L

L'argent Du Déshonneur Hiroshi Hirata

Resenhas - L'argent Du Déshonneur

Pe. Jeferson 11/03/2024

O que é desonra?
O mangá se passa no Japão feudal e é uma coletânea de contos sobre o Tomador de Promissórias. Ele tem a missão de cobrar dívidas de samurais que assinaram promissórias em campo de batalha em troca da própria vida.
Num ambiente onde morrer em batalha era considerado uma honra e a honra era o valor supremo, esquivar-se à morte por dinheiro poderia ser uma mancha perpétua. Os contos mostram as conseqüências dessas negociações “desonrosas” na vida dos devedores, de suas famílias, de seus clãs...
As histórias são independentes e a única ligação entre elas é o cobrador de dívidas que segue estritamente sua regra moral própria. É um personagem muito interessante.
O tema da morte por honra é bastante complexo, mas eu só consigo encará-lo do ponto de vista de um cristão ocidental nascido no século XX. Desse ponto de vista parece exagerado o valor que os japoneses medievais davam à própria honra. Para nós não seria grande desonra tentar salvar a própria vida (a não ser em caso de martírio), embora fosse heroico perde-la por motivos nobres.
O autor parece refletir um pouco esse pensamento. Em algumas histórias há motivos maiores para a auto-preservação do que a covardia, motivos como o amor à família e a compaixão pelos mais fracos. Nessas histórias o cobrador percebe a futilidade com que a vida é tratada, mas deve continuar seu trabalho.

Lika 22/02/2024

Que leitura maravilhosa

Adorei tudo, desenho, roteiro

Nossa, antigamente era treta viver no Japão
Acho interessante a palavra de uma pessoa ter tanto valor

Amei demais e já favoritei

Rodrigo 15/02/2024

Redondinho e fenomenal
O preço da desonra é o tipo de livro que se utiliza de um período real e cria uma ficção com momentos muito marcantes.

Aqui vamos acompanhar um personagem responsável por tomar provisórias seladas no campo de batalha e a princípio até parece que vai ser uma história repetitiva e com poucos momentos interessantes. Felizmente é logo no início que percebemos que a história tem muito mais a oferecer.

Ao buscar as provisórias, diversas situações podem acontecer, além de que aqueles que precisam pagar certamente tem uma história e uma vida fora a guerra. É muito interessante ver como esses personagens se relacionam de formas diferentes com esse compromisso e como o nosso protagonista vai precisar passar por situações que garantam o sucesso da missão dele.

Uma história recheada de ação, diálogos riquíssimos e momentos realmente memoráveis. Fiquei muito feliz com essa leitura e super recomendo!

mcnmelo 13/01/2024

O Preço da Desonra: Honra Samurai elevada ao extremo
Li o O Preço da Desonra e ele é ainda mais complexo do q eu imaginava. Eu amo histórias de samurais, e mangás Gekigás como esse eram o q eu desejava ver há mto tempo.

Aqui, há a premissa das "promissórias de vida", seladas c/sangue ainda nos campos de batalha, q serão cobradas por um tomador/samurai num futuro próximo.
A partir disso, as mais diversas situações sobre o pagamento dessa dívida são o brilho desse mangá.

E tudo, girando em torno do código de ética dos samurais, q sempre tem mto sobre honra, dignidade e sacrifício.
Enfim, maravilhoso.

(Originalmente escrito em: 15/04/2023)

Pechi 06/01/2024

Manga sobre samurais...
Há, de fato, histórias interessantes, mas achei um mangá fraco e no geral não gostei dos desenhos.

Eu não conhecia o tema "Kubidai", acredito que valha a pena a leitura caso haja interesse de conhecê-lo.

Lucas1429 05/01/2024

Super Recomendo!
Mangá incrível. As artes são belíssimas e as histórias bem interessantes. É super envolvente e cheio de emoções. Uma resenha sem spoilers mais se está procurando por histórias de samurais essa com certeza é para você !

Renata 31/12/2023

Traço lindo! História tocante, vontade de ler mais coisas desse mangá ka, pena que as coisas do pipoca estão sempre carinhas.

Diego Rodrigues 24/11/2023

Quanto vale uma vida?
No Japão feudal, quando um samurai caía no campo de batalha e o medo da morte falava mais alto, sua última saída era recorrer à uma atitude vergonhosa e que colocava em cheque toda a sua honra: oferecer uma quantia em dinheiro em troca de sua cabeça. Uma promissória de vida era então assinada com sangue ali mesmo, no calor da batalha, e o infeliz era poupado. Ao fim da guerra, a dívida era cobrada. Esse estranho e obscuro "comércio" não só revela aquele que talvez seja o medo mais primordial do ser humano (a morte), como também escancara o seu lado mais mesquinho (a cobiça). Apesar dos relatos oficiais serem escassos, não é de se admirar que essa prática fosse comum. E é dela que surge a temível figura do tomador de promissórias, profissional que era contratado para efetuar essas cobranças e que protagoniza as sete histórias aqui contadas.

Publicadas originalmente entre 1971 e 1973, são narrativas que partem sempre de uma mesma premissa: o tomador Hanshiro indo cobrar os devedores. Porém, as coisas nem sempre saem como o planejado. Um guerreiro caído poderia, por exemplo, assinar a promissória com um nome falso. É o que acontece no conto que abre o volume. Um ato de covardia que coloca em risco a honra e a sobrevivência de todo um clã. Ou então a história do pai que se vendeu, não por medo da morte, mas pelo filho que agora se volta contra ele. E assim vai... O ronin devedor morto pelas mãos de um cruel conselheiro do governo, o ex-bushi que se refugiou nas montanhas e achou que nunca seria encontrado, o ancião sem braços nem pernas e que não tem como arcar com a dívida, a família arruinada mas tão fortemente apegada aos seus princípios que prefere cometer o seppuku do que carregar a infâmia e o servo que se infiltra em um clã rico e sanguinário em busca de vingança.

Mesmo tendo um ponto de partida em comum, Hiroshi Hirata consegue fazer com que cada narrativa seja única, dotando-as de desdobramentos bem distintos entre si. Apesar disso, é uma leitura que funciona melhor se intercalada com outros materiais ou pelo menos espaçada entre um conto e outro, pois, se lidas em sequência, podem soar um pouco repetitivas. Mas nada que comprometa.

É uma obra que permite uma boa imersão na história do Japão feudal e no contexto dos samurais, com todos os seus códigos, crenças e costumes. Tudo isso acompanhado de uma arte soberba, ricamente trabalhada nos detalhes, nos cenários, nas cenas de ação e na expressão dos personagens. Sangue e violência saltam aos olhos, mas esse não é um mero mangá de pancadaria. Com dramas familiares e cenas tocantes, é também uma obra que reflete a condição humana e as forças que movem um homem. E é, acima tudo, uma obra que levanta a questão: "Quanto vale uma vida?"

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 24/11/2023minha estante
Mto bom como o autor consegue abordar tantos temas por meio e uma mesma premissa. E não tem como separar: ser humano x medo da morte e a cobiça.
Mto boa a resenha!

Diego Rodrigues 24/11/2023minha estante
Pura verdade! E por mais que visitemos contextos diferentes em nossas leituras, o tema sempre acaba aparecendo aqui e ali. Seja em um livro contemporâneo, um clássico da literatura ou um mangá de samurai rs

QUEIJO460 24/11/2023minha estante
Muito curioso. Você sabe me dizer se essa questão das promissórias realmente existiam no Japão Feudal? Pesquisei sobre, mas não encontrei nada, somente o anúncio desse mangá.

Diego Rodrigues 24/11/2023minha estante
Então, pelo que consta no posfácio do mangá, a existência dessas promissórias é meio incerta. É bom lembrar que estamos falando do Japão do séc. XVII, além disso, essa era uma prática que manchava profundamente a honra dos samurais, então é natural que não haja muitos relatos oficiais (provavelmente foram apagados).

Lgvinicius 17/11/2023

O Preço da Desonra
Nessa história somos levados a refletir sobre as escolhas éticas desse protagonista e como as consequências de suas ações impactam não apenas sua própria existência, mas também as vidas daqueles ao seu redor. A narrativa explora as nuances da desonra, destacando como ela pode se manifestar de maneiras diversas e, muitas vezes, imprevisíveis. É uma jornada cativante que ressoa com temas universais, proporcionando uma experiência reflexiva e emocional aos leitores. Durante as guerras no Japão alguns bushis quando estavam prestes a morrer ofereciam dinheiro através de uma promissória para não serem mortos e esse tipo de prática acabou gerando uma profissão chamada Kubidai Hikiukenin que seria o cobrador dessas promissórias. O Preço da Desonra é a história do cobrador de promissórias chamado Hanshiro vivenciando dilemas éticos na hora da cobrança.

Gustavo798 01/11/2023

Mangá bem interessante e reflexivo
O mangá é composto de 7 contos e todos eles tem uma reflexão em comum: o quanto sua vida vale? Muitas pessoas acabam por se "vender" seja para benefício próprio ou para sobreviver. É impressionante como até a vida que é a coisa mais valiosa que temos, pode ser negociada se colocada em risco. O mangá é bem legal e fluido, a única ressalva que fica são as aparências dos personagens. Elas são bem parecidas, mas pelos diálogos, personalidade e as roupas você consegue diferencia-lós facilmente.

Conrado Lourenço 01/10/2023

Uma Jornada Épica nas Sombras do Japão Feudal
O que destaca "Kubidai Hikiukenin" é a profundidade dos personagens e a exploração meticulosa da moralidade e das consequências das ações. A narrativa mergulha na psicologia dos personagens, especialmente do protagonista, que lida com dilemas morais enquanto executa seus deveres como executor.

Além disso, o mangá brilha pela arte detalhada de Hirata, capturando magistralmente a atmosfera do Japão feudal. As ilustrações realistas e os cenários ricamente desenhados criam uma imersão completa para os leitores, transportando-os para esse mundo histórico.

A trama é repleta de reviravoltas emocionantes e confrontos de espadas habilmente coreografados, proporcionando uma leitura envolvente para os fãs de mangá e histórias de samurais. "Kubidai Hikiukenin" é uma obra-prima que não apenas entretém, mas também faz os leitores refletirem sobre as complexidades da ética e do dever em um contexto implacável.

Tião S3 18/09/2023

"Mangá de samurais e história"
Ler esse mangá é ter a oportunidade de ler um documento histórico, Hirata é um gênio, um historiador que trás histórias da maneira mais realista e justa possível, sua precisão narrativa e histórica é incrível.

Marlos 25/08/2023

São várias histórias de um mesmo personagem, um cobrador de dívidas.
Inspirado em uma cultura japonesa de um período específico da história, onde samurais, momentos antes de terem suas vidas ceifadas em campo de batalha, prometiam dinheiro ao seu algoz.
O problema é que a cobrança demora, mas chega, e no fim, ninguém quer pagar.

Adorei a leitura. Estava com um pé atrás, pois faz muito tempo que não lia mangás, mas a experiência foi incrível, tanto que reavivou em mim o desejo pela leitura de HQs.

Recomendo!

VitAria1235 19/08/2023

Quando a sua vida vale ?
É louco pensar que a vida humana sempre valerá um bocado de dinheiro não importando o lugar que esteja, o mangá é muito fluido e viciante cada conto é bem diferente tendo como elemento em comum as promissórias ,minha única ressalva é que em alguns momentos eu me confundia em relação aos personagens por terem a aparência semelhante,mas como as personalidades são bem distintas logo logo se notava quem era. É um ótima pedida principalmente para mostrar esse lado obscuro dos samurais e temas como : desonra ,honra , redenção e sacrifício.

ZeusTruqueiro 12/07/2023

Profundo
Pegando emprestado parte do comentário feito pelo autor no final da obra, é interessante ver a relação do homem e do dinheiro, independente da época. Hoje pessoas se matam por dívidas, às vezes que nem as pertence, mas sim a empresas que estão sob sua responsabilidade. Imaginem agora uma época onde bushis que não podiam faltar com sua palavra e nem demostrar covardia perante a morte. Cada história narrada é uma faceta de uma época distante, mas que encontra reverberação ainda nos dias atuais, não com as mesmas situações, mas com a mesma natureza humana. Seja pro bem, seja pro mal. Uma ótima leitura.