Para viver um grande amor

Para viver um grande amor Vinícius de Moraes




Resenhas - Para viver um grande amor


69 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Gabinas 22/04/2020

Surpresa com a prosa de Vinicius
Conhecia Vinicius musicalmente e alguns de seus sonetos... sua prosa me surpreendeu pela riqueza de detalhes. Um livro lindo, afetuoso, no qual Vinicius exalta a beleza da vida, das pessoas. A leitura me lembrou muito ?O livro dos abraços? de Eduardo Galeano em sua sensibilidade e beleza.
comentários(0)comente



Renata CCS 19/02/2013

O cronista que se revela em Vinicius de Moraes fica mais compreensível se o leitor conhecer sua obra poética
PARA VIVER UM GRANDE AMOR já exerce certo fascínio sobre nós pelo título: quem não quer viver um grande amor? E Vinícius de Morais, eu garanto, não nos decepciona: o livro é apaixonante. O livro vai alternando prosa e poesia, e em ambos os gêneros encontramos o estilo marcante e profundo do poeta. A poesia é delicada e atrevida, por vezes até divertida. A prosa é marcada por uma linguagem despojada e uma observação crítica do cotidiano. A prosa e a poesia de Vinicius são irmãs gêmeas. Enquanto na primeira o cronista escreve de forma mais solta e leve, em sua poesia ele é mais comedido e comportado, com cada palavra no seu devido lugar, mas ambas são feitas da mesma matéria: de um olhar sensível sobre tudo que lhe passava aos olhos ou lhe chamava a atenção. E a sua poesia não se encontra restrita aos poemas, mas é parte de todos os textos. Vinicius é um poeta-cronista, sua prosa é conseqüência da poesia e não há como dissociar uma da outra. Recomendo esta deliciosa leitura para viver um grande amor com um livro!
comentários(0)comente



@pequenasdicasliterarias 02/05/2020

Para viver um grande amor - 9/10
Já conhecia as poesias de Vinicius mas não uma obra completa. Para viver um grande amor é um livro de poesia e prosa, não para ser lido de forma corrida mas degustada. O autor conta histórias de sua vida mas declama seu amor por Maria Lúcia sempre que pode. Define mulheres como básicas ou ácidas, a depender do lugar onde nascem. Fala de futebol, faz um poema pra Garrincha e uma crônica, emocionante, inclusive, para Oscar Niemayer. A última ele faz para o filho Pedro. Me fez chorar.
Recomendo.
comentários(0)comente



Mariele 05/12/2021

Razoavel
Nunca fui fã dos poemas machistas de Vinicius de Moraes. Resolvi ler esse outro livro dele por terem alguns floxos de pensamento alem das poesias. A maioria chata. Alguns muito bons.
comentários(0)comente



dhenglerr 02/11/2022

simplesmente Vinícius de Moraes
um livro lindo, afetuoso, que te transporta para o próprio mundo do Vinicius, um mundo lindo, cheio de cores, de vida e de principalmente, muito amor pela sua amada, pelas pessoas e pela linda arte que é a poesia e é isso que transmite suas poesias e prosas (o que particularmente, me encantou muito esse estilo de leitura)

essa mistura de poesia e prosa é o que deixa a leitura mais dinâmica, não é nada cansativo e pelo contrário, te instiga a ler mais e mais, te faz refletir e o mais incrível que eu notei em cada poesia e prosa, é que elas de alguma forma se relacionam e se complementam, trazendo um sentido maior pra obra e por tudo aquilo que ele sentiu, e vivenciou

ele é leve, fluído, calmo e mostra a beleza do amor na perspectiva dele, a verdadeira beleza naquilo que é a mais linda de se sentir: amar, ele nos transmite uma nostalgia e lirismo antigo, como se estivéssemos vivendo nos anos 50 do Rio de Janeiro, uma brisa calma do mar e a paixão dos adolescentes nas esquinas, é isso que me transmitiu lendo, foi uma experiência maravilhosa ler pela primeira vez a obra de Vinicius de Moraes, eu amei, recomendo demais!!
comentários(0)comente



Mariana 26/08/2012

O cotidiano desnudado sob o olhar do poeta.
Realmente Vinícius de Morais (até agora persiste a dúvida se a grafia correta é "Morais" ou "Moraes") era um ser extraordinário. Nesta obra que reúne tanto poesias quanto crônicas, a realidade é contada sob a ótica do poeta. Fatos banais, que muitas vezes nos passam desapercebidos, ganham um ar de doçura e o amor, em todas as suas formas, é elemento vital para a escrita. De repente, você se percebe sorrindo, chorando - talvez os dois ao mesmo tempo - e feliz por ter vivenciado de uma forma ou de outra exatamente a mesma coisa que esse homem admirável viveu. Sim, porque aquilo que ele escreve, apesar de datar de décadas atrás, permanece muito atual, afinal, quando poderia o amor fica fora de moda?
Um livro maravilhoso para ser lido com o coração. Mais do que recomendado.
Renata CCS 23/10/2013minha estante
Você conseguiu passar seus sentimentos em relação a esta belíssima obra em poucas e certeiras palavras. Parabéns pela resenha!




Gabriela Crisch 06/01/2022

Para viver um Vinicius de Moraes
A escrita desse cara me arrebenta e me conserta.
Gostei da obra que mescla com a prosa apesar de preferir suas poesias e ter sentido falta de mais sentimentos amorosos no decorrer da obra (sim, mais ainda haha).
Títulos preferidos:
- poema de aniversário
- O amor por entre o ventre
- O poeta
- A casa materna
- menino de ilha
- os elementos do estilo
- namorados no mirante
- um beijo
- A transfiguração pela poesia
comentários(0)comente



HalanaC 23/03/2021

Bom
Esse foi o primeiro livro de Vinicius que eu li, no começo achei um pouco complicado por estar intercalando poesia e crônica, porém mesmo assim o livro acabou sendo bem bom. A linguagem do livro é bem simples nada muito pesado ou difícil de ser compreendido e interpretado. Gostei.
comentários(0)comente



Filha de Atena 30/10/2023

Vinicius sempre me emocionando
Vários poemas e versos desse livro me tocaram e me inspiram, esse livro trasborda poesia e romance.
É incrível oq um poeta é capaz de escrever quando esta apaixonado, é uma leitura tao tocante e linda
comentários(0)comente



Abreu 05/02/2022

Gostei bastante, nunca tinha lido nenhuma crônica do Vinicius, só alguns poemas soltos, mas gostei muito delas. Assim como os poemas, que também não ficam para trás.
comentários(0)comente



Carolina 09/05/2021

#21 Cada texto reflete um momento de Vinícius apaixonado
O livro trata-se de uma compilação de crônicas e poemas, de Vinícius de Moraes, escritos no Jornal Última Hora, entre os anos de 1959 e 1962, no total são 188 textos curtos e agradáveis. Os poemas são a minha parte favorita no livro, eles são sempre inspiradores. Acredito que é um livro excelente até para pessoas que não gostam muito de crônicas e poemas.
comentários(0)comente



Erick 24/06/2021

Considero minha experiência com poesia ainda bem baixa, porém o que já li do Vinicius de Moraes o faz ser meu segundo poeta favorito no momento, atrás somente de um dos heterônimos de Fernando Pessoa, o humilde Alberto Caeiro. Aqui além das poesias temos crônicas, e o livro vai se alternando entre uma e outra, sem se importar com qualquer ordem cronológica de publicação. Foi um homem que aproveitou muito bem a sua vida em inúmeros lugares e, pôxa, como ele adorava as integrantes do sexo feminino!
comentários(0)comente



Luan 23/12/2021

Ôôô Vinicius de Moraes...
A cada dia fico mais apaixonado pelas leituras viniciana. Toca lá no fundo. Me emociona demais.

Você, Vinicius, tem a capacidade de nos transportar.
comentários(0)comente



Thaís 23/04/2021

Amor em prosa e verso
Amor em prosa e em verso. Vinícius de Moraes reflete em ambos os estilos a mesma performance ainda atualmente conhecida das composições musicais. O Vinícius que conhecemos como cantor e compositor também está presente na crônica e nos sonetos. A construção é livre, ele pouco se prende aos estilos, mas impõe uma cadência facilmente reconhecível. Recomendo especialmente "Retrato de Portinari", "O Amor Por Entre o Verde", "Para Viver um Grande Amor" (que dá nome ao livro), "A Transfiguração Pela Poesia" e finalmente "Química Orgânica". Uma obra leve e gostosa de se ler!
comentários(0)comente



Dama 06/11/2021

Inesperadamente recofortante
Eu nunca me imaginei lendo um livro de crônicas e poemas, simplesmente não é meu estilo de leitura. Mas esse livro estava aqui pela estante e decidir dar uma chance, tentar algo novo. E posso dizer que foi a melhor decisão a se tomar, porque eu amei!
Basicamente por 2 meses eu lia um poema e uma crônica antes de dormir, e foi uma rotina tão deliciosa e calmante. Não sei, mas existe uma coisa especial sobre a poesia que encanta a gente de uma maneira diferente do romance, tem algo especial em ler uma crônica, uma história ou reflexão que vai acabar em 2 ou 3 páginas. Eu dormia com um quentinho no coração, mesmo depois das leituras mais sem sentido.
Favorite alguns dos escritos desse livro, marquei pra não esquecer, foi maravilhoso. Um tempo comigo mesma e de muita reflexão. Fico feliz também de passar um tempo conhecendo melhor a Vinícius de Moraes, um nome tão famoso que finalmente tenho o prazer de ter lido suas criações e aprendido um pouco com e sobre ele. (Aliás, tem uma mini biografia ao final do livro, acho interessante lê-la antes para melhor imersão e compreensão de algumas crônicas).
É isso, obrigada Vinícius. Espero que alguém também se deleite mais um pouço com suas obras, sua paixão e dedicação. Espero que sirva "para viver um grande amor".
comentários(0)comente



69 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR