Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

DIRCE 25/07/2011

Três em Um
"Médico de Homens e de Almas" um livro com o qual sempre me deparava, quando eu ia a algum Sebo, aqui em minha cidade, mas que nunca me animava comprá-lo. Chegava a pegá-lo nas mãos, porém o número de páginas e minha relutância em voltar ao banco de catequese ( era o que vinha a minha mente: que era o um livro com o intuito de evangelizar) fazia com que eu o devolvesse a prateleira.
Entretanto, da última vez que fui a um Sebo, folhei o livro e o que li no prefácio me deixou atônita. Não, não foram os anos dedicados ao livro ( 46 anos) nem o número de obras pesquisadas( mais de 1000) que me causaram tamanha surpresa e fizeram com que, desta vez, eu adquirisse o livro. O que me motivou foi saber que Taylor Caldwell escreveu a primeira versão do livro quando ela contava com 12 anos de idade. Pensei: tão precoce assim deve ser, sem dúvida, uma grande escritora.
Logo nas primeiras páginas tomei ciência que Taylor era uma mestra na arte de narrar e que me seria impossível fazer uma leitura sem uma entrega de corpo e alma .
Eu classificaria esse livro como em 3 em 1. Sim, porque ele é dividido em 3 partes: a primeira traz doses de romantismo, a segunda doses da história e da política de Roma e a terceira trata da conversão de Lucano.
Na primeira parte, por meio de uma narrativa extasiante que trouxe à tona meu lado romântico - há muito adormecido- pude conhecer a história de Lucano (um grego) desde sua infância, o seu amor por Rúbria , e a grande paixão que sua mãe ( Íris) despertava nos homens .
Os 3 ( Lucano, Rúbria e Íris ) eram dotados de tamanha beleza, que tiveram sorte de não terem provocado a ira das divindades gregas(esse é um gracejo que faço, já que as divindades gregas eram citadas a todo momento, e também elas colaboraram para o meu êxtase, pois a mitologia é uma antiga paixão minha).
Lucano não foi castigado pelos deuses ou deusas enfurecidos por sua beleza, ele foi castigado por sua sensibilidade, pela compaixão que nutria pelos seus semelhantes e pela dor da perda da pessoa amada. Tornou-se um cético e um revoltado com o Deus desconhecido. Vivia em constante tormento, mas jamais deixou de ajudar aos necessitados.
Na segunda parte Lucano deixa Roma para estudar medicina. Há relatos de várias curas ( milagres?) que levou Lucano a crer em diagnósticos errados.
Lucano conhece, nesse período, pessoas que irão contribuir, mais adiante, de forma significativa na sua conversão, dentre eles, Sara e seu pai (Eleazar) que lhe confere uma missão praticamente impossível de se cumprir.
Já, a terceira parte, é dedicada a rendição de Lucano, da sua reconciliação com o Deus desconhecido e à sua peregrinação para se inteirar da vida e morte de Jesus ( já que ele não chegou a conhecê-lo).
Nessa sua busca ele encontra Maria que lhe conta sobre a infância de Jesus e sobre o sofrimento que sentiu ao saber que seu filho não lhe pertencia , mas a Ele.
O encontro de Lucano com Maria ( N. Sra) e ,quando ela dele se despede com um aceno, foi a parte do livro que mais me comoveu. Não creio em santos, mas sou muiiito devota de N.Sra e , em minhas orações, é a ela que eu busco, e acredito no que diz o Mauro( alguém muito próximo da minha família): N. Sra não pede ao Seu Filho;ela lhe ordena.
Cheguei ao final do livro meio que reconciliada com o eclesiástico, pois estou farta de presenciar promessas de curas em troca de dízimos, de contribuições( altas contribuições) passíveis de tornarem pastores e igrejas poderosos.
Hélio Rosa 13/12/2011minha estante
Adorei sua resenha, de novo: reta e sincera aos desígnios do livro, mas sem perder o estilo, o garbo de leitora experiente, que atrela sentido e dá vida útil ao que lê...

Maria Thereza 02/01/2012minha estante
É um livro divino, espetacularme escrito e, apesar do tamanho, rapido na leitura! Fantastico e envolvente!

Baluda 24/06/2012minha estante
Perfeito! Você detalhou exatamente da forma que estimula a quem está ,AINDA, EM DÚVIDAS se compra ou não o livro. Parabéns pela resenha.

Carla Cristina 09/08/2012minha estante
Adorei a sua resenha. Foi exatamente o que eu senti. Foi perfeita em tudo o que disse. Clara e objetiva, sem floreios ou enfeites!!! Parabéns!

Lidia 14/10/2012minha estante
Adorei sua resenha, acho que retrata bem tudo que senti ao ler o livro! parabéns.

Soraya 15/11/2012minha estante
Esse livro foi um marco em minha vida. Todos os dias, voltava correndo para casa, pois lia antes de dormir. Me fascinou tanto que não queria que o livro terminasse. Chorei, ri, senti muitas emoções. Realmente, ele me fez muito bem. Espero que também gostem.

Vilma Cunha 12/05/2016minha estante
Muito boa a sua resenha, acabei de ler o livro é exatamente isso...Parabéns!

Márcia 24/03/2022minha estante
Adorei sua resenha, diferente de vc, eu ganhei e também pensei, vou demorar pra ler. Mas é tão bem escrito que foi rápida a leitura. Médico de homens e de Almas é um dos meus preferidos. Já reli umas três vezes. Simplesmente maravilhoso.

Maria Luísa 27/03/2013

Lucano, médico grego, mais conhecido atualmente como São Lucas. Filho de gregos, nascido sob os domínios de Roma, Lucano é filho de Enéias, escravo liberto e funcionário de um influente militar romano. Desde a infância Lucano revela a força do seu caráter e espírito, também manifestando interesse pela ciência e medicina. Será através de Keptah, enigmático servo da casa e médico da família, que Lucano terá os primeiros contatos com o universo até então desconhecido da ciência, medicina e filosofia. A busca pelo "Deus desconhecido" torna-se presente na vida de Lucano. Um Deus tão diferente dos deuses romanos e gregos, cheios de vícios, rancores e paixões. Este Deus bondoso não é apenas Deus dos gregos ou dos judeus ou dos romanos, ele é o Deus de toda a humanidade. Lucano prosseguiu seus estudos na Alexandria e viajou muito, realizando curas e se encontrando com outros cristãos. O que Lucas descreve em seu evangelho não foi pessoalmente presenciado por ele e o relato foi colhido junto à Maria, mãe de Jesus, junto aos discípulos e também junto à testemunhas como Prisco, irmão de Lucano que era soldado romano e conta de forma emocionante os momentos da crucificação.

O livro "Médico de Homens e de Almas" é uma obra prima, rica em detalhes e fruto de uma vasta pesquisa em que a autora, Taylor Caldwel, percorreu extensas fontes durante décadas. A riqueza de detalhes torna a narrativa substanciosa e arte, história, ficção e emoção estão presentes na medida perfeita para encantar os leitores.
Monica 16/04/2013minha estante
Que bela resenha! Fiquei interessada neste livro!

Mateus 02/11/2010

Médico de Homens e de Almas talvez seja um dos livros mais belos que li em toda minha vida. Profundo, intenso, e que nos leva a pensar em nossas atitudes, nossos sentimentos em relação aos outros e à nossa vida. Além de ter uma história pura e sensível, é extremamente bem escrito e bem trabalhado.

Para quem não sabe, o livro conta a história de São Lucas, ou Lucano, um dos maiores apóstolos de Jesus mas que nunca chegou a conhecê-lo. Narra seu nascimento humilde, sua infância com bons amigos e algumas tristezas, sua adolescência brilhante e a fase adulta repleta de reflexões e sentimentos. Ele foi um grande médico de sua época, além de sábio avantajado, e embora muitos pensem o contrário, houve um período em sua vida que renegava a Deus, e só com o tempo passou a amá-lo.

A leitura é intensa e cheia de detalhes, que garante uma visão exata da vida das pessoas antes do nascimento de Jesus. Para muitos pode ser um livro cansativo, mas quanto mais lemos, mais vamos conhecendo a grandiosidade da obra. Por ter lido durante minha infância, por pouco não cheguei a abandonar a leitura. Apenas por pouco... Com calma e força de vontade, consegui chegar ao fim e me encantei com o livro. Indico para pessoas maduras, pois não é uma leitura muito fácil.

Em cada linha, em cada página, e em cada detalhe do livro, percebi o quanto a autora pesquisou bem sobre o assunto para escrevê-lo. Taylor Caldwell seguiu todos os passos de Lucano desde seu nascimento, para fazer um livro realmente fiel aos fatos. E acredito que essa é a característica que mais enriquece Médico de Homens e de Almas: saber que tudo é verdadeiro, e realmente uma pessoa tão boa quando São Lucas existiu sob a face da Terra.

Quem lê com certeza nunca mais esquece tal livro. É desses que nos emocionam e que nos passam uma grande lição, que iremos guardar pelo resto de nossas vidas. E é também um livro para se ler várias e várias vezes, pois só com nosso amadurecimento e vivência poderemos perceber realmente a riqueza que se encontra em Médico de Homens e de Almas.
Ricardo.Ribeiro 11/07/2017minha estante
NÃO PESQUISOU.Taylor não pesquisou.Ela era médium e apenas anotava,como fazia Chico Xavier.Tanto que ela mesma não acreditava em certos assuntos que escrevia.A reencarnação é um deles.O Evangelho de Lucas foi um pedido de Paulo,que estava sem condições de escrever.O médico então entrevista Maria,mãe de Jesu(e não mãe de Deus!).Li há muitos anos,mais de 20,e concordo em que ele é um dos melhores livros que existe(Ricardo Ribeiro).

Marta Vilela 10/11/2014minha estante
Um livro rico de detalhes sobre Lucas. Muito bem escrito e com relatos emocionantes de sua existência.Recomendo!

Caique 12/07/2016minha estante
Fascinante! Fabuloso!

Tai 15/12/2023

O médico de homens e almas
Nesse livro acompanhamos a jornada de São Lucas, Lucano, e todos os seus milagres mas também seus sacrifícios.
Sabia que esse livro era especial por ser um dos livros favoritos do meu irmão, e a história dele me encantou tanto quanto a ele, se tornando meu favorito também.
Indico a leitura não só para cristãos, mas para qualquer pessoa que acredite no amor, no perdão.
Não darei muitos detalhes, vale cada minuto lido e não vejo a hora de ler novamente!
5/5 Favorito da VIDA.

David Ribeiro 20/02/2024

Surpreendente
Taylor Caldwell nos apresenta essa linda história escrita durante cinco décadas, elementos históricos e uma riqueza de detalhes em suas incríveis descrições e narrativa, e é, neste contexto que nos reapresenta Lucano (Lucas), de forma tão humana, que nos dias de hoje chega assustar. É retradado de forma brilhante a vida desse apóstolo, desde sua infância até seus feitos depois de adulto, passeia sobre as convicções, perdas, frustrações, força de vontade desse médico incrível. Um livro muito bonito. Recomendo.

Debora.Lopes 01/11/2021

Lucas!!!!
Que amor! Mesmo sem crer e sem saber viveu o verdadeiro amor que Jesus nos exorta
"Amar à Deus sobre todas as coisas e o próximo como a Ti mesmo."
Sua generosidade comove e sua humildade em curar sem crer nos seus milagres, é no mínimo exemplo de bondade.
Ao terminar o livro, me sinto mais ainda apaixonada por Maria e o Evangelho de Lucas e Atos terão para mim um outro entendimento.
Gratidão ?

Marcelo 25/01/2022

O Mais Completo..
A melhor leitura possível, um drama com detalhes, conta a trajetória de Lucas o Médico de Homens e de Almas, um homem tão Grande e tão simples, cheio de lutas e dúvidas.

Edméia 11/06/2020

* Um santo , um verdadeiro SER HUMANO !!! Ameiiiiiiiii !!!
Trata-se da história da vida do evangelista São Lucas ! É uma narrativa poética , de uma beleza ímpar , realmente EM-CAN-TA-DO-RA !!!
*Lucano, como se chamava São Lucas , foi um jovem muito bondoso , inteligente e , de início ,
duvidava da existência de um Deus por causa dos sofrimentos próprios e dos outros seres humanos !
*Fiquei muito emocionada com o personagem de Tibério César e apreciei deveras a admiração , o respeito e a confiança dele na pessoa de Lucano !
*Lucano diplomou-se em medicina e ele tinha uma forma peculiar de tratar os seus pacientes !
Ele conversava com os mesmos , queria saber dos SENTIMENTOS , da vida deles !!!
*Vou citar aqui três passagens que me marcaram :

1) Olha que descrição lindíssima da cidade de Jerusalém :
Lucano interessou-se pela vista da cidade, observada daquelas alturas. O
vermelhão ardente do crepúsculo atingia os montes pedregosos ou desenhados em
terraços, montes que rodeavam a cidade, dando-lhe um aspecto ardente. As paredes
tortuosas e recortadas em ameias de Jerusalém tinham um ar melancólico. Um
colorido fosco e avermelhado recobria as ruas apertadas e estreitas como reflexo de
fogo. Um som monótono e sussurrante subia das ruas, abafado e murmurante.
Lucano podia ver o torum romano, suas paredes e colunas brancas brilhando como
neve contra a luz ardente; o teatro romano, como taça dentada; os palácios erguendo-
se acima da infinita e interromnida planície de casas menores com seus telhados
iluminados pelas pinceladas vermelhas do sol. Dominando tudo, via-se o Templo, alto
dentro de suas próprias muralhas, as torres douradas em incandescência, as paredes
rosadas. Como ficava voltado para leste, visto daquele ponto do terraço de Pôncio
Pilatos, o céu que ficava por trás dele mostrava um tom profundo de azul-pavão,
contrastando com o firmamento flamejante do ocidente. A distância, havia um grande
maciço de ciprestes escuros, amontoados ou espalhados por um jardim verde.
- É o Getsemâni131 disse Pilatos, notando o interesse de Lucano. Havia em sua
voz uma nota peculiar. - ( * Página 396 de 443 - Livro em PDF ).

2) Jamais tivera vista tão bela e tão pacífica, ali do alto daquela colina. O mar, para o ocidente, estava da cor das uvas maduras, fluindo para leste, onde as luzes subiam. O porto agitava-se com altos galeões, seu mais alto mastro branco apenas tocado de um tom róseo e fugitivo.O céu ocidental arqueava-se em púrpura e em seus pontos mais baixos as estrelas continuavam a brilhar de leve à proporção que desciam para o horizonte arredondado da terra. Como cansada Ártemis, a lua pálida as seguia, mergulhando para repousar. Cesaréia mal acordara; a cidade ficava entre o mar e a colina em que se erguia o palácio de Pilatos, aglomeradas massas de telhados rasos e brancos rebrilhando como neve. Junto daquele monte erguiam-se montes similares, argênteos pelas oliveiras, murmurantes pelas palmeiras e ciprestes, embora alguns fossem despidos, como que de bronze. Os jardins, porém, que desciam levemente, afastando-se dos palácios gêmeos de Pilatos e Herodes, estavam viçosamente verdes, cheios de passagens de pedregulhos brancos ou vermelhos,encantadores, com seus frescos caramanchões e canteiros, fragrantes pelas árvores resinosas. O ar puro fluía sobre tudo aquilo clarificando-se e fazendo-se iridescente à proporção que a terra se iluminava, e as estátuas brancas, disseminadas através dos jardins, começavam a brilhar ligeiramente. - (* Páginas 370 e 371 de 443 - Livro em PDF ).

3 ) Havia tão pouco para ver naquela
rápida escuridão, e no entanto Lucano estava profundamente excitado, como nunca
estivera em sua vida. Não eram os odores intensos e profundos, pungentes e quentes
sobre a brisa do mar, pesados com uma sugestão de incenso, de especiarias,
exalações pela própria terra, o que o comoviam. Não era o cheiro picante das árvores
e da relva ressecada, nem da poeira. Ele conhecia bem o Oriente. Os odores ali
apenas eram mais consistentes do que em Alexandria ou no Cairo, em Tebas ou na
Síria.
Nenhum daqueles odores comovia Lucano, mas apenas a idéia de que ali
tinham vivido os sábios e os profetas, os patriarcas e os homens poderosos, os
homens de Moisés, Davi, Saul, Elias, que aquela era a terra de Golias, de Caza, de
reis e guerreiros, de Samuel.
Ali tinham retumbado os trovões dos tempos. Ali Deus caminhara, como um
terremoto. Ali o Sinai mugira, trovejara e ficara entorpecido pelos coriscos. Ali os
Mandamentos tinham sido dados aos homens.
Ali se havia erguido a concepção de que o homem podia ser mais do que
homem, e que lhe ordenavam que assim fosse. Ali, naquela pequena região, os
gigantes, os Titãs125,e tinham realmente saltado da terra e o retumbar de suas vozes
ecoara mesmo no silêncio. Ali havia mais sabedoria do que a Grécia concebem, mais
grandeza do que Roma conseguira sob o sol. Não existia ali uma polegada de terra
que não fosse abençoada, não havia uma árvore que não se erguesse em maravilha.
Ali os heróis espirituais tinham tido o seu ser, e suas sombras caminhavam em cada
estrada. Ali, uma jovenzinha levara Deus em seu ventre, e ali Ele se manifestara ao
homem, ali Ele vivera e ali morrera, e ali preferia falar como homem. - ( *Página 350 de 443 - livro em PDF ).

Aprendi algumas coisas sobre os costumes dos gregos e dos romanos , sobre a mitologia grega e em como “certas injustiças, corrupções e maldades” existem desde sempre !!!
Li o PDF do livro e no mesmo encontrei 223 páginas a menos e percebi que foi mal feito !!!
Penso em reler este livro em 2021 ! Comprarei o físico – que tem 669 páginas ! – e irei relê-lo !
*Gostei muito dessa escritora britânica , a Taylor Caldwell e já comprei três livros físicos da autoria dela para eu lê-los este ano (2020 ) : “ Um Pilar de Ferro “ (sobre Marco Túlio Cícero , um político romano ) ; “Os servos de Deus “ ( 11 histórias que relatam as agruras vividas pelos apóstolos nossos , contemporâneos ) e “A terra de Deus “ ( narra a vida de Gengis Khan , o imperador dos mongóis ) ! Pretendo comprar mais livros dela ! Comprar e ler ; claro !!!
*Fiquei emocionada nos últimos parágrafos deste livro ! Eu queria saber como Lucano iria agir ,
pensar , reagir diante dos seus próximos projetos ! Eu não queria que a história terminasse ! Fiquei tristinha !!!
*Fiquei estupefata, boquiaberta com o LUXO da vida dos que moravam no palácio de Tibério César ! Muita fartura de comida , muito sexo , muitas jóias preciosas , muitas bajulações , muita riqueza na decoração dos ambientes ... muita podridão na alma das pessoas !!!
Lucano era um homem rico , bonito , inteligente ! Ele sabia falar vários idiomas e era um exímio atleta ! Ele lutava bem ! Realmente , ele foi um importante discípulo de Jesus , mesmo não tendo conhecido o Mestre e foi um grande admirador de Maria , mãe de Deus !
*Dou nota DEZ para este livro e recomendo-o e irei relê-lo, por completo , futuramente , se Deus me permitir !!!

Guaratinguetá – SP, Junho de 2020.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Duda 15/01/2013

Um dos melhores livros que já li! A história é linda e me emocionou muitas vezes. É um exemplo de fé que vai além de religiões. Recomendo muito a leitura.

Xande 31/05/2021

Emocionante
Livro emocionante e inspirador. História de um grande personagem que passou pela Terra. Recomendo de olhos fechados.

Niájera 29/12/2021

Presente do ano
Que livro maravilhoso, emocionante. A história de São Lucas é uma lição de vida e amor à Deus.... Maravilhoso!

G. Turquia 02/01/2014

O Evangelho do Gentio
Eu quase nunca escrevo uma resenha sobre um livro, e quando o faço, é apenas quando este tem poucas críticas no site , a fim de ajudar aqueles que desejam le-lo também. Mas agora eu vou quebrar minha regra, e acrescentar meu pequeno elogio a esse grande livro.

Para mim, há certas leituras que são orações. Como este. Contar a história de um discípulo que sempre achei interessantíssimo (tal como achava a autora, que já partiu desta vida) me mostrou um pouco mais a beleza do Cristianismo. Lucano(apelido carinhoso:Lucas), "cristão desde o nascimento de Jesus", como disse para Herodes,já criança era tímido, belo, desejando Deus e mostrando traços de uma incrível erudição(reconheço-me um pouco com ele, aí).Porém, ao perder uma mulher muito amada, olha em volta e percebe então que o mundo é vil, ruim, nojento e sofredor, achando impossível amar um Deus que só dá maldade para o homem. Surge a revolta, e seu desejo por ser médico e livrar a humanidade de seu "Inimigo" torna-se como obsessão. Porém, dia após dia, percebe o vazio existencial destruidor e agonizante que todos sem Deus tem ("MEU CORAÇÃO É PARA TI, E ESTÁ IRREQUIETO ENQUANTO EM TI NÃO REPOUSAR") , numa reviravolta, reconquista seu amor pelo Deus Desconhecido, que parece ter-se feito conhecido como um de nós na pequena Israel, dominada pelo Império Romano, Parte ele para lá, fazer uma pesquisa sobre tal Homem.

Dividido em três partes: a primeira, falando de seus primeiros anos, liga-nos ao jovem; a segunda, mostra a situação histórico-política do mundo na época pelos olhos de São Lucas; e a terceira, seu processo de conversão (ou no seu caso, re-conversão).

O climax, do livro, creio que todos concordarão dá-se em suas últimas 40 páginas, quando ele se encontra com a Virgem Maria. Aí, não sei se todos sentiram isso ou se é minha imaginação de católico romano passando por uma catarse, eu simplesmente sentia-me lá, ouvindo, emocionando-me, contemplando o rosto misterioso, amoroso de Maria, e experimentando (só que menos misticamente) aquilo que o narrador falava, que Lucas realmente via em sua alma, como se presenciasse, tudo aquilo que lhe falavam. não dá pra ficar imaginando, por alguns momentos, como foi o aceno final da Virgem para ele.

Enfim, muito bem escrito, com toda uma técnica literária e uma paixão por parte de Taylor Caldwell serve para todos que querem entender um pouco melhor a formação da religião cristã, aprender sobre essa grande pessoa que ajudou a espalha-la, aumentar sua cultura e, principalmente(quem sabe), com a alma, enxergar o próprio Deus na vida de tal homem, como eu consegui.

Sabrina.Uliana 13/08/2022

Que livro lindo!
Médico de Homem e de Almas é um livro que conta a história de Lucas, o único apóstolo que não viu Jesus, mas escreveu seu evangelho com base no que ouviu ao longo de sua vida.
É um livro lindo! Conta a história de um homem que se revolta com Deus pelas dores de sua vida, mas encontra Nele a paz que procurou a vida toda.
Único defeito desse livro é que a grande descrição de cenários e detalhes torna ele um pouco... chato em alguns momentos.
Vale a pena ser lido!

Andréa 06/03/2011

Um livro que alcança a alma
Simplesmente um livro difícl de se comentar. "Médico de Homens e de Almas" narra a vida do Evangelista Lucas, único dentre os 4 evangelistas não Judeu, era um médico grego com forte ligação a homens poderosos de Roma. Após 46 anos de intensas pesquisas, a autora finalmente finalizou esse, que longe de ser apenas mais um livro "catequizador" ou "fanático", mostra que Lucas foi por muito tempo um questionador de Deus e que apesar de ser contemporâneo de Jesus, nunca esteve com ele pessoalmente. Seu evangelho foi escrito baseado no que ouviu daqueles que conheceram e conviveram com Cristo, inclusive Maria. Por alguns momentos o livro se torna descritivo em excesso, como a permanencia de Lucas em Roma, o que me desprendeu um pouco da narrativa. Mas o resultado final é uma ótima oportunidade de ver a história de Cristo pelos olhos de um médico descrente nos homens e em Deus, a quem perseguia e questionava por não aceitar o sofrimento de inocentes. Em muitas vezes chorei ao ler trechos sobre os milagres de Jesus descritos a Lucas por pessoas simples e mesmo por soldados romanos convertidos. Sem didatismos ou exageros, Médico de Homens e de Almas é um instrumentos de conhecimento não só sobre Jesus, mas também sobre os homens que vivenciaram àquele tempo e nos faz pensar o que realmente aplicamos em nossa vida dos ensinamentos que Jesus nos deixou.