Para viver um grande amor

Para viver um grande amor Vinícius de Moraes

Resenhas - Para viver um grande amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabinas 22/04/2020

Surpresa com a prosa de Vinicius
Conhecia Vinicius musicalmente e alguns de seus sonetos... sua prosa me surpreendeu pela riqueza de detalhes. Um livro lindo, afetuoso, no qual Vinicius exalta a beleza da vida, das pessoas. A leitura me lembrou muito ?O livro dos abraços? de Eduardo Galeano em sua sensibilidade e beleza.

Renata CCS 19/02/2013

O cronista que se revela em Vinicius de Moraes fica mais compreensível se o leitor conhecer sua obra poética
PARA VIVER UM GRANDE AMOR já exerce certo fascínio sobre nós pelo título: quem não quer viver um grande amor? E Vinícius de Morais, eu garanto, não nos decepciona: o livro é apaixonante. O livro vai alternando prosa e poesia, e em ambos os gêneros encontramos o estilo marcante e profundo do poeta. A poesia é delicada e atrevida, por vezes até divertida. A prosa é marcada por uma linguagem despojada e uma observação crítica do cotidiano. A prosa e a poesia de Vinicius são irmãs gêmeas. Enquanto na primeira o cronista escreve de forma mais solta e leve, em sua poesia ele é mais comedido e comportado, com cada palavra no seu devido lugar, mas ambas são feitas da mesma matéria: de um olhar sensível sobre tudo que lhe passava aos olhos ou lhe chamava a atenção. E a sua poesia não se encontra restrita aos poemas, mas é parte de todos os textos. Vinicius é um poeta-cronista, sua prosa é conseqüência da poesia e não há como dissociar uma da outra. Recomendo esta deliciosa leitura para viver um grande amor com um livro!

@pequenasdicasliterarias 02/05/2020

Para viver um grande amor - 9/10
Já conhecia as poesias de Vinicius mas não uma obra completa. Para viver um grande amor é um livro de poesia e prosa, não para ser lido de forma corrida mas degustada. O autor conta histórias de sua vida mas declama seu amor por Maria Lúcia sempre que pode. Define mulheres como básicas ou ácidas, a depender do lugar onde nascem. Fala de futebol, faz um poema pra Garrincha e uma crônica, emocionante, inclusive, para Oscar Niemayer. A última ele faz para o filho Pedro. Me fez chorar.
Recomendo.

Mariele 05/12/2021

Razoavel
Nunca fui fã dos poemas machistas de Vinicius de Moraes. Resolvi ler esse outro livro dele por terem alguns floxos de pensamento alem das poesias. A maioria chata. Alguns muito bons.

dhenglerr 02/11/2022

simplesmente Vinícius de Moraes
um livro lindo, afetuoso, que te transporta para o próprio mundo do Vinicius, um mundo lindo, cheio de cores, de vida e de principalmente, muito amor pela sua amada, pelas pessoas e pela linda arte que é a poesia e é isso que transmite suas poesias e prosas (o que particularmente, me encantou muito esse estilo de leitura)

essa mistura de poesia e prosa é o que deixa a leitura mais dinâmica, não é nada cansativo e pelo contrário, te instiga a ler mais e mais, te faz refletir e o mais incrível que eu notei em cada poesia e prosa, é que elas de alguma forma se relacionam e se complementam, trazendo um sentido maior pra obra e por tudo aquilo que ele sentiu, e vivenciou

ele é leve, fluído, calmo e mostra a beleza do amor na perspectiva dele, a verdadeira beleza naquilo que é a mais linda de se sentir: amar, ele nos transmite uma nostalgia e lirismo antigo, como se estivéssemos vivendo nos anos 50 do Rio de Janeiro, uma brisa calma do mar e a paixão dos adolescentes nas esquinas, é isso que me transmitiu lendo, foi uma experiência maravilhosa ler pela primeira vez a obra de Vinicius de Moraes, eu amei, recomendo demais!!

Mariana 26/08/2012

O cotidiano desnudado sob o olhar do poeta.
Realmente Vinícius de Morais (até agora persiste a dúvida se a grafia correta é "Morais" ou "Moraes") era um ser extraordinário. Nesta obra que reúne tanto poesias quanto crônicas, a realidade é contada sob a ótica do poeta. Fatos banais, que muitas vezes nos passam desapercebidos, ganham um ar de doçura e o amor, em todas as suas formas, é elemento vital para a escrita. De repente, você se percebe sorrindo, chorando - talvez os dois ao mesmo tempo - e feliz por ter vivenciado de uma forma ou de outra exatamente a mesma coisa que esse homem admirável viveu. Sim, porque aquilo que ele escreve, apesar de datar de décadas atrás, permanece muito atual, afinal, quando poderia o amor fica fora de moda?
Um livro maravilhoso para ser lido com o coração. Mais do que recomendado.
Renata CCS 23/10/2013minha estante
Você conseguiu passar seus sentimentos em relação a esta belíssima obra em poucas e certeiras palavras. Parabéns pela resenha!

Gabriela Crisch 06/01/2022

Para viver um Vinicius de Moraes
A escrita desse cara me arrebenta e me conserta.
Gostei da obra que mescla com a prosa apesar de preferir suas poesias e ter sentido falta de mais sentimentos amorosos no decorrer da obra (sim, mais ainda haha).
Títulos preferidos:
- poema de aniversário
- O amor por entre o ventre
- O poeta
- A casa materna
- menino de ilha
- os elementos do estilo
- namorados no mirante
- um beijo
- A transfiguração pela poesia

HalanaC 23/03/2021

Esse foi o primeiro livro de Vinicius que eu li, no começo achei um pouco complicado por estar intercalando poesia e crônica, porém mesmo assim o livro acabou sendo bem bom. A linguagem do livro é bem simples nada muito pesado ou difícil de ser compreendido e interpretado. Gostei.

Filha de Atena 30/10/2023

Vinicius sempre me emocionando
Vários poemas e versos desse livro me tocaram e me inspiram, esse livro trasborda poesia e romance.
É incrível oq um poeta é capaz de escrever quando esta apaixonado, é uma leitura tao tocante e linda

Abreu 05/02/2022

Gostei bastante, nunca tinha lido nenhuma crônica do Vinicius, só alguns poemas soltos, mas gostei muito delas. Assim como os poemas, que também não ficam para trás.

Carolina 09/05/2021

#21 Cada texto reflete um momento de Vinícius apaixonado
O livro trata-se de uma compilação de crônicas e poemas, de Vinícius de Moraes, escritos no Jornal Última Hora, entre os anos de 1959 e 1962, no total são 188 textos curtos e agradáveis. Os poemas são a minha parte favorita no livro, eles são sempre inspiradores. Acredito que é um livro excelente até para pessoas que não gostam muito de crônicas e poemas.

Erick 24/06/2021

Considero minha experiência com poesia ainda bem baixa, porém o que já li do Vinicius de Moraes o faz ser meu segundo poeta favorito no momento, atrás somente de um dos heterônimos de Fernando Pessoa, o humilde Alberto Caeiro. Aqui além das poesias temos crônicas, e o livro vai se alternando entre uma e outra, sem se importar com qualquer ordem cronológica de publicação. Foi um homem que aproveitou muito bem a sua vida em inúmeros lugares e, pôxa, como ele adorava as integrantes do sexo feminino!

Luan 23/12/2021

Ôôô Vinicius de Moraes...
A cada dia fico mais apaixonado pelas leituras viniciana. Toca lá no fundo. Me emociona demais.

Você, Vinicius, tem a capacidade de nos transportar.

Thaís 23/04/2021

Amor em prosa e verso
Amor em prosa e em verso. Vinícius de Moraes reflete em ambos os estilos a mesma performance ainda atualmente conhecida das composições musicais. O Vinícius que conhecemos como cantor e compositor também está presente na crônica e nos sonetos. A construção é livre, ele pouco se prende aos estilos, mas impõe uma cadência facilmente reconhecível. Recomendo especialmente "Retrato de Portinari", "O Amor Por Entre o Verde", "Para Viver um Grande Amor" (que dá nome ao livro), "A Transfiguração Pela Poesia" e finalmente "Química Orgânica". Uma obra leve e gostosa de se ler!

Dama 06/11/2021

Inesperadamente recofortante
Eu nunca me imaginei lendo um livro de crônicas e poemas, simplesmente não é meu estilo de leitura. Mas esse livro estava aqui pela estante e decidir dar uma chance, tentar algo novo. E posso dizer que foi a melhor decisão a se tomar, porque eu amei!
Basicamente por 2 meses eu lia um poema e uma crônica antes de dormir, e foi uma rotina tão deliciosa e calmante. Não sei, mas existe uma coisa especial sobre a poesia que encanta a gente de uma maneira diferente do romance, tem algo especial em ler uma crônica, uma história ou reflexão que vai acabar em 2 ou 3 páginas. Eu dormia com um quentinho no coração, mesmo depois das leituras mais sem sentido.
Favorite alguns dos escritos desse livro, marquei pra não esquecer, foi maravilhoso. Um tempo comigo mesma e de muita reflexão. Fico feliz também de passar um tempo conhecendo melhor a Vinícius de Moraes, um nome tão famoso que finalmente tenho o prazer de ter lido suas criações e aprendido um pouco com e sobre ele. (Aliás, tem uma mini biografia ao final do livro, acho interessante lê-la antes para melhor imersão e compreensão de algumas crônicas).
É isso, obrigada Vinícius. Espero que alguém também se deleite mais um pouço com suas obras, sua paixão e dedicação. Espero que sirva "para viver um grande amor".

1 | 2 | 3 | 4 | 5