Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

Resenhas - Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

1 | 2 | 3 | 4

Caco Mariano 04/02/2019

Maravilhoso!
O livro conta a história de duas amigas, que simplesmente pararam de se falar, mas não nos dá o motivo pois isso éo grande plot da história. Em meio a muitos dramas adolescentes o livro aborda assuntos muito importantes como; ansiedade, gordofobia, a importância de se preocupar com aí mesmo e saber dizer não!
Caco Mariano 04/02/2019minha estante
Era pra ser si mesmo kkk

Chamadesay 19/05/2020

Siga @adeusaliteraria
Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle” é uma história leve, mas repleta de ensinamentos.

Antônia é uma pessoa totalmente decidida e as vezes acaba magoando as pessoas sem querer. Todo o julgamento e gordofobia que sofreu a fez perceber que se impor era a única saída - mas sem perceber passava dos limites as vezes.

Helena sofre com ansiedade e está travando uma batalha grande: deve ou não tomar medicamentos?

As duas sempre foram amigas, mas um mal entendido fez com que se separassem. Até que um evento inesperado ocorre e obriga as duas a voltarem a conviver.

O conto, com menos de 100 páginas, nos prende sem esforço. Abordando temas importantes como gordofobia, ansiedade e homofobia, “Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle” aqueceu o meu coração e me prendeu durante uma horinha inteira da manhã.

Os personagens são ótimos e o círculo de amizade que formam é incrível, mesmo com os problemas que possuem. Ah, até a cacatua faz sentido na história (tô com medo dela, na verdade).

A escrita de Marezka é jovial, de fácil entendimento e muito boa de acompanhar e torna a leitura ainda mais gostosa.

A lição que o livro passa sobre amizade é bem trabalhada e importante, entretanto, o que mais impacta é a mensagem de como nossos comentários, mesmo que sem pensar, podem impactar negativamente a vida das pessoas.

As vezes somos preconceituosos, gordofóbicos... sem nem mesmo perceber, mas o fato de não perceber não justifica a dor que causamos. A história de Mareska aborda isso muito bem e também alerta: se vemos situações que ridicularizam outras pessoas acontecer e não fazemos nada, estamos compactuando com o ato - e compactuar, mesmo que só ficando em silêncio, também magoa.

(Resenha completa no site.)

site: http://adeusaliteraria.com.br/
Biahhy 19/05/2020minha estante
Não conhecia fiquei curiosa agora para ler

Rannyson 26/01/2019

eu achei incrível como todos os personagens dessa história, mesmo em um espaço curto, se tornaram tão complexos. são muitos pensamentos e sentimentos profundos; questões tão reais que fazem todo o ambiente parecer familiar, como se já tivéssemos passado por aquilo em algum momento da vida. até mesmo com Diego, que eu comecei não gostando tanto, me vi mudando totalmente de posicionamento quando foi mostrado mais dele, do dilema principal - e como nos outros personagens, um dilema bem real. Antônia e Helena são incríveis e fiquei muito envolvido com a história delas, esse sentimento de porto seguro que é mostrado e transmitido na leitura toda. espero ler mais da autora pq desde Os quinze natais de Benedita fico impressionado!!

Fernando Perosa 05/02/2019

INCRÍVEL!!!!!
Já tinha lido o conto da Mareska na coletânea "Todas as cores do Natal" e tinha gostado bastante, então estava com altas expectativas para essa história.
A escrita da autora é muito leve, fluida e gostosa de se ler. Gostei bastante do ponto de vista intercalado das protagonistas, alternando um capítulo narrado pela Antônia e outro pela Helena; as duas têm vozes e personalidades muito definidas e dava para saber quem estava narrando mesmo sem ler a tarja do capítulo.
Amei o título e a capa, representam muito bem a história, dando uma noção do que será abordado e pincelando o humor que permeia toda a narrativa. A autora trata de assuntos sérios e sempre consegue trazer um alívio cômico que faz você rir mesmo enquanto está tenso com o conflito. Pra mim, é isso o que torna um livro bom, essa montanha-russa de sentimentos.
Os temas tratados são MUITO relevantes (crises na amizade, falta de diálogo, saúde mental, racismo, pressão estética, gordofobia, ansiedade, etc) e achei que a Mareska acertou MUITO o tom ao falar desses assuntos.
Queria saber o que acontece depois, continuar acompanhando a história desses personagens mas acho que o tamanho do livro é perfeito: não enrola demais para segurar o leitor e não deixa nenhuma ponta solta.
Amei muito e recomendo DEMAIS.

Luísa 07/02/2019

Eu não esperava que fosse gostar tanto desse livro
"Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle" é exatamente o que o título promete: um livro sobre relações de amizade, uma cacatua e outros sentimentos e acontecimentos fora de controle. A história gira em torno de Antônia e Helena, duas adolescentes que costumavam ser muito amigas, mas que se afastaram bruscamente. Um acontecimento no livro faz com que elas tenham que conviver novamente e, nesse convívio, muitas coisas sairão do controle, mas outras se realinharão.

Esse é um livro leve, divertido, mas, ao mesmo tempo, muito sério em termos dos assuntos abordados. Mareska Cruz aborda saúde mental, preconceitos, relacionamentos e diversos outros temas que dizem respeito principalmente ao jovem. Esses temas são apresentados de forma natural, mas sem menosprezar a importância dos assuntos.

O que me deixou mais feliz com esse livro é que ele de fato gira em torno de uma amizade, e eu não sabia o tanto que estava precisando disso. Livros para jovens normalmente são sobre relacionamentos amorosos, quase nunca eles têm como tema central a amizade, e eu realmente não tinha percebido o quanto isso é sintomático tendo em vista a importância de amizades saudáveis na vida de qualquer um.

Eu, particularmente, me identifiquei demais com a personagem Antônia e com a forma como ela lida (ou não lida) com seus sentimentos, de maneira um pouco grosseira e sempre na defensiva. Quando Antônia começa a entrar em contato mais aprofundado com seus sentimentos, me senti quase pessoalmente atacada por estar sendo tão exposta por uma autora que nem me conhece.

Alguns pontos da narrativa me incomodaram por falta de verossimilhança, mas sei que eu que sou extremamente chata com isso e com outros detalhezinhos que nem acho relevante mencionar numa resenha, então não vou me delongar muito nesses aspectos.

De modo geral, gostei muito da forma como Mareska contou a história e construiu personagens tão diferentes entre si, mas, ao mesmo tempo, todos complexos, algo que considero difícil de fazer em tão poucas páginas. Uma ótima leitura.

Tay 08/02/2019

Esperava Mais
Bem, como está no título, eu esperava mais do livro. A história parecia que seria bem desenvolvida, mas acho que certos problemas relatados: como ansiedade, gordofobia e racismo, não foram muito bem trabalhados. Sem contar que a forma como se desenvolve tudo não me agradou muito. Enfim, não é um livro ruim, mas não é um livro bom. O considero mediano.

Mirella | @readingmirella 11/02/2019

Resenha: Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle;
- #resenhaaquariusbooks;

Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle é uma história narrada pelo ponto de vista da Antônia e Helena, duas meninas que eram melhores amigas de infância e que por alguns motivos acabaram cortando laços, mas com um trabalho de literatura em dupla, as duas meninas irão partir por uma jornada (doida) de descobertas com vários fatores interferindo no meio.

- Meu primeiro contato com a Mareska foi na coletânea Todas As Cores Do Natal e eu tinha AMADO o conto dela com todas as minhas forças, então minha expectativa estava nas alturas e eu não me decepcionei. O conto (ou novela ou livro? Sinceramente nunca sei exatamente) é super fluído e a forma como é narrador é uma delícia, as duas personagens diferem muito uma da outra, e isso é maravilhoso, porque mostra que autora soube trabalhar muito bem elas para que os pontos de vistas não ficassem absurdamente iguais.

E as personagens que dão cor para a história, as duas personagens principais estão passando/passaram por problemas bem delicados e super importantes de serem retratados na mídias atualmente, temas como racismo, sexualidade, gordofobia e ansiedade são tratados com RESPONSABILIDADE (sinceramente eu estou meio EXAUSTA de autores simplesmente jogarem esses temas e não trabalharem direito). E outros personagens são ótimos e dão todo um humor para a trama, principalmente a terceira protagonista do conto/novela/livro, a cacatua.

Enfim, a história é ótima, tem várias referências atuais legais, temas importantes discutidos, uma vidente doida, personagens ótimos e bem trabalhados, e a história super condiz com a nossa realidade. Fora que olha essa capa que LINDA, se tudo isso não convenceu você de ler o livro, nada mais irá.

- E STAN LOONA

Nat 15/02/2019

"As pessoas deviam prestar mais atenção nos sentimentos dos outros, mas ELAS NÃO PRESTAM porque assim é TÃO MAIS FÁCIL PRA ELAS, NÃO É ?
De primeira eu fui completamente atraída pelo título e a capa e comecei a ler sem saber quase nada da história, e fui surpreendida pela Helena. Fazia tempo que não compreendia tanto um personagem cm compreendi a Helena, seus anseios, seus problemas, sua ansiedade cm um todo. O livro ultrapassa a ideia da amizade e reflete bastante sobre cm todos se portam em relação a transtornos mentais, pq ansiedade é um transtorno galera nada de frescura. E sem contar que conhecemos também todos os anseios dos personagens em segundo plano o que torna o livro ainda melhor. Adorei e dps desse livro passarei longe de cacatuas, bjs.

Aninha de Tróia 17/02/2019

No primeiro capítulo, quase morri de raiva nos chiliques da Antônia. Mas no final já estava amando aquela doida!!! Gostei muito do livro, das personagens e da escrita da autora. Já quero mais Diego e a cacatua possuída!!!

readingstatus 19/02/2019

Que história maravilhosa!
Cacatuas ficou na minha lista de desejados, por motivos de: OLHEM ESSA CAPA QUE COISA MAIS LINDA! E também por que muita gente que eu levo muito em conta a opinião sobre leituras, estavam fazendo ótimas avaliações sobre o livro e isso só me deixou ainda mais ansiosa para ler o quanto antes.

“Quanto peso ficamos carregando por aí, sem saber que não precisamos carregar sozinhas?”

E que surpresa boa eu tive, fazia tempo que eu não pegava uma leitura que trouxesse esse sentimento de se sentir abraçado, seja pelos personagens seja pelo enredo, com uma narrativa com um pouco de humor, a autora conseguiu balancear na medida certa e soube bordar de uma forma maravilhosa temas mais sérios, fazendo com que a narrativa se tornasse bem fluída e muito divertida.

“Ás vezes, ser um pouco egoísta é exatamente o que nos faz preservar nossa sanidade.”

Ainda que a história seja curta, eu consegui me apegar muito aos personagens, simpatizar com os problemas que eles passavam e me identificar com muitas das preocupações/problemas dos mesmos, acho que muito disse se deu o fato de que a autora criou personagens tão reais, a forma que eles expressão seus sentimentos ou tentam lidar com algumas situações mexeu muito comigo.

“... alguns tipos de ignorância eram opcionais e, se as pessoas escolhiam voluntariamente tapar os ouvidos, ela não se daria o trabalho de gritar – o tempo se encarregaria disso...”

No geral, esse livro foi uma leitura incrível, eu amei como a autora abordou sobre a amizade aqui e como ela trouxe diversidade para a história dela e a abordou de uma forma tão natural, amei como ela conseguiu mexer com meus sentimentos em vários momentos, eu dei muita risada por causa de uma cacatua que mais parece ser um ser possuído, chorei com o desfecho da história e no fim fiquei com aquele gosto de “quero mais” de tão boa que foi essa leitura.

Wes 09/03/2019

Gostei bastante , mas o final...
Poxa pq me matates.
A historia toda da menina que não liga pra literatura e vai escolher um livro da ursula Le Guin pra fazer um trabalho de final de férias, me acabei de rir nessa parte. E a cacatua que é um passaro assustador que acabou ligando duas amigas que ficaram anos sem se falar por motivos bestas.
Uma historia curta e bem divertida

zoni 25/03/2019

"Uma vez me disseram que, entre ter razão e ser gentil, era sempre melhor escolher ser gentil. Mas isso não parece funcionar muito bem quando ser gentil significa calar sua voz."
Primeiro eu preciso falar sobre essa capa perfeita. Gente, é sério, eu queria morar nessa capa, porque tudo nela é perfeita, as cores, os traços, a fonte, tudinho mesmo. Fica meio inevitável não sentir vontade de mergulhar nessa novela quando olhamos para essa capa. E pra completar o pacote temos uma protagonista gorda, uma protagonista negra, um grupo de amigos perfeitos e uma cacatua maligna com pacto com o diabo.

O trunfo da história com certeza é a forma como Mareska aborda temas sérios de forma tão tenra e cômica, tudo num ritmo maravilhoso que não nos deixa entediados, mas também não passa aquela sensação de que tudo foi rápido demais, que faltou alguma coisa.

Minha maior critica vai ao fato de que alguns termos, e algumas palavras, são jogadas na nossa cara várias e várias vezes, algumas delas são: ansiedade, tons pastéis e cacatua.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Lethycia Dias 08/07/2019

Um pouco além da conta
Antônia e Helena eram melhores amigas, mas há alguns meses deixaram de se falar, e ninguém sabe direito o porquê. E Antônia acabou de receber um e-mail de sua professora de literatura, avisando sobre um trabalho que ela deve fazer durante as férias, em dupla com Helena. Não, ela não pode fazer sozinha. E não pode trocar de dupla.
Com isso, as duas vão ser obrigadas a concordar em alguma coisa, mas não vai ser uma tarefa fácil. E alguns amigos vão se manter próximos para tentar fazer com que esse trabalho aconteça.
"Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle" é uma novela de Mareska Cruz, autora que conheci pela antologia "Todas as cores do natal", também publicada pela Agência Página 7. Eu esperava uma história bastante divertida, assim como o conto da autora que já tinha lido antes, mas não fiquei muito satisfeita.
A história é curta e de leitura rápida, mas não me conquistou muito. Em primeiro lugar, achei um pouco exagerada a forma como as protagonistas, que alternam a narração, se expressam. As piadas não funcionam muito bem, porque passam da conta.
Algumas comparações feitas ao longo do texto trazem ainda mais exagero na tentativa de ser cômico. Em certos trechos, frases muito longas acabam se tornando confusas.
Algumas discussões presentes no livro são importantes, como o fato de Helena ter ansiedade e a necessidade dela de aprender a se impor diante das pessoas de seu convívio. E também o combate ao preconceito com pessoas gordas, trazido pela Antônia. Mesmo assim, não fiquei muito cativada e acho que o motivo disso foi a forma que é escrito.
É uma história legal que discute assuntos em alta hoje em dia, mas eu não leria de novo.

site: https://www.instagram.com/p/BzjZVNdD6l4/

Aline Serrão 15/07/2019

Livro muito fofinho, precisava de uma coisa rápida e que me tirasse dessa ressaca literária. Trata sobre vários assuntos importantes.

Fran 22/09/2019

Um livro que fala sobre amizade, ansiedade e cacatuas.
Quando Antônia e Helena são obrigadas a fazer um trabalho escolar, elas são levadas ao passado, aos motivos que fizeram a amizade das duas ser destruída. É engraçado que aqui, a gente vê uma coisa que acontece muito na realidade; qual o motivo que nos faz perder amigos? A amizade que simplesmente acaba. Por qual razão aquele velho amigo, que era tão próximo, acabou se afastando? Eu tive algo assim, então, o livro foi uma experiência quase pessoal.
Trabalhando com momentos divertidos, a autora retrata bem como o mundo não está no nosso controle. Muita coisa pode estar acontecendo conosco ou com nossos amigos, um exemplo disso é a ansiedade e a falta de autoestima. Quando li o título e vi a capa já senti que seria uma história arrebatadora e, de fato foi. "Outras coisas fora de controle" não está apenas no título para ser engraçado, é o cerne do livro, é o foco dele inteiro e o que faz valer à pena ler.

Destaque (Amarelo),"Posição 212","","Meu cérebro parecia sempre ligado, mas nem de longe isso me tornava produtiva. Era como deixar um liquidificador funcionando sem nada dentro."

site: https://www.instagram.com/francine_m_candido/?hl=pt-br

1 | 2 | 3 | 4