Kowai

Resenhas - Kowai

1 | 2 | 3 | 4

Luriam 29/12/2021

Fraquinho
Talvez eu tenha criado muitas expectativas, adoro contos de terror, mas esses foram fraquinhos, não deu medo, não teve suspense..

Nice Freiry 26/08/2021

Contos de autores brasileiros levemente inspirados pela cultura asiática
É normal em um livro de contos terem contos bons, outros meia boca e outros ruins, e é exatamente isso que acontece.
Gostei de alguns dos contos, como: Dragão chinês e Ningyo:bonecos, mas em todos senti que as referencias asiáticas estavam ali perdidas, se tu retirasse elas não alterariam em nada na história.

distritodoslivros 14/03/2021

Confesso que esperava mais do livro, mas foi ilusão minha. Primeiro que achei que seriam contos asiáticos mesmo (tipo mitologia) depois fui me tocar que era histórias com participação de lendas asiáticas.

Se eu pegasse esse livro em uma livraria e lesse o primeiro conto ia desistir de comprar na hora, foi o pior de todo o livro. Na minha opinião, 50% do livro foi bom, 30% médio e 20% ruim.

Alanna. 06/05/2021

Ok
Não tenho muito o que falar. São vários contos de terror orientais, alguns bons inclusive, mas a maioria falta alguma coisa na história, seja por ser corrida demais, seja por ser previsível demais, seja por não ter nada de interessante, ou seja por parecer demais com histórias que já vimos/ouvimos em outros lugares. Os contos são de pessoas diferentes, então da mesma forma como a qualidade da narrativa varia, a qualidade da escrita também, entre histórias muito bom escritas e histórias com uma escrita pobre. Vale a leitura, porém não espere explicações culturais orientais, são realmente contos que focam mais na experiência de algum terror no oriente do que na narrativa da cultura oriental ou nos seres míticos e místicos orientais.

Gárgula 12/05/2021

Kowai, uma coletânea de contos com uma pegada oriental
Uma proposta diferente e muito legal
Assim que vi a coletânea de contos Kowai, da Editora Wish, fiquei certamente muito curioso. O horror oriental possui seus detalhes particulares, portanto, trazer autores brasileiros para escrever sobre o tema, seria, no mínimo, bem interessante.

Organizado por Valquíria Vlad e Tyanne Maia, a coletânea reúne 21 contos escritos por escritores nacionais. As ilustrações, inegavelmente sinistras, são de PestMeester. Uma verdadeira homenagem à cultura oriental.

O olhar oriental para contar histórias
Muitos dos contos reproduzem o olhar que os escritores orientais dão ao horror. Ademais, esta ótica possui uma essência bastante distinta do nosso olhar ocidental. Isso sem dúvida alguma poderá causar estranheza para muitos leitores mas não se engane, a ideia é exatamente esta!

A jornalista e a casa velha da tecelã
O conto de Ariel M. Wendt é uma daquelas histórias boas e rápidas. Um terror misturado com suspense que por isso te prende e vale muito ler. Um final muito bom!

Ukiyo-e
A dupla Becca Stupello e Thai Hossmann te leva para uma história onde um poder obsessivo traz ruína ao protagonista. Surpreendentemente assustador e sutil, como um bom conto de horror deve ser.

O retrato solitário
Em princípio, itens amaldiçoados ou enfeitiçados sempre são uma magnífica fonte de histórias aterrorizantes. Assim sendo, o autor Breno Vieira te conta sobre um destes relatos malfadados. Bem interessante!

As carnes de Okami-san
O texto de Caesar Charone é sempre rico em nuances e detalhes. Aqui temos um romance para lá de mortal, onde o desejo funciona como uma iguaria que deve ser consumida em ritual próprio. Excelente conto!

Devoração
A autora Karine Ribeiro nos apresenta um conto antes de mais nada bem sinistro que se resume em uma carta relatando os momentos finais e absolutamente sobrenaturais de uma cena de crime com um duplo suicídio. Gostei bastante.

A loja de Jigoku
Certamente muito bem sacada a ideia desta história escrita por Luisa Soresini. Lojas estranhas e suas mil possibilidades! Me lembrou um pouco A pata do macaco, de W. W. Jacobs. Facilmente seria um episódio de Além da Imaginação. Melhor não falar mais nada antes que acabe falando demais. Bem legal mesmo.

O vizinho do andar de cima
Sem dúvida nenhuma o melhor conto da coletânea, na minha opinião. Criado por Matheus Zucato Robert, que cria uma atmosfera absolutamente paranoica, ao passo que joga o leitor dentro da loucura humana. Como resultado temos um enredo tenso e com um final absolutamente maravilhoso.

O empreendimento
Um conto perturbador criado por Nicolás Irurzun. Os relatos fragmentados de uma sobrevivente contam a sinistra sina de dois engenheiros em um hotel de altíssimo luxo. Leitura excelente!

Ao dormir
Um dos melhores contos da coletânea tem a assinatura da organizadora, Tyanne Maia. Sem dúvida alguma a atmosfera de perseguição aterrorizante ficou perfeita. Some a isso um final terrível e temos um conto marcante.

Considerações finais
Não sou profundo conhecedor do horror oriental, porém sei que eles trabalham o estilo de uma forma bastante peculiar. Certamente temos textos assim nesta obra e muitos estão repletos dessa ótica que para muitos será descrita como bizarra.

Um livro inegavelmente interessante, com visões completamente diferentes do que estamos acostumados a ler e que sem dúvida alguma vale a leitura.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/05/11/kowai-uma-coletanea-de-contos-com-uma-pegada-oriental/

Rodrigo 09/01/2023

Contos repletos de horror
A cada história uma nova surpresa. Alguns mais chocantes, outros mais psicológicos, mas todos instigantes.
Uma experiência bem tenebrosa.

Greice21 28/06/2022

Procure acender uma vela antes de amaldiçoar a escuridão...
 O livro reúne vários contos de terror e assombração num cenário oriental. Dentre os 21 contos, os que mais me surpreenderam foram _A jornalista e a casa velha da tecelã_ , _Ukiyo-e_ , _O retrato solitário_ , _Ningy?: bonecos_ e _Ao dormir_ . O último mesmo já era conhecido por mim, mas ao reler o mesmo deu um frio na espinha. Um livro rápido, que te envolve, e que ao fim te deixa com um Q de quero mais e um mediiiiinho ??.

Vinicius.Dias 08/08/2020

Valeu a investida!
A primeira vez que me deparei com esse livro o meu interesse foi imediato. Ele estava esgotado no site da Editora Wish e não o encontrava em nenhum outro lugar para comprar. Voltei em algumas publicações antigas no perfil do Instagram da mesma e vi que em breve uma nova edição estaria disponível. Coloquei meu e-mail na lista para ser informado quando fosse republicado e assim que recebi a confirmação, o comprei.

Quando recebi minha encomenda, tive sentimentos duais. Ao mesmo tempo que me empolguei com a chegada e com o produto em si, eu descobri que era um livro de contos nacionais. Confesso que até aí, a falha foi completamente minha por não ler direito o que estava comprando. Não porque autores nacionais não tenham sua importância ou valor, mas quando falava em conto de terror asiático, e sabendo da diferença cultural entre o ocidente e o oriente, fiquei com uma pulga atrás da orelha se teriam conhecimento o suficiente para tal empreitada.

Passado esse sentimento inicial comecei a ler o livro e, de imediato, essas dúvidas foram dissipadas em contos muito bem construídos que em vários momentos me teletransportaram para um filme de terror asiático. Nesse caso agradeci por ter comprado sem ter entendido muito bem a proposta, pois valeu a pena.

Falando sobre o livro em si, ele oscila entre ótimos contos, bons contos, e contos não tão legais assim. Normal de uma antologia, afinal de contas existem vários gostos e minha impressão não será unanimidade quanto à qualidade de todos. Não vou falar sobre cada história pois são curtinhas e acho que vale deixar o mistério no ar. O que posso dizer é que são 21 histórias que abordam figuras mitológicas asiáticas, temas centrais de filmes de terror oriental e alguns suspenses (nesses casos, achei que ficaram deslocados em relação ao tema ser terror e não suspense).

O livro traz mais impressões positivas que negativas e, para quem tiver a oportunidade e gostar de livros de contos de terror e de esquisitices orientais, vale muito a pena dar uma chance para ele. A capa é muito bonita e tem um desenho que remete bem o que encontrará nele. Muito gore, sangue, membros decepados e demônios prontos para ludibriar e tomar aquilo que desejam. Aproveitem essa viagem assombrosa ao oriente sem se arriscar a encontrar uma dessas criaturas de verdade? Será?!

Daocalia 25/05/2021

Previsível e sem graça
Em todos os contos é muito fácil adivinhar o que vai acontecer !! Não tem nada novo e nada realmente assustador!!

Katiana 02/08/2021

Gostei
Meu primeiro contato com terror foi com essa coletânea de contos. E gostei dos contos, mas não senti medo e nem me surpreendi com nenhum em especial. Eles são bem curtos, acho que poderiam ser um pouco maiores, mais desenvolvidos pra dar mais impacto ao leitor. Contudo é uma leitura rapidinha...

may.reader 27/04/2021

AAAAAAAAADOREI
Eu amo terror, principalmente aqueles enraizados á tradições e permeados por espíritos.
A editora Wish traz essa coletânea de contos de autores NACIONAIS, super bem escritos, fluidos, com notas de rodapé super relevantes, pois o livro é ambientado no Japão e elas foram muito importantes para a compreensão dos contos.
Sim, eu amei o ebook, e agora adoraria ter o livro físico hahahaha

Re Vitorino 16/08/2020

Alguns contos muitos bons, outros...
A edição é maravilhosa em cada detalhe, mas a escolha dos contos não teve o mesmo cuidado. Não é um livro ruim como um todo, mas não recomendaria. Os contos que mais gostei: o canto de Aokigahara e O vizinho do andar de cima.

Luna 09/05/2021

O livro tem contos muito bons, e contos que terminei e fiquei indignada com o final kk
Mas como a maioria foi boa para mim decidi dar 4 estrelas para a leitura.

Ana Elisa 25/01/2021

Contos de terror
Contos de terror são sempre chamativos para os fãs desses dois generos narrativos. Esse era um livro que queria ler a muito tempo e depois que a Editora os disponibilizou em ebook pude aproveitar bastante.

São contos de origem asiática, que nos contam histórias assustadoras e perturbadoras sobre mitos e segredos vindos dessa região, claro que muitos são fantasiosos, mas deixam que as duvidas apareçam na mente do leitor.

Um livro muito válido, de leitura leve e fluida, os termos escritos em outra língua atrapalham um pouco, mas nada que o Google tradutor ou as notas do livro não ajudem. Recomendo!

Bruna 27/02/2023

Kowai
Todos contos são extremamente fracos, a escrita na maioria das vezes ruim, personagens mal escritos.
Não consegui gostar de nem um continho.
Espero conseguir achar um que sejam contos de terror asiáticos escrito por asiáticos.

1 | 2 | 3 | 4