O Fisico

O Fisico Noah Gordon

Resenhas - O Fisico

MWeirich 26/10/2023

Que epopéia!
Simplesmente incrível. Sou suspeito a falar de livros de romance histórico, pois adoro eles! Realmente nunca havia lido o autor e nem mesmo havia lido nada parecido, normalmente escolho livros com batalhas e muita ação. Este nos trás a outra visão da idade média, a visão mais simples, sem tantas intrigas políticas, guerras e atos heróicos de grandes guerreiros.

Eu não sou muito bom em explicar os livros, mas é um livro imersivo, comovente e angustiante.

Adorei o livro, recomendo a todas as pessoas que querem fugir um pouco do gênero ação e romance. Pois o que importa realmente... É salvar vidas.

Neto.Antonelli 09/02/2023

Que caminhada...
Nesta obra magnífica acompanhamos a trajetória de Rob, que nasceu em Londres, teve as mais dolorosas perdas e, apesar de tudo, por uma ajuda do destino, acabou encontrando seu caminho.

Mas o destino nem era o mais importante, o que valeu de verdade foi a grandiosa caminhada, os encontros, desencontros, aprendizados, amores e sofrimentos.

Preconceito, cultura, desenvolvimento, essa epopeia tem de tudo. Um prato cheio de aventuras.

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro é o primeiro da trilogia “Dr. Robert Cole”, seguido de Xamã e finalizado por A Escolha da Dra. Cole. O livro fala, através da história do inglês Rob, dos primórdios da medicina e como a religião atrasava o avanço científico. Rob fica órfão e é separado de todos os seus irmãos, ficando aos cuidados de um “barbeiro cirurgião” – alguém com conhecimentos simples de doenças e como curá-las. Rob tem um dom natural para isso e, quando descobre sobre uma escola na Pérsia que ensina medicina, resolve se passar por judeu e ir até lá estudar. O caminho é muito longo e cheio de percalços e ele quase não é aceito na escola. Até aí já parece muita história, mas não é nem metade do livro. Ainda nos deparamos com as excentricidades do rei da Pérsia e a volta para casa de Rob, agora já casado e com filhos. E essa volta também traz vários problemas. Gostei muito, quero muito ler as continuações!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

LillyHarlley 28/01/2021

O físico
A estória acontece no século XI, mostra o povo sofrido e, muitas vezes, egoísta da Inglaterra, remete até a luxúria da Persia. A vida de Rob J flui se maneira única, os detalhes históricos são fascinantes; o medo dos escravos, a raiva do médico Thomas Ferratom, as lutas internas, o domínio da raiva, enfim, cada detalhe envolve o leitor.
A maturidade de Rob J com 9 anos é algo estarrecedor. A dor da perda é de quebrar o coração. As vezes a reclamação é por tão pouco... Que a vida mostra o que é, realmente, difícil.
O dia a dia dos judeus e o modo de vida dos muçulmanos ratificou o perigo da religiosidade. A ajuda mútua entre os judeus é um exemplo de irmandade. Em contrapartida, tem-se como o poder corrompe o ser humano. Quanto vale a vida do próximo para quem está no poder?
Tive a impressão que não vale nada...Tudo é por conveniência. O questionamento que os bons morrem cedo e os ruins demoram para partir, paira na vida de muitos, inclusive nos dias atuais.
Foi intrigante ler como um adúltero era tratado.
Rob J é um exemplo de força, determinação, coragem e humanidade; Mary é uma fortaleza.
O livro traz um misto de emoções que abrilhantam a leitura. Este livro é um verdadeiro achado.

Cláudio 15/06/2017minha estante
undefined

Vivi 17/02/2014

O livro narra a saga de um órfão que é criado por um barbeiro-cirurgião e que aprende este ofício, mas não se contenta apenas em ser um barbeiro-cirurgião e decide ser médico para ampliar seus conhecimentos e realmente ajudar as pessoas doentes. Assim, começa a sua aventura para o oriente atrás do Príncipe dos Médico.
Narrativa muito linda e envolvente.

Universo dos Le 26/12/2013

Em O FÍSICO, Noah Gordon nos apresenta Rob Cole, um órfão inglês que após a morte dos pais teve todos os irmãos adotados por famílias diferentes e passou a ser cuidado por um barbeiro cirurgião, que apesar de beber excessivamente e ter uma personalidade obscura, lhe ensinou muito sobre a arte da cura. Entre eles nasce uma grande amizade e Rob consegue descobrir que tem um dom místico para curar.
Quando o barbeiro-cirurgião falece e Rob se vê sozinho novamente. Em seus novos caminhos conhece um médico e descobre que ainda tem muito que aprender acerca dessa profissão que o encanta. No entanto, o médico, devido a inúmeras intolerâncias religiosas, não o aceita como aprendiz. A recusa faz com que Rob decida ir à Pérsia para estudar com o grande mestre dos médicos.
Porém, o trajeto até a Pérsia apresentava obstáculos muito maiores que a distância. Rob teria que aprender um novo idioma e teria que se tornar um falso judeu, uma vez que a escola não admitia cristãos como alunos.
Contrariando todos os preceitos religiosos existentes à época, ele se disfarça de judeu e passa a chamar Jesse Bem Benjamin. Durante a sua longa jornada, ele encontra amigos, companheiros sinceros, pessoas generosas e até um amor, do qual ele tem que abrir mão para seguir em busca dos seus sonhos. Mas assim como sentimentos bons e pessoas especiais, ele também se deparou com a cobiça, a intolerância, os interesses políticos e a traição.
Após enormes sacrifícios e dificuldades, ele consegue ingressar na escola de medicina e se preparar para a profissão que sempre sonhou. Durante o período em que estudava, fez dois grandes amigos e reencontrou o seu amor. Também enfrentou dificuldades em razão das diferenças culturais e das exigências impostas por Alá.
A sua luta e determinação é reconhecida quando ele, após três anos de estudo, alcança o título de médico. Neste momento de sua vida, ele se sente completo e realizado: profissão ideal, esposa e até um filho.
Mesmo com interesse de voltar imediatamente à sua terra natal, alguns acontecimentos fazem com que ele permaneça na Pérsia por mais um tempo. Quando finalmente consegue retornar a Londres no intuito de exercer a sua profissão, é considerado um impostor e a sua vida passa a correr risco.
Um livro que trata da busca incansável pelo auto-conhecimento e pela realização pessoal e ensina muito sobre superação e amizade. Noah Gordon consegue apresentar um misto de romance, sensualidade, aventura, fatos históricos etc. Também consegue transmitir o fascínio pelos mistérios do Oriente, no cenário da Idade Média e das Cruzadas: cores, sabores, perfumes, sensações, religião, cultura etc.
A narrativa é muito bem escrita e todos os detalhes se encaixam de forma perfeita. Porém, cabe salientar que não é um livro de leitura rápida. Como o escritor optou por descrever os fatos de forma bem precisa e minuciosa, a história é longa e a leitura se torna lenta.
Inúmeros personagens são apresentados e todos têm a sua importância em um momento específico da história. No período em que Rob se encontra na Pérsia, os personagens que o cercam são tão intensos e com qualidades e defeitos tão peculiares, que é impossível não sentir intensamente as sensações vividas por eles.
Trata-se de uma linda história e que merece ser lida e apreciada. Um livro para se ler aos poucos, com calma e com atenção.

site: http://www.universodosleitores.com/2013/12/o-fisico-de-noah-gordon.html

Niasi 09/05/2013

O Fisico
Sempre me recomendaram esse livro, mas demorei (sem grandes motivos) para ler. É fantástico, é um livro envolvente, a estória muito bacana e você cada vez mais se aproxima do principal personagem. Foi realmente muito bacana acompanhar as aventuras de Rob tanto na Inglaterra, como na sua travessia até a Pérsia e a época que passa estudando medicina por lá. Recomendo muito o livro.