O Homem Inocente

O Homem Inocente John Grisham

Resenhas - O homem inocente

Le Storrer 14/03/2024

Livro maravilhoso, que conta uma história verídica. Faz repensar várias coisas a respeito das instituições jurídicas e, principalmente, questionar a pena de morte. Recomendo demais para todas as pessoas formadas em direito e que tenham interesse no assunto.

Dani Bet 31/01/2024

"Este é um caso bizarro sobre um sonho...
...que se transformou em pesadelo para Ronald Keith Williamson". (p. 256)

"O homem inocente" apresenta uma história real. Uma história dolorosa e difícil de acreditar. Ver a sequência de erros e absurdos que levaram homens inocentes ao corredor da morte, é desesperador! É repugnante! É real! E é mais comum do que conseguimos acreditar!

Seria ótimo poder afirmar que nunca vi nada parecido, mas não é preciso ir para outro país para ver histórias de inocentes condenados. Durante a leitura recordei diversas vezes do "Caso Evandro". E se no Brasil tivesse pena capital? Possivelmente, o final deste caso seria ainda pior do que já é.

Erros acontecem, mas em alguns casos, são injustificáveis.

Recomendo muito a leitura e os questionamentos que ela aflora.

"Condenações errôneas ocorrem todo mês no país todo, e os motivos são muitos, mas sempre os mesmos: trabalho policial ruim, perícia malfeita, identificações equivocadas de testemunhas, advogados ruins, promotores preguiçosos ou arrogantes". (p. 332)

Tatiane.Gatto 30/08/2023

Esse livro narra a história real de um crime no qual foi feito uma injustiça na investigação. Na maioria das vezes tem alguns termos mais técnicos, o que torna meio massante, mas achei legal o livro.

Joshua Amaral 11/07/2023

Sempre bom
Como sempre, uma aula de direito e a uma leitura agradável, nos mostrando como a lei pode ser manipulada.

Gomor 03/02/2023

Ron Williamson e Dennis Fritz são condenados pelo estupro e assassinato de Debbie Carter. Ambos condenados sem provas contundentes. Apenas Ron e mandado para o corredor da morte.
O livro de John Grisham nos apresenta um história real e cruel do ponto de vista legal. Vale muito a leitura e a reflexão sobre o sistema penal e o que é uma condenação à morte.

Marcos 27/01/2023

Ronald Keith Williamson tinha uma carreira promissora no ramo de basebol. Morando com seus pais e suas duas irmãs, o jovem compartilhava de muitos sonhos e expectativas de futuro na pequena cidade em que morava. Mas tudo mudou...

Com a morte de seu pai e alguns outros acontecimentos, a vida de Ronald saiu um pouco dos trilhos e do que havia sido planejado, tomando um novo percurso que delineou a história de sua biografia.

Por se tornar um viciado em álcool, Ronald foi acusado injustamente por assassinar uma garçonete em Oklahoma. O caso ocorreu entre os anos de 1988 e 1999, sendo que a maior parte da vida de Ronald foi atrás das grades.

Relatando a trajetória de um homem que teve seu mundo virado de cabeça pra baixo, o livro trás a visão de uma pessoa que adquiriu diversas testemunhas, verdadeiras e falsas; acusações e a sombra de seus próprios medos vividos na cadeia. Caminhando entre a sanidade e a loucura, o protagonista relatou as formas de como era sua vivência e seu tratamento nos sistemas prisionais onde passou, que foram vários.

Olhando pela ótica da história em si, é uma biografia razoável, porém para quem gosta de advocacia e derivados dessa profissão, vai se identificar com o caso de Ronald, pois as cláusulas da justiça na época podem ter sido alteradas ou modificadas com o tempo, e é isso que faz do livro ser interessante. Para isso ??? (porque não sou muito fã de biografias)

Catia Gama 23/01/2023

Uma vida prejudica pelo erro da justiça
Eu já tinha lido outro livro do John Grisham mas esse é uma história real e como os erros do judiciário podem causar traumas irreversíveis, ainda mais quando já existe um desequilíbrio mental envolvido.

Fernanda 12/01/2023

A obra é um convite a reflexão acerca das injustiças
A história do ?O homem inocente?, uma não ficção de John Grisham, nos leva a repensar o sistema jurídico, bem como a leviandade com que tratamos das condenações. A obra retrata o processo penal que apela pela condenação de Ron Williamson, um homem inocente, pelo estupro e assassinato de Débora Carter acontecido em 1982.
A história desenrola-se ao redor dos erros judiciais, dos prejulgamentos e do precário sistema que envia pessoas ao corredor da morte.
A obra é um convite a reflexão acerca das injustiças, não apenas das condenações, mas de um sistema preparado para encontrar culpados de maneira desesperada e entregar a sociedade alguém que possa arcar com a culpa, ainda que por vezes inocente. Quantos de nós não somos assim?
Particularmente, encontrei dificuldades em certas partes com a linguagem técnica, mas que não impedem a compreensão de leigos como eu. Gostei da originalidade da obra e dos desenvolvimentos emocionantes.

Daniel de Oliveira 26/11/2022

O Homem inocente
O homem inocente é um livro com uma história extremamente forte uma história real de injustiça ocorrida nos Estados Unidos, a cada capítulo a gente fica imaginando como que deve ter sido é o processo psicológico que esses personagens passaram e fica cada vez mais a torcida para que tudo se resolvesse. Enfim realmente é uma história real corajosa e angustiante como diz a revista time um livro olha que vale muito a pena você ler para poder promover reflexões e críticas a respeito do sistema judiciário americano e também em outros países.

Giovanni 11/10/2022

Sensação de empatia
Livro interessante que nos desperta o sentimento de empatia. Vemos tantas injustiças no mundo, mas quando tomamos conhecimentos de fatos detalhados desses casos a gente sente, sente de verdade.
No nosso país, o que vimos nos noticiários não chega nem ser 1% da proporção desses acontecimentos .
Agora, imagine os familiares, as vítimas?
Realmente, se você não passou por algo do tipo .
Já é um motivo de agradecer todos os dias !

isabela 03/08/2022

péssimo
MASSANTE DEMAAAAAAIS, MUITA INFORMAÇÃO INÚTIL PRA NADA, NADA COM NADA, NAO PRECISAVA SABER DE TUDO QUE ACABAMOS DESCOBRINDO, SÓ FALA QUEM MATOU E JA ERA

Felipe 29/06/2022

Mais um ?caso isolado? de erros frequentes.
Sim, o título da resenha não faz sentido, mas reflete o cotidiano dos operadores do direito ao redor do mundo.

Esse livro do John, diferente dos outros, relata um caso real dos Estados Unidos onde uma pessoa foi condenada à morte sendo inocente, tendo conseguido suspender a sua execução 05 dias antes de morrer!

Pode parecer que estou forçando a barra, mas no judiciário brasileiro, assim como no americano, processos injustos acontecem TODOS os dias e todos os dias pessoas inocentes são presas e condenadas.

Na história do livro, podemos ter uma noção detalhada da vida, desde a infância, dos réus e como eles passaram de pessoas inocentes a pessoas condenadas por algo que não fizeram.

Trabalho ruim da polícia, perícias malfeita, promotores arrogantes que só pensam em vencer? e coisas do gênero, que parece ficção, mas acontece todo dia, inclusive aqui no Brasil. Não é ficção, é vida real.

Leia esse livro para conhecer o lado obscuro da justiça.

Juliana.Savi 07/12/2021

Confesso que esse livro não foi tão fácil de terminar para mim, por causa do estilo de narrativa do autor. A história é muito interessante, mas o autor é um pouco repetitivo e descreve de forma cansativa muitos acontecimentos. Por algumas vezes me peguei passando os olhos por alguns trechos e percebendo que não fizeram falta, mas por preciosismo na leitura, voltava e lia de novo, o que era frustrante, porque realmente eram repetições. Para um leitor ávido esse livro vale a pena porque a história realmente é maravilhosa, mas para leitores inexperientes, talvez essa seja uma tentativa de se desaprender a amar a leitura, porque esse livro cansa. De qualquer forma, a história de Ron Williamson, que foi acusado injustamente de um assassinato e que tem sua vida completamente mudada por uma perseguição do sistema judiciário, é interessantíssima.

mere 04/12/2021

Gostei muito do livro. Mas muitas vzs achei chato. Uma leitura um pouco arrastada,talvez pq eu não tenha costume de ler thriller jurídicos.

luizaviana 10/07/2021

eu prefiro o letterboxd
a vida é injusta e triste e a única esperança é a morte
eu odeio o governo o sistema morram todos
skoob vc e confuso