Nove Desconhecidos

Nove Desconhecidos Liane Moriarty

Resenhas - Nove desconhecidos

Andreia508 10/09/2021

Particularmente esperava mais do livro, comparado aos anteriores, mas é bom.

"Tranquillum House é um retiro para saúde e bem-estar que promete transformação total.
Nove pessoas que nunca se viram depositam nesse lugar todas as suas expectativas de mudança de vida e estão ansiosas para aproveitar os benefícios que o spa tem a oferecer.
Supervisionando tudo, uma mulher com uma missão, só que bem diferente da que os hóspedes estão imaginando.
E eles não fazem a menor ideia do que os espera."

Fabiana.Marino 21/09/2021

Adorei a escrita da autora, mas a história?..
Classifiquei como um livro bom, até porque li ele em uma semana, a forma de escrita me fisgou. Entretanto, quando chega mais ou menos na metade do livro, a história perde um pouco o sentido e fiquei com a sensação de que estava se arrastando. Então, continuei esperando que acontecesse algo mais instigante, mas não aconteceu. Agora vou assistir a série é espero que Nicoly Kidman dê vida a essa personagem interessante que é a Masha!

Luuh_hs 15/08/2021

Embora não tenha gostado de alguns desenvolvimentos do final, gostei da maioria dos desenvolvimentos e senti que a autora acertou muito nas evoluções de cada personagem.
Ansiosa pela série agora para ver como vão abordar!

Athos.Ricardo 10/09/2020

Quase excelente
Esse livro me prendeu. Foi me apresentando cada personagem com calma, mostrando os dramas e histórias de cada um antes de amarrar tudo. Foi tão competente nessa parte que me tornei fã de onze personagens de uma vez e engoli o livro em menos de uma semana (tudo bem que eu tô operado,e tão tive tempo hahaha). As reviravoltas que aconteceram foram bastante interessantes e realmente não esperava, mas o final do clímax ficou com um gostinho de forçado, não sei dizer exatamente porque. Amei o final individual de cada personagem também. É um livro super gostoso de ler e indico. PS: a Hulu já encomendou uma série e escalou Melissa McCarthy e Nicole Kidman pra estrelar, vem coisa boa por ai

Bia 06/11/2021

surto coletivo
meudeus nunca achei que fosse dizer isso mas Liane Moriarty me decepcionou, depois de ler tantos livros bons veio esse... a história é tão bizarra que eu terminei de ler só pra ver aonde ia chegar ou se ia fazer algum sentido. não recomendo, não vale a pena

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Nove pessoas vão voluntariamente a um spa e nos dias seguintes passam por situações as quais não esperavam. Pode parecer muito simples falar apenas isso da história, mas é isso mesmo. O restante é saber quem é cada uma dessas pessoas e o que elas conseguiram “consertar” em si mesmas durante a estadia no spa. Já li outros livros da Liane e, por isso, fiquei esperando alguma morte, alguma investigação policial ou algo assim, que não veio. O livro é bem escrito e flui bem, mas minhas expectativas estragaram minha experiência.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Sandra (@lidosnaestante) 28/11/2022

Loucura
Esse livro foi uma loucura total. Muitos personagens, admito que algumas vezes me perdia com quem era quem. Mas, apesar disso tudo foi uma boa leitura. Falta apenas 1 (um) livro da Liane para eu ler mas, infelizmente ainda não o tenho (pois, quero ler tudo dessa mulher).

Guilindo 19/03/2021

Estou em choque!
O livro de comecei achei ele bem monótono e chato, até pensei em abandonar, porém resolvi insistir mais um pouco, então o livro começou a ficar incrível, a forma que os personagens tiveram desenvolvimento foi maravilhoso, a forma que tu se apaixona e sente a dor de cada personagem é algo que não tenho nem palavra e a forma de escrita e inteligência da autora para escrever esse livro é surpreendente.
Se tiver a oportunidade leia, porque você vai odiar, se apaixonar, chorar e talvez surtar um pouquinho.

Ju 24/03/2021

História ruim
Liane Moriarty que me perdoe, mas não gostei do livro. Achei a leitura agarrada (demorei um mês pra ler). Tinha a sensação de que a história não saía do lugar. A autora passa mais da metade do livro apresentando os personagens de uma forma totalmente aleatória e sem sentido. Uma história sem pé sem cabeça. Sem emoção. Chega a ser engraçado o quão nada a ver são os acontecimentos do livro. Parece novela da Globo. Não li outros livros da autora.

Rafaela2070 13/06/2022

Final deixou a desejar....
A leitura até flui bem e da pra esperar por algo emocionante. Mas quando vai chegando ao final as situações vão ficando sem sentido, forçadas e no fim a emoção não veio. Ficou monótono. Nao recomendaria.

Nandsland 22/05/2021

Ler esse livro foi uma experiência um tanto quanto interessante pra mim. Eu não tinha ideia alguma do que se tratava, nem nunca tinha lido nada dessa autora antes então quando dizia para as pessoas que eu estava lendo-o e elas me perguntavam sobre o que era eu ficava sem saber como responder porque nem eu mesma sabia.
Grande parte do livro é mais desenvolvimento da história de cada um dos desconhecidos que mesmo que eu ame em todos os livros - que cada personagem tenha sua história, sua personalidade - nesse eu só queria que algo acontecesse logo sabe? E demorou muitooooo pra acontecer.
Todos os personagens são bem apáticos então acabei não me afeiçoando a nenhum deles o que é sempre um ponto negativo em qualquer leitura porque se você não liga para o personagem, você também não se importa com o que acontece com ele.
Quando algo finalmente acontece já se passou da metade do livro e apesar de ser legal, não é nada que te deixe mortalmente chocado. Então, toda a leitura foi muito neutra pra mim.
Importante avisar também que o livro tem um gatilho (pode ser que tenha outros e não identifiquei) que fala sobre o suicídio. Adorei como foi abordado um tema tão delicado principalmente porque não trata do autor do suicídio em si e sim da família do autor. Então diz muito a respeito de como uma família se sente depois que um dos seus se mata repentinamente.
Enfim, 5/10

Luna 15/09/2021

Médio
Sei lá, é um misto de sensações. A primeira metade do livro é muito contemplativa, sem grandes reviravoltas. A segunda é o exato oposto. Um fato: o livro tem uma mudança tão brusca lá pela metade que parece que aconteceu algo com a autora e ela teve que ser substituída às pressas pelo autor mais próximo.
Uma coisa que gostei muito no livro é como a autora encaixou os questionados clichês dO Beijo de Nathaniel com "naturalidade" no livro; amo metalinguagem, me julguem kkkk.
A sinopse me deixou curiosa então fui lendo, e até rápido. Mas o nível de gordofobia é alarmante e desanimador. Não é proferido nenhum comentário neutro sobre ser/estar gordA (com a maiúsculo pois, como é pontuado no livro, as mulheres são 10x mais afetadas com esses julgamentos); é sempre com desdém ou indicando um emagrecimento.
Sem spoiler, é isso que posso dizer. Leiam por sua conta e riso.

Vai Lendo 03/06/2020

Por que é tão difícil estarmos satisfeitos com as nossas vidas? Aceitarmos que o que temos é o suficiente? Essa busca constante pela perfeição e/ou pela completude geralmente nos leva a uma sensação bastante incômoda de frustração, responsável por uma ansiedade crescente e, até mesmo, pela depressão. E é justamente sobre esses anseios que Liane Moriarty fala em seu novo livro, Nove Desconhecidos, publicado aqui no Brasil pela Intrínseca (inclusive, a obra foi lançada antes através do Intrínsecos, o clube de assinaturas da editora). E, mais uma vez, a autora é dura e certeira.

Em Nove Desconhecidos, um grupo de nove pessoas se encontra em Tranquillum House, um spa que fica bem afastado da cidade e proíbe qualquer tipo de contato com a civilização. Ou seja, sem celulares, carro nem qualquer contato com o exterior. O objetivo é elas aproveitarem esse tempo para refletirem e se redescobrirem. Durante 10 dias, essas pessoas terão que lidar com suas inseguranças, medos e questões interiores. Tudo isso sob a vigilância severa e quase obsessiva da diretora do spa, Masha.

A temática de Nove Desconhecidos não poderia ser mais atual. E pertinente para o momento que estamos vivendo. Isso porque, com suas personagens, Liane traça uma avaliação extremamente detalhada e realista de nós, como sociedade, e do ser humano, como indivíduo. No livro, são nove pessoas buscando uma resposta. Mas poderia ser qualquer um(a). E o formato da narrativa, que alterna entre os personagens para apresentar diferentes pontos de vista e diferentes formas de se lidar com questões das mais variadas, contribui – e muito – para essa identificação. Perda, luto, drogas, depressão, estresse, problemas com peso, dinheiro, maternidade. Tudo tão real. Tão natural e direto. Tão Liane.

Apesar de o livro girar em torno de nove personagens, além de Masha e seus funcionários, é Francis quem sobressai, e particularmente é a minha personagem preferida. Escritora de romances best-sellers, porém, em decadência e com sérios problemas de aceitar críticas, ela chega à Tranquillum House para, quem sabe, aproveitar para relaxar e curar um problema físico, além de tentar esquecer os problemas do coração. Francis é tão humana que parece ser de verdade, quase como se ela mesma estivesse contando a sua própria história pra gente. E, ainda que tenha as suas questões, diferentemente dos demais, ela não chega a sucumbir ao egoísmo e/ou à vaidade, em alguns momentos. Masha é outra personagem igualmente fascinante, porém, quase intolerável. Talvez, porque ela escancare essa nossa necessidade quase urgente por controle e aceitação. Difícil de engolir e principalmente de aceitar.

A escrita de Liane é excepcional. Ela consegue mesclar momentos de seriedade e de reflexão profundas com situações cômicas quase absurdas. E é impressionante como Liane também desenvolve bem a relação e a dinâmica das personagens, mesmo sendo muitas e todas com personalidades e características bem distintas. Nove Desconhecidos faz críticas, propõe avaliações pessoais e mostra que, cada vez mais, precisamos parar de buscar algo que provavelmente nunca teremos porque, vejam só, não precisamos. Assim como não precisamos nos esforçar para seguir padrões impostos. Nove Desconhecidos é diferente dos livros que li de Liane e, ainda assim, mais uma vez, foi uma leitura incrível.

Lita 19/06/2021

Loucura atrás de loucura viu.
A história não tem muito ação, mas eu amei a escrita da autora, a forma como ela descreve os sentimentos e pensamentos dos personagens é fascinante e além do fato que eu amo livros que tem mais de um ponto de vista.