Médico de Homens e de Almas

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

Flavia_fernandes 13/04/2020

Perfeito

Andréa 06/03/2011

Um livro que alcança a alma
Simplesmente um livro difícl de se comentar. "Médico de Homens e de Almas" narra a vida do Evangelista Lucas, único dentre os 4 evangelistas não Judeu, era um médico grego com forte ligação a homens poderosos de Roma. Após 46 anos de intensas pesquisas, a autora finalmente finalizou esse, que longe de ser apenas mais um livro "catequizador" ou "fanático", mostra que Lucas foi por muito tempo um questionador de Deus e que apesar de ser contemporâneo de Jesus, nunca esteve com ele pessoalmente. Seu evangelho foi escrito baseado no que ouviu daqueles que conheceram e conviveram com Cristo, inclusive Maria. Por alguns momentos o livro se torna descritivo em excesso, como a permanencia de Lucas em Roma, o que me desprendeu um pouco da narrativa. Mas o resultado final é uma ótima oportunidade de ver a história de Cristo pelos olhos de um médico descrente nos homens e em Deus, a quem perseguia e questionava por não aceitar o sofrimento de inocentes. Em muitas vezes chorei ao ler trechos sobre os milagres de Jesus descritos a Lucas por pessoas simples e mesmo por soldados romanos convertidos. Sem didatismos ou exageros, Médico de Homens e de Almas é um instrumentos de conhecimento não só sobre Jesus, mas também sobre os homens que vivenciaram àquele tempo e nos faz pensar o que realmente aplicamos em nossa vida dos ensinamentos que Jesus nos deixou.

Natalie Lagedo 09/07/2016

Médico de Homens e de Almas fala sobre a vida de São Lucas desde a infância até o momento em que ele começou a escrever seu Evangelho. A autora afirma na introdução que o livro demorou 46 anos para ser concluído, o que é bastante compreensível, pois a riqueza de detalhes não só da vida do personagem central como também do ambiente em que ele estava é tremenda. A narrativa corre muito fácil e em nenhum ponto do texto causa tédio.

A obra é dividida em três partes: a primeira fala da infância de Lucano, observando bem seus familiares e os acontecimentos decisivos da sua revolta para com Deus; a segunda se passa basicamente em Alexandria, local onde se fez médico; e, por fim, a terceira parte, mais longa e mais bela do que as anteriores, a qual mostra a conversão paulatina do evangelista que nunca conheceu pessoalmente o Messias, mas que teve como missão escrever sobre Sua vida e espalhar a Boa Nova aos gentios.

Taylor retrata os fatos fazendo uma pintura da cena e incluindo os odores, citando nomes e apresentando feições. Talvez o único tópico que me incomodou um pouco foi a construção de estereótipos das civilizações. Os gregos eram sempre contemplativos, os romanos materialistas e os judeus, necessariamente piedosos. Parece que as exceções foram deixadas de lado.

Não posso deixar de mencionar que o trecho mais encantador é a releitura do Magnificat e somente por existir aqueles parágrafos tudo o mais que houvesse de ruim (o que não é o caso) seria sumariamente perdoado. Também gostei muito da descrição de São João Evangelista, de fé em chamas, um furacão em pessoa afirmando ter visto o fim dos tempos, anunciando a volta do Salvador e prometendo registrar tudo isso e levar mensagens sobre a necessidade de fazer conhecer a pessoa de Cristo em todos os lugares da Terra. Nunca tinha visto uma forma tão poética de recontar a História Sagrada, tão cheia de nuances doces e alguns pontos duros.

Naveguei com Lucano pela Síria, Grécia, Roma, Alexandria, Jerusalém, Belém e Nazaré numa viagem emocionante e inesquecível. Ótimo livro.
Albert 14/07/2016minha estante
Excelente resenha Natalie. Tinha visto este livro numa livraria, mas não me chamou a atenção, mas com a sua lúcida resenha mudei de opinião. Breve esta obra estará na minha estante.

Ricardo.Ribeiro 11/07/2017minha estante
SEM REGISTROS.Talvez muitos aqui não entendam bem o assunto,devido ao preconceito e ao próprio desinteresse que ele causa nas pessoas em geral.A anglo-americana Taylor Caldwel era médium e recebeu o livro,como os outros,sob inspiração.Geralmente,nesses casos,a publicação demora porque o autor ou autora,na esfera material,não acredita ou duvida do que ele (a) próprio (a)escreve.E fica pesquisando,conforme o caso,para não cair no ridículo,publicando inverdades etc.Tenho uma sugestão para pessoas sem preconceito:"Memórias de um Suicida",obra mediúnica ditada pelo espírito português Camilo Castelo Branco,sobre o que ele,ateu,encontrou depois de cometer suicídio.E o livro é ainda melhor do que "Médico de Homens e de Almas"-um verdadeiro curso de Teologia,sem o fanatismo religioso da "letra que mata".A psicógrafa brasileira do escritor português,Yvone Pereira, também engavetou "Memórias",com receio de cair no ridículo,e só providenciou a publicação dezenas de anos depois de tê-lo recebido mediunicamente.Além do preconceito,essa obra fascinante pode suscitar no pretenso leitor o mesmo tédio de "Médico",para alguns: a gordura de páginas (Ricardo Ribeiro.Deus conosco.).

Wilton 17/11/2015

Viagem maravilhosa
MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS é uma viagem pelos lugares onde Cristo viveu e pregou. A autora faz descrições minuciosas das paisagens, dos governos, das crenças e dos povos das localidades bíblicas. Ela não se preocupa apenas com o aspecto religioso do livro. Envolve-se na política da época, fazendo uma análise comportamental tanto do povo romano como dos dirigentes do vasto Império. Taylor Caldwell entra no terreno político e especula sobre o futuro de Roma, prevendo a sua decadência e extinção. A escritora compara a religião grega com a romana e com a cristã. A linguagem da autora é simples e objetiva, apesar de, às vezes, empregar descrições muito extensas. O livro deve ser lido não só por cristãos, mas por todos aqueles que pretendam ler um livro sério e bem escrito.

jo 27/08/2012

IMPACTANTE!!!
Fiquei dois anos com esse livro na estante e de repente resolvi começar a leitura e me apaixonei desde a primeira página.
Com uma riqueza de detalhes,Taylor Caldwell vai desenvolvendo a história da vida de Lucano e não tem como não se envolver com a narrativa.
Mesmo quando eu tinha que interromper a leitura para dormir,a história me acompanhava e eu já acordava pensando no próximo capítulo.
Imperdível para quem está procurando uma boa leitura.
Lourilúcio 12/09/2012minha estante
Que bacana saber que outras pessoas viveram as mesmas sensações com essa fantástica obra, recomendo a todos!

Silvia363 30/10/2021

Surpreendente
Sempre me indicaram esse livro e por alguma razão, não tinha lido até então. Quando por algum motivo comecei a ler, me surpreendi! Com os detalhes históricos, com a narrativa envolvente e com a história muito bonita de Lucano (Sao Lucas). Durante sua vida ele não acreditava em Deus mas sempre encontrava com fatos e era levado a Ele. Depois de um tempo foi convertido e procurou detalhes para seu evangelho.
Recomendo!

Clara Mítia 21/11/2012

Médico de Homens e de Almas
Sem dúvida alguma, esse foi o livro mais sensacional da minha vida. Durante a leitura parecia sentir os gostos, os aromas e ver as paisagens descritas pela autora Taylor Caldwell. O que dizer sobre o médico grego que buscava o Deus Desconhecido, a razão de sua vida, e ao deparar-se com Ele em Jesus, colocou-se interiamente a serviço Daquele veio salvar o mundo? Digo apenas que passei a amar Lucano (nome grego) ou São Lucas, como o conhecemos pela autoria de um dos 4 evangelhos. Não tenha medo de buscar a Deus como fez esse Médico de Homens e de Almas. Embarque nessa viagem e boa leitura!
Taninha 28/11/2012minha estante
Verdade, Clara!

É o tipo de livro que consegue nos deixar com vontade de sermos pessoas melhores.
Tudo nele é lindo e extremamente sensível. Um dos melhores livros que já li....

Clara Mítia 30/11/2013minha estante
Obrigada Taninha!

Michelle 19/05/2020

Admirável
Quando começamos a ler, é muito comum (e natural) ficar impressionado com o tempo de construção para a obra estar da forma que a temos em mãos. Foram 46 anos escrevendo, pesquisando, viajando, reescrevendo, revisando e publicando sobre o Médico de homens e almas.
A autora foi bastante contemplativa, contudo mesmo nas extensas descrições de ambientes, pessoas, lugares, costumes e políticas o livro se faz fluindo. Realmente maravilhoso, como já haviam me dito e tanto indicado.

Vivi 23/01/2021

História de São Lucas. Muito lindo
Renata 23/01/2021minha estante
Este está ba minha lista para 2021.

Vivi 31/01/2021minha estante
Renata, é um livro excelente. Gostei muito. Recomendo. Abs

Gláucia 13/05/2011

Médico de Homens e de Almas - Taylor Caldwell
O livro não agrada apenas aos religiosos, não tem aquele ranço proselitista típico de algumas religiões, mas a todos que apreciam uma história de vida exemplar, no caso a trajetória de Lucas. Marcado pela dor e pelo sofrimento ele se sente próximo de Jesus, a quem não conheceu, através do exemplo de dedicação e amor incondicional ao próximo.

Zatti 27/06/2010

Lucas(Lucamo) e sua luta para entender a Vida e o Criador.
Lucas Lucano filho de escravos grego, vivia na Grécia antiga, criança muito bela e querida por todos. Tinha por Abra filha dos patrões paternos um carinho muito especial, criança meiga de saúde frágil também lhe dedicava muita amizade. Tinham praticamente as mesmas ocupações e diversões.Com o passar dos tempos a saúde de Abra foi ficando pior, Lucano acompanhava tudo sem entender bem o que acontecia, mas percebia que algo não estava normal. Aos poucos a amiguinha já não conseguia participar dos folguedos infantis, os pais da menina e o médico da família estavam sempre muito preocupados, ela que antes saía todos dias para brincar ou mesmo apenas conversarem muitas vezes ficava dias acamada. Lucano resolveu se informar com o médico, que por ver seu interesse pela medicina ainda tão jovem tornara-se seu amigo, mas a resposta não foi das mais animadoras:Abra tinha a doença branca e já não havia muito que pudesse fazer por ela.Lucano desesperado não conseguia aceitar o fato, começou a se interessar ainda mas pela medicina e principalmente auxiliar o médico em tudo o que lhe era possível.Por essa época estavam falando muito em um Deus de muito poder, e que seu filho tinha vindo ao mundo para salva-lo e estava fazendo muitos milagres, ele se pegou com esse Deus desesperadamente. Abra era jovem, bonita, nunca tinha feito nenhum mal, não tinha pecados, então não havia razão para Deus não atende-lo. Os dias passaram até um dia em que estavam conversando sob uma ao entardecer, ela muito quieta, ele via que não havia melhora. O falecimento da jovem veio logo em seguida destroçando de dor o coração do jovem Lucano. Ele em seu desespero e impotência revoltou-se contra Deus e jurou travar batalha com ele, se dedicar a medicina de tal forma que Deus mandaria a morte e ele daria a vida. A dor pela morte da amiguinha durou por muitos anos. Estudou medicina e tal como jurara naquele dia travou a sua batalha contra a morte, em seu intimo cada vida que conseguia salvar era uma vitória contra Deus.Viajou por muitos países e em todos os lugares que chegava sempre ouvia falar de Cristo que era bom, humilde e operava milagres, então começou a ansiar por encontra-lo também, encontrar o filho daquele que havia levado a sua Abra e tantos outros inocentes sem dar-lhes chance alguma.A caminhada foi longa o trajeto muito difícil, não conseguiu chegar a tempo de encontra-lo com vida, mas mesmo assim houve a redenção, ele percebeu que Deus tinha estado sempre com ele, que todas as curas milagosas que operara tinham sido por sua e sua bondade era infinita.

rdiamantino 08/04/2019

Médico de Homens e de Alma
Excelente Livro, a história do Evangelista São Lucas o único evangelista que não conviveu com Jesus. Leitura leve e emocionante.
Manoel.Vicente 26/01/2020minha estante
Gostei tanto do Livro, que o ofereci de presente a um médico muito especial, com uma dedicatória simples, mas de coração. "As vezes não basta ser homem, é preciso ser Médico; algumas vezes, não basta ser Médico, é preciso ser Humano."

Isabella 08/12/2010

Para quem gosta de detalhes
O livro e a história são muito interessantes, porém a pessoa precisa gostar de descrições e detalhes!!! o mármore é rosa, o pássaro pia, a árvore balança e a folha cai... cansa um pouco...
Gláucia Soares 10/04/2020minha estante
Afff, não tenho paciência. Desisti de ler. Obrigada pela dica.

Adrya_Daewen 21/08/2010

Interessante...
Para quem gosta de ler sobre Cristo, sem toda aquela moral piegas das obras religiosas, recomendo que leia Caldwell. Muito bem contada a história de Lucas.

Beto 30/12/2020

A procura de Deus
Quando sua fé fica abalada o livro te da esperança, todos nós procuramos por Deus todos os dias.