O Infiltrado

O Infiltrado Raphael Gomide

Resenhas - O Infiltrado: Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil

bela 03/11/2021

peguei pra ler pensando que ia ser totalmente diferente. li tudo por teimosia. mas não foi de todo mal. mostra de maneira clara como a formação dos pms é despreparada é precária, e como são formalmente ensinados a serem o que são: preconceituosos, racistas, violentos? de fato, são mal pagos e de certa forma correm risco de vida todos os dias. mostra as dificuldades que passam, mas evidencia mais ainda que A**B.

Melina.Ferrari 23/02/2023

?A sociedade quer uma polícia que não seja corrupta??
O livro me interessou pela coragem que o jornalista teve ao enfrentar este mundo de milícias para fazer a reportagem. A dedicação e comprometimento para passar por todas as etapas para entrar na PM e escrever uma reportagem mais fidedigna possível, de forma parcial, me faz acreditar que ótimos profissionais existem.

Durante o livro é exposto o dia-a-dia que os polícias são obrigados a enfrentar para, de fato, fazerem parte da corporação. A todo momento é reforçado que existem polícias direitos, contra a corrupção e que não aceitam propina, mas que são raros. Além disso, outra principal crítica é o salário que o Estado paga para esses profissionais - absurdo.

Recomendo o livro? Sim, apesar de se tornar um pouco cansativo no final, vale a pena essa visão.

Ale Giannini 14/12/2019

Deixou a desejar
Desde o começo, o livro sugere um material jornalístico que desvende o "porquê" da polícia militar do RJ ser das que mais mata e que mais morre no mundo. Terminei sem saber.

Victor Hugo 22/06/2020

Bom livro, mas irregular. A primeira metade se estende demais em assuntos de menor relevância, pra só depois engatar em detalhes fundamentais (às vezes muito rapidamente).

Experiência interessante, mas que serve muito mais pra humanizar o PMs em formação e entender problemas estruturais do curso do que apresentar caminhos para uma transformação na polícia.

Também fez falta uma parte essencial, que é entender a segunda e definitiva formação do PM: a rua.

Tiarajú 30/12/2021

A vida de um candidato a PM
O repórter descreve como é o treinamento para entrar na PM do Rio de Janeiro, vivendo na pele o dia a dia de um recruta. Mostra como é a cultura dos candidatos e dos instrutores e a visão (e a noção) que eles têm sobre a sociedade e como estes encaram a vida dos policiais. Por fim, mostra como os PMs temem pela própria vida e como têm de se cuidar até mesmo dos colegas de farda. Notei algumas repetições (do tipo a mesma fala de um "entrevistado" repetida em dois capítulos). No mais, um ótimo livro.

Paulamarins 04/02/2019

Esperava um pouco mais.
O livro é bom, contudo esperava um pouco mais pela sinopse. Talvez tenha criado expectativas muito altas, tendo em vista que já li vários livros muito bons sobre o mesmo assunto.
Achei que faltou o autor se aprofundar, e por vezes achei o livro repetitivo e com determinadas histórias sem muita conclusão, chegava a ser massante em alguns momentos.
Acredito que para uma matéria jornalística ele tenha sido bem completo, mas para um livro eu acho que faltou.
Também achei muitos erros de digitação e escrita, o que sempre que acontece me decepciona em livros (li a versão do e-book para Amazon).

Ingrid 26/06/2020

"Oração do Policial Militar

Senhor, Saio de casa para o serviço;
Fazei com que volte são e salvo, enquanto protejo outras famílias, Por favor proteja a minha.
Não deixe que uma bala traiçoeira me atinja
Nem que eu seja instrumento para injustiças.
Faça com que minha presença irradie segurança e bem-estar, Jamais medo ou desconfiança.
Nos momentos difíceis, e diante da morte,
Não deixe que eu caia em desespero.
Sou humano, mortal, às vezes fraco,
Mas me faça parecer sobre-humano, imortal, forte,
A fim de inspirar confiança, esperança e força aos desamparados.
Quando dos meus erros fique ao meu lado,
Pois todos os demais, por mais pecadores que sejam, estarão contra.
Dá-me força e sabedoria para auxiliar os desesperados E fé para não desistir diante de uma vida que se acaba.
Auxilie-me a ser criança para as crianças;
Pai para os desprotegidos; e adulto para os necessitados.
Que o vigor de minhas ações seja sempre em proteção à paz, à vida, Aos mais fracos, aos oprimidos e aos humilhados.
Que eu saiba ver a beleza do coração, não da face, Da cor, da raça, da religião ou da condição social.
Que os menos esclarecidos compreendam
Minhas limitações e a complexidade do meu trabalho.
Senhor, abençoe e proteja os policiais!"