Romance Concreto

Romance Concreto Aimee Oliveira

Resenhas - Romance Concreto

Queria Estar Lendo 04/05/2020

Resenha: Romance Concreto
Romance Concreto é o primeiro livro da autora nacional Aimee Oliveira a ser publicado na Amazon, onde você pode comprá-lo e conhecer um pouco mais sobre o que acontece quando se une uma blogueira em decadência, um pedreiro e um chihuahua chamado Django.

Olivia Liveretti está no auge dos seus vinte anos, e na decadência de sua carreira como blogueira. Há sete meses morando sozinha e bancando suas próprias contas, os jobs começam a ficar cada vez mais escassos e seus números nas redes sociais cada vez menores. Liv não vive mais seus dias de glamour e não faz ideia de como lidar com isso.

Além, é claro, de Django. Porque nada melhor do que ter um animalzinho fofo para te ajudar a superar uma crise. O problema é que essa fofura em questão não é adestrado e tem a mania de comer toda e qualquer pedrinha que encontra pelo chão. Foi assim que ela se deparou na frente da Kiki, a loja de quinquilharia onde sua vida como blogueira começou, com Django lambendo as botas de um homem tão alto quanto uma parede e sujo dos pés a cabeça com poeira.

Poeira de demolição, da demolição da Kiki, da demolição do seu passado. Estavam tentando destruir Olivia Liveretti. Mas eles não iam conseguir. Nem que para isso ela tivesse de mover céus e terra. Mas primeiro ela precisava conseguir mover Django, que apaixonado pelo seu novo amigo demolidor - cãozinho traidor! - não queria sair do lugar.

É nesse cenário que começa a se desenrolar a história de Olívia, Jonas e Django. Com um começo hostil e nada amigável, a relação dos dois vai se desenvolvendo desde ataques iniciais - por parte da Olivia, é claro - até a acusações de não saber como tratar bem o pequeno chihuahua. Como esses dois podem sair disso e acabarem vivendo um romance? Com uma dose de comédia, é claro!

Acontece que Olivia é uma personagem totalmente mimada e sem noção, do tipo que irrita mesmo e que me fez pensar que eu não sairia da página 20. Mas quando você se acostuma e conforme vai acompanhando o desenvolvimento da mesma, acaba se apegando a história e querendo saber no que tudo aquilo vai dar.

Jonas é uma personagem fofo e interessante, bom moço mesmo e com um coração de ouro. Mas para além da relação com os animais, não sei o quanto acabei conhecendo de fato o que ele tinha para entregar. Nesse quesito, Django é o personagem mais carismático e fácil de se apegar. Um serzinho muito pequeno, mas que carrega a história nas costas.

Me peguei desejando que os personagens pudessem ser um pouco mais velhos - acima dos 25, talvez - porque acredito que a narrativa poderia ter se desenrolado de uma maneira bem mais assertiva e interessante. Quanto aos protagonistas, preciso ressaltar a dificuldade que é lidar com Olivia. Embora ela cresça e melhore no decorrer da história, muito ainda ficou para ser aprendido.

Um ponto negativo para mim foi a tratativa com Melanina e o rumo que a história da mesma tomou. Entendo o que a autora queria passar sobre esse olhar e discurso vazio das redes sociais, mas me doeu um pouco o perfil da personagem escolhido para isso. A situação da Melanina me lembrou uma frase recorrente da internet e que muito me irrita, "descansa militante". Gostaria que a Aimee tivesse usado a mesma trama mas com uma personagem diferente, talvez.

A mensagem que o livro passa sobre o mundo das blogueiras e influenciadores digitais é muito interessante e pertinente. Sendo a blogueira que sou e tendo construído as amizades que construí nesse meio, me dói um pouco quando mostram apenas o lado negativo da "vida online". É preciso ter mais olho no olho, é verdade, mas construí minhas maiores amizades pela internet e valorizo muito isso. Acredito que a autora soube, ao final, dosar esses dois lados de uma maneira bem interessante. Principalmente na relação da Liv com a Thaíssa, que começou sendo sua fã e acabou como uma grande amiga.

Romance Concreto é um livro sobretudo engraçado, de uma leitura fluída com retratos de acontecimentos atuais e uma escrita fácil. Aimee consegue carregar o leitor com tranquilidade por sua narrativa, são visíveis os traços particulares da autora e o potencial que a mesma tem.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/05/resenha-romance-concreto.html

Lari_escuer 04/05/2020

Apaixonada
Um livro que não tinha dado a chance, até o momento que decidi me entregar aos personagens e uma confusão de sentimentos tomou conta de mim, amava o personagem na página 20 e o odiava e ainda o amava na página 40. Um romance leve, atual e ótimo para dias como estamos vivendo.

Ari 02/04/2021

A história começa muito boa, a protagonista é super divertida (toda vaidosa, fala o que pensa -sem magoar os outros, corre atrás do que quer... Enfim, eu gostei muito do começo, principalmente da forma como ela conhece o mocinho (que foi outro que gostei bastante).

O plot é interessante, apesar de ter uma parte voltada para a faculdade e cursinho (que eu estou vendo bastante na literatura brasileira no gênero jovem adulto), num geral tudo se encaixa muito bem, com começo, meio e fim e tudo explicadinho.

Talvez o que não tenha me agradado tanto foi a forma como o relacionamento amoroso do casal foi desenvolvido depois que eles viram amigos em diante. Acho que poderia ter acontecido de outro jeito algumas situações, ou mesmo no clímax da história, não sei se as atitudes dos protagonistas me conquistou tanto.

Eu recomendo ler essa história sim, acho que muita gente vai gostar!

Carol 07/06/2020

Eu particularmente gosto de romances clichê! E esse é um clichê super fofo, narrado na minha Cidade Maravilhosa, com personagens que nos fazem refletir sobre a "vida online". Gostei muito!

Bia 25/04/2020

Achei no Kindle Unlimited e, à princípio, não levei muita fé. A Olívia demorou alguns capítulos para me conquistar, mas acabei gostando bastante do desenvolvimento dela. No geral, achei a história muito doce. Foi uma leitura leve, me surpreendi como passou rápido.

MAS...

Algumas descrições foram um pouco cringe para mim. Além disso, achei a escrita fraca e um pouco repetitiva.

Taís 31/05/2020

Romance Concreto
Ameeeeei!!! O livro é super leve e divertido. Une a vida de uma blogueira, um chiuaua e um pedreiro gato, da forma mais divertida e engraçada possível.
Traz a tona temas importantes, como por exemplo, a vida nas redes sociais, o linchamento virtual e com isso afeta as pessoas, fala sobre amizade e claro, fala de amor.

Natalia.Rodrigues 08/07/2020

Chick-lit levinho e fluído pra ler em um só dia
Vou começar pontuando uma coisa que eu sinto falta e aquece demais meu coração quando eu finalmente pego um livro nacional que se passe no Brasil ( Alô Central do Brasil, Maracanã e Ipanema ) é tão gostoso ver os locais citados serem nossos, não Londres, Nova York, etc..

O livro é uma comédia romântica e cumpre o papel, Olívia começa como uma personagem fútil, mas a gente acaba vendo no meio do livro que ela é uma jovem que tá se descobrindo, e na real, a autora conseguiu colocar humanidade suficiente nela pra não a tornar uma mocinha insuportável que estragasse o livro, e o Jonas é um amorzinho.. O livro é o máximo dentro do subgênero dele, pra quem tá em busca de um chick-lit pra ler numa pegada só.

Aione 21/05/2019

Romance Concreto é o chick-lit nacional de Aimee Oliveira autopublicado na Amazon em formato de eBook. Por meio de uma escrita extremamente fluida e gostosa de se acompanhar, embarcamos em um mundo no qual views e likes comandam a vida da protagonista e, sem deixar o romance de lado, nos fazem a pensar junto dela em quão escravos somos desse mundo virtual

Olivia Liveretti era uma blogueira de sucesso até ter passado por um episódio que a deixou queimada no meio. Agora, no alto de seus 19 anos, ela sofre mais um baque: a Kinki Quinquilharias e Afins, loja responsável pela sua ascensão como influencer, está sendo demolida. Olivia decide começar um protesto para impedir mais essa catástrofe, o que vai colocá-la diretamente em contato com Jonas Caruso, um dos trabalhadores — e demolidores — encarregados de acabar com sua tão querida loja.

O que nos insere de imediato na leitura de Romance Concreto é a deliciosa escrita de Aimee Oliveira. Recheada de humor, a narrativa constrói o atual momento vivido por Olivia e vai pouco a pouco abrindo brechas sobre seu passado. Assim, apesar da velocidade com que a leitura prossegue, é de forma calma que conhecemos as bagagens carregadas pela protagonista.

Um dos recursos utilizados pela autora na construção da obra foi inserir nas epígrafes de cada capítulo a variação de atitude dos seguidores de Olivia em suas redes sociais. Dessa maneira, sabemos o quanto seus posts foram visualizados e curtidos, o quanto suas postagens estão sendo ou não engajadas. Além de divertido de se acompanhar, isso permite a conexão imediata com um dos temas principais de Romance Concreto: as consequências de se viver para as interações nas redes sociais. Como alguém que trabalha com esse tipo de mídia, posso afirmar o quão real são as aflições sentidas por Olivia e o quanto essa dependência pode ser prejudicial caso não haja um bom amparo emocional e psicológico sendo realizado nos bastidores. Assim, acompanhar o surto de Olivia e os aprendizados que ela tem a partir disso foi um dos pontos que mais me agradou na leitura, mesmo que esse aspecto não ocorra de forma aprofundada: tudo na obra é trabalhado com leveza.

Ainda que haja a temática do amadurecimento de Olivia ao longo do livro, seu foco, como indicado no próprio título, é o romance. Dessa maneira, Aimee Oliveira capricha na entrega do mocinho, fazendo dele um crush quase que imediato. É delicioso sentir a química nascida entre Olivia e Jonas, especialmente por esse ser um daqueles relacionamentos cão e gato, no qual os protagonistas implicam muito um com o outro antes de perceberem que sentem algo além da antipatia. E não bastasse o romance conquistar, as demais personagens relacionadas à vida de Olivia contribuem para a intensificação das passagens de humor, deixando a história ainda mais divertida e agradável.

Em linhas gerais, Romance Concreto foi uma leitura rápida e gostosa, que tanto me divertiu quanto me fez pensar em meu próprio trabalho como blogueira. Adorei acompanhar a trajetória de Olivia, me apaixonei por Jonas e me encantei pela presença de Django na trama, o cachorrinho da protagonista responsável por tantos dos acontecimentos fofos e divertidos da história. Para quem procura uma opção de entretenimento despretensioso e cativante, o livro de Aimee Oliveira é escolha certeira.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/05/21/resenha-romance-concreto-aimee-oliveira/

canô 24/04/2020

Meu primeiro chicklit brasileiro, peguei por pegar no kindle unlimited e me surpreendi positivamente. Muito doido ler algo tão próximo do meu cotidiano, com aquele fundo doido de vestibular que tive que viver ano passado. Foi uma experiência bem gostosa e quero ler mais da autora.
@rosaemiliabulhoes 24/04/2020minha estante
Falam muito bem dele

laurabaticioto 10/07/2020

História muito fofa, do começo ao fim! Me apaixonei pelo Jonas ??

Silmara Cunha 27/08/2020

Não rolou
Contrariando a maioria das vezes em que eu não estou gostando de uma leitura, essa eu fui até o fim. A história não é ruim, mas é fraca.
O eu maior problema realmente foi a protagonista; chata, irritante, birrenta... Por diversas ocasiões pensei que eu entendia os pais dela, o cachorro e a "amiga", por não saberem ou não quererem lidar com a garota. A visão que eu tinha ao ler algumas cenas era de que se tratava de uma pré adolescente emburrada fazendo drama porque não ia ganhar algo que pediu no mercado.
Lidar com ela foi complicado. Mas nem tudo é ruim. O par romântico é fofo e até que funciona e isso é tudo. Poderia ter passado sem.

Larissa Endil 20/04/2020

Bom, mas...
A repetição de palavras durante a história foi algo que me incomodou muito, mas fora isso, é até legal a história da Olivia e do Jonas.

Paula 09/06/2020

Super levinho
Livro fofo, leve e divertido.
Dá para ler numa sentada de tão fluido e fofinho.
Se você está em época de vestibular ou tem entre 17-19 , acho uma leitura gostosinha pra você.

Andrea 22/08/2020

Li de uma vez só. A história é fofinha, apesar de não ser o que eu estava esperando (de acordo com a sinopse e a capa). É um young adult pendendo mais pro adult, sabe? Achei bacaninha, mas gostei mais da discussão sobre a exposição da vida pessoal nas redes sociais, os malefícios e a alienação que a pessoa vive por ser uma influencer. O romance, em si, achei meio juvenil, inocente (mesmo tendo cena hot).

[Período de leitura aproximado: 13/04/2020]