Epifonia

Epifonia Pedro Porciúncula

Resenhas - Epifonia

Cristinaa 12/09/2020

Epifonia [Resenha Literária]
Epifonia é a obra escrita por Pedro Porciúncula, autor brasileiro que passou por momentos difíceis em sua vida e acredita que ''toda a forma de arte tem o poder de transformar as pessoas, nem que seja uma pequena parte delas.'' Nesta obra, Pedro Porciúncula apresentou uma história de reflexões e descobertas.

A narrativa se passa em meados do mês de dezembro, no qual era um período de alta pressão para o protagonista, que amava colocar tudo que sentia em um papel, fazendo com que seus momentos depressivos e de ansiedade tornassem poemas e contos. Marcado por um momento decisivo em sua vida, uma nota poderia modificar completamente a sua trajetória.

“É melhor ser uma lenda viva do que uma lenda morta”

Ele estava prestes a fazer uma prova de Mestrado em Geografia, e se tudo ocorresse conforme o esperado, no sábado estaria na capital do Rio Grande do Sul, curtindo o show de uma de sua banda preferida. Provavelmente estaria enchendo a cara e comemorando o sucesso da prova.
Entretanto, o inesperado aconteceu, após a divulgação das notas e o número cinco permeava o seu pensamento de desclassificado e desmotiva pela perda de um sonho. Ser desclassificado com certeza causou um rebuliço em sua vida, o que faria agora?

''Em momentos de estresse, eu sempre usei de válvulas de escape para não enlouquecer.''

A partir desse momento que o protagonista resolve traçar uma louca e corajosa aventura em sua vida, em companhia com seu amigo decidem fazer uma viagem para Porto Alegre, a fim de curtir o show da sua banda favorita, Matanza. Ademais, almejava entregar o conto e a ilustração que fez para o seus ídolos. Com a chegada eles terão que lidar com amizades antigas com distintas personalidades e muitas emoções.
“Dobramos a esquina mais uma vez e tomamos de novo a tal avenida para, enfim, chegar ao que talvez se tornaria um novo ponto de partida.”

Esta história aborda grandes reflexões de que em meio a tantas dificuldades, problemas e obstáculos da vida, devemos sempre examinar as situações com uma visão diferente. Mostra que a cada nova experiência de vida, será uma grande historia para contar, mesmo denominada como uma “grande bobagem” vai sempre ter uma lição importante.

Por fim, como diz Pedro Porciúncula ''quando se pega um ônibus, podemos ir até ao nosso destino, ou mudá-lo completamente.'' Epifonia é uma obra leve, com trechos divertidos, deixando a leitura descontraída, apesar de ser um livro relativamente curto o autor conseguiu transformar uma pequena viagem em uma grande lição de vida.

site: https://febredelivro.blogspot.com/2020/05/epifonia-resenha-literaria.html

Greice Negrini 15/04/2019

O Caos que muda tudo!
uando um amigo tem muitas histórias para contar e a vida parece não estar cheia de muitas surpresas positivas, parece que as ideias começam a não sair corretas. É assim que o personagem principal de Epifonia começa sua saga. Um profissional da área de humanas que ainda não encontrou sua fama e que dá aula de inglês e que se encontra não passando em seu mestrado.

É então que reúne decide escrever um conto e fazer uma ilustração para uma de suas bandas favoritas: Matanza. E não somente isto, decide também que entregar direto para a banda pode ser o pontapé inicial para o próximo sonho. Porém o show é em Porto Alegre e são cinco horas de viagem até lá, de ônibus e monotonia pura.

"Rimos. Porém, não podia deixar de ser aquele cara que tenta botar juízo na cabeça dos outros. Esse era o meu propósito quando estávamos juntos." P.15

Assim o personagem decide que com seu melhor e mais maluco amigo Felipe vai ir até lá, se juntar ao seus outros amigos que moram em Porto, o Thiago e o Álvaro e em uma trama maluca e em aventuras para lá de perigosas tentar fazer isto dar certo.

O meio do caminho são todas as aventuras que acontecem tanto durante a viagem quando as lembranças que surgem da amizade de todos. Afinal, ser adulto não é algo tão simples e sempre se imagina algo diferente. Ao chegar em Porto Alegre eles vão ter que lidar com emoções e uma ansiedade sem fim até o ponto final desta saga.
Vamos então falar de Epifonia. Vou ter que dizer que em certos momentos a leitura teve dois ápices da minha razão. Nossa, que coisa meio estranha para eu escrever então vai ser muito melhor eu explicar.

Primeiro preciso falar sobre os personagens. Primeiro tenho que citar o personagem principal que ainda não conseguiu alcançar seus sonhos e objetivos e está naquela fase da vida, ou nas várias dela, em que ficamos nos questionando qual a razão de tudo estar tão errado ou por qual caminho estamos seguindo. É o cara mais certo da turma, diga-se de passagem.

"De longe, eu a vi esperando na porta. Ela era inconfundível na multidão. Tudo ficava preto e branco ao redor dela e a vida, de represente, fazia sentido." P.23

Em contrapartida há Felipe, que é o personagem gostosão, que acaba pegando todas as mulheres, é o fortão que bate em todo mundo e por aí vai. Já os outros Thiago e Álvaro já são mais reservados e tem um foco menos central na trama. Mas acho legal que eles também possuem sua experiência de loucura.

Então, o fato é que chegou um momento em que eu estava com olhos de uma leitora feminina e feminista. Então em certos momentos o tal Felipe me dava raiva, pois a todo momento era uma mulher que ele pegava, era outra que ele passava a fala. Ou seja, parecia que todas as mulheres não tinham valor. Então eu parei o livro por um tempo para analisar qual o meu posicionamento como leitora. Leitora crítica que não pode aceitar uma visão diferente? Então voltei para a história!Veja bem, a história é fictícia e sabe-se muito bem que existem mil Felipes por aí. Minha leitura não estava liberando nenhum tipo de Felipes na sociedade e sim conhecendo um personagem. E então quando aceitei isto a leitura foi uma total aventura. Posso dizer que o autor tem uma dedicação pela escrita que é como se ele estivesse escrevendo um diário.

"Foi quando eu entendi as regras do jogo do Caos e, uma vez que minha oportunidade tinha passado, ficou claro para mim que eu teria que a partir dali uma espécie de fardo para carregar. O tributo não fora pago e a oferenda não seria aceita." P. 107

Ele cita bandas as quais eu conheço então eu sabia que a forma como ele escrevia eram reais e também os tais moshs ou as tais rodas punks que ele cita também. Afinal, eu já participei de algumas! Sim. Todo mundo tem sua dose de loucura na vida! E ele vai desempenhando o papel do personagem mostrando como a vida é insana e como é um caos que vai se desenvolvendo.

O final da leitura tem uma reflexão ótima. Nem sempre o que fazemos em diversos momentos é o que vamos fazer para sempre na vida. E até mesmo nisso cito o Felipe. E foi por este motivo que mudei completamente minha opinião. A idade passa, as ideias mudam e os sonhos se concretizam. Pedro conseguiu colocar tudo isso em poucas páginas, mas em experiências bem tocantes!

KpopBrasil 14/03/2019

"É melhor ser uma lenda viva do que uma lenda morta."
O Personagem principal e Felipe, dois amigos, moram na cidade de Rio Grande, Sul do Brasil, eles vivem uma vida de rotina e indecisões, mas não sabem se querem continuar assim. Então os dois resolvem largar tudo e ir para Porto Alegre, onde a banda de rock favorita deles, Matanza, vai fazer um show. E Eles embarcam nessa aventura.

Chegando em Porto Alegre, eles ficam na casa do primo de um deles, Thiago que morava com seu amigo Álvaro. Um deles escreveu um conto inspirado nas músicas do Matanza e do Johnny Cash, então ele pediu para que seu primo Thiago fizesse uma ilustração, para que no dia do show eles tentassem entregar para o vocalista da banda ou jogassem no palco.

"Tudo ficava preto e branco ao redor dela e a vida, de repente, fazia sentido."

Os 4 vão para o show e entre mosh, bebidas e muito rock n' roll, aquele acaba se tornando o melhor momento da vida deles. Depois do show eles decidem sair para ir comer e compartilhar várias histórias, tanto do que eles viveram no show quanto da vida deles.

Epifonia é um livro com uma história simples, nós conhecemos os personagens que tem personalidades diferentes e procuram algo diferente, mas que compartilham do mesmo amor ao rock. No decorrer da história os personagens vão contando histórias que aconteceram com eles e o personagem principal compartilha de seus pensamentos e suas vontades.

"O que eu acho mais engraçado é como nós, homens, nos ofendemos tão facilmente quando atacam nossa masculinidade."

Em quanto eu lia o livro, eu sentia que algum amigo estava me contando sobre uma aventura que ele viveu. Uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato do autor em nenhum momento ter falado o nome do personagem principal, não sei se é porque o personagem é o próprio autor ou foi algo proposital, talvez o nome não fosse tão importante assim, mas isso acabou me incomodando. Outra coisa que também me incomodou um pouco foi a parte da ilustração, eu pensei que o autor focaria um pouco mais nisso, deles tentando entregar ela para o vocalista, mas foi algo que aconteceu rápido e não teve tanta importância, eu acho que o autor poderia ter aproveitado mais.

A história é bem legal, essa é aquela história que você acaba se identificando com a aventura dos personagens ou até mesmo com suas vontades e descobertas. O livro é curtinho e a leitura fluiu bem.

"O sol descia rumo às seis e meia da tarde e a luz começava a correr inclinada em outra direção para prestar suas homenagens à nova regente do céu que estava para sair."

site: http://poeliterar.blogspot.com