Tereza Batista cansada de guerra

Resenhas - Tereza Batista Cansada de Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@somegood.books 21/01/2022

Tereza é Brasil ?
Como cada um de nós, brasileiros, Tereza é ouro puro, força que nada no mundo pode vencer, beleza única, alegria rara e contagiante e que se chegou a estar cansada de guerra é porque disso ela já viveu até demais.

Sua história linda, primorosamente escrita por essa força da natureza que é #JorgeAmado, é como a vida: esquenta, esfria, alegra, entristece, emociona, nos faz crescer, nos faz sorrir e sonhar. ?

Tereza nos mostra o nordeste, em especial a Bahia, seu povo, suas lutas, sua beleza, seus regionalismos e sua ancestralidade, aah a ancestralidade ?, retratados com um amor gigante, que corre lindo pelas letras e transforma a prosa em pura poesia. A gente lê sorrindo, quase cantando, feliz. ?

O livro é uma ode ao povo brasileiro, ?tão sofrido, mas nunca derrotado?, que um dia ainda vai vencer. É pra trazer orgulho a cada um de nós, filhos desse chão. Se eu recomendo? É de Jorge Amado, já nasceu recomendado. É ler e ser feliz. Sempre. ?
Cleber 21/01/2022minha estante
Que resenha linda! Adoro os livros do Jorge Amado.

Wania Cris 18/09/2021

Né a toa que Tereza se cansou...
Narrativa da vida da emblemática Tereza Batista desde a infância sofrida à consolidação do mito que se tornou.

Órfã da série produzida pela Rede Globo nos anos 90 quis fazer essa leitura como homenagem ao aniversário do autor em 02/08. Mal sabia eu que a leitura seria tão densa... E tão sofrida.

Jorge Amado trouxe uma estória criada a partir de entrevistas com pessoas que teria conhecido ou presenciado eventos na vida da heroína, eventos que variam de humilhantes a absurdos, resvalando em poucos agradáveis. Houve momentos que me custaram muito para continuar a leitura, quer pela covardia ou crueldade, quer pela retórica tão redundante utilizada pelo autor. O omi chega a gastar duas páginas só requentado os pensamentos de uma pessoa, rodando, rodando e rodando, narrando as mesmas coisas com palavras diferentes. Várias palavras. Acho que daria pra tirar, fácil, fácil, umas 150 páginas do livro...

Ellen Rayane 23/09/2023

Gostei muito da Tereza
Amo os livros do Jorge Amado, são maravilhosos...
É tão simples e rico as suas histórias
Quero ler todos os livros q ele escreveu... ainda bem que são muitos

Selma 30/08/2022

Como eu amo ler Jorge Amado, pois ele traz a verdade e a realidade em cada palavra, misturado com poesia, regado com sangue... com Tereza Batista não poderia ser diferente, mulher forte, sofrida, verdadeira, guerreira, que sabe amar e fazer-se amada, mulata, nordestina, com samba no pé e humildade no coração...
Jorge soube descrever como ninguém o que é ser mulher negra e pobre num mundo machista e corrupto. Com Tereza Batista ele conseguiu representar a opressão feminina, suas lutas diárias, que pode até perder a batalha, mas nunca deixa de lutar, por ter a esperança dentro de si.

WellingtoNescau 14/04/2011

Simplismente tereza....
Simplesmente me apaixonei por Tereza, e por que não dizer também por Jorge Amado.
Tereza me foi dado de presente pela minha amiga Carol lá de Betim/Bom Jesus de Goiás.Foi amor a primeira página, este é o segundo livro de Jorge Amado que leio e gostei do bom humor da simplicidade da escrita, bom espero que os próximos livros dele me levem novamente numa viajem de encantos pelas terras da Bahia.
OBRIGADO CAROL POR ME APRESENTAR TEREZA BATISTA.

Rafael1906 01/01/2024

Tereza favo-de-mel, Tereza do amor, Tereza medo acabou
Tereza Batista, depois de perder os pais em um acidente de marinete, vai morar com os tios. Infância feliz com brincadeiras de meninos, de cangaço, de guerra, sempre líder, nunca chorou porque líder não chora. Foi vendida pela tia para um coronel pedófilo e cruel. Daí em diante várias vozes narram a vida atormentada que essa menina teve em diversas mãos masculinas, maldades, crueldades de todos os tipos.
É um livro muito difícil de ser lido pela crueza de palavras que nos pega até desprevenidos em certos momentos. Aqui o autor se supera no que diz respeito a tudo de sofrido que uma mulher pode passar em certos lugares atrasados, em que o poder público não age e até é conivente com isso.
Foi o livro mais pesado do Jorge Amado que li até agora. Apesar das cenas fortes, dignas de Aluízio Azevedo, o livro tem momentos de aconchego, de amor, de esperança, quando Tereza se amanceba com um usineiro. Vive anos de rainha, nunca foi tão feliz com o sexagenário amante. Tempos de folgança e amizade.
É a primeira leitura de 2024 e certamente ficará na lista dos melhores do ano daqui há alguns meses. Uma leitura complicada, mas essencial para entender as contrariedades de um Brasil que ainda é tão real. Tanto quanto o que foi escrito por Amado, e que sempre queremos achar que não existe mais, que ficou no passado.

EvaíOliveira 28/12/2020

Dos livros de Jorge que li, achei esse o mais forte. Tereza sofre muito. Além das cenas violência, há outras temáticas como coronelismo, pedofilia, machismo típico e prostituição.

Daniella 13/07/2021

tereza batista cansada de guerra. cansada da peleja, da dor, da violência, da aridez, mas não da vida. esse romance de jorge amado é antes de tudo doloroso de ler, pesado com as temáticas abordadas (violência sexual, doméstica e pedofilia que podem ser gatilhos), brutal com tudo que a personagem que dá nome ao livro enfrenta ao longo de sua vida.

tereza batista é vendida, aos 13 anos, para um capitão que vai cometer todo tipo de barbárie contra a criança. no interior entre sergipe e bahia tereza conhece a banda pôdre da vida, mas também tem seus momentos que valem a pena viver. é a resistência, é a coragem, uma determinação inabalável. ao chegar em aracaju, como dançarina, conhece januário, mas como todo bom romance tem seus conflitos, com toda a carga dramática e lírica comum aos romances amadianos.

dentre todos os (poucos) livros que li do autor esse é o que tem uma maior experimentação estilística, temos a narrativa com idas e vindas entre o passado e o presente, temos conversas do próprio amado com os personagens do livro e um abecedário da peleja de tereza.

tereza batista é um mito. mas um dos bons, aquele que dá rumo, forças, energia. um mito que dá um sentido de viver nesse mundo de meu deus. tereza é um mito habitando no imaginário popular, na literatura de cordel, nas conversas de bares. tereza é a cara do povo brasileiro, como tem no livro: "tereza batista se parece com o povo e com mais ninguém. com o povo brasileiro, tão sofrido, nunca derrotado. quando o pensam morto, ele se levanta do caixão".

duas partes me chamaram atenção no livro: a greve das "mulheres da vida", essas, presentes desde tempos imemorias, não são consideradas gente, sempre marginalizadas. mas quando elas se levantam contra toda hipocrisia social, vc vê como essas mulheres são necessárias para a ordem da família tradicional brasileira. outra parte é a presença das religiões afrobrasileiras, o livro é uma homagem às divindades ancestrais, deixando o texto muito mais rico e simbólico.

Luh 22/08/2021

Coisa linda de livro.
Esse livro me deu um puxão tão grande da minha zona de conforto literária.

Tereza Bastita Cansada de guerra conta a história de uma mulher arretada de forte e de todos os infortúnios da sua vida desde a infância até a fase adulta.

Com uma narrativa belíssima, Jorge Amado conseguiu criar uma das histórias mais fortes e comoventes que eu já li, destrinchando as mazelas do povo nordestino, focando especialmente em Tereza, uma personagem que foi criada no suco do sofrimento ( bicha sofre viu), mas que mesmo depois de tanto sofrimento, de tantas rasteiras da vida, Não se torna uma má pessoa, continua a lutar pelo que é certo e pelo que acredita.

Personagem mais arretada eu nunca tinha visto, a mulher desbravou doenças nas brabas, pessoas mais ruins e sujas, os piores mártires e mesmo assim não se dobrou a tristeza e a ruindade do ser humano.

Sendo o primeiro livro que eu leio do Jorge Amado, não poderia ter começado com livro melhor. A escrita dele é linda de se ler, poética até narrando violência, mesmo sendo um pouco rebuscada vale muito a pena queimar uns neurônios para entender a mente genial e bela do autor.

Uma das melhores leituras do ano, se não a melhor.

Alessandro117 29/09/2021

Tereza, Favo-de-mel
Gente, que livro incrivel em todos os aspectos que consigo pensar agora. Peguei gosto pela história. Como que ainda não virou novela das noves, filme ou série? Jorge Amado fez-me amar sua personagens, cada uma com sua particularidades. Foi um misto de sentimentos.
Atrevido será, aquele que não embarcar na vida de Tereza Batista.
Débora 19/02/2022minha estante
Alessandro a rede Globo fez uma minissérie baseada nesse livro em 1992, com Patrícia França no papel de Tereza. É uma adaptação antiga, mas bem fácil de achar pela internet e que a meu ver vale a pena dar uma olhada.

Alessandro117 20/02/2022minha estante
Eu assisti ela toda quando terminei de ler, incrível msm

Débora 20/02/2022minha estante
Ahh que legal. ??????

Duda 28/03/2020

Tereza a melhor personagem que Jorge Amado já criou...
Nunca vou me cansar de elogiar a narrativa do Jorge Amado,ele descreveu Tereza tão bem,me fez sentir muitas coisas em apenas um livro.Tereza sem dúvidas,é um dos melhores personagens dos livros que já li dele.O melhor capítulo pra mim foi "A guerra do balaio fechado",me fez dar boas risadas e mostrou que não é pq elas são mulheres da vida,que não merecem ser respeitadas.Jorge Amado sempre descrevendo mulheres de uma maneira única.

alicia149 26/09/2021

Gostaria de ser forte como Tereza Batista
Personagem mais forte jamais vi. Tereza passou por poucas e boas e nunca deixou para trás a sua essência. Sua delicadeza e amor.
Um dos primeiros livros nacionais que li e, eu amei a experiência com Tereza Batista. Nossa cultura, costumes e lutas são bem retratados no livro.
Eu me apaixonei.
Não todo 5 estrelas completas pois tem partes que achei muito cansativas e preferiria que não estivesse no livro :)

Geraldo 17/08/2012

Uma heroína cansada.
Minha historia com o autor Jorge Amado é meio antiga, porém com algumas frustrações. Quando tinha meus 13 anos, minha mãe dava algumas dicas de leitura que passavam de José de Alencar, Machado de Assis entre varios outros, e estava incluso Jorge Amado.
Mas vamos e venhamos ter 13 anos e ler esses autores é literalmente um "pé no saco". Tanto que quando fui a biblioteca municipal de Pilar do Sul (minha cidade natal) e pedi a funcionária que me indicasse onde estaria a obra de Amado, ela logo disse:
- Não acho interessante você ler esse autor, muito pesado, com um vocabulário rebuscado de difícil entendimento.
Mas eu, teimoso e ariano que só insisti e peguei o livro MAR MORTO. Resultado: odiei e nem consegui chegar na pagina de numero 50.
Passaram se os anos, eu viciado em leitura, e ja com meus 20 anos volto a ler Jorge. Pego a obra: TIETA DO AGRESTE. Um livro enorme, com um vocabulário difícil, porém com mais maturidade consegui chegar ao fim. Curti, ate pelo fato que tinha assistido a novela de mesmo nome.
Hoje, tenho 33 anos e acado de terminar TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA.
Uma historia de uma heroína que passa muitos percalços na vida, órfã de pai e mãe, vendida pela tia para um coronel pedófilo; ela é estuprada de todas as formas, tem sua infância arrancada, vira escrava sexual por 2 anos desse tal coronel e passa por uma vida cheia de atribulações. Como diria Jorge Amado, uma vida com muita guerra. Porém o autor dá a ela muitos sonhos, um verdadeiro amor que desaparece nos braços de Janaína - Citação de Jorge pra falar que desapareceu no mar com a deusa Yemanjá - logo no começo do livro. Será que essa moça encontrará a felicidade? o que espera o destino?.
Jorge Amado descreve como ninguém uma personagem que vive nas fronteiras da Bahia com Sergipe, com certeza uma menina como tantas outras vitimas de um mundo machista do começo do século 20.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6