Nove Desconhecidos

Resenhas - Nove desconhecidos

Helder 16/03/2022

Este livro é uma viagem
Volta ao Mundo – 10º Pais - Australia

Nove desconhecidos é uma viagem, e eu posso dizer que fui positivamente impactado por ela, mas também percebo que talvez este não seja um livro para todos os públicos, pois na minha opinião ele exige um certo senso de humor do leitor, que assim como a autora, não deve levar 100% a sério tudo o que irá encontrar nesta maluca viagem.
Confesso que demorei muito para ler este livro devido a diversas críticas negativas que fui encontrando por aqui, mas agora tenho certeza de que cada pessoa lê um livro, e para mim foi uma delícia passar estes dias em Tranquillum House com estes doze desconhecidos.
Tranquillum House é um Spa diferenciado que oferece um retiro de 10 dias com a promessa de que você sairá de lá uma nova pessoa, renovado física e mentalmente, regado a sucos detox, aulas de ioga, massagens relaxantes e “limpeza” digital.
E é atrás desta promessa que vão os Nove Desconhecidos que dão título ao livro. Cada um com seu problema pessoal. Cada um com seu objetivo particular.
Uma delas é Frances, uma mulher com pouco mais de 50 anos, duas vezes divorciada, sem filhos, escritora de sucesso e que acaba de sofrer um golpe. Temos também o casal Jessica e Ben, extremamente ricos e infelizes. Temos uma família tendo que lidar com uma grande perda. Carmel, uma mulher que “precisa” muito emagrecer. Lars, um advogado fanático por Spas, mas que precisa tomar uma importante decisão na sua vida e Tony, um homem completamente desleixado que esconde um passado glorioso.
Todos eles, ao chegarem ao Spa passam a ser acompanhados por um “consultor particular de bem-estar”, e percebem que diferente de outros locais, alguns tratamentos ali são, digamos, bastante específicos, como o Silêncio Nobre, o Dia do Jejum ou os diversos sucos obrigatórios durante o dia.
Logo no início todos devem entregar seus celulares e qualquer contrabando que tenham trazido em suas malas, como chocolates, cigarros ou bebidas escondidas em suas malas.
Mas é ao conhecer a idealizadora deste método que tudo passa a ficar mais estranho.
Mais do que isso eu acho que não vale a pena comentar para que a experiencia não seja estragada.
Liane Moriarty tem um talento nato para escrever sobre relacionamentos humanos e em nos colocar na pele dos personagens, principalmente pela técnica narrativa adotada pela autora com capítulos narrados por todos os personagens do livro, fazendo com que os conheçamos profundamente.
A autora já usou esta técnica de alternar narradores em outras obras, mas aqui temos doze narradores (Os hospedes + Os funcionários) e em nenhum momento a autora se perde.
Mas confesso que em um momento da leitura eu me perguntei: Para onde ela está levando esta história??
E achei sinceramente que a autora tinha se perdido em seu livro.
Porém, de repente fez-se a luz e percebi que estava levando aquilo a sério demais, e na verdade o que a autora deseja é o contrário disso. É ao perceber a surrealidade de tudo que nos aproximamos mais da história que tem grandes mensagens, mas que também é muito engraçada e divertida.
O mundo hoje se cobra demais. Buscamos perfeição demais e esta eterna cobrança não nos permite simplesmente viver em paz.
Tomar um bom suco, ouvir pássaros ou simplesmente curtir nosso próprio silencio.
Sendo assim, recomendo passar alguns dias em Tranquilum House e já te aviso para não desistir se achar que as aulas de ioga estão com movimentos um pouco exagerados e os sucos com sabores desconhecidos. Te garanto que no fim tudo fará sentido, e se por um acaso você não sair transformado em um ser de energia superior, com certeza vai se divertir bastante e terminar com um sorriso nos lábios.

Paula.Knupp 25/09/2021

Livro bom mas não atendeu minhas expectativas. Que pena. Li todos os livros da autora e amei demais , talvez por isso esperei mais desse livro e não me entregou o que esperei. História leve, segredos meia bomba e final feliz. Mas os outros são muito melhores na minha opinião.

Grailson 27/08/2021

Envolvente.
Confesso que tinha este livro na minha lista de leitura há muito tempo, e jamais imaginei que seria uma das minhas leituras de 2021, mas ao ver que seria adaptado para as telas, a vontade de ler cresceu muito e a curiosidade tomou conta.
É o segundo título desta autora que eu leio, e assim como o primeiro, não me decepcionou. Sendo uma surpresa muito agradável, prendeu minha atenção do começo ao fim, e na minha perspectiva, sendo uma história muito bem construída, cada capítulo sempre aguça mais a curiosidade de saber o que aconteceria dali em diante e como seria o desfecho de tudo.
Fiquei um pouco abismado ao perceber pelas resenhas, que muitos não gostam deste livro e julgam como monótono ou o pior título da autora. Foi uma leitura ótima para mim.
A história é muito bem construída, mesmo com a quantidade enorme de personagens, surpreendendo com cada reviravolta ao longo do livro. Deixa brechas para várias reflexões pós-leitura sobre diversos assuntos como o consumo de drogas ilícitas, vícios, depressão, suicídio e afins, o que é um ponto muito bom. Termino a leitura com a certeza de que foi uma experiência ótima e ansioso para começar assistir a série.

Dany 16/04/2021

Final fraco
A autora escreve muito bem. A leitura é gostosa. Parece que algo extraordinário vai acontecer, mas não. O final ficou a desejar. Não seria um livro que eu recomendaria.

Marcella 08/08/2020

Primeiro de muitos
Esse foi o primeiro livro da autora que li. Demorei um pouco para engrenar a leitura mas depois da metade não conseguia mais parar de ler. Recomendo.

Elane.Medeiross 11/07/2021

Inacreditável...
Inacreditável que a Liane Moriarty escreveu essa obra, sou consumidora dos livros dela e praticamente li todos lançados no Brasil (exceto "Até que a culpa nos separe") e posso dizer que " Nove desconhecidos " foi a obra mais sem pé nem cabeça que ela lançou ate o momento.

Alan.Schecter 25/07/2020

"Nada dura para sempre"
Muita gente falou mal desse livro. Confesso que não foi uma leitura muito fluída, principalmente na primeira metade do livro. Ele ganha corpo e suspense dignos da segunda metade pro final. Trata de assuntos dos quais eu particularmente me interesso, como budismo, yoga, meditação e auto conhecimento. Os personagens são bem construídos e é fácil se apegar a eles. Destaque para Heather e Delilah. A Nicole Kidman comprou os direitos do livro antes mesmo de ser publicado (vem serie boa por aí). O final do livro é delicioso. Eu simplesmente amei o enredo final de cada personagem e o desenrolar da trama. Só não dei 5 estrelas porque faltou um pouco para mim. Apesar de ter curtido o final e alguns assuntos tratados na trama, não foi um livro que me prendeu.

Andy.Sena 02/04/2021

Um livro que tinha tudo pra ser perfeito, mas não funcionou comigo. Achei a leitura bem arrastada, personagens sem graça e enredo que tinha tudo para funcionar e entregar um livro maravilhoso, mas não aconteceu. Poderia ser suspense maravilhoso, com um plot que não permite abandonar o livro até descobrir quem é o assassino, mas esse não é o caso. Nove desconhecidos que mudaram a vida, simples assim.

wasabs 01/09/2021minha estante
ai que tristeza

Shaolin Matador de Porco 01/09/2021minha estante
ai miga sim kkkkkkk o livro foi bem triste, eu comecei a serie tbm, a serie tem bastante coisa diferente, espero q seja melhor q o livro

Laura 28/06/2020

Foi legal no começo
Tenho sentimentos controversos a respeito desse livro, gostei muito no começo, achei os personagens interessantes e achei que a autora tinha mil modos para desenvolver bem a trama do livro. O problema desse livro para mim é que enquanto a autora apresentava os personagens ( e são muitos) , alguns pareciam desnecessários para a trama, que só estavam ali para encher linguiça, ficou até cansativo depois de um tempo ler todos aqueles pontos de vista. Na metade do livro eu já sabia o que ia acontecer no final, e apesar de eu ter gostado de ver como ela desenvolveu a vida de todos esses personagens depois de muitos anos após a experiência no Spa, o final desse livro foi muito cansativo de ler e muito incoerente segundo o meu ponto de vista. Demorei muito para passar do 50% do livro, me decepcionei um pouco, mas até que gostei do desenvolvimento pessoal de alguns personagens.

Juliana Raasch 09/03/2022

Esperava mais
De todos os livros da autora publicados no Brasil, esse era o único que ainda não havia lido. Gostei muito de todos os outros e acho a autora ótima, com uma narrativa simples, engraçada e ainda assim tocante.

Porém, esse livro me decepcionou bastante. A narrativa dele é bem lenta e poderia ter umas 150 páginas a menos, sem falar que passa mto tempo em que nada acontece, e aí quando acontece, é meio que tudo de uma vez só.

Gostei dos personagens e suas questões, gostei das resoluções de cada um. E gostei mto do final do livro? minha questão foi mais com a enrolação no desenvolvimento dos acontecimentos.

Enfim, creio que seja o livro mais fraco da autora, mas ainda assim é um bom livro que vale a pena ser lido.

Daniela Colaci 23/05/2020

Liane Moriarty sempre vale a pena
A Tranquillum House, um SPA na Austrália que fica bem longe da cidade, tem 9 novos hóspedes para um retiro de 10 dias. Entre eles está Frances Welty, uma escritora de romances que precisa se curar de um coração partido e de uma dor nas costas que não alivia. O SPA promete atividades ao ar livre, exercícios criativos, massagens e sucos personalizados. Um pacote perfeito para quem busca conhecer melhor a si mesmo, tirar um tempo pra pensar na vida e quem sabe até perder uns quilinhos... Porém, à medida que vai conhecendo os outros hóspedes, Frances começa a se questionar porque eles estão ali, pois não parecem ter objetivos parecidos com os dela. Uma das pessoas que mais a intriga é Masha, a diretora do SPA. Será que ela é realmente o que parece ser? E será que esse SPA era mesmo o retiro relaxante que Frances procurava?

Nove Desconhecidos foi o livro de Liane Moriarty que mais demorei para me conectar. Não por não ser tão bom quanto os anteriores, mas por ter mais personagens, demorei um pouco mais para criar aquele vínculo. Mas quando eu consegui, não consegui desgrudar até saber o desfecho de cada um deles!

Essa é mais uma trama característica da autora, onde seus personagens aparentemente comuns, são cheios de camadas e ao longo da narrativa cada uma dessas facetas nos é apresentada. Que problema poderia ter um casal jovem, bonito e que acabou de ganhar na loteria? E um advogado de família bem sucedido que mais parece um modelo? Entre os hóspedes encontramos pessoas completamente diferentes umas das outras, mas com carências que todos nós podemos compreender.

Não é segredo que sou fã da Liane pela forma que ela apresenta seus personagens, bem humanos, e a maneira que ela entrelaça suas histórias. Nove desconhecidos tem um plot twist surpreendente, alguns momentos emocionantes e outros que vão te arrancar sorrisos. A gente entende algumas dores, se indigna com certas questões e torce para que os personagens encontrem o conforto que tanto procuram. Um livro sobre relações e seus desdobramentos, assim como a vida da gente.

site: https://www.instagram.com/resenhasdealgodao/

mere 08/06/2020

Segundo livro que leio dessa autora e gostei. Capítulos curtos,cada capítulo narrado por um personagem. Alguns divertidos e outros um pouco maçantes. Mas é um livro que recomendo.

Daniela Dadalt 20/08/2021

Muito bom mesmo!
Como todo livro dessa autora, sinto que o começo teve um ritmo mais lento, (ela faz o suspense delaaaaaa) mas depois da metade você não larga mais! A história tem personagens muito interessante e reflexões fantásticas! O livro te faz rir, chorar e ficar tensa. Muito bom!
Becca0 20/08/2021minha estante
Ela é muito diva né?! Será minha próxima leitura!