de sua mãe. O propósito desse ser é destruir um monstro - espécie que até o momento todos imaginaram estar extinta - que se encontra na casa do melhor amigo da nossx protagonista.
Todo o resto pode ser spoiler. Em resumo, é uma obra que trata muito bem sobre certas situações presentes na nossa sociedade, basta estar disposto a dar vida às analogias nela presentes.
Recomendo muito e estejam atentos aos gatilhos!!

roses 04/01/2022

melhor primeira leitura que eu poderia ter
maravilhoso! akwaeke emezi teve uma sensibilidade gigantesca ao escrever esse livro. apesar de falar de temas tão pesados, tudo foi lidado de uma forma bem sutil e tudo foi muito bem retratado.

a chimia é uma menina incrível e eu senti tanto amor por ela, queria adotar essa menina. é tão bom ler sobre uma menina preta e trans que tem orgulho de ser quem é e que o mundo ao seu redor não a condena por isso.

o redenção é o melhor amigo que alguém poderia ter, a amizade dele com a chimia é muito linda e genuína.

esse é o melhor livro sobre "pessoas más" que eu já li. todo o conceito de anjos e monstros que ele cria é fantástico.

pet tem tantas nuances e tantos questionamentos em forma de metáforas que cada vez que você reflete sobre ele acaba percebendo novas coisas.

a diversidade do livro é muito reconfortante e todos os personagens sabem língua de sinais!! nunca tinha visto algo assim em um livro.

ainda tem muitas coisas que eu não descobri sobre esse livro, sem dúvidas vou me pegar pensando nele por muito mais tempo e reler quando der vontade.
Angel's Roses 02/03/2022minha estante
*Negra. Preto é a cor do lápis de cor, de um esmalte, de um disco etc.

Mirella | @readingmirella 10/07/2021

eu ainda penso nele...
ao mesmo tempo não sei exatamente o que pensar shsushususus o livro tem um puta plot diferente ao mesmo tempo que é uma crítica super importante, mas eu levei tanto tempo para conseguir entender o começo dele, que sei lá...

Roni 23/04/2021

...
O audiobook torna a leitura mais especial, é uma delicinha.

Amei demais o Pet, meu personagem favorito, sem dúvidas. O livro tem uma roupagem de uma fábula infantojuvenil, mas aborda um tema delicado e nos faz refletir desde o prólogo. Muito bom.

herfleurs 23/01/2021

'Monsters don't look like anything. Thats the whole problem'
A autora traz uma mensagem extremamente importante com esse livro, tem uma escrita linda e criou personagens incríveis.

Acho que apesar de ser um tema pesado, ela escolheu certamente qual abordar, eu senti que ela foi muito cuidadosa com tudo, desde a forma descoberta até a forma com que ele se sentiu confortável pra contar. Eu sinto que ela traz todo um peso maior do que a violência em si abordada. Depende muito do subjetivo do leitor pra se conectar com esse livro, porque acho que vai depender muito de nossas vivências individuais e de quão acordados estamos pra o que acontece ao nosso redor, desde uma coisa que nos recusamos enxergar dentro do nosso ambiente familiar até abusos que sofremos em grande escala.

PET traz muitos questionamentos sobre como a gente reage e se adapta a situações. Como nossa "natureza humana" responde a um falso comforto, e se nega a combater o medo ou acreditar na verdade. PET em cada diálogo com Jam traz esses pontos e foi muito fácil pra mim adaptar o que a autora estava passando para a minha realidade.

A diversidade do livro é incrível, muita naturalidade pra tudo. Muito reconfortante ler sobre uma personagem como Jam nesse mundo utópico que a gente sonha tanto.

Acho que tudo no livro tem significados e pretendo reler várias vezes. Os nomes dos personagens, os diálogos de PET como já disse, enfim, eu adorei, me conectei demais com o livro!

Bia Alper 12/05/2020

Uma história incrível
Existem muitas coisas que eu amei nesse livro, mas queria ressaltar a minha experiência no audiobook antes. O texto de apresentação do audiobook é perfeito e infelizmente não veio no ebook que eu comprei. Eu sinto que esse é um dos livros mais necessários sobre 'pessoas más' que eu já li já vida. Todo o conceito do anjo e monstro e como eles são usados nesse livros são coisas que a única vez que eu tive uma experiência parecida foi com Despertar da Octávia Butler.

Eu tenho uma crítica pra esse livro, mas ela não diminuí em nada o quanto eu considero ele incrível. Ao abordar problemáticas bem profundas e escolher não explorar e vítima nessa situação ela foi muito cuidadosa, mas eu senti falta de mais coisas no final. Por mais que eu goste de finais abertos, nesse livro eu queria mais coisas no final. Mais informações, mais resoluções.

Mas eu recomendo muito essa leitura, um dos melhores livros que eu já li com uma narração impecável. Vou acabar comprando físico porque eu realmente quero reler.