Para viver um grande amor

Para viver um grande amor Vinícius de Moraes

Resenhas - Para viver um grande amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kaethe 19/12/2022

Já perdi a conta de quantas vezes, desde a adolescência, que já li e reli Vinícius. E a cada vez sempre uma nova descoberta.

Walkyria 11/12/2022

Para viver um grande amor
Primeira vez que leio Vinícius de Moraes. É um livro com crônicas e poesias, não tenho o hábito de lê poesias, mas quis sair da zona com esse livro.
Algumas crônicas e poesias são difíceis de entender, entretanto, restante são de fácil compreensão.
As crônicas que mais gostei foram: De pombos e de gatos;
O amor por entre o verde.
Poema: Não comerei da alface a verde pétala.

Nina 15/11/2022

tinha algumas vezes que eu não entendia os poemas ou os textos, mas em geral eu gostei bastante. tinha alguns bem legais

dhenglerr 02/11/2022

simplesmente Vinícius de Moraes
um livro lindo, afetuoso, que te transporta para o próprio mundo do Vinicius, um mundo lindo, cheio de cores, de vida e de principalmente, muito amor pela sua amada, pelas pessoas e pela linda arte que é a poesia e é isso que transmite suas poesias e prosas (o que particularmente, me encantou muito esse estilo de leitura)

essa mistura de poesia e prosa é o que deixa a leitura mais dinâmica, não é nada cansativo e pelo contrário, te instiga a ler mais e mais, te faz refletir e o mais incrível que eu notei em cada poesia e prosa, é que elas de alguma forma se relacionam e se complementam, trazendo um sentido maior pra obra e por tudo aquilo que ele sentiu, e vivenciou

ele é leve, fluído, calmo e mostra a beleza do amor na perspectiva dele, a verdadeira beleza naquilo que é a mais linda de se sentir: amar, ele nos transmite uma nostalgia e lirismo antigo, como se estivéssemos vivendo nos anos 50 do Rio de Janeiro, uma brisa calma do mar e a paixão dos adolescentes nas esquinas, é isso que me transmitiu lendo, foi uma experiência maravilhosa ler pela primeira vez a obra de Vinicius de Moraes, eu amei, recomendo demais!!

Gabriela - @livrosdegab 27/09/2022

Esse é um dos livros mais antigos que eu tenho e gosto demais dele porque é uma grande marca na minha vida de leitora.
Pedi ele de presente no meu aniversário de 11 anos. Li, provavelmente não entendi muita coisa e ao longo dos anos dava uma olhada nos meus contos e crônicas preferidos (que eu marquei DOBRANDO a ponta da pagina!)
18 anos depois decidi reler. Percebi que os meus favoritos seguem favoritos e que algumas coisas eu sigo sem entender!
Adoro poesia mas curiosamente não leio quase nenhuma. Já as crônicas não sou mais tão fã.
Termino com o sentimento de que preciso conhecer muito mais da obra de Vinícius e também sair da minha zona de conforto.

Laila 19/09/2022

Um amor de livro
Das delícias de Vinicius??
É um livro que não sai do coração, e que sempre quero revisitar?.
Li ainda menina, e cada vez que releio tenho novas sensações.

Ines.Tuxen 18/07/2022

Um bom passatempo
De fato, a poética do Vinicius se aflora nos texto muito naturalmente. A mistura de prosa e poesia traz um frescor para o livro que não te faz cansar facilmente. É um interessante passatempo para ler junto a uma xícara de chá em uma tarde chuvosa.
Achei esse livro na antiga estante dos meus pais, e por sinônimo ele realmente traz essa nostalgia e lirismo antigo. Ler ele é como embarcar em uma viagem aos anos 50 no Rio de Janeiro. Existem algumas posições um pouco machistas e retrógradas do Vinicius nos seus textos, na minha visão, mas, é entendível por se tratar de alguém que viveu em uma época onde isso era ainda mais louvável, mas, não é nada que atrapalhe a leitura.
Enfim, é uma boa leitura, com certeza em outro momento da vida vou reler.

Textos favoritos:
O "Margarida's"
O amor por entro o verde
A casa materna
Relendo Rilke
A bela ninfa do bosque sagrado
Namorados no mirante

gabriel.a.brumatto 18/06/2022

Livro muito bom!!
Este é o primeiro livro que eu leio do Vinicius de Moraes de cabo a rabo. Já havia pegado a Antologia Poética, mas, no meio da leitura, larguei-o. Desta vez, me deu uma grande vontade de ler algo do Vinicius, então, peguei este livro, que até o momento, não conhecia. Este livro é muito interessante por vários aspectos, porém, vou destacar apenas um: ele mistura poesia e prosa, intercalando um estilo de escrita com o outro. E, eu adorei este esquema!!!

Abreu 05/02/2022

Gostei bastante, nunca tinha lido nenhuma crônica do Vinicius, só alguns poemas soltos, mas gostei muito delas. Assim como os poemas, que também não ficam para trás.

Gabriela Crisch 06/01/2022

Para viver um Vinicius de Moraes
A escrita desse cara me arrebenta e me conserta.
Gostei da obra que mescla com a prosa apesar de preferir suas poesias e ter sentido falta de mais sentimentos amorosos no decorrer da obra (sim, mais ainda haha).
Títulos preferidos:
- poema de aniversário
- O amor por entre o ventre
- O poeta
- A casa materna
- menino de ilha
- os elementos do estilo
- namorados no mirante
- um beijo
- A transfiguração pela poesia

Luan 23/12/2021

Ôôô Vinicius de Moraes...
A cada dia fico mais apaixonado pelas leituras viniciana. Toca lá no fundo. Me emociona demais.

Você, Vinicius, tem a capacidade de nos transportar.

Mariele 05/12/2021

Razoavel
Nunca fui fã dos poemas machistas de Vinicius de Moraes. Resolvi ler esse outro livro dele por terem alguns floxos de pensamento alem das poesias. A maioria chata. Alguns muito bons.

Dama 06/11/2021

Inesperadamente recofortante
Eu nunca me imaginei lendo um livro de crônicas e poemas, simplesmente não é meu estilo de leitura. Mas esse livro estava aqui pela estante e decidir dar uma chance, tentar algo novo. E posso dizer que foi a melhor decisão a se tomar, porque eu amei!
Basicamente por 2 meses eu lia um poema e uma crônica antes de dormir, e foi uma rotina tão deliciosa e calmante. Não sei, mas existe uma coisa especial sobre a poesia que encanta a gente de uma maneira diferente do romance, tem algo especial em ler uma crônica, uma história ou reflexão que vai acabar em 2 ou 3 páginas. Eu dormia com um quentinho no coração, mesmo depois das leituras mais sem sentido.
Favorite alguns dos escritos desse livro, marquei pra não esquecer, foi maravilhoso. Um tempo comigo mesma e de muita reflexão. Fico feliz também de passar um tempo conhecendo melhor a Vinícius de Moraes, um nome tão famoso que finalmente tenho o prazer de ter lido suas criações e aprendido um pouco com e sobre ele. (Aliás, tem uma mini biografia ao final do livro, acho interessante lê-la antes para melhor imersão e compreensão de algumas crônicas).
É isso, obrigada Vinícius. Espero que alguém também se deleite mais um pouço com suas obras, sua paixão e dedicação. Espero que sirva "para viver um grande amor".

Carla Reis 20/09/2021

Eu simplesmente adoro esse livro, com poemas, crônicas, e às vezes acho que devaneios de Vinícius de Moraes, gosto de reler alguns livros e esse foi um dos escolhidos desse ano

biancaaguiarrl 05/08/2021

apaixonante
Sou suspeita para falar do Vinicius, sem dúvidas é o meu poeta preferido. Essa obra que mescla poesia e prosa é fantástica, adorava ler ao acordar :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5