O Homem Inocente

O Homem Inocente John Grisham




Resenhas - O homem inocente


38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Tamara 02/07/2019

Não conheço muitos autores que escrevem thrillers jurídicos, então John Grisham sempre foi uma referência para mim de autor do gênero, especialmente pelo modo interessante e dinâmico como aborda o tema e eu sempre o acompanhei, mesmo antes de eu entrar para a área jurídica. Então, assim que soube de seu lançamento, O homem inocente, e que este seria baseado em um caso real, logo fiquei extremamente empolgada e na primeira oportunidade que tive peguei o livro para ler. Admito que não foi uma leitura que correu da maneira como eu esperava, e posso dizer até que foi decepcionante em certos aspectos, o que me deixou um tanto frustrada, mediante todas as expectativas antes construídas.
Na verdade, acredito que o maior problema deste livro tenha sido a escrita que se mostrou arrastada, entediante e em certos momentos eu sentia uma enorme vontade de abandonar o livro, pois apesar de o que era narrado ser interessante, não me instigava a continuar com uma escrita que soava excessivamente técnica. Por outro lado, as reflexões que esse livro me suscitou foram enormes, e mais uma vez fiquei horrorizada com os erros da máquina que é o poder judiciário e apesar de o caso aqui descrito ter ocorrido nos Estados Unidos, senti uma forte identificação, uma vez que no Brasil passamos pelos mesmos problemas, e é duro ver o que uma condenação injusta faz com famílias inteiras, bem como é triste perceber o amor que alguns operadores da lei possuem por holofotes, sem pensar se o indivíduo condenado é realmente culpado, é o típico achar culpados para satisfazer a população, sem querer saber mais de nada.
Apesar de tudo, foi um livro mediano para mim, e depois de sessenta por cento de leitura quando consegui me acostumar com a escrita cansativa o livro fluiu melhor. Para os leitores que já conhecem e gostam do autor acho que a leitura vale a pena, mas para aqueles que pretendem conhecê-lo agora, acredito que haja obras muito melhores e mais bem escritas que ele já lançou.
comentários(0)comente



Cley 06/07/2019

Na década de 80 Debra Carter foi estuprada e assassinada numa cidadezinha chamada Ada, Oklahoma. O crime ficou anos sem solução, até que novas pistas apontaram para Ron Williamson, um ex-jogador de beisebol. Depois de passar por uma série de problemas Ron será julgado e condenado à morte por um crime que não cometeu.

Ao iniciar o livro sabemos que Ron não é culpado, isso não é nenhum spoiler, pois o próprio título e a sinopse passam essa informação. John Grisham não se preocupou em deixar o leitor curioso para saber se Ron era ou não inocente, mas, expor que o sistema pode errar e condenar inocentes à morte.

“O homem inocente” é uma obra de não-ficção que aponta inúmeras irregularidades em processos judiciais. Uma cidade como Ada, onde os policiais desprezavam fatos importantes, os peritos que tendiam a errar muitas vezes, testemunhas mentirosas, a defesa incapaz de comprovar a inocência de Ron, etc., tudo isso nos faz questionar sobre a quão precária foi o processo ao qual Ron foi submetido.

O livro ostenta detalhes de como ocorreu o assassinato de Debra; como foi a vida de Ron; sua infância; sua vida como atleta e como ser acusado por algo que não fez mudou drasticamente sua vida.
John também narra com precisão os julgamentos e nos deixa a par de todo o processo.
É uma leitura densa, cheia de informação, detalhes e é preciso que fiquemos atentos a tudo.
Há reviravoltas no caso e isso deixou a leitura mais incitante.

Torci para que o Ron fosse inocentado, mas devido a tantas falhas e negligências, esse desejo foi se esvaindo. Ron foi condenado e o verdadeiro assassino de Debra ficou impune.
Quando se está no corredor da morte você espera, espera e espera, às vezes, por um milagre (ou não) o culpado é considerado inocente, mas que vida um ex-condenado pode ter quando a maior parte dela foi massacrada e não resta mais um resquício de perspectiva?

Há uma série documentária na Netflix contando mais sobre essa história, chama-se “Inocente: uma história real de crime e injustiça”, com 6 episódios.

"Quando você não tem dinheiro para se defender, fica à mercê do sistema judicial. E, uma vez que entra no sistema, é quase impossível sair, mesmo se você for inocente."
comentários(0)comente



Michelle Trevisani 21/07/2019

Muito bom!
Quando decidi ler O homem inocente, não imaginava o quão profunda e envolvente essa obra seria. Primeiramente, nunca havia lido uma obra de John Grisham, mas acabei percebendo, depois de ler a biografia do autor na aba do livro, que um dos meus filmes favoritos, Tempo de Matar, é baseado em um livro dele (que eu nem sabia que existia!). Se vocês nunca viram esse filme (com Sandra Bullock, Matthew McConaughey, Samuel L. Jackson, Ashley Judd), vejam. É forte, impressionante, tocante, e a fala final do advogado (McConaughey) é extremamente tocante. Bom, O homem inocente já estava me impressionando, depois que descobri a relação entre os dois livros, sabia que só podia esperar que o livro ficasse cada vez melhor.
Este é o primeiro livro não-ficção que li. Fiquei completamente encantada. Fui uma criança que lia a página policial e que gostava de assistir a filmes baseados em fatos reais (mesmo ficando com medo depois), uma adolescente que assistia Linha Direta, programa da Globo, uma jovem adulta que assistia a séries como Without a Trace, C.S.I., Law and Order, Criminal Minds, Os Arquivos do F.B.I., e hoje assisto ao canal Investigação Discovery. Sempre achei o trabalho policial e de perícia algo impressionante. Sempre achei incrível ver como chegavam ao culpado, como solucionavam crimes, como a ciência evoluía e contribuía para encontrarmos a verdade. Achei importante dizer tudo isso para justificar a minha visão sobre o livro.
A história de Ron Williamson e Dennis Fritz é tocante e revoltante. O livro é narrado com poucos diálogos. É realmente uma narração, um relato de tudo o que aconteceu. John Grisham escreve maravilhosamente bem. A escrita é de uma coesão ímpar. Os fatos são conectados, amarrados e costurados como se ele estivesse tecendo uma rede ou mesmo o fio até chegar ao tecido, que é o trabalho final. Mesmo quando ele insere outros casos ao longo do texto ele consegue voltar ao ponto em que estava sem confundir o leitor, e de modo que mais adiante ele entenda o porquê daqueles “parênteses” dentro da narrativa.
Não é uma leitura fácil. Na verdade, em muitos momentos, mesmo querendo saber o que aconteceria, tive que deixar a leitura de lado porque já não aguentava mais ler tanta injustiça. É extremamente difícil saber (e ler) de tanta injustiça e imaginar o final da história sem recorrer ao Google (esperei terminar o livro para pesquisar os nomes dos envolvidos). Apesar de tudo isso, a leitura vale muito a pena.


Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com/2019/07/resenha-o-homem-inocente-de-john-grisham.html
comentários(0)comente



Patresio.Camilo 15/08/2019

MEDIANO
Confesso que criei muita expectativa referente a este livro. Primeiro por ser fã do Grisham - como pode ser visto na minha estante - e por ser um estilo diferente, e até pela série da Netflix que ainda vou ver.
Mas a primeira parte do livro é tediosa, muitos detalhes, nomes, por vezes se confundem e tive que voltar. Claro que por se basear em fatos reais, houve muitos detalhes, mas alguns considero desnecessário.
Lá pelas 180 páginas começa a melhorar, e vem além de uma leitura mais fluída, além de uma crítica bem elaborada referente ao sistema judiciário, qualquer este que for e principalmente ao grande número de condenações falhas e sobre uma parte vulnerável da sociedade, aqueles que não possuem recursos para pagar inúmeros advogados.
Enfim, uma leitura válida. Se conseguir sobreviver à primeira parte...
comentários(0)comente



Heros Pena 31/08/2019

Simplesmente fantástico.
Sempre fui um grande fã de John Grisham, e quando vi esse livro, onde ele conta uma história real, imaginei que fosse impossível ser tão bom quanto sua obra ficcional. Me enganei a história é impressionante e narrada com maestria pelo autor. Chega a ser difícil acreditar que injustiças assim realmente tenham acontecido, e a tão pouco tempo, alias, como bem diz o próprio autor no prefacio da obra, se ele tivesse escrito essa história como uma de suas obras de ficção, as pessoas diriam que ele exagerou e que isso nunca poderia acontecer na vida real.
comentários(0)comente



De Olivato - @olivatobooks 03/01/2020

O homem inocente
Este livro é baseado em uma história real e nos conta a vida de Ron Williamson que foi preso injustamente por um crime. Ron sonhava em jogar nas grandes ligas de beisebol, mas teve a carreira interrompida por causa de uma lesão no braço. Ele acaba se tornando viciado em bebidas e drogas.

Debra Sue Carter era garçonete e foi estuprada e assassinada em 1982, o crime parou a pequena cidade. Depois muitos anos de investigações e pressões para uma resposta sobre o que aconteceu, uma evidência acaba levando os policiais a acreditarem que Ron Williamson quem cometeu o crime.

Ron então é perseguido e tem as provas manipuladas para contar a narrativa onde ele seria culpado e deveria ser condenado à pena de morte. Enquanto, ele tenta exaustivamente provar para todos que é inocente e acaba falhando, o verdadeiro assassino está à solta.

Essa foi uma leitura densa, não foi fácil ver como tudo era manipulado e pensar que é uma história real, torna tudo ainda pior. Vemos como a justiça e as técnicas de investigação se desenvolveram bastante até chegar ao que conhecemos hoje. É impossível não se sentir frustrado com a narrativa e o John Grisham consegue prender a atenção do leitor, apesar de ser um livro-pesquisa bem técnico.

Gostei do livro e dá para perceber que o escritor realmente se dedicou para conhecer a história, vemos várias outras pessoas que foram presas injustamente e como isso afetou toda a vida delas. E mesmo tendo achado uma leitura muito boa, não sinto vontade de ler outros livros do escritor.

🎥 “O homem inocente” inspirou uma série documental da Netflix.

No Skoob, eu dei 3,5 de 5 estrelas, recomendo para quem se interessa pelo assunto.

site: https://www.instagram.com/p/BzLTfIwDDsC/
comentários(0)comente



garrido79 04/02/2020

Estupefato
Muita gente tem os EUA como referência jurídica, que lá a justiça funciona e tem poucas falhas, então lê um livro desse, que acaba relatando não apenas um, mas diversos casos absurdo demonstrando que lá o Estado já matou muitos inocentes deixando os verdadeiros criminosos livres...

É um livro não-ficção, tipo um documentário, mas mesmo não gostando desse tipo de literatura recomendo que leia este livro, pricipalmente quem é a favor de pena de morte no Brasil...

É UMA HISTÓRIA VERÍDICA, o todos devem lê-la...
comentários(0)comente



ELIOMAR.MIGUEL 27/02/2020

Um livro que nos faz querer ler sem parar, já havia lido outro livro do autor, gostei bastante da história, demonstrando os erros cometidos no judiciário.
comentários(0)comente



Bianca Rinaldi 04/03/2020

Sou fã de carteirinha dos livros do John Grisham. Tenho quase todos seus livros físicos lançados no Brasil e me surpreendi em ler a sinopse e lembrar da história. Esse livro é o relançamento do livro O Inocente (que inclusive o tenho aqui em casa), que foi fantástico. Fiquei surpresa pq vi que não havia nenhuma menção ao livro anterior. A história é fantástica, digna de uma série mesmo da Netflix, que agora vou aproveitar para ver.
Recomendo
comentários(0)comente



Camila 04/03/2020

Me convenceu, Sr. Grisham!!
Quando John Grisham lançou esse livro no ano de 2006, eu era uma advogada recém formada e estava terminando a minha pós graduação em Direito e Processo Penal. Talvez por isso – e por também ser grande fã do autor – me interessei imediatamente pela história que prometia mostrar todos detalhes mais sombrios de um dos erros mais famosos da justiça americana.

Naquele mesmo ano o livro foi publicado aqui no Brasil e corri para garantir um exemplar. Acontece que, como todo aluno de pós-graduação em final de curso, eu estava absorvida pela tarefa de escrever minha monografia e o livro foi direto para estante, enquanto eu prometia que, assim que tivesse uma folguinha, faria a leitura! Ah tá… Vocês já podem imaginar o que aconteceu, né?!

Treze anos se passaram, a Editora Arqueiro faz uma nova edição do livro, pedi o ebook pela parceria e só agora tomei vergonha na cara para ler essa história! O velho ditado “Antes tarde do que nunca” mandou lembranças, viu gente?! hahaha Eu já tinha saído da minha zona de conforto com a leitura de O Sol Ainda Brilha (lançado pela Gutenberg), então nada melhor que pegar o embalo e continuar no tema “Condenações Completamente Absurdas à Pena de Morte”!

Para escrever esse livro, John Grisham mergulhou nas entranhas do sistema judicial e da polícia de Ada. Examinou centenas de documentos, transcrições dos julgamentos, relatórios de perícias… O resultado de todo esse trabalho é um livro arrebatador, que poderia ser facilmente descrito como um thriller da vida real.

A curiosidade que essa história me despertou foi quase doentia! Um misto de revolta com a necessidade que sinto por justiça, me fez devorar página a página… Eu tinha certeza que o livro traria apenas a história de Ron Williamson e Dennis Fritz e só com isso já estava revoltada. Quando me deparei com a história de Tommy Ward e Karl Fontenot, quase explodi de raiva!! O livro pode se chamar O Homem Inocente, mas o que esse livro nos mostra é que ao menos 4 moradores da pacata cidade de Ada podem ter ido para a prisão por causa do péssimo trabalho de investigadores e pelo empenho criminoso de um promotor sem escrúpulos.

A maneira como Grisham constrói essa história é louvável. No início, a narrativa pode parecer confusa, com alguns saltos temporais e mudanças de foco, mas aos poucos tudo começa a fazer sentido, todas as pontas começam a se amarrar… E é nesse momento que a gente vê que o autor começa a abandonar sua objetividade e começa a deixar clara a sua posição em relação a tudo. Comentários sarcásticos mostram que a intenção dele não é só a de contar uma história qualquer, mas sim a de convencer os leitores de que esses quatro homens comuns foram vítimas de um sistema judicial precário e corrupto, onde condenações rápidas se tornam propaganda para promotores e juízes que buscam a reeleição!

Missão cumprida, Sr. Grisham! Terminei essa leitura completamente convencida!!! Dois desses homens permanecem presos e se estiver rolando um abaixo-assinado para que eles tenham direito a um novo julgamento, eu assino embaixo!

site: https://leitoracompulsiva.com.br/o-homem-inocente-de-john-grisham/
comentários(0)comente



Luiza.Glaciete 01/04/2020

O homem inocente
O livro é todo angustiante e estarrecedor. Fiquei revoltada do início ao fim. A primeira parte é bem tediosa e pensei até em abandonar mas na metade a leitura fica bem mais fluída e você não consegue parar. É um livro muito bom e vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Dai 12/05/2020

Inocente até que se prove o contrário....será?
John Grisham traz de forma brilhante a história não-ficção sobre a vida de Ron Williamson e da cidade de Ada. Além de "mergulhar de cabeça" nos meandros da polícia e investigações criminais.
Um crime bárbaro é cometido, e a polícia da cidade começa a sua investigação. Uma investigação falha, preconceituosa, parcial, que leva dois homens inocentes a serem condenados injustamente: Ron Williamson e Dennis Fritz.
É uma história de leitura bem densa, difícil mas que te envolve pela revolva e incredulidade. A riqueza de detalhes com qual o autor vai descrevendo as situações e personagens faz com que o leitor fique imerso "naquele mundo" e, em meio a angústia e revolta diante do péssimo trabalho da polícia e de qual seria o desfecho para a vida dos personagens, você se vê impelido a continuar lendo.
Não é uma história de sentimentos bons, alegres, frívolos. É uma história repleta de dor, injustiça, revolta, incredulidade, reflexão.
Não é uma leitura fácil, porém cativante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sibele Brito 23/07/2020

Uma história real corajosa, angustiante e repleta de suspense
comentários(0)comente



Paty 23/07/2020

Melhor livro que li neste ano! Cada página me fez refletir sobre a pena de morte; realmente mudou meu conceito.
Embora seja triste, o autor teve o cuidado de transmitir essa história real com leveza.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR