Para uma menina com uma flor

Para uma menina com uma flor Vinícius de Moraes

Resenhas - Para uma menina com uma flor

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Que todos se unam, se protejam, apertem os cintos; se reúnam nos recintos com esperança brasileira. E que se dê de comer a quem não come, porque o povo passa fome, e a fome é má conselheira."

"(...) a ausência é, depois da morte, a maior causa da morte do amor."

Maria 14/09/2023

Amo os livros de Vinícius de Moraes. E com ctz amei esse. Prefiro poemas, mas amei as crônicas e saber da vida do Vinicius.

Luan 05/04/2023

O pensamento, a sua vida, os seus amores, suas perdas, ou seja, seus sentimentos em palavra. É um encanto!

Liv 20/04/2022

É uma honra poder entrar no mundo da poesia através de um dos maiores poetas que já existiu. Além de podermos acompanhar a sua evolução como escritor, podemos conhecer mais quem ele foi como pessoa e assim entendendo a alma do escritor que entendemos a essência da poesia

Jesca 30/12/2021

Bom.
Oferece uma noção cronológica das produções literárias do Vinicius de Moraes. Gostei de alguns textos, de outros nem tanto, mas foi uma leitura agradável.

@Matcholo 24/09/2021

Gostei demais de cada crônica desse livro, extremamente poéticas de fazer chorar, além de nos aproximar da mente de um dos maiores poeta e músico brasileiro, o tipo de livro que todos deveriam ler, recomendo sem ressalvas, leitura espetacular.

Thaís 21/08/2021

Com uma flor
Vinícius é uma rosa, sabe ser delicado, mas também sabe ferir. Achei nesta obra um Vinícius mais crítico da sociedade do que um poeta do quotidiano. Me agradou, ajuda a entender porque ele passou a ser quase "persona non grata" na diplomacia. Sorte a nossa que tivemos o poeta compositor a nos presentear com lindas canções e doces estrofes.

Lis 17/12/2020

Me enganei
Pelo título, eu achava que ia ser puro romance, mas não. Tem política, tem muito falecimento, tem enchente, muitas celebridades/personalidades e poucos romances. Mas o lirismo está sempre presente: gosto da escrita de Vinicius e por isso não chegou a ser uma frustração, mas fiquei carente de amor.

@conversas_literarias 27/06/2020

Um pouco de Vinicius de Moraes
Tive um pouco de dificuldade no começo, achei a linguagem difícil e os textos muito subjetivos. Mas, logo me adaptei e comecei a amar! Alguns textos são perfeitos, nos fazem sentir próximos de Vinicius de Moraes e seus amigos. O Rio de Janeiro aparece em quase todas as crônicas de
uma forma encantadora. No final, um posfácio nos ajuda a entender o contexto de alguns textos e temos uma maravilhosa entrevista com Vinicius de Moraes. Amei!

Camila1856 09/06/2020

Razoável
Uns contos são incríveis e dá super vontade de terminar; outros nem tanto. Livros de contos e essa mesma vibe sempre pra mim...

Joao.Ricardo 23/04/2020

Ótimas visões de mundo de Vinicius de Moraes
Eu gosto bastante de Vinícius de Moraes, mas não sou seu grande entendedor e estudioso. Por isso, esse livro me susprewndeu por mostrar aspectos do autor que eu desconhecia.
"Para uma menina com uma flor" é uma obra que reúne textos de Vinicius publicados em revistas e jornais no período de 1941 até 1966, escolhidos por ele mesmo.
Iniciamos com o Vinicius de Morais bastante desapontado quanto aos dias em que vive, aborda questões sociais do próprio RJ e do mundo em guerra.
Há a citação da extinta Favela do Pinto que se localizava nas mediações do Leblon (quem souber de mais escritores que escreveram sobre essa favela me indiquem, por favor), há lucubrações sobre sobre a guerra, projeções sobre o fim da guerra em uma prosa poética particular de Vinicius; me marcou muito o texto "Meninas sozinhas perdidas no mundo e dentro de si". A primeira parte do livro é o momento de crítica e exasperação pessoal do autor.
Na segunda parte que reúne alguns textos de 1964 à 1966, Vinicius nos revela seu lado mais conhecido, um pouco melancólico, natural do poeta, aficionado pelo amor e levemente anedótico, em especial quando conta que em missão diplomática caiu em uma cova aberta em pleno cemitério de Los Angeles, ou descreve o racionamento de água ocorrido no RJ, em que foi liberado o uso da água por alguns poucos minutos.
Esse é Vinicius, ao meu ver, ao mesmo tempo que rumina questões da 2ª Guerra Mundial é capaz de nos trazer contos homéricos que habitam as ruas do RJ; ao mesmo tempo que lamuria a perda de amigos, nos toca com seu contato íntimo com a poesia e seus primeiros versos; ao mesmo tempo que divaga sobre o afeto e todos os seus desdobramentos é capaz de lidar com questões pontuais da ditadura civil-militar que já acobreava o Brasil na época; ao mesmo tempo que nos revela uma identidade brasileira é capaz de nos trazer referências músicas muito aprofundadas sobre crítica musical.
Esse é Vinicius de Moraes, embora atualmente para mim um pouco datado em algumas questões, é sempre um livre pensante nato e com um refinamento estético espantoso.
O título da obra foi dado em razão de Nelita Abreu Rocha, sua esposa na época e esse exemplar traz a capa original na contra-capa, entre outros documentos e fotos interessantes, por fim, temos uma entrevista com Vinicius feita por Odacir Soares, que em certo momento questiona a possível candidatura do autor na academia brasileira de letras, em resposta, desabafa Vinicius: "Deus me livre de ficar embalsamado dentro daquele fardão da Academia!"
Ótimo livro para conhecer um pouco mais de Vinicius, suas críticas, divagações, ter uma boa leitura.

Adriane 23/04/2019

Sentimental
Esse é um livro para se ler aos poucos, ir passeando por suas páginas de acordo com o momento do leitor porque caso o contrário ele pode se tornar sem sentido. Se trata da "junção" de algumas obras de Vinicius de Moraes cada uma sobre um assunto diferente e a maioria são escritos como se fossem cronicas; repleto de sentimentos e com uma sensibilidade que em alguns casos podemos até acreditar ver as coisas descritas pelo autor. Destaque para "Depois da guerra" e "para uma menina com uma flor".

site: https://medeixeopinar.blogspot.com/
Livrão, bom demais

Nena 11/03/2017

Coletânea de crônicas e poesias do poetinha, de 1941 até 1966. Vinícius dispensa grandes resenhas. Basta ler e absorver suas palavras sempre carregadas de muitas emoções e sentimentos.
@Matcholo 24/09/2021minha estante
Estou fascinado por esse livro.

Stelle de Rocio 15/06/2016

Bela descoberta
Eu apenas conhecia o lado poeta e músico de Vinicius, porém agora que li este livro estou ainda mais a admirá-lo. Minha crônica favorita permanece sendo 'Depois da Guerra'.
@Matcholo 24/09/2021minha estante
Para mim também foi uma grata surpresa, livrão

Tamires 01/09/2012

Muito bom.
Confesso que antes de ler o livro , nao conhecia até entao esse lado cronista do Vinicius, sempre fui admiradora de suas obras, e com as cronicas nao foi diferente,o livro é fascinante, com muito sentimento, bom humor e um pouco de ironia ele retrata momentos de sua vida como viagens, festas, amigos, a cidade maravilhosa e sua mulher, que em momento algum deixa de demonstrar seu amor e admiração por ela. Consegui sentir toda a poesia caracteristica do Vinicius em cada cronica que lia, realmente é um livro muito bom.
@Matcholo 24/09/2021minha estante
Esse livro é uma preciosidade, excelente