Empatia

Empatia Jaime Ribeiro

Resenhas -

Arthur.Sousa 30/12/2022

Humanização da Tecnologia
O mundo enquanto sociedade foi sempre carente de reciprocidade, tema muito discutido nas mais areas de atuação, contudo nunca antes na história se fez tão necessário emergir nosso cuidado e responsabilidade quanto ao resgate dessa tão poderosa ferramenta chamada Empatia, afinal a mais alta tecnologia não só daz parte de nossa realidade como já se funde a nossa própria existência, logo se não houver em nós esse senso de reciprocidade, ou Empatia, estamos fadados ao mais alto sucesso tecnologico contudo em igual proporção ao maior fracasso enquanto humanos que a história já presenciou...Nas palavras de Jaime Ribeiro:
"Chegou a hora de ensinar a empatia para as novas gerações e garantir que o futuro seja um lugar melhor para todos, independentemente das transformações aceleradas que vêm ocorrendo"

Daiane.Dalmoro 04/12/2022

Empatia
Autor traz diversos vieses da empatia, a mim pareceu muito raso, esperava reflexões mais profundas.

KayoADS 07/03/2022

Mudou minha vida.
Apesar do começo do livro focar muito em ensinar as crianças empatia ao invés de nos ensinar mais sobre o assunto no geral, o livro mudou minha vida pra melhor. Posso dizer que sou outra pessoa, com outra visão após esse livro. Fora que o autor é bastante gentil no Instagram e sempre estamos conversando sobre mais diversos assuntos.

Babi 17/10/2021

Um livro maravilhoso
Uma amiga me recomendou e me emprestou para ler.

Além de ser fácil e ser usado palavras simples ele é super rico de informações importantes.

Recomendaria para qualquer pessoa ler e até mesmo para pais que estão no processo de criar e educar suas crianças para o futuro.

Se todo mundo pudesse ler este livro e absorver no mínimo um capítulo o mundo seria muito diferente em vários aspectos.

Realmente um livro muito bom e recomendo!

Porto 19/05/2021

A habilidade do futuro que já é agora
Espalhar o conceito de empatia para que as pessoas possam vivê-la em toda a sua essência é ajudar na construção de um mundo melhor.

brunapullig 04/04/2021

Pode te distrair...
A ideia central do livro é perfeita. Mas a forma como o autor escreve sobre o tema, pode te levar à distração já que ele conta diversas estórias para, no final de cada uma delas, mostrar onde se nota a empatia ali.
São estórias que, por si só, são temáticas interessantes e por vezes, me perguntei o porquê de elas estarem ali presentes num livro de empatia. Eu encontrava a resposta no final delas, mas ja tinha desviado a minha atenção para o tema abordado na tal estória.
Tanto é que saio dessa leitura querendo saber mais sobre a geração y, educação infantil em casa e inteligência artificial

Gabriela.Batista 07/06/2020

Ótimos exemplos
Um ótimo livro, muito bem explicado e com ótimos exemplos aplicáveis ao dia.

Marceli.Machado 14/05/2020

É um bom livro, mas não atendeu a minha expectativa. Pode ser uma boa leitura para pais, pela oportunidade de ensinarem empatia aos seus filhos.

jumorgensten 23/08/2019

O livro vai discorrendo sobre as questões empáticas como o ser humano, sua tendência a sentir empatia e por onde anda esse sentimento.

O autor aborda também problemas atuais sempre com histórias e pesquisas como exemplos. Fala sobre as famílias na atualidade, como o grito se tornou a nova palmada, os vícios em celulares e videogames, de como os indivíduos sem religião são mais empáticos que as religiosas, as empatias na política e casamento e a importância dos livros e como se está se perdendo o hábito da leitura.

Nessa última, Jaime conta a história do seu sobrinho. O pai criou muitas expectativas que o rapaz iria ler seus quadrinhos e o menino não se interessou. Jaime, então, propôs um clube do livro para ele voltar a ler e indicou uma série de livros. O jovem devorou todos os volumes em semanas. Ou seja: Muitos pais vêem nos filhos as reproduções das suas vontades, sem perceberem as individualidades dos seres humanos.

A obra traz a tona a linha muito tênue da empatia. Qual o ponto onde a empatia se torna uma dependência camuflada. Como exemplo o autor conta a história de um rapaz que vivia em um relacionamento de mão única e dizia ser empatia pela esposa porque, provavelmente, ela deveria ter alguns problemas nessas questões.

Outro ponto tênue e comentado é a empatia "quando lhe convém" e o autor cita os exemplos da solidariedade em Paris e o mesmo não aconteceu em Mariana e outras situações que precisavam de empatia. Trazendo para os dias atuais: A maioria se preocupar com questões ambientais no "estrangeiro" e nem ligar para o que está acontecendo na Amazônia.

O livro também aborda os pontos positivos da empatia como os líderes se colocando nos lugares dos funcionários e vice-versa para todos entenderem as importâncias das funções. E também o quão se colocar na "pele" do outro foi essencial para o bullying ter acabado em uma escola.

A leitura e o texto são fluídos e fáceis de serem entendidos. Se tiver tempo se consegue ler em um dia.

Daí vem a pergunta: "Mais Ju! Esse livro não é espírita de jeito nenhum". É sim! Sabe caridade, fraternidade e amor ao próximo? Tudo isso resume-se a uma palavra: Empatia! :)

Minha gente! Eu quero morar nessa obra. Como faz? É um soco no estômago atrás do outro. Sem palavras de tão sensacional. Jaime merece todos os parabéns do mundo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/08/23/empatia-por-que-as-pessoas-empaticas-serao-os-lideres-do-futuro-jaime-ribeiro/
Fran Reis 23/07/2021minha estante
Já leu Comunicação não-violenta do Marshall B. Rosenberg? Ele vai além no assunto na minha opinião. Recomendo!

jumorgensten 23/07/2021minha estante
Oi, Fran! Não! Esse ainda não li não!

Na realidade, na minha opinião, os dois são feitos para nichos diferentes, apesar de abordarem assuntos próximos. O do Jaime é mais voltado para espíritas e espiritualistas. Enquanto o Marshall, lendo pelos resumos e tudo mais, é mais voltado para quem gosta de psicologia e público geral também.

Maaaassss... vou tentar ler um dia Comunicação Não Violenta sim. Gosto muito desse foco também.

Fran Reis 26/07/2021minha estante
Interessante! Eu li os dois e eu achei o do Jaime mais técnico do que o Marshall e até bem propício para se debater no ambiente corporativo. Confesso que não percebi nada relacionado com a espiritualidade além do capítulo que fala sobre isso, rs! O CNV é bem isso que você falou, na minha opinião também!

jumorgensten 27/07/2021minha estante
Bom! Como não li o livro indicado por você, não posso fazer um comparativo de ambos. Infelizmente!

Mas pelo que eu li por cima, os dois fazem uma combinação ótima para debate em qualquer ambiente sim. E, muitas vezes, as questões da Espiritualidade se encontram nas entrelinhas. :)

LAvia 10/01/2023minha estante
muito bom o livro ?e o estilo de?escrita do autor

jumorgensten 12/01/2023minha estante
Né!? :)