Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle Mareska Cruz

Resenhas - Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

1 | 2 | 3 | 4

Diana Gomes 23/07/2021

Leitura gostosinha, fluida e tão necessária. Eu adorei conhecer a Antônia e a Helena, cada uma com suas características, com sua visão de mundo, seus problemas e unidas por uma amizade tão real. A escrita da Mareska é tão maravilhosa que você nem sente os capítulos passando e quando vê já finalizou o conto.
Recomendo demais, é perfeito pra sair de uma ressaca, pra quem quer intercalar com outros livros, pra ter uma leitura mais leve mas que ainda assim traz assuntos pertinentes.
Feliz de ter esbarrado nessa história no kindle unlimited.

Lethycia Dias 08/07/2019

Um pouco além da conta
Antônia e Helena eram melhores amigas, mas há alguns meses deixaram de se falar, e ninguém sabe direito o porquê. E Antônia acabou de receber um e-mail de sua professora de literatura, avisando sobre um trabalho que ela deve fazer durante as férias, em dupla com Helena. Não, ela não pode fazer sozinha. E não pode trocar de dupla.
Com isso, as duas vão ser obrigadas a concordar em alguma coisa, mas não vai ser uma tarefa fácil. E alguns amigos vão se manter próximos para tentar fazer com que esse trabalho aconteça.
"Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle" é uma novela de Mareska Cruz, autora que conheci pela antologia "Todas as cores do natal", também publicada pela Agência Página 7. Eu esperava uma história bastante divertida, assim como o conto da autora que já tinha lido antes, mas não fiquei muito satisfeita.
A história é curta e de leitura rápida, mas não me conquistou muito. Em primeiro lugar, achei um pouco exagerada a forma como as protagonistas, que alternam a narração, se expressam. As piadas não funcionam muito bem, porque passam da conta.
Algumas comparações feitas ao longo do texto trazem ainda mais exagero na tentativa de ser cômico. Em certos trechos, frases muito longas acabam se tornando confusas.
Algumas discussões presentes no livro são importantes, como o fato de Helena ter ansiedade e a necessidade dela de aprender a se impor diante das pessoas de seu convívio. E também o combate ao preconceito com pessoas gordas, trazido pela Antônia. Mesmo assim, não fiquei muito cativada e acho que o motivo disso foi a forma que é escrito.
É uma história legal que discute assuntos em alta hoje em dia, mas eu não leria de novo.

site: https://www.instagram.com/p/BzjZVNdD6l4/

fev 13/01/2021

É um livro bem escrito e gostoso de se ler. A Antônia apesar de ser um pouco chata parecia ser super engraçada. Apesar de ter sido surpreendido não curti muito o plot. Mas vale ressaltar que é bom ler livros sobre amizades.

aeltyn 08/08/2020

Divertidíssimo!
Achei esse conto por acaso e adorei! Super leve e engraçado, mas também aborda assuntos importantes e necessários. A amizade delas é linda e a história incrível.

Bruno236 05/01/2020

Uma novelinha bem humorada pro fim de semana.
Antônia nunca foi boa em literatura e é por causa disso que sua professora pede pra ela fazer um trabalho extra durante as férias. Até aí okay, mas o trabalho é em dupla. E a dupla dela é sua ex-melhor amiga, Helena. Antônia e Helena eram como unha e carne, mas por causa de desentendimentos e mágoas, as duas se afastaram. Agora elas vão ter que se aturar novamente, para fazer esse trabalho.

Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle, vai além de uma simples história de reconciliação de amizade, ela fala sobre ansiedade, racismo, e gordofobia.

Helena sofre de ansiedade, tem medo que as pessoas descubram que ela precisa de terapia. Ela também não consegue impor sua vontade, e sempre acaba aceitando fazer as coisas que os outros querem, além de ficar calada quando a fala de alguém mágoa ela, mesmo se essa fala foi racista.

Já Antônia é gorda e gosta de seu corpo, mas isso não quer dizer que ela consegue ignorar as opiniões gordofobicas disfarçadas de preocupação. É por causa desses comentários que ela acaba sendo grossa sem querer com as pessoas, e se afastando delas aos poucos, para não se magoar mais tarde.

Uma novela tão rápida, mas com tanta coisa, que vai fazer você refletir e prestar mais atenção nos amigos que estão a sua volta. Além de ser fofa e dar um quentinho no coração no final da leitura.

Suzy 25/07/2021

Chato demais
Não só a história é chata como os personagens também. Uma da desculpa de ser gorda pra ser super ignorante com todo mundo e a outra a ansiedade pra ter amigas racistas. Eu literalmente demorei 3 dias pra ler uma história de 80 páginas, pra tu vê como é massante. É literalmente 40 páginas da mina falando de ansiedade e 40 da outra sobre ser gorda.

Mari 19/04/2020

Um conto que eu gostaria que fosse um livro!
Gostei muito da premissa da história, de como os personagens foram desenvolvidos em pouquíssimas páginas, da representatividade, de como a introdução da cacatua foi extremamente engraçada e diferente, sem contar que todo o conto é leve e dá prazer de ler! Só senti falta de mais coisas do romance que é mostrado ali por alto!
Poderia ler um história maior desse conto, adorei!

CPF1964 20/08/2020

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

Conto de uma escritora nacional.

Mands | @mands.couto 02/05/2020

Conto divertido para passar o tempo
Uma delícia de história para passar o tempo. Rápido de ler, simples porém com temas importantes e que valem ser abordados. Apesar de ter confundido qual personagem estava narrando em algum momento, isso não me impediu de ter uma experiência de leitura agradável.

zoni 25/03/2019

"Uma vez me disseram que, entre ter razão e ser gentil, era sempre melhor escolher ser gentil. Mas isso não parece funcionar muito bem quando ser gentil significa calar sua voz."
Primeiro eu preciso falar sobre essa capa perfeita. Gente, é sério, eu queria morar nessa capa, porque tudo nela é perfeita, as cores, os traços, a fonte, tudinho mesmo. Fica meio inevitável não sentir vontade de mergulhar nessa novela quando olhamos para essa capa. E pra completar o pacote temos uma protagonista gorda, uma protagonista negra, um grupo de amigos perfeitos e uma cacatua maligna com pacto com o diabo.

O trunfo da história com certeza é a forma como Mareska aborda temas sérios de forma tão tenra e cômica, tudo num ritmo maravilhoso que não nos deixa entediados, mas também não passa aquela sensação de que tudo foi rápido demais, que faltou alguma coisa.

Minha maior critica vai ao fato de que alguns termos, e algumas palavras, são jogadas na nossa cara várias e várias vezes, algumas delas são: ansiedade, tons pastéis e cacatua.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Thalesito 19/07/2020

Uma história leve e bonitinha sobre as nossas experiências de juventude. Gostei muito da leitura, sobretudo da representatividade. É uma dessas histórias para se descontrair entre uma leitura e outra mais pesada.

Nat 15/02/2019

"As pessoas deviam prestar mais atenção nos sentimentos dos outros, mas ELAS NÃO PRESTAM porque assim é TÃO MAIS FÁCIL PRA ELAS, NÃO É ?
De primeira eu fui completamente atraída pelo título e a capa e comecei a ler sem saber quase nada da história, e fui surpreendida pela Helena. Fazia tempo que não compreendia tanto um personagem cm compreendi a Helena, seus anseios, seus problemas, sua ansiedade cm um todo. O livro ultrapassa a ideia da amizade e reflete bastante sobre cm todos se portam em relação a transtornos mentais, pq ansiedade é um transtorno galera nada de frescura. E sem contar que conhecemos também todos os anseios dos personagens em segundo plano o que torna o livro ainda melhor. Adorei e dps desse livro passarei longe de cacatuas, bjs.

Mirella | @readingmirella 11/02/2019

Resenha: Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle;
- #resenhaaquariusbooks;

Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle é uma história narrada pelo ponto de vista da Antônia e Helena, duas meninas que eram melhores amigas de infância e que por alguns motivos acabaram cortando laços, mas com um trabalho de literatura em dupla, as duas meninas irão partir por uma jornada (doida) de descobertas com vários fatores interferindo no meio.

- Meu primeiro contato com a Mareska foi na coletânea Todas As Cores Do Natal e eu tinha AMADO o conto dela com todas as minhas forças, então minha expectativa estava nas alturas e eu não me decepcionei. O conto (ou novela ou livro? Sinceramente nunca sei exatamente) é super fluído e a forma como é narrador é uma delícia, as duas personagens diferem muito uma da outra, e isso é maravilhoso, porque mostra que autora soube trabalhar muito bem elas para que os pontos de vistas não ficassem absurdamente iguais.

E as personagens que dão cor para a história, as duas personagens principais estão passando/passaram por problemas bem delicados e super importantes de serem retratados na mídias atualmente, temas como racismo, sexualidade, gordofobia e ansiedade são tratados com RESPONSABILIDADE (sinceramente eu estou meio EXAUSTA de autores simplesmente jogarem esses temas e não trabalharem direito). E outros personagens são ótimos e dão todo um humor para a trama, principalmente a terceira protagonista do conto/novela/livro, a cacatua.

Enfim, a história é ótima, tem várias referências atuais legais, temas importantes discutidos, uma vidente doida, personagens ótimos e bem trabalhados, e a história super condiz com a nossa realidade. Fora que olha essa capa que LINDA, se tudo isso não convenceu você de ler o livro, nada mais irá.

- E STAN LOONA

Tay 08/02/2019

Esperava Mais
Bem, como está no título, eu esperava mais do livro. A história parecia que seria bem desenvolvida, mas acho que certos problemas relatados: como ansiedade, gordofobia e racismo, não foram muito bem trabalhados. Sem contar que a forma como se desenvolve tudo não me agradou muito. Enfim, não é um livro ruim, mas não é um livro bom. O considero mediano.

Caco Mariano 04/02/2019

Maravilhoso!
O livro conta a história de duas amigas, que simplesmente pararam de se falar, mas não nos dá o motivo pois isso éo grande plot da história. Em meio a muitos dramas adolescentes o livro aborda assuntos muito importantes como; ansiedade, gordofobia, a importância de se preocupar com aí mesmo e saber dizer não!
Caco Mariano 04/02/2019minha estante
Era pra ser si mesmo kkk

1 | 2 | 3 | 4