Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

rdiamantino 08/04/2019

Médico de Homens e de Alma
Excelente Livro, a história do Evangelista São Lucas o único evangelista que não conviveu com Jesus. Leitura leve e emocionante.

Ana Beatriz Rosa Alves 05/01/2019

Um livro maravilhoso, não tenho palavras para explicar o quão importante foi essa obra para minha visão do imperio Romano e minha visão para com Jesus Cristo.
Foram cinco semanas com esse livro que demorou mais de 40 anos para ser escrito.
Tem uma carga histórica imensa, e ao mesmo tempo uma literatura gostosa de ler, o que é um grande problema, quando o livro é pesado e ao mesmo tempo cativante a gente sofre
Mas valeu a pena!
Aqui acompanhamos a história de São Lucas, um dos apóstolos de Jesus. Passamos por sua infância, seus milagres médicos, suas paixões e desilusões, seus medos e aventuras.
Além de que figuras importantíssimas da história participam dessa narrativa: Tiberio, Pilatos, Maria e muitos outros.

Vicente Ferreira 26/12/2018

Médico de homens e de almas
Um livro profundo, maravilhoso. Lucas nos mostra todo o cotidiano da vida do tempo de Cristo.
Já o li várias vezes e toda vez parece que ele me mostra uma nova faceta de Cristo.

Roberta 04/09/2018

Só eu que não curti ??
Achei bem médio. O narrador é muito descritivo e às vezes, a leitura torna-se cansativa; mas a história é boa

Hester 09/03/2018

Excelente livro. A angustia existencial de Lucano, médico e médium, assim interpretei eu. Sua angústia em busca de algo que nem ele mesmo sabia o que poderia ser até o encontrar. Retrata também as grandes cidades à época de Cristo. A queda lenta de Roma. Alguns fatos nós encontramos no mundo atual, então concluo que temos evolução técnica mas a moral perdemos.

João Luiz 21/11/2017

Uma pessoa que dedica toda sua vida a ajudar o próximo sem ganhar nada em troca. Que eleva os ensinamentos de Jesus, muitas vezes esquecidos nos dias atuais, que é amar o próximo. Uma excelente leitura, história riquíssima e muito inspiradora!

Valério 16/08/2017

Intenso
Médico de homens e de almas traz a vida de Lucas, um dos evangelistas da Bíblia, desde o seu nascimento. A partir da figura Bíblica, a autora constrói o personagem com ficção, casando com perfeição o real do fictício.
Um dos livros mais belos envolvendo religião, transborda caridade, amor, entrega.
Um livro que inspira. Que, ao terminá-lo, nos deixa com a sensação de que nós e o mundo todo temos um grande potencial, que podemos ser mais, melhores, mais próximos de Deus.
Exemplo de vida a ser seguido com fervor.
Linda obra, transformadora. Excelente livro.

Saskia 02/06/2017

Fantástico!
Leitura maravilhosa! A descrição que o autor faz de Maria é incrível, toca o coração com tanta singeleza. É um livro maravilhoso!

Francisco M. 13/04/2017

Uma História Fantástica de um dos homens mais importante da humanidade
eu adorei o que li sobre Lucas no livro achei que a autora forá muito fiel a cultura da época salientando as culturas locais ao conhecimento de Lucas esse link que a autora faz é que dá base ao conhecimento de Lucas como médico, homem e santo...

O romance se concentra mais na visão humanitária de Lucas dando pouco enfase ao seu milagres, passo a impressão que Lucas e uma pessoa normal, não mais nem menos que ninguém... isso suaviza o romance mesmo a autora cultuando sua beleza magnifica o tempo todo...

A descrição dos lugares e culturas em que se passa o romance é bem detalhista e caprichada fazendo você mergulhar na era do aramaico, sentir a fluidez do grego e se encantar com o hebraico, mas muito mais que uma descrição de cultura e sociedade a autora também lança algumas reflexões sobre a opressão romana e a tirania de César....

a autora nos apresenta um protagonista muito peculiar, que ao contrário de Jesus veio da alta sociedade romana e usou a sua influencia não para beneficio próprio mas para ajudar os mais necessitados e carentes. Lucas veio de cima e sempre trilhou seu caminho para as comunidade mais baixas...

o romance tão pontua com tal viemencia a busca quase que insaciável de Lucas ao encontro de seu mestre e inspirador Jesus, o que eu achei isso uma coisa chata pois isso tira o foco do romance. Mas quero lembrar que este livro é um romance e não uma biografia e tal como romance há um objetivo uma linearidade, vemos lucas menino, Lucas homem, Lucas médico, Lucas evangelista...

o romance traça uma paralelo entre o pensamento romano e judeu oferecendo assim uma reflexão não só política mas também espiritual sobre o papel de Jesus na História do homem. uma delícia de romance que poderia ser acrescentada mais 200 paginas.

@uaitolendo 30/03/2017

Vamos falar de Sao Lucas
Terminei a leitura a exatos 50 minutos. E eu estou MARAVILHADA. Que leitura que me foi enriquecedora. Eu lia e me via na presenca dos personagens;me via em suas vivencia presenciando tudo. Me vi tao apegada a esse livro que nao consegui larga-lo e quando era obrigada a fazer issoe sentia mal. Sim,eu estou apaixonada na historia de Sao Lucas,Lucas na verdade e diminuitivo de Lucano. Gente, que historia linda. E uma historia de amor ao proximo. Lucano passou por varias coisas assim como nos simples mortais. Ele ate chegou a desacreditar em Deus. Mas em sua jornada para ajudar aqueles que mais precisam de seu auxilio medico, ele foi conhecendo o Messias. Lucano nao chegou a conhecer Jesus. Lucano foi tocado por Ele pelo o que se ouvia Dele. E essa jornada de Lucano ate a escrita do seu evangelhio e de grande ensinamento. Todo cristao deveria ler esse livro, que e extremamente rico em historia,na palavra e em parabolas. Ai, eu fiquei fa msm e lindo lindo lindo. E escrito em primeira pessoa, o q para mim a autora acertou em cheio para prender o leitor. Corre vai ler, vale muito a pena.

Iara.Vianna 17/12/2016

MEDICO DE HOMENS E DE ALMAS
Livro ótimo que toca fundo no coração, adorei me sensibilizou profundamente. Gostei demais.

Sobrinho 06/11/2016

Uma obra de destaque
O livro mescla dados históricos com narrativa imaginativa, de muito bom gosto. Recomendo.

Jon 08/09/2016

O Médico
É interessante como a autora coloca a história de Lucano e como nos sentimos envolvidos pelos mesmos sentimentos e expectativas do personagem. Como médico, me senti envolvido na esperança de aliviar a dor e curar do sofrimento. Mostra também como muitas vezes para cuidar do próximo temos que abrir mão de nós mesmos. Recomendo a leitura a todo médico ou estudante de medicina.

Natalie 09/07/2016

Médico de Homens e de Almas fala sobre a vida de São Lucas desde a infância até o momento em que ele começou a escrever seu Evangelho. A autora afirma na introdução que o livro demorou 46 anos para ser concluído, o que é bastante compreensível, pois a riqueza de detalhes não só da vida do personagem central como também do ambiente em que ele estava é tremenda. A narrativa corre muito fácil e em nenhum ponto do texto causa tédio.

A obra é dividida em três partes: a primeira fala da infância de Lucano, observando bem seus familiares e os acontecimentos decisivos da sua revolta para com Deus; a segunda se passa basicamente em Alexandria, local onde se fez médico; e, por fim, a terceira parte, mais longa e mais bela do que as anteriores, a qual mostra a conversão paulatina do evangelista que nunca conheceu pessoalmente o Messias, mas que teve como missão escrever sobre Sua vida e espalhar a Boa Nova aos gentios.

Taylor retrata os fatos fazendo uma pintura da cena e incluindo os odores, citando nomes e apresentando feições. Talvez o único tópico que me incomodou um pouco foi a construção de estereótipos das civilizações. Os gregos eram sempre contemplativos, os romanos materialistas e os judeus, necessariamente piedosos. Parece que as exceções foram deixadas de lado.

Não posso deixar de mencionar que o trecho mais encantador é a releitura do Magnificat e somente por existir aqueles parágrafos tudo o mais que houvesse de ruim (o que não é o caso) seria sumariamente perdoado. Também gostei muito da descrição de São João Evangelista, de fé em chamas, um furacão em pessoa afirmando ter visto o fim dos tempos, anunciando a volta do Salvador e prometendo registrar tudo isso e levar mensagens sobre a necessidade de fazer conhecer a pessoa de Cristo em todos os lugares da Terra. Nunca tinha visto uma forma tão poética de recontar a História Sagrada, tão cheia de nuances doces e alguns pontos duros.

Naveguei com Lucano pela Síria, Grécia, Roma, Alexandria, Jerusalém, Belém e Nazaré numa viagem emocionante e inesquecível. Ótimo livro.
Albert 14/07/2016minha estante
Excelente resenha Natalie. Tinha visto este livro numa livraria, mas não me chamou a atenção, mas com a sua lúcida resenha mudei de opinião. Breve esta obra estará na minha estante.

Ricardo.Ribeiro 11/07/2017minha estante
SEM REGISTROS.Talvez muitos aqui não entendam bem o assunto,devido ao preconceito e ao próprio desinteresse que ele causa nas pessoas em geral.A anglo-americana Taylor Caldwel era médium e recebeu o livro,como os outros,sob inspiração.Geralmente,nesses casos,a publicação demora porque o autor ou autora,na esfera material,não acredita ou duvida do que ele (a) próprio (a)escreve.E fica pesquisando,conforme o caso,para não cair no ridículo,publicando inverdades etc.Tenho uma sugestão para pessoas sem preconceito:"Memórias de um Suicida",obra mediúnica ditada pelo espírito português Camilo Castelo Branco,sobre o que ele,ateu,encontrou depois de cometer suicídio.E o livro é ainda melhor do que "Médico de Homens e de Almas"-um verdadeiro curso de Teologia,sem o fanatismo religioso da "letra que mata".A psicógrafa brasileira do escritor português,Yvone Pereira, também engavetou "Memórias",com receio de cair no ridículo,e só providenciou a publicação dezenas de anos depois de tê-lo recebido mediunicamente.Além do preconceito,essa obra fascinante pode suscitar no pretenso leitor o mesmo tédio de "Médico",para alguns: a gordura de páginas (Ricardo Ribeiro.Deus conosco.).