Animal Farm

Animal Farm George Orwell

Resenhas - Animal Farm

Caio.Henrique 12/06/2020

Four legs good, two legs bad
Uma das minhas maiores admirações para com essa obra é o fato de que Orwell escreveu em 1 ano algo que décadas depois permanece extremamente relevante e atual. A perspicácia do autor em adotar o gênero fábula para tecer suas críticas é cativante, e apesar de ser possível reconhecer figuras históricas específicas, Animal Farm pode se referir a qualquer Estado totalitário. É quase que um padrão; um líder assume o poder com promessas de grandiosidade para o povo, igualdade e dignidade. E anos depois, lá estão os pobres mais pobres e as elites com seus privilégios. O mais interessante ao meu ver é a forma como a obra demonstra as manobras que ditadores utilizam para manipular a mentalidade de um povo, deturpando a história e as leis (como vemos Napoleon fazer ao alterar os mandamentos, ou espalhar mentiras recorrentes sobre Snowball até que ele deixe de ser herói e se torne vilão). Astuto e extremamente relevante, esse livro é obrigatório para todos que querem entender um pouco mais sobre a história e como chegamos até aqui.

Bruno.Vargas 15/01/2021

Mais atual impossível!
Estando no poder não importa muito qual a filosofia do ditador, mas se ele é ditador!

Um clássico, cuja história tive ciência aos 14 anos nos anos de ouro do SESC Cidadania, em Goiânia, quando mantinham coerência de gestão a partir dos ensinamentos nas salas de aila. E especialmente faz importante mencionar a escola, pois hoje ela acompanha essa forma de governo que desconsidera seus funcionários. Infelizmente lamentável!

Perceber que a escola onde me formei cidadão não passa mais de uma réplica da nossa mais recente história da presidência, ocupada também por um ditador mascarado por trás da constituição, ainda, vigente.... Dói.

É isso, Animal Farm é a história das implicações sociais daqueles que estão sob a gestão autoritária, mesmo q escondida atrás de uma bandeira que prega igualdade, respeito, entre outros sonhos de uma vida social. Outros diriam q é a história de como quem entra no poder se corrompe. Eu fico com a minha versão, com olhar primeiro sobre os desgovernados, e prefiro acreditar que quem é corrompido consegue seus meios corruptos de alcançar o poder e desgovernar....especialmente qdo a educação e senso crítico é inexistente ou pouco influente, quando temos o grupo de pessoas que só repete as contradições e aberrações dos líderes, replicam falsidades e as aceitam porque o governo anterior era "pior"! Que coincidência ein?

Livro curto, direto e mais atual impossível. Valeu a pena rever essa história.

?????